Olá leitores do Skooter Blog. Hoje falo sobre o segundo Switch 8 Portas Gigabit Ethernet 10/100/1000Mbps CORSN CS-1008G (CORSN CS-1008G 8-Port 100Mbps / 1000Mbps Switch – Blue) que adquiri na DX – DealExtreme, e cuja compra já foi relatada no artigo anterior.
Este é o segundo Switch 8 Portas Gigabit Ethernet 10/100/1000Mbps CORSN CS-1008G que adquiro. Já falei sobre o primeiro aqui no Skooter Blog. Ele foi usado para aumentar a quantidade de portas LAN junto ao Roteador Wireless Gigabit 1300Mbps ASUS RT-AC66U (ASUS RT-AC66U 1300 Mbps Gigabit Wireless Router), no escritório, pois ele tem apenas quatro portas LAN Ethernet, da mesma forma que a grande maioria dos roteadores domésticos. E eu estou fazendo o possível para ligar tudo que não for móvel com cabos Ethernet, e deixar o WiFi apenas para celulares, tablets, laptops e outros dispositivos que realmente necessitem de uma conexão sem fio. Computadores, impressoras, smart TVs, NAS, videogames, etc. devem ser preferencialmente conectados com cabo.
As limitações e interferências do WiFi me fizeram trocá-lo por dispositivos Powerline onde era possível na casa de meus pais. Assim, quando planejei a rede de minha casa já fiz o possível para levar rede cabeada (com cabos UTP cat6) para os principais cômodos. Aliás, se fosse fazer a casa desde o alicerce teria levado para todos os cômodos. Mas como isso não foi possível, tive que me contentar em levar para os principais (no quesito necessidade atual e futura de rede), como quarto e sala.
Com isso, esses cômodos ficaram com seus pontos de rede, que serão multiplicados usando switches Gigabit Ethernet, como é o caso do Switch 8 Portas Gigabit Ethernet 10/100/1000Mbps CORSN CS-1008G. O primeiro foi ligado junto ao roteador para distribuir os pontos para os cômodos. Este segundo Switch 8 Portas Gigabit Ethernet 10/100/1000Mbps CORSN CS-1008G foi colocado na sala, portanto está conectado ao restante da rede através de um cabo UTP cat6 que vai até o primeiro.
Na sala, esse Switch 8 Portas Gigabit Ethernet 10/100/1000Mbps CORSN CS-1008G distribuirá a rede para Smart TV, Playstation 3, Blu-ray Player, WD TV Live, um HTPC que estou montando, e eventualmente mais um dispositivo que também precisem de rede, totalizando 6 dispositivos. São 8 portas, mas uma é a que traz a rede, e outra leva a rede para a edícula, onde futuramente também poderão haver dispositivos que usem rede. Se no futuro precisar de mais pontos ainda na sala, precisarei de um switch com mais portas ou de outro Switch 8 Portas Gigabit Ethernet para ligar em cascata. Ainda bem que na DX eles custam barato.
A propósito, porque um switch Gigabit (10/100/1000) se um switch 10/100 daria conta? A Internet tem apenas 5 Mbps, via rádio, que é o máximo que chega na região, que não tem Internet por ADSL nem por cabo. Mesmo para transmissão de arquivos na rede local, com aplicações como reproduzir na TV da sala um vídeo que está no NAS, a rede de 100 Mbps deve ser suficiente. Mas pela diferença de preços entre um switch 10/100 e o Switch 8 Portas Gigabit Ethernet na DX, compensa apostar no Gigabit e já ficar garantido para o futuro. É o mesmo motivo pelo qual preferi cabo UTP cat6, em vez do onipresente cat5e, que custa quase metade do preço. Com o cat6 eu já fico garantido para uma rede Ethernet de 10 Gbps, para quando os switches dessa velocidade começarem a se popularizar daqui alguns anos. Na ocasião trocarei apenas os switches, sem precisar mexer em cabeamentos embutidos, que é uma tarefa mais complicada.
Para saber mais sobre as características e funcionamento do Switch 8 Portas Gigabit Ethernet 10/100/1000Mbps CORSN CS-1008G, recomendo a leitura do artigo sobre o primeiro deles, para que eu não tenha de repetir aqui tudo que já disse lá. Assim, vou finalizando por aqui o artigo sobre o segundo Switch 8 Portas Gigabit Ethernet 10/100/1000Mbps CORSN CS-1008G, com mais uma recomendação positiva. Compartilhe o artigo com seus amigos se você gostou . Se você também quiser fazer suas compras na DX – DealExtreme, direto de Hong Kong, clique aqui e boas compras.