set 30 2015

Modem Vivo WiFi em Modo Bridge – Datacom DM2270 ADSL 2FT + 2I – Askey RTA9211W (RTL8676) 2-Port ADSL

Como eu comentei rapidamente no artigo sobre o DPS Protetor Contra Raios p / Cabos Clamper, assino um provedor local de Internet por fibra óptica, que é a melhor opção que tenho em minha região. Mas não estava muito satisfeito com a estabilidade, então assinei também o Vivo Internet Fixa, em ADSL (o antigo Speedy), pois a Vivo não atende minha região com fibra óptica. Assim com dois provedores não muito confiáveis eu faço uma conexão confiável e ainda tenho uma vazão somada maior.

O modem que recebi da Vivo foi o WiFi da Datacom, modelo DM2270 ADSL 2FT + 2I, plataforma Askey RTA9211W (RTL8676) 2-Port ADSL. Na interface web o que aparece é um wizard que não dá praticamente nenhuma opção de configuração, mas o técnico deu a dica: acessar o modem pela URL http://192.168.1.1/padrao, usando o usuário admin e a senha que são os 4 últimos dígitos do endereço MAC do modem. Com isso é possível fazer algumas configurações, mas ainda assim elas são um tanto restritas, e colocar o modem em modo bridge não era uma opção disponível, infelizmente.

Modem Datacom, modelo DM2270 ADSL 2FT + 2I, plataforma Askey RTA9211W (RTL8676)

Modem Datacom, modelo DM2270 ADSL 2FT + 2I, plataforma Askey RTA9211W (RTL8676)

Eu prefiro o modem em modo bridge pois já tenho um bom roteador, que é o ASUS RT-AC68U Dual Band Gigabit Router 802.11ac Wireless-AC1900. Deixar dois roteadores na rede e ter duplo NAT é algo que eventualmente traz problemas, principalmente com jogos online. Até pensei em usar outro modem, mas esse Datacom consegue alcançar taxas maiores que o TP-Link TD-8816, que seria a alternativa que eu tenho em casa.

Mas recentemente aprendi que dá para desbloquear todo o potencial do Datacom DM2270 ADSL 2FT + 2I e ter acesso a configurações mais avançadas, inclusive a configuração com bridge. O procedimento está neste blog. É para o Coletek W-N2120, utilizado no Vivo Fibra, mas também funciona perfeitamente no Datacom DM2270 ADSL 2FT + 2I. A ideia é acessar diretamente uma URL no modem que permite baixar um arquivo com todas as configurações (um backup), fazer uma pequena alteração e subir as configurações de volta para o modem (restore). Há um pequeno programa que ajuda nesta tarefa, o Telnet2764 (Sagecom 2864 Tool). Ele baixa as configurações, permite editá-las e subi-las novamente. A ideia é achar o seu usuário (admin se você não alterou) nas configurações. A string é ‘(username(admin))’. Logo abaixo tem o papel dele ‘(role(home))’. É só alterar o papel de ‘home’ para ‘super’. Aí basta subir a configuração de volta para o modem e pronto. No próximo acesso a interface web já estará completa com todas as opções.

Tela inicial do Datacom DM2270 ADSL 2FT + 2I após o desbloqueio

Tela inicial do Datacom DM2270 ADSL 2FT + 2I após o desbloqueio

Para configurar como bridge, primeiramente desabilitei a conexão PPPoE feita pelo próprio modem. Apenas usei o botão “Desabilitar” no menu “Conexão com a Internet”, submenu “Configurações”, como mostra a tela abaixo:

Desabilitando a conexão PPPoE no Datacom DM2270 ADSL 2FT + 2I

Desabilitando a conexão PPPoE no Datacom DM2270 ADSL 2FT + 2I

Por fim, é preciso entrar em “Sistema”, depois “Conexões da Rede”, clicar em “Lan Bridge” e, finalmente, em “Ponte”. Ali aparecem três caixas marcadas, a do switch LAN (as duas portas LAN) e as duas conexões de access point WiFi. A conexão WAN ETHoA está desmarcada, é só marcá-la e pronto. A porta WAN já terá uma ponte com as portas LAN. Daí é só ligar uma porta LAN do modem no roteador e configurar a conexão PPPoE no próprio roteador.

Criando a ponte no Datacom DM2270 ADSL 2FT + 2I

Criando a ponte no Datacom DM2270 ADSL 2FT + 2I

Configurando a conexão PPPoE da Vivo Internet Fixa no roteador

Configurando a conexão PPPoE da Vivo Internet Fixa no roteador

Vale lembrar que usando o modem como bridge, a interface do modem fica inacessível pela rede, pois ele está fora da LAN do roteador, ainda que seu IP esteja na mesma faixa. Também não adianta colocar o IP em outra faixa, pois nesse caso o roteador vai encaminhar os pacotes para o gateway. A solução, no caso do ASUS RT-AC68U, é criar um segundo IP para a porta WAN do roteador e colocá-lo na LAN. Uma forma de fazer isso é logar no roteador via SSH e digitar:

Esta configuração é com o roteador no modo Dual WAN e com o modem na WAN2. Para outras configurações é só alterar o ‘vlan3’ para a vlan correta. Essa configuração precisa ser refeita sempre que o roteador é reiniciado. Uma forma de automatizar isso é usar o firmware RMerlin e criar um script chamado nat-start em /jffs/scripts com o seguinte conteúdo:

É importante que nat-start esteja executável:

Para outros roteadores talvez não seja possível fazer esse tipo de configuração. Nesse caso uma solução é ligar a segunda porta LAN do modem a uma porta LAN do roteador. É importante nesse caso desabilitar o servidor DHCP do modem:

Desabilitando o servidor DHCP do Datacom DM2270 ADSL 2FT + 2I

Desabilitando o servidor DHCP do Datacom DM2270 ADSL 2FT + 2I

É interessante notar que ao conectar uma porta LAN do modem a uma porta LAN do roteador, o modem já pedirá um IP ao roteador. Assim o modem fica com dois IPs, o fixo (192.168.1.1 por padrão) e o que ele adquiriu do roteador. Convém configurar o roteador para sempre dar o mesmo IP para o modem no DHCP para facilitar os futuros acessos. No meu caso deixei o 192.168.0.4 para o modem, e agora é assim que eu acesso sua interface na rede interna, utilizando um TP-Link TL-R470T v4, que agora faz a função de roteador e Load Balancer na minha rede, deixando o ASUS RT-AC68U apenas como access point e switch (falarei mais disso em um próximo artigo).

Datacom DM2270 ADSL 2FT + 2I com o IP fixo e o adquirido do roteador

Datacom DM2270 ADSL 2FT + 2I com o IP fixo e o adquirido do roteador

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2015/09/30/modem-vivo-wifi-em-modo-bridge-datacom-dm2270-adsl-2ft-2i-askey-rta9211w-rtl8676-2-port-adsl/

Deixe um comentário

45 Comentários em "Modem Vivo WiFi em Modo Bridge – Datacom DM2270 ADSL 2FT + 2I – Askey RTA9211W (RTL8676) 2-Port ADSL"

Notificar sobre
avatar
Ordenar por:   mais novos | mais velhos | mais votados