DealExtreme: Adesivo Epoxy AB Araldite 5-Minutos (Super Cola)


Olá leitores do Skooter Blog, hoje falo do Adesivo Epoxy AB Araldite 5-Minutos (Super Cola) (Araldite 5-Minute AB Epoxy Adhesive (Super Glue)) adquirido na DealExtreme. Eu falei dessa compra aqui no blog há cerca de um mês. Eu queria adquirir um Servidor USB/NAS/FTP/SAMBA/Impressão/UPNP/Compartilhamento + Client de BitTorrent (Standalone BitTorrent BT Client + USB/NAS/FTP/SAMBA/Printer/UPNP Sharing Network LAN Server) com meus DX Points, e como só é possível adquirir produtos com DX Points tendo um pedido pendente (que ainda não foi enviado) resolvi comprar e pagar pelo Adesivo Epoxy AB Araldite 5-Minutos (Super Cola) e então utilizar os DX Points para pedir o NS-K330.

Adesivo Epoxy AB Araldite

Adesivo Epoxy AB Araldite

O tempo passou, eu fiz o review do NS-K330, mas não falei mais do Adesivo Epoxy AB Araldite 5-Minutos (Super Cola), mas não foi por esquecimento, e sim porque eu estava aguardando uma oportunidade (na verdade uma necessidade, já que ninguém gosta de ter algo quebrado para colar) de utilizá-lo. Este é um adesivo de 2 componentes, uma resina e um endurecedor, que quando misturados endurecem em 10 minutos. Segundo as instruções, após misturar os componentes, a pessoa tem 5 minutos para aplicá-lo, em 10 minutos ele já endureceu, pode ser usado em 3 horas, e após 8 horas já atingiu sua rigidez total.

Note que eu já havia falado de uma cola de dois componentes da DealExtreme aqui no Skooter Blog, a Cola de Acrilato de Dois-Componentes 302. A diferença é que aquela era uma cola de acrilato e essa é uma cola de epoxy. Qual a diferença? Esta é uma boa pergunta para a qual eu não tenho a resposta. Se você tiver, por favor use os comentários. Chuto eu que o acrilato funcione em uma maior variedade de materiais e que o epoxy é o mais forte, mas posso estar enganado. A diferença observável é que a Cola de Acrilato fica semi-opaca (ou semi-transparente?) depois de rígida, com uma tonalidade branca, enquanto que a Cola de Epoxy AB Araldite fica bastante transparente. Outra diferença notável é que a Cola de Acrilato tem um cheiro forte, enquanto que a Cola de Epoxy AB Araldite não tem nenhum cheiro que eu tenha percebido.

O Adesivo Epoxy AB Araldite 5-Minutos (Super Cola) pode ser usado, segundo a embalagem, em metal, vidro, plásticos rígidos, madeira, cerâmica e concreto. Cura rapidamente em temperatura ambiente (18º – 24º), apesar do ambiente aqui estar um pouco mais quente que isso, e cura mais devagar com baixas temperaturas (5º C).

Na embalagem há instruções em inglês, chinês e outra língua que não conheço (árabe?). Há um endereço da Inglaterra na embalagem (Duxford Cambridge CB2 4QA England), uma URL “www.adhesives.vantico.com”, cujo domínio está em parking e a marca Huntsman, que é a fabricante da Araldite. Nos tubos há a inscrição “Manufactured in England”. O inglês da embalagem não tem erros de grafia, mas não parece natural o suficiente para ter sido escrito por um britânico. Tudo isso me fez desconfiar que este produto pode ser falso. Não consegui chegar a nenhuma conclusão. Eu utilizei para colar metal e até o momento parece ter funcionado perfeitamente, então acho que há possibilidade de ser uma Araldite genuína, mas fica a dúvida. O site da Huntsman fica hospedado no Reino Unido. Nele é possível verificar as embalagens dos produtos em diversos países, e existe na Inglaterra uma Araldite de 5 minutos com embalagem semelhante (mas não igual, talvez uma versão mais nova) a esse da DealExtreme, as cores dos tubos são iguais. Não há data de validade na embalagem. Então, na melhor das hipóteses este produto faz parte de um lote antigo Araldite genuína, e na pior das hipóteses é falso mesmo.

Instruções do Adesivo Epoxy AB Araldite

Instruções do Adesivo Epoxy AB Araldite

E vou encerrando aqui. Se você também quiser fazer suas compras na DealExtreme, direto de Hong Kong, clique aqui e boas compras.

0 0 votos
Article Rating
(Visitado 5 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2010/10/20/dealextreme-adesivo-epoxy-ab-araldite-5-minutos-super-cola/

Inscrever
Notificar sobre
guest

1 Comentário
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Thiago

Parabéns pelo blog! Muito bem organizado, completo e com conteúdo bem escrito e de qualidade.

1
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox