[Review] Gran Turismo Sport – Playstation 4 (PS4)


Neste artigo falo sobre o Gran Turismo Sport do Playstation 4 (PS4), adquirido no Submarino. Este é mais um jogo que comprei para aproveitar com meu Volante de corrida Driving Force Logitech G29.

Nunca fui um fã tão grande da série Gran Turismo, mas sempre considerei-os como bons jogos. Eu tive as versões do Playstation One e tive o Gran Turismo 5 no Playstation 3.

Eu estava com uma grande expectativa para o lançamento do Gran Turismo Sport, mas no final das contas ele acabou me decepcionando um pouco. Não de forma desastrosa como o Project Cars 2, mas um pouco aquém da expectativa.

Quanto aos gráficos não tenho do que reclamar, o jogo ficou muito bonito. E isso porque eu ainda nem joguei com 4K e HDR, pois não lembro de te-lo jogado desde que a minha  TV Sony XBR-55X905E chegou. O problema do jogo é que o foco ficou quase totalmente nos modos online, e eles nem são tão bons assim.

As corridas no modo online ocorrem com hora marcada. Chegar antes significa que você ficará fazendo várias e várias voltas de qualificação. É até bacana para pegar o jeito da pista antes de correr para valer, mas também é um tanto cansativo.

Pelo menos as corridas online estão acontecendo de maneira relativamente limpa, pois há um sistema de reputação e quem joga sujo acaba ficando com uma nota baixa. Além disso, carros errantes aparecem piscando e não podem atingir os demais, viram fantasmas.

A quantidade de carros e pistas não é nada fora do normal, ficando bem abaixo do que pode ser visto no Gran Turismo 5, por exemplo. No modo online também há sempre apenas 3 eventos disponíveis (se ainda não mudou), e como eu só tinha carro na categoria de um deles, acabava ficando bem limitado em opções, pelo menos até conseguir adquirir mais carros.

O antigo modo de simulação agora não existe mais. Existem lá apenas aqueles eventos um tanto cansativos de aprender a pilotar. Não tive paciência para fazer mais que uma dúzia deles.

A resposta do volante é muito boa. Ele não vibra tanto quanto no F1 2017, mas tem uma resposta também bem realista. Para quem gosta do jogo, certamente vale investir em um volante como o Logitech G29 ou superior para ter uma experiência superior.

A grande decepção fica por conta do modo de realidade virtual. Gosto bastante de jogos de corrida e achei bem interessante o demo do Driveclub VR.  Assim, o Gran Turismo Sport era um dos jogos que eu mais esperava para jogar com o Playstation VR.

O fato é que o modo VR do Gran Turismo Sport é até bacana. Mas ele está restrito a eventos de um contra um contra um carro controlado por IA. Sim, você corre contra apenas um carro… e só pilotado por IA e só offline! Sendo que até o Driveclub VR já tinha um grid mais completo. O modo VR acaba sendo apenas um modo bônus, nada que você vá usar no dia a dia. Será esquecido e deixado de lado em pouco tempo, é no máximo uma demonstração de uma tecnologia que ainda engatinha.

Não que eu fosse usar o Playstation VR para jogar o Gran Turismo Sport no dia a dia, pois isso seria abrir mão de toda a qualidade gráfica do jogo, além de ser um acessório a mais para instalar antes de jogar, além do Volante de corrida Driving Force Logitech G29.  Mas para completar a experiência ruim, eu sentia um mal estar constante ao jogar o Gran Turismo Sport no modo VR. Não era só após jogar por meia hora, era constante, e ainda demorava um pouco para passar após terminar de jogar.

Enfim, foi a pá de cal que faltava para eu enterrar o Playstation VR de vez. Fiz a venda dele em novembro e comprei um Nintendo Switch com o dinheiro que recebi. Melhor negócio que fiz.

Quanto ao Gran Turismo Sport, pouco joguei depois de novembro. É até provável que ele já tenha melhorado um pouco com a liberação de novos conteúdos. E certamente o 4K e o HDR vão deixar o jogo mais interessante. Preciso jogar novamente para conferir. Por enquanto o F1 2017 continua sendo meu jogo de corrida favorito de 2017.

O veredito: Gran Turismo Sport é um bom jogo, de beleza incomparável, mas ficou devendo um pouco no conteúdo. Certamente não é amor a primeira vista, mas com o tempo talvez eu comece a gostar dele. Ter pouco tempo para jogar é complicado…

Confira as fotos e o vídeo do unboxing do Gran Turismo Sport:

Gran Turismo Sport - Playstation 4 (PS4)

Gran Turismo Sport – Playstation 4 (PS4)

Gran Turismo Sport - Playstation 4 (PS4)

Gran Turismo Sport – Playstation 4 (PS4)

Gran Turismo Sport - Playstation 4 (PS4)

Gran Turismo Sport – Playstation 4 (PS4)

Gran Turismo Sport - Playstation 4 (PS4)

Gran Turismo Sport – Playstation 4 (PS4)

Gran Turismo Sport - Playstation 4 (PS4)

Gran Turismo Sport – Playstation 4 (PS4)

Gran Turismo Sport - Playstation 4 (PS4)

Gran Turismo Sport – Playstation 4 (PS4)

Gran Turismo Sport não foi lançado com o preço cheio tradicional dos jogos de Playstation 4. Comprei-o por R$ 142,55 na pré-venda, em promoção do Submarino. Após pouco mais de 3 meses do lançamento, os preços ainda não baixaram. Confira:

Atualização (03/02/2018): Hoje resolvi jogar um pouco e percebi que apareceu um novo modo de jogo chamado GT League. Nele temos competições offline mas parecidas as antigas. Aparentemente lançaram um jogo inacabado e agora estão adicionando o que faltava. O modo online, por outro lado, continua chato, com apenas 3 eventos disponíveis na maioria dos casos e com hora marcada para iniciar.

0 0 votos
Article Rating
(Visitado 3 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2018/02/02/review-gran-turismo-sport-playstation-4-ps4/

Inscrever
Notificar sobre
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox