eStarland: PES 2011 – Pro Evolution Soccer (PS3)


Olá leitores do Skooter Blog. Hoje falo sobre a minha primeira compra na eStarland, loja de jogos de videogame dos EUA que envia direto para o Brasil. O jogo adquirido é o PES 2011 do Playstation 3 (PS3), a mais nova versão do clássico da Konami, Pro Evolution Soccer, também conhecido pelo seu nome na versão japonesa: Winning Eleven. A versão norte-americana do PES 2011, vendida na eStarland, conta com a narração do Silvio Luiz e os comentários de Mauro Beting, enquanto a versão inglesa vendida pela ShopTo, é apenas em inglês. Este é o motivo de eu ter escolhido experimentar a eStarland dessa vez.

PES 2011 - Pro Evolution Soccer ainda lacrado

PES 2011 - Pro Evolution Soccer ainda lacrado

A eStarland já é uma velha conhecida minha, mas nunca havia comprado nada lá pelo fato de a ShopTo ser sempre mais barata, tanto nos jogos quanto no frete. Dessa forma, a eStarland só vale a pena quando o comprador faz questão da versão norte-americana do jogo. É o caso de jogos como o PES 2011, que saiu com diferentes narrações em diferentes locais do mundo.  A eStarland também deve ser bastante útil para quem tem XBox 360, que não pode usar jogos ingleses por causa da trava regional, e assim fica restrito aos lançamentos norte-americanos. Apesar dos preços mais elevados que os da ShopTo, os preços da eStarland ainda são em média a metade do que se paga pelo mesmo jogo aqui no Brasil, graças aos impostos absusivos e lucros dos atravessadores.

As compras na eStarland podem ser feitas com o bom, velho e seguro PayPal, ou podem ser feitas diretamente com o cartão de crédito internacional (Visa, Mastercard, American Express). Recomendo o PayPal, que permite a conversão para Reais no momento da compra (cuidado com bancos lixão tipo Itaú que reconvertem o valor para dólares novamente  para reais depois) e evita que sejam pedidos documentos adicionais, que fazem parte do processo de verificação da eStarland para evitar fraudes.

Na eStarland estão disponíveis quatro tipos de frete para o Brasil, são eles:

  • Brazil – Regular Delivery por $10,00 USD
  • Brazil – Priority Delivery por $14,00 USD
  • Brazil – Express Delivery por $26,00 USD
  • Brazil – Priority Delivery with Tracking por $ 22,00 USD

Todos os fretes são feitos pelo USPS (United States Postal Service, os Correios dos Estados Unidos). O primeiro (Regular) demora de 7 a 21 dias úteis, dependendo da liberação da alfândega. Não tem rastreamento e o tem seguro do valor declarado. O segundo tipo é o Priority (Prioritário), que demora de 6 a 14 dias úteis, dependendo da liberação da alfândega, e existe opção com e sem rastreamento, o seguro também é incluído para o valor declarado no pacote. Finalmente a forma mais rápida é a Expressa (Express), que leva de 4 a 6 dias úteis, tem rastreamento e seguro no valor declarado no pacote.

Em resumo, todos tem seguro, mas apenas para o valor declarado no pacote, pois o comprador tem a opção de pedir para eles declararem um valor menor. O rastreamento está disponível apenas nos dois fretes mais caros, o expresso e o prioritário com rastreamento. Note que os prazos são os estimados pela eStarland, mas pode demorar mais, principalmente nessa época de final de ano, em que correios e alfândega ficam sobrecarregados.

Existe também uma opção chamada “Per-Pack Service”, em que o pacote é todo personalizado, escrito à mão tanto o pacote quando o formulário da alfândega, com remetente sendo pessoa física e opção de presente. Tudo isso para tentar fazer com que o pacote passe pela alfândega sem ser tributado. O custo desse serviço é $3,00 USD para pacote regular e $5,00 USD para pacote expresso ou prioritário.

Eu acabei optando pelo frete mais barato, “Regular Delivery”, sem rastreamento, e não utilizei a opção “Per-Pack Service”. No momento da compra é possível passar instruções para a loja, como o valor que você quer que seja declarado, mas nem preenchi nada e deixei tudo a critério deles.

A compra foi feita em 21/10/2010, e enviada no mesmo dia, e chegou em 22/11/2010, cerca de um mês depois (primeira tentativa de entrega em 19/11), dentro do prazo máximo estimado de 21 dias úteis. O pacote não foi tributado. Apesar de eu não ter pedido, o remetente foi colocado como sendo uma pessoa física, o “Luiz Santos”. Creio que eles tenham uma lista de nomes brasileiros mais comuns e coloquem um deles aleatoriamente em cada compra. Então, o meu mais novo amigo, Luiz Santos, declarou no formulário da alfândega que o conteúdo era um “DVD Movie” (Filme em DVD) no valor de $25,00 USD, esse valor e descrição foi a critério deles, pois eu não pedi nada. Note que tudo isso está impresso em uma grande etiqueta auto-colante, o que deixa a dica de que é um processo automatizado, e provavelmente uma loja, mas mesmo assim não foi tributado. Aliás, até o momento nunca tive nenhum jogo tributado, mas não sei dizer se pacotes vindos dos Estados Unidos tem mais chance de serem tributados que os da Inglaterra, ou se é a mesma coisa. Quem quiser tudo escrito à mão e um formulário da alfândega do tipo que as pessoas pegam no USPS e preenchem na hora do envio, deve optar pelo “Per-Pack Service” e pagar a taxa extra. O mesmo vale para as opções de rastreamento. Eu não faço questão de rastreamento, acho que só aumenta as chances de tributarem, mas quem faz deve optar pelos fretes que o oferecem.

Pacote da eStarland com o PES 2011 - Pro Evolution Soccer

Pacote da eStarland com o PES 2011 - Pro Evolution Soccer

Note que apesar do frete regular ser sem rastreamento, na verdade existe sim um código de rastreamento no pacote, porém a eStarland não o informa. O “Regular Delivery” nada mais é do que o “First Class” do USPS, que tem rastreamento, porém bastante  incompleto. Depois que o pacote chegou eu peguei o código e coloquei no site do USPS, e eis o rastreamento:

Label/Receipt Number: LN07 8— 876U S
Class: First-Class Mail International
Service(s): International Letter
Status: Processed through Sort Facility

Your item was processed through and left our CHICAGO, IL 60688 facility on October 24, 2010. The item is currently in transit to the destination. No further information is available for this item.

Detailed Results:

Bullet     Processed through Sort Facility, October 24, 2010, 11:48 am, CHICAGO, IL 60688
Bullet     Shipment Accepted, October 22, 2010, 6:19 pm, FAIRFAX, VA 22031
Bullet     Electronic Shipping Info Received, October 21, 2010

Ou seja, ali aparece que o pacote foi realmente postado em 22/10 e que ele saiu de Chicago em 24/10, mas não há qualquer informação de que ele seja destinado ao Brasil ou que saiu dos Estados Unidos.

Rastreamento do pacote com frete regular no USPS

Rastreamento do pacote com frete regular no USPS

Nos Correios brasileiros o pacote só é escaneado quando vai sair pra entrega, não aparece nada quanto à chegada no Brasil:

DataLocalSituação
22/11/2010 20:15CDD (Removido)Entregue
Recebido por ??? RG: ???
22/11/2010 12:03CDD (Removido)Saiu para entrega
19/11/2010 18:57CDD (Removido)Destinatário ausente
Será realizada uma nova tentativa de entrega.
19/11/2010 12:13CDD (Removido)Saiu para entrega

É compreensível que a eStarland coloque esse frete como sendo sem rastreamento, pois o rastreamento é realmente incompleto. E eles provavelmente não fornecem o código para evitar que compradores mais afoitos fiquem pentelhando-os porque o pacote não aparece que saiu dos EUA ou que chegou no Brasil. Então, na prática, é como se o pacote não fosse rastreado, certo? Não exatamente, por ser escaneado no centro de distribuição, esse pacote é tratado no correio local como registrado, e portanto necessita de assinatura para ser entregue. Para alguns isso é uma vantagem, quem não tem caixa de correio não gosta de ver seus pacotes jogados no chão, talvez até molhados pela chuva. Mas para outros isso é um grande inconveniente pois, sem ter o código em mãos, não dá para saber quando saiu para entrega e esperar o carteiro, principalmente quando a pessoa está esperando por um pacote que supostamente não seria registrado, sem saber que na verdade ele tem um registro. Então fica a dica: ao contrário da ShopTo, onde o frete sem rastreamento (mais barato) não tem registro e não precisa de assinatura, o frete da eStarland sem rastreamento (mais barato) tem um registro (que não lhe será informado) e o pacote precisará de assinatura para ser entregue.

Quem acompanha o Skooter Blog sabe que geralmente falo do produto, depois da compra. Aqui inverti a ordem porque é a primeira compra na eStarland, e era conveniente apresentar primeiro a loja. Agora que a loja já está devidamente apresentada, vamos falar do PES 2011.

Pela primeira vez a Konami resolveu lançar um Pro Evolution Soccer com narração em português, e fez a excelente escolha do Silvio Luiz para a narração e do Mauro Beting para os comentários. Quem cresceu vendo jogos de futebol na Bandeirantes (antes da Globo monopolizar tudo) se lembra das narrações do Silvio Luiz, que fogem do padrão por serem diferentes e engraçadas. Vários dos bordões dele estão presentes no PES 2011: “Olho no lance”, “Pelo amor dos meus filhinhos”, “Pelas barbas do profeta”. Quando um jogador está apanhando da bola, pode ouvir um “Isso, dá nele, bola, dá nele”. Quando chuta a bola muito acima do gol pode ouvir um “Assim vai derrubar o São Jorge do cavalo”. Uma pena que o sonoro “Ééééééé” que substitui o grito de gol não seja acompanhado do nome do clube, e que o “Foi, foi, foi, foi ele” não seja acompanhado do nome do jogador. Pelo visto seria complicado gravar o nome de todos os times e jogadores.

A capa do PES 2011 - Pro Evolution Soccer - versão americana

A capa do PES 2011 - Pro Evolution Soccer - versão americana

Há de se considerar também que os bordões em um jogo real ficam legais porque o narrador sabe dosá-los. Em um jogo de videogame é mais complicado, na hora de gravar o Silvio Luiz não sabe  quantas vezes a situação que dispara um bordão pode acontecer no jogo, então pode acontecer de um determinado bordão ser repetido muitas vezes em uma partida e isso ficar irritante, mas felizmente isso não aconteceu enquanto eu jogava.

Enfim, jogar com a narração do Silvio Luiz e comentários do Mauro Beting foi uma grande sacada da Konami. As vezes há algum atraso na narração, mas isso também acontece no Fifa 11. Sem dúvida a Konami está de parabéns por personalizar o jogo para os brasileiros, ao contrário de sua concorrente Electronic Arts, que prefere ficar com mimimi reclamando das baixas vendas, da pirataria, etc. para justificar a atitude ridícula de lançar no Brasil um futebol narrado apenas em inglês. Espero que a Konami venda bastante esse PES 2011 para justificar o investimento no trabalho do Silvio Luiz e do Mauro Beting (e toda a equipe que trabalhou nessa localização do jogo) para que o PES 2012 seja ainda melhor. E espero que não deixem de computar as importações nas vendas para o Brasil, visto que muitos dos que compram jogos originais o fazem no exterior, devido aos preços absurdos que se pratica no Brasil graças aos impostos. Seria injusto se tais vendas fossem computadas para os Estados Unidos (no caso da eStarland) ou da Inglaterra (no caso da ShopTo), pois nós brasileiros não temos culpa se nossos governantes são um bando de imbecis corruptos, que precisam cobrar os impostos mais caros do mundo para encherem seus próprios bolsos, e usarem o pouco que sobra para oferecer saúde, educação e segurança de péssimo nível. Pagamos impostos de primeiro mundo e temos serviços piores que o de muitos outros países de terceiro mundo.

Verso da capa do PES 2011 - Pro Evolution Soccer

Verso da capa do PES 2011 - Pro Evolution Soccer

O PES 2011 teve várias melhorias com relação ao PES2010, as diferenças são maiores do que as do Fifa 10 para o Fifa 11, por exemplo. E isto é bastante justificável, já que quem está correndo atrás do prejuízo é que precisa arriscar mais, inovar mais. Aliás, isso é algo que já aconteceu com as duas empresas: quando o Fifa reinava absoluto a Electronic Arts relaxou e a Konami inovou com o PES e passou na frente. Com o passar dos anos foi a Konami que relaxou, acabou inovando pouco de um PES para outro e aí foi a Electronic Arts que inovou no Fifa e acabou retomando a liderança. Considero que essa concorrência é bastante positiva, pois ambos os jogos acabam evoluindo muito mais do que se houvesse apenas um jogo e a softwarehouse estivesse acomodada na liderança. Sem concorrência ainda estaríamos jogando o Pele’s Soccer (tá! exagerei…).

Manual e disco Blu-ray do PES 2011 - Pro Evolution Soccer

Manual e disco Blu-ray do PES 2011 - Pro Evolution Soccer

Mas jogo por jogo, futebol por futebol, ainda acho que o Fifa 11 ainda está na frente. Há quem discorde, a maioria fanboys, outros porque realmente apreciam mais o estilo do PES 2011, mas a minha opinião é de que o Fifa 11 ainda está melhor. Ele tem um saco enorme de defeitos como eu descrevi no artigo do Fifa 11, ter que jogar em inglês ou ser obrigado a criar conta na Europa é uma imbecilidade extrema da incompetente (pelo menos nesse quesito) Electronic Arts. Ter de se contentar com a narração dos portugueses (e isso se comprar o jogo na Europa, se comprar no Brasil nem isso tem) é uma tremenda falta de respeito com o consumidor brasileiro. Mas o fato é que excluindo esses fatores “extra-campo”, o jogo em si é melhor.

Não poderia terminar o artigo antes de citar algumas características do PES 2011, então vão elas, algumas positivas e outras negativas:

  • Acertar o passe as vezes é desnecessariamente difícil, e isso acaba incentivando o jogador a tentar driblar todo mundo. Tudo bem que ficar passando de um lado pro outro dezenas de vezes sem nunca errar também é surreal, mas precisava mesmo ser tão difícil?
  • Comecei jogando uma Copa Libertadores no nível “profissional” (o médio), depois de dois empates sem gols perdi nos penaltis (que parecem ser impossíveis de acertar, não peguei o jeito). Mudei então pro nível “amador” (o mais fácil), e já fui logo ganhando o primeiro jogo de uns 12 x 0. Passei então pro “semi-profissional” e ficou um nível mais agradável de jogar, provavelmente ficarei nele até me sentir bom o suficiente para voltar para o “profissional”.
  • Os jogadores estão bem trabalhados, é muito mais fácil identificar as faces e mesmo o físico dos jogadores no PES 2011 do que no Fifa 11, nesse ponto a Konami trabalhou melhor.
  • Não dá para jogar com os todos os times da Libertadores no modo online. Por exemplo, meu glorioso São Paulo só pode ser usado na Libertadores, não posso usá-lo em partidas online ou outros campeonatos. Isso inviabiliza um São Paulo X Barcelona, São Paulo X Milan, São Paulo X Liverpool, o que é ridículo, ainda mais considerando que tais jogos já aconteceram na vida real e o São Paulo venceu os três, tornando-se o único clube brasileiro tri-campeão do mundo 🙂 . Isso foi uma enorme pisada de bola da Konami, não sei se houve alguma restrição contratual, mas é uma pena.

E vou encerrando por aqui. Se você também quiser fazer suas compras na eStarland, direto dos Estados Unidos, clique aqui e boas compras.

0 0 votos
Article Rating
(Visitado 13 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2010/12/08/estarland-pes2011-pro-evolution-soccer-ps3/

Inscrever
Notificar sobre
guest

7 Comentários
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Luiz Henrique

Tem algum e-mail onde eu possa contatar voce e tirar umas duvidas. Tava afim de comprar no eStarland.com mas num conheço direito o procedimento de la.

Matheus

Fabricio, você não vai nem acreditar(nem eu acreditei no início). Comprei um PS3 160GB na eStarland(o único modelo que tem) e ele chegou em casa sem ser taxado pela Receita. Coloquei no carrinho de compras aquele negócio de ser escrito à mão o endereço. Além disso, eles colocaram no papel de importação que era um vídeo-game usado, no valor de US$ 85.00. Claro que se fosse extraviado seria pago somente esse valor pelo seguro. Ah, em outra compra por lá também(de um jogo e um controle) veio também sem ser taxado. Eu não sei o porquê, mas quando eu comprei um GPS pela DX foi taxado, e o PS3 que a caixa é muito maior não foi. Deve ser que a DX é mais visada pela Receita do que a eStarland…
Gostaria de deixar aqui minha satisfação pelo blog(e pela eStarland também, já que ela tem um “programa” específico para envio de produtos ao Brasil.).

Wander MorenO

Boa noite amigo, tudo bom?

Hoje á noite, depois de colocar o Fabuloso no ataque do Tricolor

Mesmo ciente de que não havia jeito para jogar uma partida entre

Um time da Libertadores contra um de outra Liga,

Fiz uma ultima tentativa e deu certo!

Comecei a Master Liga, e escolhi o Barcelona como time,

Depois fui em Copa Libertadores, J1 vs COM

E ao escolher o time da máquina, selecionei o que estava

No meu Save da Master Liga, ou seja o Barcelona 😀

Perdi a primeira de 6 a 4 e venci a segunda por 4 a 3

Nivel Craque.

Espero ter ajudado, abraços.

Matheus

Cara, perfeito seu post, comprei na eStarland e estava com algumas duvidas, mas, todas elas foram sanadas agora.

Muito obrigado.

[…] minha primeira compra na eStarland eu optei pelo frete mais barato (Brazil-Regular Delivery) por $10,00 USD (dólares dos Estados […]

[…] ano seguinte adquiri o PES 2011, lançado há 9 anos. Mas eu pouco o joguei, pois o Fifa 11 estava melhor, e daí em diante eu […]

7
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox