nov 02 2017

Ignorando diretórios no Cloud Station Backup

Cloud Station Backup é um programa de backup da Synology para ser usado em conjunto com o Cloud Station Server, disponível para os NAS da Synology, como o DS214play, que já mostrei aqui no Skooter Blog.

Problema

Um dos problemas do Cloud Station Backup, é que ele não permite ignorar diretórios com base no nome. Pela interface é possível ignorar arquivos, mas não diretórios.

Para mim isto é um grande problema, pois também uso dois softwares de sincronização, SyncBack Pro e  Syncthing que fazem versionamento dos arquivos e guardam as versões anteriores em subdiretórios chamados ‘$SBV$’ e ‘.stversions’ (sem as aspas), respectivamente.

Solução

A solução é relativamente simples, mas apenas paliativa. Na verdade o Cloud Station Backup já tem um recurso para ignorar diretórios. Ele apenas não está disponível na interface gráfica.

Para usá-lo é preciso editar o seguinte arquivo:

%USERPROFILE%\AppData\Local\CloudStationBackup\CloudStation.app\conf\filter-v4150

Neste arquivo há uma seção [Directory] que já traz algumas strings que, quando encontradas no nome de um diretório, fazem o diretório ser ignorado. Basta acrescentar ali as strings desejadas. O meu ficou assim:

O inconveniente dessa solução é que quando o programa é atualizado, o arquivo em questão volta ao estado padrão, de modo que é preciso aplica-la de novo.

Infelizmente só teremos uma solução definitiva quando a Synology resolver permitir ignorar diretórios na própria interface.

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2017/11/02/ignorando-diretorios-no-cloud-station-backup/

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notificar sobre
avatar
wpDiscuz