DealExtreme: Carregador/Adaptador Dual USB para iPad com tomada para carro DC 12~24V


Olá leitores do Skooter Blog, hoje falo sobre um Carregador/Adaptador Dual USB para iPad com tomada para carro DC 12~24V (Car Cigarette Powered Dual USB Adapter/Charger for iPad – Black (DC 12~24V)) adquirido na DealExtreme. Este carregador/adaptador foi comprado para carregar o meu Navegador GPS 5.0″ LCD, 372 MHz de CPU, Windows CE 5.0, Bluetooth, Tranmissor FM e Cartão SD de 2GB com mapas, cujo carregador original quebrou. Pior que isso, o projeto mal feito do carregador original coloca apenas uma parede plástica entre fase e terra. Essa pequena parede acabou quebrando, colocando o carregador em curto, o que causou a queima do fusível da tomada do carro. Como o curto só ocorria dependendo da forma como o carregador era conectado, acabei queimando mais um fusível antes de encontrar o problema. Até poderia tentar consertar o carregador original, mas achei melhor jogar tudo fora e comprar um novo carregador.

Carregador/Adaptador Dual USB para iPad com tomada para carro DC 12~24V

Carregador/Adaptador Dual USB para iPad com tomada para carro DC 12~24V

O Carregador/Adaptador Dual USB para iPad com tomada para carro DC 12~24V é conectado nas tomadas de carros e tem duas portas USB, sendo uma específica para iPad e outra para outros equipamentos. O meu Navegador GPS 5.0″ LCD, 372 MHz de CPU, Windows CE 5.0, Bluetooth, Tranmissor FM e Cartão SD de 2GB com mapas funciona com qualquer uma das duas portas. Então qual seria a diferença entre as duas portas? Explico: um conector USB 2.0 ou menor possui 4 fios, um de fase (V_USB) fornecendo 5V, um terra (GND) e dois fios para transmissão de dados (D- e D+). Pela especificação USB, tais portas devem fornecer até o máximo de 500mA de corrente para os dispositivos conectados a elas. Mesmo quando um dispositivo não vai usar o canal de dados, ou seja, vai apenas utilizar energia da porta USB, ele ainda deve fazer uma comunicação de dados para informar ao computador ou dispositivo onde será conectado que está se conectando e que irá utilizar energia da porta (até 500mA), e o computador terá a opção de dizer “Vá em frente” ou “Não faça isso”. Mas na prática, a maioria dos dispositivos apenas puxa a energia sem informar nada pelo canal de dados. Da mesma forma, os carregadores em geral também nem conectam nada nos pinos de dados, oferecendo apenas a corrente de 500mA (ou mais no caso dos carregadores rápidos) através dos pinos de energia.

Carregador/Adaptador Dual USB para iPad com tomada para carro DC 12~24V

Carregador/Adaptador Dual USB para iPad com tomada para carro DC 12~24V

Como sabemos, a Apple é famosa por vender qualquer coisa trivial a preço de ouro, então é claro que eles tomariam providências para que seus iPods, iPhones e iPads não funcionassem com qualquer carregador chinês de $2 dólares, obrigando os consumidores de seus produtos a comprarem acessórios originais que são extremamente caros pelo que fazem. A Lady Ada fez engenharia reversa nos carregadores da Apple e descobriu que eles utilizam os fios de dados de maneira não trivial. Basicamente, o que eles fazem é utilizar alguns resistores para que a linha D+ forneça uma tensão de 2,0V e a linha D- ofereça uma tensão de 2,8V ou 2,0V, dependendo de ser um carregador rápido (1A) ou lento (500mA), respectivamente. Desta forma, um produto Apple é capaz de saber se está conectado a um carregador oficial ou não. Além disso, através da indicação de 2,8V ou 2,0V ele também sabe se pode fazer uma carga rápida utilizando até 1A da porta USB, ou se deve se limitar a 500mA.

Carregador/Adaptador Dual USB para iPad com tomada para carro DC 12~24V em sua embalagem plástica

Carregador/Adaptador Dual USB para iPad com tomada para carro DC 12~24V em sua embalagem plástica

Com esses dados em mãos, nossos camaradas chineses conseguem fazer adaptadores que os equipamentos Apple não conseguem identificar como não oficiais. Nesse Carregador/Adaptador Dual USB para iPad com tomada para carro DC 12~24V a porta superior é destinada ao iPad, ou seja, ela engana dispositivos Apple fazendo-os pensar que estão conectados a um carregador oficial, e também permite que eles usem correntes maiores. A porta inferior, usada por “outros” dispositivos, provavelmente não oferece nada no D+ e D-, mas não me dei o trabalho de fazer as medições, então não posso garantir. Note que nas fotos no site da DealExtreme há uma indicação de que a porta USB de iPad suportaria até 2,1A e que a porta USB para outros dispositivos suportaria até 1A. O Carregador/Adaptador Dual USB que recebi não tem essas indicações por porta, apenas a indicação de que recebe como entrada 12~24V DC e oferece como saída 5V DC com até 2,1A, o que daria a entender que as duas portas juntas podem consumir em conjunto até 2,1A.

Mas, em resumo, quem tem iPad ou outros aparelhos Apple deve usar a porta superior do Carregador/Adaptador Dual USB para ter uma recarga mais rápida (ou mesmo para ter qualquer recarga, pois não sei se como está configurada a porta inferior e como os dispositivos Apple lidam com ela). E aqueles, como eu, que não tem nada da Apple, podem ignorar completamente tudo isso e usar qualquer uma das duas portas USB para recarregar seus dispositivos. Como eu disse, meu Navegador GPS 5.0″ LCD, 372 MHz de CPU, Windows CE 5.0, Bluetooth, Tranmissor FM e Cartão SD de 2GB com mapas parece não se importar com seja lá o que for que estiver nos fios de dados, e nem sei se ele se limita a 500mA ou conseguir ir além, apenas escolhi esse Carregador/Adaptador Dual USB por ter uma tomada diferente da que quebrou e, portanto, mais chances de ter um projeto diferente do que quebrou e possivelmente mais bem elaborado. Um LED azul se acende quando o carregador está conectado na tomada do carro (independentemente das portas USB estarem ou não conectadas), o que é bastante útil pois dependendo do modelo de tomada ele pode desconectar acidentalmente com a movimentação do veículo se não estiver bem encaixado, e isso passaria desapercebido, exceto pela indicação do próprio dispositivo sendo carregado, que nem sempre é tão visível.

Quanto à compra, foi feita no dia 01/03/2011 e enviada no dia 05/03. Chegou no dia 20/04, um mês e meio depois. A descrição do pacote veio como “POWER SUPPLY”, com peso declarado de 22 gramas e valor declarado de $3,90 USD (dólares dos EUA), valor real do produto. O pacote não foi tributado.

Pacote da DealExtreme com o Carregador/Adaptador Dual USB para iPad com tomada para carro DC 12~24V

Pacote da DealExtreme com o Carregador/Adaptador Dual USB para iPad com tomada para carro DC 12~24V

Pacote da DealExtreme com o Carregador/Adaptador Dual USB para iPad com tomada para carro DC 12~24V

Pacote da DealExtreme com o Carregador/Adaptador Dual USB para iPad com tomada para carro DC 12~24V

E vou encerrando por aqui o artigo sobre o Carregador/Adaptador Dual USB para iPad com tomada para carro DC 12~24V (Car Cigarette Powered Dual USB Adapter/Charger for iPad – Black (DC 12~24V)). Se você também quiser fazer suas compras na DealExtreme, direto de Hong Kong, clique aqui e boas compras.

0 0 votos
Article Rating
(Visitado 5 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2011/05/09/dealextreme-carregadoradaptador-dual-usb-para-ipad-com-tomada-para-carro-dc-1224v/

Inscrever
Notificar sobre
guest

4 Comentários
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
DougT

Olá!

Talvez vc possa sanar uma dúvida minha, quanto a esses adaptadores: sempre tive muito receio, pois li vários depoimentos onde o aparelho nele conectado “fritou” após um pico de voltagem. Como contornar isso? Basta q o carregador tenha fusível?

Obrigado!

P.S.: teu site é show de bola!

Bruno Rafael de Pauli

Será que você poderia me dizer um site que vende produtos da Apple original que envia para o Brasil ? Agradeço antecipado.

4
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox