Snoopy and the Red Baron


Snoopy and the Red Baron do Atari 2600 é mais um daqueles jogos que eu não tive, mas joguei bastante porque um colega tinha e me emprestou por um bom tempo. O cartucho, muito provavelmente não licenciado, era bem diferente dos demais. Não consegui encontrar uma única foto na internet, então vou tentar descrever: o cartucho era menor e mais fino. Apenas a parte de baixo, que encaixava no console tinha, o tamanho normal. Mas a parte que ficava fora do compartimento de cartuchos era fininha, provavelmente acompanhando o tamanho da PCB.

Confesso que nas primeiras vezes que joguei Snoopy and the Red Baron, eu não conseguia identificar o Snoopy. Na minha cabeça era um robô esquisito que eu estava controlando. Talvez porque as TVs em que eu jogava na época tinham uma definição sofrível, até mesmo para um sprite de Atari 2600, a minha inclusive era preto-e-branco. Talvez porque a imagem do Snoopy sobre uma casinha não estava na minha cabeça, apesar de eu assistir o Snoopy na minha infância. Me questionava porque o jogo tinha Snoopy no nome se não tinha nada a ver. Acho que foi só quando joguei nos emuladores que caiu a ficha e consegui enxergar o Snoopy ali.

Snoopy and the Red Baron que conheci em meados de 1988 (provavelmente) foi lançado pela Atari em 1983. Nele o Snoopy voa em sua casinha em uma batalha aérea contra o barão vermelho, tal qual nas tirinhas e como visto em alguns especiais da TV, como o It’s The Great Pumpkin, Charlie Brown, de 1966. O objetivo é derrubar o barão vermelho, e também capturar os alimentos que ele deixa cair de vez em quando. É preciso cuidado para não ficar na mira do barão vermelho, pois ele também atira na casinha e pode derrubá-la. O botão aciona uma metralhadora de curto alcance quando pressionado continuamente, e tiros de longo alcance quando o botão é solto, o que contribui para criar dinâmicas e estratégias diferentes.

No modo padrão o Snoopy começa com 4 casinhas. Se uma casinha for atingida 8 vezes, ela é derrubada. O barão vermelho também precisa de 8 tiros para ser abatido. É preciso abater 4 barões para completar a fase. Iniciando outra fase a casinha do Snoopy é restaurada. Capturando 3 de cada tipo de alimentos que o barão derruba ganha-se uma nova casinha. Derrubando 50 barões ganha-se um barão dourado. Há outros modos de jogo, dois mais difíceis e um mais fácil, que podem ser acessados pela chave “Game Select”.

Hoje que consigo enxergar o Snoopy e todos os detalhes vejo que o jogo é bem feito. O efeito de “zoom” do barão vermelho, os buracos de bala na casinha, parece que a Atari prestou atenção nos detalhes. Os efeitos sonoros e musiquinhas eventuais também são legais.

Snoopy and the Red Baron

Snoopy and the Red Baron

Depois que se pega o jeito, o jogo fica fácil. Joguei por quase 1 hora e consegui derrubar 100 barões, não perdi nenhuma casinha e ganhei 3 casinhas extras. Com dois barões dourados parei de jogar porque minha mão já estava doendo. Na minha infância podia jogar o dia todo que não doía, é a idade chegando :(. O jogo aparentemente não tem fim, mas fiquei curioso para saber o que aconteceria se eu enchesse a tela de barões dourados, ou até quanto iria o placar que estava em 25.600 quando parei de jogar. Mas como não dá para passar a vida jogando, serei obrigado a ficar com a curiosidade. 🙂

Quer descansar um pouco as mãos? É só não pressionar o botão na tela de contagem de barões derrubados e alimentos recuperados. Em poucos segundos começa até uma “marchinha de descanso” para você ouvir enquanto descansa. Mas cuidado, descanse demais e o jogo termina. Isso mesmo, ele termina como se você tivesse perdido! Por que o programador fez isso eu não sei dizer. Então não dá mesmo para jogar até o “fim” nem que seja aos poucos. Com o meu Atari 2600 que tem o mod de pausa, ou com emuladores com savestate até daria, mas vou deixar essa tarefa para você leitor. 🙂

Aliás, um parenteses, eu gosto de tentar superar recordes, como já fiz com o Enduro, competir com os amigos, participar de rankings, etc. Mas só acho graça nisso quando superar o recorde é um desafio que exige habilidade. Não vejo muita graça quando um recorde é só uma questão de tempo e paciência. Em muitos jogos, infelizmente, conseguir a pontuação máxima, por exemplo, é só uma questão de ficar repetidamente voltando e fazendo inimigos reaparecem para derrotá-los novamente e, assim, ir aumentando os pontos até chegar no 999.999 ou algo parecido. As vezes é só ficar repetindo a mesma fase milhares de vezes, recolhendo uma vida extra para em seguida se suicidar e começar de novo. Isso tudo eu acho um tanto sem graça, pois só requer tempo e paciência, nada de habilidade. Lembro dos tempos em que eu recebia o jornalzinho do finado Master Club da Tec Toy que tinha lá a lista de recordes e muitos deles só poderiam ter sido obtidos dessa forma. Eu até admirava, mas hoje só penso: haja tempo e paciência!

É curioso também lembrar de como funcionava a comprovação de tais recordes. Você conseguia a façanha e tirava uma foto da TV, com sua câmera de filme químico, obviamente, e sem usar o flash (erro comum de principiantes). Revelava a foto e mandava lá para a Tec Toy ou para alguma revista de games registrar seu recorde. Imagine isso hoje, em tempos de câmeras digitais, alterações em Photoshop, ROMs alteradas, etc. Como provar um recorde? Com emuladores é praticamente impossível, já que as ferramentas de speedrun estão aí. No hardware real como fiz com o Enduro, capturando o jogo todo, talvez seja um pouco mais complicado fraudar um resultado, mas não deve ser impossível.

E para fechar, deixo o vídeo em que joguei até conseguir os dois barões dourados, gravado como de costume no hardware real do Atari 2600, sem emulação:

E eis alguns dos itens que foram utilizados para fazer a gravação do gameplay do Snoopy and the Red Baron:

  1. Elgato – Game Capture HD60
  2. Atari 2600 VCS dos EUA com S-Video, Vídeo Composto, Áudio Estéreo e Pausa
  3. Framemeister XRGB Mini
  4. Harmony Cartridge
  5. Joystick CX40
0 0 votos
Article Rating
(Visitado 2 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2015/04/16/snoopy-and-the-red-baron/

Inscrever
Notificar sobre
guest

1 Comentário
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Ulisses 8Bits

É um jogo muito bonito graficamente. E a questão dos furos na casinha é algo incrível para um Atari fazer. Além disso tem a questão das músicas, da tela de transição que conta barões derrubados, a variação de tiros etc. É de fato um jogo muito bom. Embora na época que preferisse jogar mais os clássicos como River Raid e Enduro, além de Keystone Kapers. Tem uma curiosidade. Os movimentos do Barão Vermelho do Atari, voos curtos e sinuosos, são exatamente os mesmos movimentos que o avião real, do barão vermelho real fazia. O avião era bom em manobras deste tipo.

1
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox