Dossiê OLD!Gamer: MSX e a Segunda Temporada


No dia 12/12/2016 chegava meu Dossiê OLD!Gamer: MSX! É o quinto volume da coleção Dossiê OLD!Gamer. Quem acompanha o Skooter Blog já deve ter visto por aqui a minha avaliação dos quatro primeiros volumes:

  1. Dossiê OLD!Gamer: Master System
  2. Dossiê OLD!Gamer: Super Nintendo
  3. Dossiê OLD!Gamer: Playstation
  4. Dossiê OLD!Gamer: Mega Drive

Com o sucesso do primeiro dossiê, sobre o Master System, a Editora Europa resolveu lançar a Coleção Dossiê OLD!Gamer completa, com livros sobre o Super Nintendo, o PlayStation, o Mega Drive, o MSX, o Atari 2600 e o Nintendo (8 bits). E como também já comentei aqui no Skooter Blog, eu adquiri essa coleção na pré-venda e estou recebendo os volumes conforme eles vão sendo lançados.

Dossiê OLD!Gamer: MSX

Dos 7 volumes da Coleção Dossiê OLD!Gamer, cinco consoles eu tive (e tenho!). São eles: Master SystemSuper Nintendo, PlayStation, Mega Drive, e Atari 2600.

O Nintendinho de 8 bits eu nunca tive, mas vários colegas tiveram. Top Game, Dynavision II e clones chineses que chegavam via Paraguai. Então eu também pude joga-lo em minha infância.

Mas o MSX foi um computador com o qual eu nunca tive contato. Não tive um, não conhecia ninguém que tivesse um. Meu primeiro contato com computadores (o Pense Bem da Tec Toy não conta) foi em 1994, ano em que fui fazer um cursinho de MS-DOS, Wordstar, Lotus 123 e D-Base. Nesse ano também ganhei um PC 286, com HD de 40 MB, 1 MB de RAM, monitor CGA fósforo branco e MS-DOS 5.0.

Nem mesmo nos emuladores eu tive contato com o MSX, então para mim o Dossiê OLD!Gamer: MSX certamente era o menos esperado da coleção. Mas mesmo assim, quando o livro chegou eu comecei a ler e sua história conseguiu me prender.

Acabei lendo todas as quase 60 páginas da primeira parte para saber mais sobre a história, o hardware e acessórios do MSX. Fiquei com vontade de voltar no tempo para poder apreciar o MSX como eu apreciei os consoles clássicos e os primeiros PCs. Na segunda parte temos 496 jogos, incluindo vários conhecidos de outras plataformas. Cada página mostra de 1 a 4 jogos, dependendo do destaque que eles receberam na coleção.

A equipe da Editora Europa e o próprio MSX, seus fabricantes e desenvolvedores, certamente tem os méritos por conseguirem fazer eu me interessar até mesmo pelo dossiê sobre um sistema que não fez parte da minha história, mas que também é tão interessante quanto os que fizeram.

Confira as fotos e o vídeo que fiz para demonstrar o Dossiê OLD!Gamer: MSX:

Dossiê OLD!Gamer: MSX

Dossiê OLD!Gamer: MSX

Dossiê OLD!Gamer: MSX

Dossiê OLD!Gamer: MSX

Dossiê OLD!Gamer: MSX

Dossiê OLD!Gamer: MSX

Segunda Temporada

A Editora Europa já anunciou e já começou a pré-venda de uma segunda temporada da Coleção Dossiê OLD!Gamer. Nessa nova temporada serão contemplados os seguintes sistemas:

  • Sega Saturn (Maio/2017)
  • Nintendo 64 (Julho/2017)
  • Neo Geo (Setembro/2017)
  • 3DO (Novembro/2017)
  • Game Boy e Game Boy Color (Janeiro/2018)
  • Arcade Parte 1 (Março/2018)

Comprar

Para adquirir os livros da Coleção Dossiê OLD!Gamer clique nos links abaixo:

Considerações Finais

Com o quinto volume em mãos, posso dizer que estou bastante satisfeito com a aquisição desta coleção. Aguardo ansiosamente pelo próximo volume: Atari 2600. Meu primeiro videogame!

Quanto à segunda temporada, ainda estou em dúvida quanto à aquisição, pois Sega Saturn, Nintendo 64, Neo Geo, 3DO são consoles que eu não tive. Eu estava jogando nos PCs enquanto eles faziam sucesso nos anos 90.

Portáteis eu também não tive. Fui dos mini-games de um jogo só, com sprites em posição fixa, direto para o Dingoo A-320. Quanto aos arcades, nunca fui um grande frequentador, mas tenho interesse porque frequentemente eles tem as melhores versões de jogos que eu apreciava no Atari 2600, no Master System, no Mega Drive, e no Super Nintendo.

E você? Já adquiriu ou vai adquirir a segunda temporada? Deixe seus comentários.

0 0 votos
Article Rating
(Visitado 7 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2017/01/19/dossie-oldgamer-msx-e-segunda-temporada/

Inscrever
Notificar sobre
guest

2 Comentários
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Nassar

Também fiquei na dúvida em adquirir a nova leva. Mas como as edições anteriores foram fantásticas, decidi comprar.

[…] Dossiê OLD!Gamer: MSX […]

2
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox