Este Console Sega Genesis (Sega Genesis 1 (Original Model) Console System) foi adquirido na Amazon dos EUA, com o pacote sendo redirecionado para o Brasil pela Shipito. Esta é a 13º vez que utilizo os ótimos serviços da Shipito, veja aqui as outras compras.
Sega Genesis é o nome do Mega Drive nos EUA. Como eu já mencionei algumas vezes aqui no Skooter Blog, eu ainda tenho o Mega Drive III da Tec Toy da minha pré-adolescência, mas ele não foi meu primeiro Mega Drive. Alguns anos antes eu tive um Sega Genesis, o modelo americano original, com a PCB na versão VA6, que acabou sendo vendido alguns anos depois.
Como eu sei que a PCB era a VA6 e que importância isso tem? Já explico. Como eu já expliquei em outro artigo, nem todo Mega Drive tem o som igual, por conta de revisões de placas de circuitos e de componentes internos diferentes. Guias já foram produzidos para identificar qual é a versão da placa de um Mega Drive. E a versão VA6 é a única com o texto “High Definition Graphics” e com TMSS (TradeMark Security System). Esta também foi a última versão antes da revisão com corte de custos que limou a porta EXT (que foi projetada para receber possíveis acessórios mas nunca teve utilidade), tirou o texto “High Definition Graphics” e acabou com som pior na troca de componentes internos.
O “High Definition Graphics” é auto-explicativo. É o texto que aparece no círculo em torno do compartimento de cartuchos. A mudança é apenas estética, mas hoje nos serve para identificar quais são as partes internas do console, essas sim fazem toda a diferença. O TMSS foi um dispositivo de “segurança” introduzido pela Sega a partir do modelo original com PCB VA6. Os consoles com esse dispositivo exibem a mensagem “Produced By or Under License From Sega Enterprises Ltd.” quando o console é ligado. Me lembro bem de meu console ter essa mensagem, assim como também tem o meu Mega Drive III, pois todos os meus conhecidos que possuiam um Mega Drive na época tinham o modelo japonês sem TMSS e que entravam no jogo diretamente. Há quem prefira consoles sem TMSS, mas para mim o Mega Drive sempre foi assim, então é até estranho ver um que não exiba a famosa frase.
A ideia da Sega com o TMSS era impedir que jogos não licenciados, pelos quais a Sega não ganhava nada, executassem no Mega Drive. O TMSS procura a string “SEGA” em algumas posições de memória do jogo. Se encontra, o console mostra a mensagem e executa o jogo. Se não encontra, o jogo não executa. Isso faz com que poucos jogos não licenciados antigos não executem, mas nunca encontrei tais jogos e não vejo isso como um problema, visto que de qualquer forma dá para contornar a proteção com o Mega Everdrive. Com a chegada do TMSS, as fabricantes de jogos não licenciados simplesmente passaram a colocar a string nos locais necessários. A Sega já contava com isso, e nesse caso a estratégia era processar as softwarehouses que faziam jogos não licenciados por violação de copyright. A softwarehouse Accolade foi então processada dessa forma, mas a justiça dos Estados Unidos acabou decidindo que botar a string “SEGA” no código com o objetivo de fazer o jogo funcionar não é violação de copyright. Assim, a Sega perdeu e acabou fazendo um acordo onde a Accolade passou a fazer jogos licenciados, e daí em diante a Sega não processou mais ninguém e os jogos não licenciados tiveram caminho livre.
Vale ressaltar que dispositivos para impedir jogos não licenciados continuam existindo, pois todas as demais gerações até as gerações atuais contam com isso. As fabricantes (Sony, Microsoft, Nintendo) vendem o console com pouco ou nenhum lucro (e no lançamento até com prejuízo) para ganhar depois com os jogos. Essa é a lição deixada pela Atari. Um dos motivos do crash dos videogames no início dos anos 80 foi o fato da Atari não ganhar nada com jogos não licenciados, inclusive os da Activision, fundada por talentosos ex-programadores da Atari, e que acabaram fazendo e vendendo muitos dos melhores jogos do Atari 2600, sem que a Atari recebesse um centavo por isso. Além disso, essa estratégia evita que sejam lançados jogos muito ruins ou jogos com conteúdo inadequado que prejudiquem a imagem do console.
Mas voltando ao Console Sega Genesis, no artigo sobre o som do meu Mega Drive III da Tec Toy eu mencionei que gostaria de ter novamente um Sega Genesis. Não apenas pelo som, pois nesse caso eu poderia ter adquirido um Mega Drive nacional ou mesmo um Genesis qualquer sem caixa e acessórios. Mas para atender bem o quesito nostalgia eu queria que fosse exatamente o modelo que eu tive quando criança.
Por um tempo eu fui navegando no eBay e até encontrei alguns anúncios interessantes, mas a maioria era só o console. Encontrei um modelo com caixa, acessórios e manuais, mas preço nas alturas. Um belo dia resolvi dar uma olhada na Amazon, pois lá existe o MarketPlace, onde diversas lojas e vendedores anunciam produtos usados. No item Console Sega Genesis (Sega Genesis 1 (Original Model) Console System) é possível visualizar as diversas ofertas, a maioria também apenas do console, no máximo com cabos e controles. Mas lá pelas últimas páginas, já desanimando, encontrei o que eu procurava. Eis a descrição original:
Condition: Used – Very Good
Complete in it’s original BOX!! The original Sonic the Hedgehog Bundle. Comes with it original box with all instruction booklets , 1 original 3 button controller , original RF switch , Original AC Power supply , unsed sega push-on transformer & UHF adapter & Sonic the hedgehog game with its original case with instruction booklet. Everything was tested & cleaned. Box does show some wear in areas. **Gift Quality Item** Fast Shipping with Delivery Confirmation!
As poucas fotos do anúncio estavam em baixa definição, mas por elas já deu pra perceber que ele estava mais conservado que o de outros anúncios bem mais caros, tanto da própria Amazon quanto do eBay. E é exatamente o mesmo modelo que eu tive na minha infância, mesma caixa, mesmo cartucho do Sonic, mesmos acessórios. Nos próximos dias sempre dava uma passada no anúncio para ver se esse Sega Genesis ainda estava por lá, até que decidi adquiri-lo antes que outra pessoa o fizesse. Fiz então a compra na Amazon com entrega para meu endereço da Shipito na California, sem impostos estaduais provavelmente por ser o vendedor de outro estado. Da Shipito o pacote foi redespachado para meu endereço no Brasil, através do USPS Priority Mail.
Depois da alegria da aquisição, a próxima alegria foi a de ver a mensagem “Em trânsito para RFB – LIBERADO SEM TRIBUTACAO/BR” no rastreamento. O auditor foi camarada e teve o bom senso de não tributar. Seria muita sacanagem tributar um console antigo fabricado há mais de 20 anos.
Quando a caixa finalmente chegou em minhas mãos, vi que o auditor foi camarada mas bem desconfiado. A caixa foi aberta pela Receita Federal, que decidiu liberá-lo sem tributação após a abertura. A descrição que coloquei foi bem clara e específica: “Pre-Owned Sega Genesis Console”. Era a verdade e nada mais que a verdade. Se fosse algum espertinho tentando passar um Playstation 4 por Mega Drive usado teria se dado mal nessa. Por isso meu conselho é não mentir na descrição, mas apenas usá-la sabiamente, sendo mais genérico quando o produto chama a atenção e mais específico quando a ideia é dizer: “Isso é um videogame, mas é usado e de 20 anos atrás, não seja vacilão e deixe-o passar sem que eu tenha que dar 60% pra Dilma”.
Abri a caixa de papelão externa e então encontrei a caixa do Sega Genesis, o “líder da revolução dos 16 bits”, com o cartucho Sonic The Hedgehog incluso, para mostrar o fabuloso blast processing em toda a sua glória :). A caixa está razoável, não está impecável como a caixa do meu Mega Drive III, mas está bem melhor que a caixa do Atari 2600 que adquiri recentemente.
A surpresa estava guardada dentro da caixa. O isopor está em muito bom estado. E estava tudo lá: manuais, folhetos, e todos os acessórios originais. Console muito bem cuidado, não achei um único arranhão. Tampinha da porta de expansão (Sega CD), tudo intacto. Fios todos presos. Tudo em saquinhos. Tudo muito limpo. Me surpreendi mesmo.
O joystick também está em muito bom estado. Os adaptadores de 75 para 300 ohms e de 300 para 75 ohms nem mesmo foram usados, estão no saquinho original. O cabo de RF e a fonte são originais e também estão em perfeito estado.
O cartucho do Sonic The Hedgehog acompanha o console e não vem solto como é de costume nesses casos, mas sim dentro da caixinha como os demais jogos vendidos separadamente, com a única ressalva do “Not For Resale” que a Sega colocou tanto na caixa quanto no cartucho. O cartucho, a caixa e o manual estão absolutamente impecáveis. Quem não conhece jamais diria que eles tem mais de 20 anos.
Depois de tirar e fotografar tudo chegou a hora de ligar. A conexão foi feita na minha TV CRT com cabo RF, pois esse modelo era acompanhado exclusivamente por esse cabo. Então até o som/imagem acabaram sendo os mesmos que eu vi na minha infância, ainda que involuntariamente, visto que naquela época a minha TV não tinha outra entrada além da de RF. Note que o cabo A/V e cabo SCART RGB do Mega Drive III não servem nesse Sega Genesis, pois a Sega mudou o plug quando lançou o segundo modelo. Enquanto o primeiro modelo usa um plug DIN, o segundo modelo usa um plug mini DIN, então todos os cabos são diferentes. Mas já encomendei um cabo SCART RGB para esse Sega Genesis também e ele está a caminho.
Tudo testado, tudo funcionando. E tenho novamente o mesmo console Sega Genesis do mesmo modelo que tive na minha infância. 🙂 A única diferença mesmo é que o da minha infância já estava transcodificado para PAL-M quando ganhei. E esse utiliza o NTSC original, no qual vai permanecer visto que hoje em dia toda TV brasileira também aceita o NTSC. Quanto ao som, o próximo artigo será sobre ele. Então aguarde…
O meu novo velho Sega Genesis saiu da pequena cidade de Racine, no estado de Wisconsin e atravessou os Estados Unidos via Fedex até chegar no meu endereço da Shipito em Hawthorne na California após uma semana:
Data/Hora | Atividade | LOCALIZAÇÃO | |
19/08/2014 – Terça-feira | |||
11:44 | Remessa entregue | Hawthorne, CA | |
05:04 | Remessa em rota para entrega | CARSON, CA | |
04:54 | Chegou na estação da FedEx | CARSON, CA | |
04:52 | Pacote na estação da FedEx | CARSON, CA | |
01:49 | Deixou a estação da FedEx | BLOOMINGTON, CA | |
18/08/2014 – Segunda-feira | |||
20:05 | Chegou na estação da FedEx | BLOOMINGTON, CA | |
14/08/2014 – Quinta-feira | |||
03:55 | Em trânsito | CHICAGO, IL | |
02:05 | Deixou o local FedEx de origem | CUDAHY, WI | |
13/08/2014 – Quarta-feira | |||
18:22 | Chegou na estação da FedEx | CUDAHY, WI | |
16:19 | Coletado pela Fedex | CUDAHY, WI | |
11:40 | Em posse de FedEx | RACINE, WI | |
Retido na estação da FedEx | |||
12/08/2014 – Terça-feira | |||
15:30 | Informação do Envio enviado à FedEx | ||
E de lá ele seguiu para o Brasil via USPS Priority Mail:
Data | Local | Situação |
16/09/2014 18:11 | CDD [Removido] | Entrega Efetuada |
16/09/2014 09:30 | [Removido] | Saiu para entrega ao destinatário |
15/09/2014 14:29 | CTE CAMPINAS – VALINHOS/SP | Encaminhado |
Encaminhado para CDD [Removido] | ||
11/09/2014 16:48 | CTE BENFICA – RIO DE JANEIRO/RJ | Encaminhado |
Encaminhado para CTE CAMPINAS – VALINHOS/SP | ||
11/09/2014 00:07 | CTCI RIO DE JANEIRO/GEARA – RIO DE JANEIRO/RJ | Encaminhado |
Em trânsito para CTE BENFICA – RIO DE JANEIRO/RJ | ||
11/09/2014 00:06 | UNIDADE DE TRATAMENTO INTERNACIONAL – BRASIL | Conferido |
Liberado pela alfândega | ||
04/09/2014 15:09 | CTCI RIO DE JANEIRO/GEARA – RIO DE JANEIRO/RJ | Encaminhado |
Em trânsito para RFB – LIBERADO SEM TRIBUTACAO/BR | ||
03/09/2014 07:35 | UNIDADE TRAT INTERNACIONAL RIO JANEIRO – RIO DE JANEIRO/RJ | Encaminhado |
Em trânsito para FISCALIZACAO ADUANEIRA – FISCALIZACAO ADUANEIRA/BR | ||
03/09/2014 07:34 | UNIDADE TRAT INTERNACIONAL RIO JANEIRO – RIO DE JANEIRO/RJ | Conferido |
Recebido/Brasil | ||
22/08/2014 04:33 | ESTADOS UNIDOS | Encaminhado |
Em trânsito para UNIDADE DE TRATAMENTO INTERNACIONAL – BRASIL | ||
22/08/2014 04:31 | ESTADOS UNIDOS | Conferido |
Recebido na unidade de exportação | ||
20/08/2014 19:39 | ESTADOS UNIDOS | Postado |
20/08/2014 19:39 | ESTADOS UNIDOS | Postado |
Também é possível fazer o rastreamento pela própria USPS:
DATE & TIME | STATUS OF ITEM | LOCATION | ||||
---|---|---|---|---|---|---|
September 16, 2014 , 6:11 pm | Delivered | BRAZIL | ||||
| ||||||
September 11, 2014 , 12:06 am | Customs clearance processing complete | BRAZIL | ||||
September 3, 2014 , 7:35 am | Customs Clearance | BRAZIL | ||||
September 3, 2014 , 7:34 am | Processed Through Sort Facility | BRAZIL | ||||
August 22, 2014 , 4:33 am | Processed Through Sort Facility | ISC LOS ANGELES CA (USPS) | ||||
August 22, 2014 , 4:31 am | Arrived at Sort Facility | ISC LOS ANGELES CA (USPS) | ||||
August 20, 2014 , 7:39 pm | Shipment Accepted | LOS ANGELES, CA 90052 | ||||
August 20, 2014 | Pre-Shipment Info Sent to USPS |
E aqui o resumo dos gastos com a Shipito:
Mailout fee: | $1.00 |
Special requests: | $1.00 |
Postage: | $62.89 |
(Carrier) | ($60.30) |
(Bank fee 4.3%) | ($2.59) |
Insurance: | $3.37 |
TOTAL: | $68.26 |
E o detalhamento:
Sender name: | ||||||||||
Package content: | ||||||||||
Package type (for Customs): | gift | |||||||||
Customs declaration: |
| |||||||||
Weight: | 7.45 lbs | |||||||||
Insured amount: | [Removido] | |||||||||
Shipping method: | USPS Priority Mail | |||||||||
Mailout fee: | $1.00 (Small package (up to 30lbs)) | |||||||||
Repacking fee: | $0.00 | |||||||||
Storage fee: | $0.00 | |||||||||
Special requests: | $1.00 | |||||||||
Postage: | $62.89 | |||||||||
Insurance: | $3.37 | |||||||||
TOTAL: | $68.26 |
E estas são as fotos que a Shipito tirou e me enviou logo que o pacote chegou lá:
E a tabela-resumo da compra:
Nome do Produto: | Console Sega Genesis |
Nome Original: | Sega Genesis 1 (Original Model) Console System |
Loja: | Amazon |
Valor: | US$ 129,99 |
Valor atual: | – |
Forma de Pagamento: | Cartão de Crédito / Débito Pré-Pago Mastercard da Payoneer |
Tipo de Frete: |
|
Valor do Frete: |
|
País de Origem do Pacote: | EUA |
Data de Compra: | 11/08/2014 (Amazon) |
Data de Envio: |
|
Data de Entrega: |
|
Tempo em Trânsito: |
|
Conteúdo Declarado: | Pre-Owned Sega Genesis Console |
Tipo de Conteúdo Assinalado: | Gift |
Valor Declarado: | – |
Tributado: | Não |
Valor Tributável: | – |
Valor do Imposto: | – |
E vou encerrando por aqui o artigo sobre o meu mais novo clássico Console Sega Genesis (Sega Genesis 1 (Original Model) Console System) com uma avaliação positiva para a loja NEWWAVEGAMES que vende pelo Market Place da Amazon e mais uma avaliação positiva para a Amazon e para a Shipito. Não se esqueça de compartilhar o artigo com seus amigos se você gostou. Boa diversão e boas compras.
Great sick minds think alike. Eu te falei que tinha um Genesis II americano, peguei um Mega Drive III nacional (com a placa mãe do som menos horrivel), e não aguentei e… tem umas duas semanas, peguei um Mega Drive Japones do primeiro pro segundo modelo. Não sei ainda a revisão da placa, mas tem o “High Definition Graphics” e o “AV Intelligent Terminal”, alem do escrito “16-BIT” bem grandão. Tem a porta EXT atrás, e tem o TMSS tambem (queria que não tivesse, mas tudo bem).
Pois é. Quando fiz o outro artigo ainda estava na dúvida se ia atrás de outro Mega Drive. Não imaginei que eu fosse achar exatamente o modelo que eu queria, com áudio melhor, caixa e acessórios. Agora parei com Mega Drives. 🙂 Apesar que ainda gostaria de ter um 32X e um Sega CD.
[…] Amazon via Shipito: Console Sega Genesis modelo original, completo, na caixa […]
[…] Amazon via Shipito: Console Sega Genesis modelo original, completo, na caixa […]
[…] Amazon via Shipito: Console Sega Genesis modelo original, completo, na caixa […]
[…] primeiro lugar, decidi que não há necessidade de manter o Sega Genesis e o Mega Drive III instalados na mesma TV. Eu acabaria utilizando apenas o Sega […]
[…] o melhor upscaler para consoles antigos, então estou utilizando-o em conjunto com meu Sega Genesis (Mega Drive), meu Super Nintendo, meu Playstation One e meu Atari […]
[…] atrás, resolvi limpar e guardar o meu Mega Drive III. Eu já tenho o meu Sega Genesis, conectado em uma TV LCD de 46″ através do Framemeister XRGB Mini, e é nele que executo os […]
[…] Sega Genesis – o modelo norte-americano do Mega Drive, console que tem o processador original do Master System, permitindo jogar os jogos de Master sem emulação. […]
[…] então não é preciso ficar aguardando o lançamento da loja britânica. Eu prefiro continuar com meu Mega Drive original e continuo recomendando o combo Mega Drive + Mega Everdrive + Cabo SCART RGB + Framemeister para […]
[…] de já ter o meu Sega Genesis, com cabo RGB e Framemeister, fiquei bastante interessado no Mega Sg. Seria uma forma de eliminar […]
[…] então ele é o controle padrão no meu Sega Genesis. Decidi que compraria um segundo Joyzz, para o segundo jogador, mas esperaria por uma nova […]
[…] meu Analogue Mega Sg, do qual falarei em breve aqui no Skooter Blog. Também posso usa-lo com o meu Sega Genesis, meu Mega Drive III, meu Master System II, e até mesmo no PC, com cabo USB, ou sem fio com uso de […]
[…] quanto clássicos. O Mega Drive é mais um de meus preferidos. Meu terceiro videogame foi um Sega Genesis, modelo norte-americano do Mega Drive, que ganhei lá no início dos anos 90. Ele acabou sendo […]
[…] O Cabo de Áudio e Vídeo RCA para Mega Drive e Sega Genesis (modelo 1) foi adquirido na AliExpress, loja funline Store, para uso com o meu Sega Genesis. […]
[…] Sega Genesis – o modelo norte-americano do Mega Drive, console que tem o processador original do Master System, permitindo jogar os jogos de Master sem emulação. […]
[…] Sega Genesis – o modelo norte-americano do Mega Drive, console que tem o processador original do Master System, permitindo jogar os jogos de Master sem emulação. […]
[…] princípio eu imaginei que pudesse ser algum problema no meu Sega Genesis, afinal o bichinho já tem uns 28 anos desde que foi […]
[…] que fizemos o mesmo pela Sega, mas eu me recordo que os Sega Genesis no Brasil eram exceção. Eu tive um, mas não conheci ninguém além de mim que tinha. A maioria dos Mega Drive que meus colegas tinham […]
[…] implementa um Sega CD em FPGA, ou seja, ele é capaz de executar todos os jogos do Sega CD em um Mega Drive ou Analogue Mega Sg à partir de um cartão […]
[…] MegaSD foi adquirido na Stone Age Gamer. É um cartucho para Mega Drive que tem uma FPGA Xilinx Spartan 6 e implementa o hardware completo do Sega CD. Ele também […]