DealExtreme: Cabo Adaptador Header de Placa-mãe c/ 20 pinos para dois USB 3.0 c/ 15cm e Painel frontal 3.5″ com Hub de 4 portas USB 3.0


Olá leitores do Skooter Blog. Hoje falo sobre a compra de um Cabo Adaptador Header de Placa-mãe c/ 20 pinos para dois USB 3.0 c/ 15cm (Mainboard 20-Pin to Dual USB 3.0 AF Adapter Cable (15CM-Length)) e um Painel frontal 3.5″ com Hub de 4 portas USB 3.0 (High Speed USB 3.0 4-Port HUB) adquiridos na DealExtreme.

Cabo Adaptador Header de Placa-mãe c/ 20 pinos para dois USB 3.0 c/ 15cm e Painel frontal 3.5" com Hub de 4 portas USB 3.0

Cabo Adaptador Header de Placa-mãe c/ 20 pinos para dois USB 3.0 c/ 15cm e Painel frontal 3.5″ com Hub de 4 portas USB 3.0

Em maio eu já havia comprado um Painel Frontal para baia de 3.5″ com leitor de cartões SDHC/MS/SD/MMC/TF/M2 e 4 portas USB, que substituiu meu drive de disquetes de 3.5″, visto que minha placa-mãe atual (Gigabyte GA-P67A-UD7-B3) não tem mais suporte para drives de disquete. Mas recentemente adquiri um HD Externo (Seagate FreeAgent GoFlex) com interface USB 3.0, para ser usado com o WD TV Live. Normalmente, após baixar vídeos, envio-os para o HD ligado ao WD TV Live utilizando a rede. Mas esse processo costuma ser bastante lento, não sei se pela conexão WiFi em que está o WD TV Live ou pelo fato do HD estar formatado em NTFS, cujo desempenho em sistemas operacionais não-Windows costuma ser sofrível. Então, eventualmente, quando quero assistir logo algo que acabei de baixar, conecto o HD externo diretamente no PC para copiar os dados.

Cabo Adaptador Header de Placa-mãe c/ 20 pinos para dois USB 3.0 c/ 15cm

Cabo Adaptador Header de Placa-mãe c/ 20 pinos para dois USB 3.0 c/ 15cm

Para aproveitar a interface USB 3.0 eu preciso conectar o HD externo em uma das portas USB 3.0 na traseira do gabinete (portas da própria placa-mãe), o que as vezes é complicado e requer tirar o gabinete do lugar ou ficar procurando a porta. Assim eu resolvi ir em busca de um painel frontal de 3.5″ com USB 3.0, afinal ainda havia uma baia de 3.5″ sobrando no meu gabinete. Inicialmente não havia nenhuma solução assim, exceto as placas da Asus que já vinham com um painel desses. Depois apareceu na DealExtreme o Painel frontal 3.5″ com Hub de 4 portas USB 3.0 (High Speed USB 3.0 4-Port HUB), cujo cabo serve para ligar em uma porta USB padrão A (a mais comum). O objetivo dessa escolha provavelmente era o de  atender as pessoas que querem usar alguma das portas traseiras das placas-mães ou portas internas de placas PCI Express com controladoras USB 3.0 para conectar o painel frontal. Pra mim não servia, pois não haviam portas USB 3.0 padrão A internamente no meu gabinete, nem orifício para ligá-lo a uma porta traseira externa.

Cabo Adaptador Header de Placa-mãe c/ 20 pinos para dois USB 3.0 c/ 15cm

Cabo Adaptador Header de Placa-mãe c/ 20 pinos para dois USB 3.0 c/ 15cm

Um tempo depois, finalmente apareceu, também na DealExtreme, o Cabo Adaptador Header de Placa-mãe c/ 20 pinos para dois USB 3.0 c/ 15cm (Mainboard 20-Pin to Dual USB 3.0 AF Adapter Cable (15CM-Length)), que serve justamente para converter um header USB 3.0 (de 20 pinos, que creio que já seja o padrão) em dois conectores USB 3.0 padrão A. Comprando os dois itens eu estaria resolvendo o meu problema, ou pelo menos era isso que eu achava. O Cabo Adaptador Header de Placa-mãe c/ 20 pinos para dois USB 3.0 c/ 15cm funcionou perfeitamente, mas não posso dizer o mesmo do Painel frontal 3.5″ com Hub de 4 portas USB 3.0.

Cabo Adaptador Header de Placa-mãe c/ 20 pinos para dois USB 3.0 c/ 15cm

Cabo Adaptador Header de Placa-mãe c/ 20 pinos para dois USB 3.0 c/ 15cm

O Painel frontal 3.5″ com Hub de 4 portas USB 3.0 está montado em um case de metal com paredes em ambos os lados, o que ajuda bastante em sua montagem. Apenas a frente, onde ficam as quatro portas USB 3.0, é de plástico. Nas especificações da caixa tem o básico: não precisa drivers, hot-swap, etc. Dentro do case, aproveitando o espaço, veio o cabo USB 3.0, 8 parafusos (não economizaram aqui) e uma chave Philips.

Caixa do Painel frontal 3.5" com Hub de 4 portas USB 3.0

Caixa do Painel frontal 3.5″ com Hub de 4 portas USB 3.0

O problema do Painel frontal 3.5″ com Hub de 4 portas USB 3.0 é o mesmo que eu já observara no Painel Frontal para baia de 3.5″ com leitor de cartões SDHC/MS/SD/MMC/TF/M2 e 4 portas USB: As portas USB podem ser utilizadas apenas com a energia do barramento ou com auxílio de energia externa, fornecida pela fonte do PC através de um conector molex. O Painel Frontal para baia de 3.5″ com leitor de cartões SDHC/MS/SD/MMC/TF/M2 e 4 portas USB pelo menos conseguia alimentar HDs externos mesmo sem o auxílio de energia externa, mas o mesmo não se aplica ao Painel frontal 3.5″ com Hub de 4 portas USB 3.0. Ele não consegue alimentar um HD externo apenas com a energia do barramento, portanto, a menos que você queira utilizá-lo apenas com pendrives e outros dispositivos que não precisem de muita energia, você terá de ligar o conector molex à fonte.

Especificações na caixa do Painel frontal 3.5" com Hub de 4 portas USB 3.0

Especificações na caixa do Painel frontal 3.5″ com Hub de 4 portas USB 3.0

O problema é que ao ligar o conector molex, minha placa-mãe não dá qualquer sinal de vida, da mesma forma que acontecia com o Painel Frontal para baia de 3.5″ com leitor de cartões SDHC/MS/SD/MMC/TF/M2 e 4 portas USB. Ligar a fonte com o conector molex plugado faz com que nenhum LED de indicação de que a placa-mãe está energizada acenda (LED de desligado, luz do botão power interno da placa-mãe, etc.) e ela não liga de jeito nenhum. Se a placa-mãe for ligada primeiro, e o conector molex for ligado depois não há qualquer problema, mas é claro que isso não seria viável.

 Painel frontal 3.5" com Hub de 4 portas USB 3.0 no plástico bolha

Painel frontal 3.5″ com Hub de 4 portas USB 3.0 no plástico bolha

Dessa vez fui mais a fundo no problema. Fiz alguns testes com o multímetro e percebi que minha primeira suspeita estava errada: o fabricante fez um bom trabalho ao evitar que energia vinda diretamente da fonte (via molex) entrasse no barramento USB 3.0 da placa-mãe. Mas o contrário não acontece, ou seja, o Painel frontal 3.5″ com Hub de 4 portas USB 3.0 permite que energia do barramento USB 3.0 seja injetada no molex da fonte. Talvez a proteção que impeça o micro de ligar com esse vazamento esteja na própria fonte (uma Seventeam V-Force ST-850Z-AF de 850W), que não admite encontrar energia em uma de suas saídas de +5V, energia que por sinal vem dela própria, que é quem na realidade está fornecendo energia para o barramento USB 3.0 da placa-mãe. Ela deve achar que é um curto-circuito e corta toda a energia até que você a desligue, corrija o problema, e ligue novamente. De qualquer forma, é uma falha de projeto do Painel frontal 3.5″ com Hub de 4 portas USB 3.0.

Painel frontal 3.5" com Hub de 4 portas USB 3.0 com cabo USB 3.0 e chave Philips

Painel frontal 3.5″ com Hub de 4 portas USB 3.0 com cabo USB 3.0 e chave Philips

Já estava provado que esse Painel frontal 3.5″ com Hub de 4 portas USB 3.0 não serve pra nada, visto que não tenho pendrive USB 3.0 e meu único interesse era realmente ligar o HD externo que tem interface USB 3.0, mas sem o molex conectado no painel frontal, o HD nem ligava. Mas como sou teimoso, fui inventar de tentar consertar a falha do projeto. Soldei um diodo em série com a entrada de +5V do molex, de forma que a energia fluísse da fonte para o Painel frontal, mas não o contrário. E isso funcionou! Depois da minha modificação, a fonte passou a ligar mesmo com o molex conectado. O problema é que todo diodo causa uma queda de tensão quando polarizado diretamente. Essa queda é de 0,3V nos diodos de germânio, que é o modelo que eu estava usando (a alternativa é o de silício, que a queda é ainda maior, 0,7V). Essa queda de 5V para 4,7V parece insignificante, mas já é suficiente para impedir que o HD consiga ligar, tal qual acontece quando o molex não está conectado. Ou seja, minha modificação também foi inútil.

Painel frontal 3.5" com Hub de 4 portas USB 3.0

Painel frontal 3.5″ com Hub de 4 portas USB 3.0

Para completar, em um dos testes que estava fazendo, acidentalmente encostei o molex invertido no Painel frontal. Os conectores molex são algo tão horrosamente planejados que permitem o contato antes mesmo da conexão ser feita, de forma que +12V foram alimentados na entrada de +5V do Painel frontal e ele morreu instantaneamente. Em resumo, dessa porcaria de Painel frontal 3.5″ com Hub de 4 portas USB 3.0 só prestaram os parafusos e a chave Philips, e talvez o cabo USB 3.0. O restante vai todo pro lixo.

Painel frontal 3.5" com Hub de 4 portas USB 3.0

Painel frontal 3.5″ com Hub de 4 portas USB 3.0

Felizmente, nesse tempo que levou para esses dois itens chegarem, apareceu no eBay uma opção bem melhor, que é um Painel Frontal com 2 portas USB 3.0, que se conecta diretamente ao header USB 3.0 da placa-mãe (20 pinos). Seu funcionamento é totalmente passivo, então não tem erro, ele funciona perfeitamente com o HD externo USB 3.0, alimentando apenas com o barramento. A compra desse Painel Frontal com 2 portas USB 3.0 no eBay fica para um próximo artigo. E recentemente esse mesmo Painel Frontal com 2 portas USB 3.0 também apareceu na DealExtreme, com a diferença apenas na cor do cabo interno, de vermelho pro azul tradicional do USB 3.0. Esse painel (seja do eBay ou da DealExtreme) é certamente uma melhor opção que o Painel frontal 3.5″ com Hub de 4 portas USB 3.0, mas falarei dele em outro artigo.

Chave Philips, Cabo USB 3.0 e parafusos que acompanham o Painel frontal 3.5" com Hub de 4 portas USB 3.0

Chave Philips, Cabo USB 3.0 e parafusos que acompanham o Painel frontal 3.5″ com Hub de 4 portas USB 3.0

Chave Philips, Cabo USB 3.0 e parafusos que acompanham o Painel frontal 3.5" com Hub de 4 portas USB 3.0

Chave Philips, Cabo USB 3.0 e parafusos que acompanham o Painel frontal 3.5″ com Hub de 4 portas USB 3.0

Conexão do Cabo Adaptador Header de Placa-mãe c/ 20 pinos para dois USB 3.0 c/ 15cm com o Painel frontal 3.5" com Hub de 4 portas USB 3.0

Conexão do Cabo Adaptador Header de Placa-mãe c/ 20 pinos para dois USB 3.0 c/ 15cm com o Painel frontal 3.5″ com Hub de 4 portas USB 3.0

Painel frontal 3.5" com Hub de 4 portas USB 3.0 instalado

Painel frontal 3.5″ com Hub de 4 portas USB 3.0 instalado

Quanto à compra, foi feita em 16/08/2011. Comprei o Cabo Adaptador Header de Placa-mãe c/ 20 pinos para dois USB 3.0 c/ 15cm (Mainboard 20-Pin to Dual USB 3.0 AF Adapter Cable (15CM-Length)) e usei DX Points para resgatar o Painel frontal 3.5″ com Hub de 4 portas USB 3.0 (High Speed USB 3.0 4-Port HUB). O envio foi feito apenas em 01/09. No rastreamento do China Post consta como enviado para o Brasil em 04/09:

item No.YearStatusDestination CountryLocationDate
RR(removido)CN2011departure from outward office of exchangeBRAZIL2011-09-04

E segundo o rastreamento dos Correios do Brasil, o pacote foi conferido na Unidade de Tratamento Internacional em 13/09. Ele foi entregue em 19/09. Tempo total em trânsito de menos de 20 dias.

DataLocalSituação
19/09/2011 10:55CDD (Removido)Entregue
19/09/2011 09:37CDD (Removido)Aguardando retirada
Endereço: (Removido)
13/09/2011 10:11UNIDADE DE TRATAMENTO INTERNACIONAL – BRASILConferido
Recebido/Brasil
04/09/2011 21:20CHINA – CHINAEncaminhado
Em trânsito para UNIDADE DE TRATAMENTO INTERNACIONAL – BRASIL
04/09/2011 03:55CHINA – CHINAPostado

O pacote veio descrito como contendo “USB HUBS” e “CONNECTING KITS”, com pesos declarados como 284 gramas e 34 gramas, respectivamente, e valores declarados de $14,93 USD (dólares dos EUA) e $4,10 USD, respectivamente, valor real do produto no caso do Cabo Adaptador Header de Placa-mãe c/ 20 pinos para dois USB 3.0 c/ 15cm e valor abaixo do real no caso do Painel frontal 3.5″ com Hub de 4 portas USB 3.0. O pacote não foi tributado.

Pacote da DealExtreme com o Cabo Adaptador Header de Placa-mãe c/ 20 pinos para dois USB 3.0 c/ 15cm e o Painel frontal 3.5" com Hub de 4 portas USB 3.0

Pacote da DealExtreme com o Cabo Adaptador Header de Placa-mãe c/ 20 pinos para dois USB 3.0 c/ 15cm e o Painel frontal 3.5″ com Hub de 4 portas USB 3.0

Pacote da DealExtreme com o Cabo Adaptador Header de Placa-mãe c/ 20 pinos para dois USB 3.0 c/ 15cm e o Painel frontal 3.5" com Hub de 4 portas USB 3.0

Pacote da DealExtreme com o Cabo Adaptador Header de Placa-mãe c/ 20 pinos para dois USB 3.0 c/ 15cm e o Painel frontal 3.5″ com Hub de 4 portas USB 3.0

E vou encerrando por aqui o artigo sobre a compra do Cabo Adaptador Header de Placa-mãe c/ 20 pinos para dois USB 3.0 c/ 15cm (Mainboard 20-Pin to Dual USB 3.0 AF Adapter Cable (15CM-Length)) e do Painel frontal 3.5″ com Hub de 4 portas USB 3.0 (High Speed USB 3.0 4-Port HUB). Se você também quiser fazer suas compras na DealExtreme, direto de Hong Kong, clique aqui e boas compras.

0 0 votos
Article Rating
(Visitado 44 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2011/12/06/dealextreme-cabo-adaptador-header-de-placa-mae-c-20-pinos-para-dois-usb-3-0-c-15cm-e-painel-frontal-3-5-com-hub-de-4-portas-usb-3-0/

Inscrever
Notificar sobre
guest

5 Comentários
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Guilherme

Olá, skooter, gostei do seu review e gostaria de tirar uma duvida que acho que se deparou com ela. Comprei uma placa mãe com conectores frontais usb 3.0 e conectores traseiros. Vi muitos gabinetes que tem usb 3.0 frontal mas são apenas para ligar cabos usb na porta traseira. Bom, eu quero comprar um gabinete não absurdamente caro. Quero um Haf 922 e ainda não existe ele versão usb 3.0. Eu não quero usar nenhum painel frontal e sim até descolar os usb 2.0 e ligar um conector 3.0. Esse cabo serveria pra isso?

Douglas

Skooter,
Já pensou na alternativa de uma baia 3.5′ (4 hubs usb 3.0) com conector pci express 16x, na Deal Extreme tem algumas versões bem em conta, algo em torno de 20 obamas!

awvalenti

Valeu pelo post, me ajudou bastante!

5
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox