dez 26 2016

Ganchos Adesivos Transparentes Pequenos

Neste artigo falo sobre duas cartelas de Ganchos Adesivos Transparentes Pequenos, adquiridos no Submarino. Foram adquiridos para pendurar caixinhas de som (satélites), mas acabaram tendo outro uso.

Motivação

Como já mencionei brevemente no artigo sobre o Decodificador e Extrator de Áudio HDMI para HDMI, SPDIF e Analógico 5.1, e também no artigo sobre a Smart TV Panasonic Viera 40″ – TC-40DS600B, essa Smart TV Panasonic, que está em meu home office, não é capaz de decodificar Dolby Digital, como transmitido pelo Sky em alguns canais, ao contrário do que fazem as TVs da Sony.

Assim, para ter som na Sky eu preciso configurar o decodificador para transmitir apenas áudio PCM. Mas acontece que o ponto onde está a Smart TV Panasonic é um ponto escravo, feito com um Extensor HDMI Lenkeng LKV375 HDBaseT por Par Trançado Único. O ponto principal está ligado no meu receiver Yamaha RX-A830, de modo que preciso que o decodificador da Sky transmita o áudio em Dolby Digital para que eu possa aproveitar o áudio 5.1 nos canais que o oferecem, quando estou assistindo no ponto principal.

A primeira solução que imaginei foi com o Decodificador e Extrator de Áudio HDMI para HDMI, SPDIF e Analógico 5.1, mas ela falhou por conta deste equipamento não funcionar como deveria. Minha segunda opção foi utilizar um receiver que estava sem uso aqui, de um kit HT-in-a-box Onkyo HT-S5400. Este receiver havia apresentado problemas nas portas HDMI no passado, de modo que foi substituído primeiramente pelo Yamaha RX-V675 e depois pelo Yamaha RX-A830. Mas as caixas desse kit continuaram sendo utilizadas em minha sala.

Após alguns anos, resolvemos reparar o receiver Onkyo. Ele estava sem uso, até que resolvi ligá-lo à Smart TV Panasonic. Com um pouco de gambiarra até dá para fazê-lo apenas decodificar o áudio e enviá-lo para a própria TV em PCM, mas era uma configuração complicada que precisava ser refeita toda vez. Resolvi então usar algumas caixinhas de um antigo kit Creative Inspire 5200, que eu também tinha parado por aqui. Sei que ele é bem fraquinho, mas imaginei que não poderia ser pior que o som da própria TV. Usei as caixinhas dele diretamente no receiver e o subwoofer dele (que tem o amplificador integrado) acabou ficando como se fosse um subwoofer ativo.

E onde entram os Ganchos Adesivos Transparentes Pequenos nessa história? Eles iriam servir justamente para pendurar as caixinhas do Creative Inspire 5200 nas paredes sem que eu precisasse furá-las. Como eles suportam até 1Kg e as caixinhas são bem leves, provavelmente daria certo. Note que eu já havia usado a versão que suporta até 3 Kg desse mesmo tipo de gancho para pendurar pôsteres de lona e eles estão no lugar há mais de um ano.

Mas o fato é que o som das caixinhas do Creative Inspire 5200 no receiver Onkyo conseguiu ser pior que o som da própria TV. Ele não é tão ruim assim quando as caixinhas estão no seu próprio amplificador, então talvez a impedância não case ou algo parecido. O Onkyo é 6 ohms, mas não consegui encontrar informação sobre o Creative Inspire 5200.

Acabei desistindo de usar o Creative Inspire 5200 dessa forma e acabei vendendo-o. Pensei em comprar um conjunto de caixas pequenas, como o JBL Cinema 610, com tamanhos bem adequados para um escritório. Mas o custo elevado me fez ver que era mais vantagem fazer um upgrade nas caixas de minha sala e devolver ao Onkyo suas respectivas caixas.

Falarei das caixas que adquiri para minha sala em artigos futuros, mas o fato é que o Onkyo com as caixas originais ficou ótimo com a Smart TV Panasonic Viera 40″, mesmo com as caixas não tendo ficado posicionadas da maneira ideal. O problema de decodificar Dolby Digital na TV do home office está definitivamente resolvido.

Mas os Ganchos Adesivos Transparentes Pequenos ficaram sem uso? Por uns 40 dias sim, mas pelo menos um deles acabou sendo utilizado como veremos até o final do artigo.

Unboxing e Impressões

Os Ganchos Adesivos Transparentes Pequenos foram adquiridos no Submarino ao custo de R$ 9,90 por cartela. Por serem transparentes ficam bem discretos, mesmo quando o que será pendurado não os cobre. O adesivo é branco, de modo que só passa despercebido em paredes brancas ou claras. Poderiam ter usado um adesivo também transparente para ficar melhor.

Confira algumas fotos dos Ganchos Adesivos Transparentes Pequenos:

Ganchos Adesivos Transparentes Pequenos, em sua embalagem

Ganchos Adesivos Transparentes Pequenos, em sua embalagem

Ganchos Adesivos Transparentes Pequenos, em sua embalagem

Ganchos Adesivos Transparentes Pequenos, em sua embalagem

Ganchos Adesivos Transparentes Pequenos, em sua embalagem

Ganchos Adesivos Transparentes Pequenos, em sua embalagem

Usando um Gancho Adesivo Transparente

Como expliquei anteriormente, o uso original que eu tinha para os Ganchos Adesivos Transparentes Pequenos acabou não se concretizando e eles ficaram guardados, mas há poucos dias surgiu um uso inesperado para um deles. Para pendurar uma guirlanda na porta sem usar pregos, acabei usando um dos Ganchos Adesivos Transparentes Pequenos.

O adesivo é forte e suporta a guirlanda tranquilamente, mas o fato é que ela acabou caindo com gancho e tudo pois o verniz da porta descolou e ficou grudado no adesivo :(. Então fica o alerta para não usar este gancho em superfícies que possam se descolar ou pintadas com tintas/vernizes que possam se descolar.

Mas não desisti. Removi completamente o adesivo original e no lugar dele coloquei um pedaço de Fita Dupla Face Massa Acrílica Fixa Pro Adelbras, que também é um adesivo forte, transparente, e que pode ser removido facilmente quando não precisar mais ser utilizado. Como já não havia mais verniz no ponto onde foi aplicado, o novo adesivo permanece firme e forte prendendo o gancho à porta de madeira.

Guirlanda pendurada com um Gancho Adesivo Transparente Pequeno, ainda com o adesivo original

Guirlanda pendurada com um Gancho Adesivo Transparente Pequeno, ainda com o adesivo original

Guirlanda pendurada com um Gancho Adesivo Transparente Pequeno, após a colocação da Fita Dupla Face Massa Acrílica Fixa Pro Adelbras

Guirlanda pendurada com um Gancho Adesivo Transparente Pequeno, após a colocação da Fita Dupla Face Massa Acrílica Fixa Pro Adelbras

Considerações Finais

Os Ganchos Adesivos Transparentes Pequenos são bons substitutos para pregos e parafusos, desde que usado em superfícies lisas e que não descolem. É importante também tomar alguns cuidados, como limpar bem a superfície onde o gancho será colado, deixar o adesivo descansar pelo tempo recomendado (1 hora) antes de pendurar algo no gancho, e respeitar o limite de peso do gancho adquirido. Por fim, é bom lembrar que o adesivo é feito para fixação permanente, então pode deixar resíduos ou causar danos na superfície caso seja removido.

Compre os Ganchos Adesivos Transparentes Pequenos no Submarino, ou clique aqui para ver outros modelos e ofertas.

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2016/12/26/ganchos-adesivos-transparentes-pequenos/

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificar sobre
avatar