Sky com Splitter HDMI não funciona com áudio Dolby 5.1


Este problema ocorre com o Decodificador Sky HDTV Plus SHR23 e o Splitter HDMI de 1 entrada para 4 saídas HUIYISHUN, mas possivelmente afeta também outros decodificadores e outros splitters. Eu só notei o problema após a instalação do SHR23, mas é possível que já ocorresse antes e eu não tenha percebido.

A minha instalação é a seguinte: a saída HDMI do decodificador da Sky está conectada à entrada do Splitter HDMI. A primeira saída do Splitter HDMI está conectada ao Receiver Yamaha RX-A830, e a segunda saída do Splitter HDMI está conectada ao Conjunto Extensor HDMI, que leva imagem e som da Sky até outra TV mais distante (ponto escravo).

O problema é que com essa configuração, o áudio da Sky estava chegando no Receiver  apenas como PCM 2.0, mesmo quando a opção Dolby Digital estava ligada no decodificador da Sky. Percebi que ligando a Sky diretamente no receiver este problema não ocorre e ele consegue reproduzir som Dolby 5.1 e Dolby 2.0 corretamente nos canais que oferecem áudio com essa codificação. O problema também não ocorria deixando apenas o receiver conectado ao splitter.

A solução que encontrei foi bastante simples, apenas inverti as saídas do Splitter HDMI, passando a ligar a primeira no Conjunto Extensor HDMI e a segunda no Receiver Yamaha RX-A830. Dessa forma os áudios Dolby 5.1 ou Dolby 2.0 começaram a chegar corretamente no receiver. Aparentemente a segunda porta tem prioridade na hora de negociar o áudio suportado, ou algo parecido.

Quanto ao ponto escravo, ele não tem um receiver. Imaginei que a TV poderia ficar sem som por conta de não conseguir decodificar o áudio Dolby 5.1, mas isso não aconteceu. Não sei se ela está decodificando o áudio Dolby 5.1 ou se o áudio PCM também está sendo transmitido em paralelo com o Dolby, de forma que o receiver usa o Dolby e a TV do ponto escravo usa o PCM.

Receptor Sky SHR23 e Splitter HDMI

Receptor Sky SHR23 e Splitter HDMI

0 0 votos
Article Rating
(Visitado 23 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2016/02/13/sky-com-splitter-hdmi-nao-funciona-com-audio-dolby-5-1/

Inscrever
Notificar sobre
guest

7 Comentários
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Polter

Uma sugestão: Como vc disse que é um cliente antigo da Sky, voce poderia pedir o cancelamento, assim eles geralmente abrem negociação e voce poderia pedir um ponto extra para nao ter que usar essa gambiarra do ponto escravo e também conseguir descontos ou pacote melhor.

Eu tb assino NET há mais de 10 anos e pedi pra cancelar há pouco tempo, eles dobraram minha internet de 60mb para 120mb e me deram um pacote melhor, e como o preço ficou pouca coisa a mais do que eu pagaria só pela internet fora do combo, eu acabei aceitando a proposta, mesmo tendo inúmero canais inuteis na TV, na verdade além dos abertos, só assisto PFC e os canais de esporte. Filmes, séries, etc, apesar de ter pagar pelos canais no pacote, eu prefiro por torrent.

Polter

Antigamente o APP da NET para dispositivos móveis tinha uma função bem interessante que funcionava como controle remoto usando o wifi. Isso sumiu e nunca mais voltou. Vendo seu post, não duvido nada que a net tenha tirado essa funcao justamente para não facilitar o uso desse ponto escravo. Operadoras sacanas.

Thiago Tonin

amigo, se vc puder me ajudar, eu nunca consegui fazer o 5.1 através de splitter, eu não entendi direito o q vc fez para conseguir, mas olha como é o meu caso, tenho uma tv na sala onde esta o aparelho da sky, esse que grava, um modelo posterior, mas eu já tive o anterior e dava a mesma coisa… então, tenho 4 tvs ligadas ao splitter e o splitter ligado na sky, se ligo direto o cabo do meu quarto na sky (onde tenho um HT) o áudio sai 5.1, tudo ok… problema é q se através do splitter não tem jeito, só sai 2.0… como eu conseguiria resolver isso? não consegui encaixar sua solução para o meu caso… abraço

Thiago Tonin

Amigo, se vc puder me ajudar, tenho um aparelho da sky mais novo q o teu, mas já tive o teu ai da foto e dava a mesma coisa, tenho um splitter com 4 saídas hdmi e ele não transmite o áudio 5.1 para as saídas, na verdade tenho apenas uma saída com HT 5.1 (meu quarto), as outras são tvs normais, então não faz diferença 2.0 ou 5.1, bom, eu não entendi tua solução, se puder me ajudar e dizer o que eu poderia fazer para que chegue na tv com o HT o áudio 5.1 eu ficaria agradecido.
Obs. O áudio 5.1 só sai no HT se eu ligar direto o cabo hdmi no aparelho da sky… ou seja, não é o cabo, não é a tv e não a sky, é alguma coisa do splitter que ignora a distribuição do 5.1 para as saídas acredito!

7
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox