Master System: Rapid Fire e Joystick Tipo Master


E vamos à continuidade dos artigos sobre consoles clássicos (veja o primeiro da série aqui). No artigo passado mostrei a Pistola Light Phaser. Neste artigo mostro mais dois acessórios do Master System: o Rapid Fire e o Joystick Tipo Master, que é o joystick padrão. Ambos também foram fabricados pela Tec Toy no Brasil.

Rapid Fire

Rapid Fire do Master System

Rapid Fire do Master System

Rapid Fire do Master System

Rapid Fire do Master System

O Rapid Fire serve para adicionar a função turbo a qualquer joystick no Master System. Basta conectá-lo à porta de joystick do console e conectar o joystick ao Rapid Fire. Com a função turbo habilitada, segurar um botão pressionado equivale a ficar pressionando-o repetidamente. É uma função bastante útil para jogos que exigem pressionamento repetitivo dos botões.

Nas várias fotos que vejo das versões de outros países desse acessório vejo dois switches que servem para ativar e desativar a função rapid fire para cada um dos dois botões do controle do Master System individualmente. Mas a Tec Toy bisonhamente não colocou os switches. O espaço deles ficou vazio. Não sei se isso aconteceu com todos os Rapid Fire nacionais. Também não sei se aconteceu em outros países em algum momento. Mas o fato é que sem os switches a função rapid fire fica ativada o tempo todo. Isso limita bastante o uso desse acessório, pois em alguns jogos o rapid fire só é útil para um botão e atrapalha se for utilizado no outro. Por exemplo, se um botão serve para atirar e outro para pular, você só vai querer o rapid fire no botão de tiro. Além disso, em jogos que não precisam do rapid fire é preciso removê-lo em vez de simplesmente desligar os switches.

Não entendo o motivo da Tec Toy ter limado os switches. Cortar custos? Sem os switches a utilidade do Rapid Fire ficou severamente limitada. Pouco usei esse acessório. Hoje não preciso mais dele, pois posso jogar os jogos de Master System com meus joysticks ASCII Rhino, que permitem ligar e desligar o turbo individualmente para cada botão.

Joystick Tipo Master

Joystick Tipo Master do Master System

Joystick Tipo Master do Master System

Joystick Tipo Master do Master System

Joystick Tipo Master do Master System

Joystick Tipo Master do Master System

Joystick Tipo Master do Master System

Joystick Tipo Master do Master System

Joystick Tipo Master do Master System

Joystick Tipo Master do Master System

Joystick Tipo Master do Master System

Joystick Tipo Master do Master System

Joystick Tipo Master do Master System

Este é o joystick padrão do Master System, com o direcional e os dois botões. Meu Master System II veio com um. O outro foi comprado separadamente. Na venda do Master System II acabei ficando com o joystick separado. Apesar de não ter mais o Master System, posso conectar o Joystick Tipo Master no Mega Drive para jogar os jogos de Master System. Inclusive há uns poucos jogos do Master System que não funcionam com o joystick de Mega Drive, e requerem o joystick de Master System. Dois deles são Super Tennis e Great Volleyball, como a própria Tec Toy informa na caixa do joystick e na caixa do adaptador do Mega Drive para jogos de Master System. Possivelmente há outros jogos incompatíveis, mas não foram lançados no Brasil. O motivo dessa limitação eu não sei dizer. Acho que já até investiguei isso, mas não me lembro mais.

O joystick do Master System também tem o diferencial de que o botão direcional pode ser pressionado no meio ativando todas as direções ao mesmo tempo. Isso é útil, por exemplo, para o evento Half Pipe do California Games. Pressionar o direcional no meio acelera o skate tanto quando ele está subindo quanto quando ele está descendo, quando o normal seria pressionar para baixo para acelerar na descida e para cima para acelerar na subida.

Vale destacar que o joystick do Master System é compatível com o Atari 2600. Nesse caso o botão 1 equivale ao único botão do Atari. O joystick do Atari 2600 também funciona no Master System, com o botão 2 ficando ausente. O joystick do Mega Drive funciona no Master System, com botões B e C fazendo a função de 1 e 2. O controle do Master System também funciona no Mega Drive, mas faltando os botões A e Start. Como você pode ter deduzido, o joystick do Mega Drive também funciona no Atari 2600, com o botão B fazendo a função do único botão do Atari 2600, e o joystick do Atari 2600 funciona no Mega Drive, com o único botão fazendo a função do botão B.

A Tec Toy personalizou o joystick da Sega trocando o logotipo dessa segunda pelo dela própria. Traduziu START para INÍCIO e o CONTROL PAD para CONTROLE. Na parte traseira também há a indicação da Tec Toy como fabricante, produzido na Zona Franca de Manaus, etc. É interessante como naquela época as empresas nacionais realmente produziam os produtos, em vez de terceirizar a produção na China como acontece hoje na grande maioria dos casos. A Tec Toy só não fazia no Brasil os controles alternativos (tipo arcade, etc.), provavelmente devido à baixa demanda.

0 0 votos
Article Rating
(Visitado 34 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2014/08/13/master-system-rapid-fire-e-joystick-tipo-master/

Inscrever
Notificar sobre
guest

3 Comentários
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Carlao

Eu tambem comprei o Rapid Fire na época: a grande sacanagem é não ter uma chavinha pra desligá-lo, e voce ter de remover o acessório toda vez…

Kevin

Muito bom. que saudade dessa epoca.

Felipe Felix Pereira de Souza

Só acho interessante a Rapid Fire nos jogos da Light Phaser mesmo, sobre a incompatibilidade dos controles de mega no jogo Great Volley, no meu master II funciona normal, mas no III não…

3
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox