Canadá: Cartões de Supermercado e Drogaria


Olá leitores do Skooter Blog. Dando continuidade ao artigo sobre compras em supermercados no Canadá, hoje falarei um pouco sobre os cartões de supermercado. No Brasil, cartões de supermercado não tem muita utilidade além de servir para parcelar as compras. Eu não sou muito favorável a parcelamentos, pois sabemos que o Brasil tem os juros mais altos do mundo. Então prefiro utilizá-los somente quando é realmente necessário ou quando não é possível tirar o juro embutido no valor. Esse negócio de 10 ou 12 vezes sem juros no cartão na realidade significa apenas que o juro já está embutido no preço e você vai pagá-lo mesmo que opte pela compra a vista.

Parcelar compras de supermercado é ainda mais perigoso, pois os produtos alimentícios, de higiene, limpeza, etc. você provavelmente terá de comprar novamente na semana/mês seguinte, e se tiver optado por parcelar verá apenas as parcelas se multiplicarem a ponto de ter várias parcelas para o mesmo mês que somadas equivalem ao valor de uma compra completa. Por essas e outras não tenho nenhum cartão de supermercado no Brasil. Talvez até exista algum supermercado que dê outras vantagens além do parcelamento em cartão, mas eu ainda desconheço.

Mas nos supermercados canadenses as coisas são diferentes. Creio que a maioria deles, senão todos, oferecem algum tipo de cartão que oferece descontos imediatos ou nas próximas compras, então vale a pena tê-los, até porque o processo de obtê-los é bastante simples. No Brasil, para fazer um cartão de supermercado você precisa de uma boa dose de paciência, fornecer uma porção de dados e comprovantes, ter sua vida toda analisada, afinal estão te dando crédito e não querem levar calote, certo? Mas na terra do maple e dos alces, para obter o cartão do supermercado basta preencher um formulário com dados básicos como nome, endereço, telefone e entregar no caixa, que você já recebe seu cartão na hora e já passa a usufruir dos benefícios nessa mesma compra.

Na minha primeira compra, no primeiro supermercado, até perdi os descontos por não ter recebido essa dica antes, acabei pegando o formulário no caixa e levando pra casa para trazer na próxima compra. Mas nos demais supermercados fui mais esperto, pedi o formulário no caixa logo que cheguei, o preenchi lá dentro mesmo usando um dos mini-lápis que ficam na seção dos bilhetes de loteria (sim, você pode comprar bilhetes de loteria no supermercado) e já entreguei logo na primeira compra.

Na foto abaixo você vê os cartões dos três lugares em que eu mais comprava: Safeway, Shoppers e Save-on-Foods, que eram os que eu tinha mais próximo de casa, mas sei de outros que também tinham seus cartões. Aliás, essa dica também vale para supermercados dos Estados Unidos, em uma compra lá também fui perguntando pelo cartão, como eu não tinha a balconista usou o dela, eu fiquei com o desconto na hora e ela com os pontos para as próximas compras. O último item ali na foto é um chaveirinho-lanterna da DealExtreme com um tagzinho do Save-on-Foods, pois além do cartão, eles também te dão dois tags para que você coloque com suas chaves. Assim se você esquece o cartão pode simplesmente apresentar o tag que também tem seu código de barras.

Cartões do Safeway, Shoppers e Save-on-Foods, e tag para chaveiro do Save-on-Foods

Cartões do Safeway, Shoppers e Save-on-Foods, e tag para chaveiro do Save-on-Foods

No Safeway sempre há vários produtos com dois preços na prateleira: o preço normal e o preço para quem tem o cartão, que é sempre mais barato. Em alguns casos o desconto é válido se você comprar dois ou mais de um mesmo item. Como esses itens normalmente são alimentos ou produtos de higiene e limpeza que cedo ou tarde você usará, então vale a pena comprar logo dois e obter o desconto. Uma coisa bacana lá é que todo produto tem na etiqueta, além do preço unitário, preço por grama, litro, ou seja lá qual for a unidade usada para medir tal produto. Assim você não precisa fazer contas para saber qual produto está de fato mais barato quando há embalagens com quantidades diferentes. É só checar o preço do refrigerante ou do amaciante por litro, o preço do fio dental ou do papel higiênico por metro, e assim por diante.

Logo após passar todos os produtos o caixa te pede o cartão, faz a leitura do código de barras e você vê na hora o desconto que obteve com esses produtos da promoção. Se esquecer o cartão, basta dizer/digitar o número do seu telefone que está no seu cadastro. É claro que em alguns casos o preço com desconto é na verdade o preço normal da concorrência, então na prática você estaria usando o cartão apenas para não ter um acréscimo, mas em outros casos o desconto é real. Mesmo que você faça compras mensais, as vezes vale a pena dar uma passadinha no supermercado uma vez por semana, ou mesmo checar as ofertas no site, para ver se algo da sua lista não está na promoção, e assim fazer o seu estoque.

A Shoppers não é um supermercado, é uma drogaria que também vende produtos de higiene pessoal, alguns produtos de limpeza, perfumes, bolsas e acessórios, alimentos como doces, salgadinhos, refrigerantes, brinquedos, videogames, etc. Aliás, não encontrei por lá nenhuma drogaria que fosse apenas drogaria como temos no Brasil. Além da Shoppers, o que notei é que todo supermercado tem uma seção de medicamentos, sendo os não controlados nas próprias prateleiras ao alcance do cliente, e os demais com farmacêuticos para atender. Graças a Deus nunca precisei de remédios por lá, no máximo precisei de um protetor labial (não é frescura, vai andar na rua com -8º C pra ver como sua boca fica), então não sei exatamente como funciona, não sei o que precisa de receita médica e o que pode ser comprado apenas com a indicação do farmacêutico. Só sei que a dipirona, que é componente comum em vários analgésicos no Brasil, é proibida no Canadá. Sabendo disso, eu já levei minhas cartelinhas de Lisador dentre outros medicamentos comuns que devem estar presentes em toda viagem.

Na Shoppers também há sempre vários produtos com descontos para quem tem o cartão. Normalmente são descontos bem generosos, por tempo limitado (uma ou duas semanas se não me engano). Foi em uma dessas promoções que eu comprei as quatro latas de batata Pringles abaixo por apenas C$ 5,00, ou C$ 1,25 por unidade. Por falar em Pringles, não deixe de conferir a de sabor “Quatro Queijos”, que não existe no Brasil. Além dos produtos com descontos, a cada compra você acumula pontos de acordo com o valor gasto. Acumulando uma certa quantidade de pontos você pode trocá-los por desconto na sua próxima compra. Esse desconto eu não cheguei a conseguir porque teria de ter gasto C$ 800,00 para conseguir o mínimo de 8.000 pontos para resgatar um desconto de  C$ 10,00. Não é grande coisa, mas não custa ir juntando. A relação desconto/pontos aumenta conforme aumenta a quantidade de pontos acumulados.

Em uma das promoções da Shoppers: quatro latas de Pringles por C$ 5,00 (dólares canadenses)

Em uma das promoções da Shoppers: quatro latas de Pringles por C$ 5,00 (dólares canadenses)

Finalmente no Save-on-Foods, há vários tipos de vantagens com o cartão. Como de praxe, há os descontos que você ganha na hora apenas por ter o cartão. Você também acumula pontos em cada compra e pode trocá-los por descontos em produtos específicos, que também vão mudando periodicamente. Finalmente há um terceiro tipo de desconto, no supermercado há alguns leitores de código de barra em que você apresenta seu cartão ou chaveiro e ele solta uma lista de cupons de descontos para você naquele dia. Se quiser usar algum deles basta apresentá-lo(s) no caixa. No Save-on-Foods você tem opção de receber mala direta com as promoções via e-mail, e é interessante ver como eles aplicam bem o data mining e colocam no seu e-mail justamente as promoções dos produtos que você costuma comprar.

Não posso falar de outros supermercados/lojas porque não cheguei a fazer cartão neles. Sei que a Zellers também tem o dela, e outras lojas/supermercados também devem ter. Mas enfim, você já entendeu como é que funciona: faça o cartão e pague menos.

E vou encerrando por aqui. O próximo artigo da série sobre o Canadá, fechando a questão dos supermercados, será sobre os alimentos que você encontra e os que você não encontra no Canadá. Felizmente a maior parte dos produtos que eu consumia no Brasil encontrei no Canadá sem muita dificuldade, outros eu conheci no Canadá e sinto falta no Brasil, e infelizmente também tem os produtos que  não encontrei no Canadá. Talvez você tenha mais sorte. Até o próximo artigo.

0 0 votos
Article Rating
(Visitado 2 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2011/02/05/canada-cartoes-de-supermercado-e-drogaria/

Inscrever
Notificar sobre
guest

6 Comentários
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Rodrigo Reis

Aqui no BR tem algo assim no Pão de Açúcar. Acho que chama cartão mais, cliente mais.

Guilherme

Skooter, está na hora de deixar a preguiça de lado e publicar o próximo artigo sobre o Canadá! hehehe
Eu pessoalmente estou gostando muito dessa série.

Christian

Muito interessante e útil estes seus posts sobre o Canadá, Fabrício.
Estou lendo todos. Parabéns!

David

que nao seja por falta de retorno Fabricio… rsrsrs

sempre acompanho seus post da DealExtreme, e estou gostando mto desses sobre o Canadá, se puder continuar, eu aprecio e agradeço.

Abçs.

Gilmar Passos

nunca comento em blog rs mas tenho q vir suplicar pela continuação, estou planejando viajar para o canada e informação nunca é de mais

6
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox