Compras pela Internet no Canadá


Muita gente já sugeriu escrever um artigo sobre compras no Canadá para quem vai viajar ou morar por um tempo lá. Depois de muito tempo adiando resolvi escrever para dar algumas dicas. Esse artigo provavelmente será o primeiro de uma série sobre o Canadá, onde abordarei as principais diferenças e curiosidades. Começo então com esse artigo sobre compras em lojas online do Canadá.

Se a sua viagem for curta, provavelmente você não terá como comprar pela Internet, então estará restrito ao comércio local. Então procure por lojas como Best Buy, London Drugs, The Source, entre outras que tem uma boa variedade de produtos disponíveis nas lojas, muitas em mostruário para serem testadas.  Não se esqueça também de dar uma olhada na Sony Style e na Apple Store.

The Source, se você vai ficar pouco tempo, não deixe de passar por uma delas

The Source, se você vai ficar pouco tempo, não deixe de passar por uma delas

Mas se sua viagem for mais longa, ou seja, se você vai ficar tempo suficiente em um endereço para poder comprar e receber coisas pela Internet, então a primeira coisa que você precisa saber é que seu cartão de crédito internacional emitido no Brasil não serve em lojas online, com raras exceções que são as lojas que enviam para o Brasil. Isso acontece para evitar fraudes, pois as lojas não tem como verificar se o cartão é mesmo válido já que ele não foi emitido no Canadá. Se você não tem conta em um banco canadense você dificilmente conseguirá um cartão de crédito, então a solução é optar por um cartão pré-pago, há opções de cartões de presente que são bem interessantes, é uma opção que criaram para dar como presente, que na prática é um cartão Visa totalmente funcional que você pode comprar pra você mesmo e usar tanto nas lojas locais quanto online. Eu optei por um Visa Gift Card do Royal Bank of Canada. Basta ir a uma agência do banco, onde provavelmente não haverá fila, pois os bancos no Canadá não costumam ter filas, bem diferente do Brasil. Você escolhe o cartão desejado, paga por ele (algo como C$4 – dólares canadenses – não lembro exatamente) e escolhe quanto quer colocar de crédito (de C$25 a C$500). Recomendo colocar um valor alto pois não é possível recarregar. Abrindo um parênteses, optei aqui por chamar os dólares canadenses de C$ porque é o que o próprio governo do Canadá recomenda, mas há varias outras designações comuns (CND$, CAD$, CA$, etc.). Há cartões desses vendidos também em supermercados e lojas de conveniência, onde o procedimento é basicamente o mesmo.

Uma vez com o cartão em mãos, você deve entrar no site indicado no verso (http://www.myrbccardbalance.com no caso do cartão do banco RBC) onde você deve cadastrar seus dados. Esse passo é essencial para compras online, pois você precisará fornecer um endereço de cobrança (que muitas lojas exigem que seja o mesmo endereço de entrega) e eles vão conferir esses dados com os dados do seu cartão, que são justamente os dados que você vai colocar nesse site. Se você não fizer esse cadastro ficará restrito a compras em lojas locais. Note que seu cartão não vai sair com o seu nome escrito, vai haver ali um nome genérico, no meu caso é “VANCOUVER 2010 FAN” pois optei pelo cartão das Olímpiadas de Vancouver, mas na hora de fazer compras no site e for pedido os dados do cartão é o nome que você colocou no cadastro do site que você deve fornecer, e não o nome que está de fato impresso no cartão. A validade e o código de segurança estão todos lá como num cartão comum. Nunca é demais lembrar que o endereço de cobrança que você vai cadastrar precisa ser o endereço em que você vai receber suas coisas, ou seja, um endereço canadense.

Feito todos os passos do cadastro, você está pronto para usar seu Gift Card Visa não só no cafézinho do Starbucks, como em qualquer loja online do Canadá, como se fosse um cartão de crédito normal emitido no Canadá. A única exceção é que você não pode usá-lo para pagar serviços que façam débitos recorrentes. Eu tentei para colocar crédito em celular pré-pago e não funcionou (falarei sobre celulares no Canadá em outro artigo). Note que ao contrário do Brasil onde o preço que você vê no site já inclui todos os inúmeros impostos que fazem ele custar o triplo do que deveria, no Canadá o preço que você vê geralmente não inclui os impostos, que vão depender da província onde você está. Por exemplo, na província de Alberta o único imposto será o GST (goods and services taxes) que é de 5%. Em outras províncias você também terá o PST (Provincial Sales Taxes) cuja alíquota depende da província. Finalmente, em algumas outras províncias o GST e o PST são combinados em uma única taxa chamada HST (Harmonized Sales Tax). Em resumo, o preço que você vê no site será acrescido desses impostos quando você for fazer o checkout (finalizar a compra). Obviamente também haverá o frete, exceto nos casos de frete grátis.

As lojas online em que comprei e recomendo são:

Outras lojas famosas que não comprei, mas que também são bastante recomendas:

Os fretes disponíveis dependem de cada loja, e incluem o Canada Post (correio canadense) e os mais diversos serviços de courier (Fedex, DHL, Purolator, UPS, etc.). A NCIX tem uma grade variedade de fretes à escolha do cliente, incluindo um frete expresso que entrega no dia seguinte e custa barato (apenas C$ 10,00 em vários produtos). A NewEgg e a Overstock.com enviam dos EUA, mas não há risco de tributação pois eles já recolhem o imposto canadense (GST/PST/HST, como expliquei acima). A Amazon do Canadá infelizmente não tem a mesma variedade de produtos da loja dos Estados Unidos, mas também é uma boa opção.

Se o produto que você quer não puder ser encontrado nas lojas canadenses também há algumas lojas dos EUA que enviam para o Canadá além de NewEgg e Overstock.com que eu já citei, mas são poucas. A Amazon.comir?t=skooterblog 20&l=ur2&o=1 é uma delas, mas infelizmente os produtos que ela não envia pro Brasil ela também não envia para o Canadá. Note que algumas das lojas que enviam para o Canadá não recolhem os impostos canadenses, e nesse caso há uma pequena chance do pacote ser tributado. Nesse caso o valor será normalmente apenas os impostos da província correspondente (bem pouco comparado aos abusivos 60% que cobram no Brasil). Esteja atento, porém, para sempre escolher o frete via USPS (correio americano) nesses casos, pois caso haja tributação você pagará apenas o imposto e uma taxa pequena (não lembro exatamente quanto, mas é menos de C$ 10,00) para o Canada Post pelo serviço de recolher o imposto. Se você optar por um serviço de courier eles vão recolher o imposto pra você sem você pedir, mas na entrega vão querer cobrar um alto valor por ter lhe feito esse “favor” (note que isso também vale para importações por courier no Brasil). Ah, a dica também vale para compras de outros países, como Hong Kong.

No retorno ao Brasil, lembre-se que a menos que você tenha ficado mais de um ano no Canadá (ou qualquer outro país), você terá um limite de 500 dólares dos Estados Unidos de produtos que pode trazer, o que passar disso é preciso pagar um imposto de 50% do valor do produto. A fiscalização, a tolerância, como é feita a amostragem de pessoas fiscalizadas, etc. varia de aeroporto para aeroporto, não vou entrar nesses detalhes. A única dica que dou é que você guarde os invoices para o caso de ser fiscalizado, principalmente se você pegou uma boa promoção, pois na ausência de invoice os fiscais irão pesquisar o valor em sites de lojas de lá e podem arbitrar um valor maior. Outra dica é pedir invoices separados caso compre produtos com acessórios. Por exemplo, se você comprou uma máquina fotográfica, uma bateria extra, um cartão de memória e uma bolsa, pegue um invoice só para a máquina e outro para os demais, e assim na hipótese de pagar imposto você provavelmente pagará só pelo valor da máquina.

E vou encerrando por aqui, espero fazer outros artigos falando sobre compras nos supermercados (apesar de ser simples, há várias dicas úteis), diferenças no trânsito, segurança (no Brasil não existe, lá existe), comida, clima, moradias, costumes, etc. Eles sairão conforme eu for tendo tempo, até lá…

0 0 votos
Article Rating
(Visitado 43 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2010/05/26/compras-pela-internet-no-canada/

Inscrever
Notificar sobre
guest

24 Comentários
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Guilherme

Skooter,

Muito legal esse artigo sobre compras no Canadá pela internet. Eu estou planejando passar algum tempo no Canadá e tenho certeza que são informações úteis. Aguardo os próximos.

Jeferson

Realmente essas dicas de compras no Canadá são excelentes!
Irei passar o mês de Julho lá, vão ser muito utéis essas dicas…

Parabéns pelo blog, estou aguardando mais dicas…

Andre

Ola amigo, que pena que nao da para comprar e trazer aqui pro Brasil direto, estava vendo os preços http://www.newegg.ca/ e fiquei tentado a comprar, mas infelizmente nao irei ao Canada, seria legal se enviassem para cá,

Abraços 😀

nilva

Oiiii,gostaria de uma dica sua,meu marido vai ficar 15 dias,e não poderia deixa de pedir presentes..como sou maquiadora uso muita maquiagem,mas compro aqui no brasil muitas coisas de pessoas que compra pra fora sera que consigo mais em conta lá???

bjokas

[…] Drive – Random Color (32GB)) adquirido na DealExtreme. Eu havia comprado um desses na NewEgg canadense em 2009, quando pendrives de 32GB ainda eram relativamente raros (e […]

Elias Angelo

Bom Dia, skooter voce teria conhecimento para informar de lojas que remetem para o brasil que vendam instrumentos musicais como violão e guitarras?

Desde já agradeço as dicas

Elane

Boa Tarde,

Meu irmão está morando em uma universidade no Canadá. Quero fazer um pedido do amazom dos EUA para entregar na faculdade onde ele está, mas estou com medo de na hora da entrega cobrarem imposto (como já aconteceu comigo aqui no Brasil). Como um funcionário da faculdade que receberá, e não meu irmão, estou com receio de perder o produto. Vc sabe se é possível que algum imposto seja cobrado na entrega do produto? Obrigada pela ajuda.

Elane

Elane

Skooter, não tenho experiência com compra fora do Brasil, então vou te perguntar se o procedimento é esse que estou pensando. Faço a compra no amazon, eles enviam pro Canadá e me mandam um código pra rastrear a encomenda. Meu irmão vai até o Canada Post, paga o imposto e retira o produto. To certa?

Obrigada de novo

Vinícius

Olá, veja se você pode me ajudar com estas dúvidas…
Meu tio acabou de viajar para o canadá e ficará por lá uns 20 dias. Gostaria que comprasse um Ps3 pra mim na walmart. Como ele já vai trazer coisas para ele e para os filhos fico com as seguintes dúvidas:
Caso ele seja taxado no aeroporto, os impostos serão cobrados apenas das mercadorias que ultrapassarem os $500 dólares?
Se ele me mandar via correio, qual o máximo de impostos eu irei pagar, 60% do valor da Nf (o preço do produto no site da loja é $230 dólares)?
Obrigado

Rachel Lora

Por favor , estou querendo comprar no ebay um produto que esta nos EUA e enviar para o canada paa um amigo trazer pra mim p Brasil .. O imposto que poderA ser cobrado la no Canada é em torno de apenas 10%? Obrigada !!!

Rachel

Obrigada !!!!!

michele

oi, tem como eu comprar em alguma loja do canada online e mandar pra algum armazem no usa?

michele

obrigada 😉

Thiago

Alguém sabe dizer se tem algum redirecionador de encomendas no Canadá?

Sérgio

Olá, parabéns. muito bom. Quero sua ajuda, você conhece redirecionador de encomendas no Canadá?

SUELLEN

também estou a procura de um redirecionador no canada??? tem muitas coisas q acabam rápido
no EUA os brinquedos por exemplo!

24
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox