Super Soccer Champ – Super Nintendo


Super Soccer Champ foi o primeiro jogo de futebol que eu joguei no Super Nintendo, provavelmente em meados de 1993. Foi desenvolvido e publicado pela Taito e lançado no Japão em 1992 com o nome de Hat Trick Hero. Assim como Goal!, é mais um dos jogos de futebol da primeira geração no Super Nintendo e, portanto, menos refinado que títulos como Striker e Super Formation Soccer, e tantos outros que vieram depois.

Super Soccer Champ é o nome que o jogo recebeu na América. A versão japonesa, que é a original, é conhecida como Hat Trick Hero, como já mencionei, enquanto a versão europeia é conhecida como Euro Football Champ. Mas só conheci essas duas outras versões recentemente. Lá nos anos 90 o Super Soccer Champ era a única versão na locadora que eu frequentava. Hat Trick Hero ganhou uma continuação em 1994, chamada Hat Trick Hero 2, que aparentemente só foi lançada fora do Japão. Também só conheci essa continuação recentemente, já com o SD2SNES.

Super Soccer Champ - Super Nintendo

Super Soccer Champ – Super Nintendo

Hat Trick Hero do Super Nintendo na verdade foi portado do arcade de mesmo nome, lançado pela Taito em 1990, e que eu conheço hoje graças ao MAME, pois não me recordo de te-lo visto nas máquinas dos anos 90. Porém, eu nunca fui um grande frequentador de fliperamas e sempre joguei mais nos consoles. O arcade ainda ganhou novas versões: Hat Trick Hero ’93, Hat Trick Hero ’94, e Hat Trick Hero ’95, todas as quais eu também só conheci através do MAME.

Super Soccer Champ - Super Nintendo

Super Soccer Champ – Super Nintendo

A versão do Super Nintendo é bastante fiel ao arcade, mantendo inclusive o tempo único, sem intervalo e sem mudança de campo. É claro que os gráficos e o som foram simplificados, mas a essência do jogo se manteve no console.

Super Soccer Champ - Super Nintendo

Super Soccer Champ – Super Nintendo

Super Soccer Champ investe em alguns elementos engraçados, como o exagero nas faltas, o árbitro gordinho que cai o tempo todo, e a bola atingindo o câmera atrás do gol. Essa última ficou de fora na versão do Super Nintendo, pois o pessoal que fica atrás do gol foi eliminado na conversão. O estilo lembra o do Super Sidekicks, cuja série fez sucesso nos arcades e no Neo Geo a partir de 1993. Esse sim eu cheguei a jogar nas máquinas.

Super Soccer Champ - Super Nintendo

Super Soccer Champ – Super Nintendo

A jogabilidade do Super Soccer Champ é boa. O som durante o jogo é o da torcida, sem música, exceto quando sai um gol em que ouvimos um pequeno trecho sonoro e vemos uma animação dos jogadores comemorando. Há vozes digitalizadas na abertura, no início do jogo, nas faltas e nos gols.

De início o jogo oferece um grau de dificuldade considerável, mas há um ponto no gramado onde todo chute é gol. Uma vez que descobrimos esse ponto as goleadas se tornam naturais e o jogo se torna fácil demais. São 7 partidas, como em uma Copa do Mundo, porém é preciso vencer todos os jogos para ir prosseguindo até o título. Na primeira locação já terminei o jogo e ele entrou na quarta posição da listinha de jogos terminados do Super Nintendo da minha infância, no caderno que guardo até hoje.

A listinha de jogos terminados da minha infância, com o Super Soccer Champ na posição 4

A listinha de jogos terminados da minha infância, com o Super Soccer Champ na posição 4

E na minha primeira partida séria após quase 25 anos eu consegui encontrar o “ponto máginco” e ser campeão novamente. Eis aí então o meu longplay do Super Soccer Champ levando o Brasil ao título (hoje em dia é só no videogame mesmo), gravado no Super Nintendo de verdade e com imagem RGB com upscale para 1080p (Full HD) feito pelo Framemeister XRGB Mini e capturado pelo Elgato – Game Capture HD60 como de costume. Um glitch no gráfico que altera as cores do gramado se fez presente em vários momentos. Não me lembro dele lá nos anos 90 e não sei dizer porque ele ocorreu.

Para encerrar, segue a lista dos itens que foram utilizados para fazer a gravação do longplay de Super Soccer Champ, e que já foram mostrados aqui no Skooter Blog:

  1. Elgato – Game Capture HD60 – para a captura do vídeo em formato digital em Full HD e 60fps.
  2. Super Nintendo – modelo norte-americano
  3. Framemeister XRGB Mini – fazendo o upscale da imagem do Super Nintendo para 1080p Full HD.
  4. SD2SNES – o cartucho “mágico” que lê meus jogos a partir de um simples cartão SD e funciona tal qual os cartuchos originais.
  5. Cabo SCART RGB para Super Nintendo (CSYNC) com upgrade para Multicore Coax – levando a imagem RGB, melhor imagem possível de se extrair de um Super Nintendo com hardware original, para o Framemeister.
0 0 votos
Article Rating
(Visitado 23 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2016/02/17/super-soccer-champ-super-nintendo/

Inscrever
Notificar sobre
guest

4 Comentários
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Polter

Legal. Eu curtia muito esses games de futebol do master system e do snes quando era criança mas eu mal lembro os nomes dos jogos. Na sua infancia vc já se interessava nesses detalhes, pesquisar quando e onde o jogo foi lançado, etc?

@wilsonmarq

Olá, eu estava fazendo de tudo para lembrar o nome desse game.
Também foi o primeiro jogo de futebol que joguei no Super Nintendo.
Na minha infância eu tinha esse cartucho para o Super Nintendo, e acredite, joguei fora porque achava os gráficos muito ruins já naquela época.
Arrependido, há um tempo atras eu quis recuperar os jogos que eu joguei naquela época, porém esse eu não lembrava o nome, apenas recordava da música de abertura do game.
Comprei novamente a fita Super Soccer Champ que eu tinha jogado fora e também a versão japonesa Hat Trick Hero.
Foi muito bom jogar novamente esse game e relembrar aquele tempo depois de tantos anos.
Parabéns pela postagem e muito obrigado!!!

Barreto

Esse jogo tinha um macete que o jogador executava um “super shoot”, como fazia mesmo?
Tenho jogado com meu filho no Super Game Box, ele adora, principalmente quando o juiz cai! kkkkk

4
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox