Ano passado eu mostrei aqui no Skooter Blog os meus SNES30, os controladores de Super Nintendo Sem Fio Bluetooth, fabricados pela 8bitdo. Desde então eu estava na expectativa de que a 8bitdo também fizesse controladores sem fio para meus outros consoles, em especial o Mega Drive, o Atari 2600 e o Playstation One.
E enquanto eu esperava pela 8bitdo, um controlador sem fio para o Mega Drive acaba de ser lançado pelo Krikzz, o ucraniano criador do Mega Everdrive, do Master Everdrive e de tantos outros Everdrives. Este controlador recebeu o nome de Joyzz.
O Joyzz é muito parecido com o controlador de Mega Drive com 6 botões original da Sega. Está disponível em duas versões: uma com o preto clássico do controlador original e outra em plástico translúcido cinza. Eu gosto dos dois, mas provavelmente ficaria com o clássico.
O Joyzz é sem fio e já vem com o receptor, que é acoplado na entrada de controlador do Mega Drive. Mas o anúncio não diz se a conexão entre eles é feita com o protocolo Bluetooth ou se é algum outro protocolo. O 8bitdo usa Bluetooth, o que permite usar seus controladores em PCs e outros consoles. Seria bacana se o Joyzz pudesse ser usado com os receptores da 8bitdo, por exemplo, mas parece não ser o caso. Porém, o Krikzz já afirmou que se fizer outros controladores, eles serão compatíveis entre si.
Assim como todos os controles de Mega Drive que eu conheço, o Joyzz também é compatível com o Master System. Mas ele vai além, ele é compatível até mesmo com os jogos de Master System que não são compatíveis com os controladores originais de Mega Drive. Isso é possível porque o Joyzz tem um “Modo Master System” que os controladores originais não tem, que o faz se comportar exatamente como um controle de Master System. Além disso, ele também conta com o modo de 3 botões para os jogos de Mega Drive que não são compatíveis com controladores de 6 botões. O anúncio não diz, mas creio que o Joyzz também seja compatível com o Atari 2600, como ocorre com outros controladores de Mega Drive.
O consumo da bateira é outro destaque do Joyzz, são até 150 horas de jogo com uma única carga. Ao não ser usado por alguns minutos, o controlador entra em modo de espera. Neste modo ele pode ficar por mais de um ano sem esgotar a bateria. Se isso se confirmar será excelente, pois os controladores da 8bitdo não seguram carga por todo esse tempo, nem mesmo se estiverem desligados. O Joyzz sai do modo de espera ao se pressionar qualquer botão ou o D-Pad.
Outra vantagem do Joyzz é que a bateria é removível e usa um formato padronizado, que é o da Nokia BL-4C. É uma bateria fácil de encontrar e barata, mas a qualidade varia bastante dependendo do fabricante. O fato da bateria ser removível é um ponto bastante positivo. Estamos falando de consoles que já tem quase 30 anos de vida. Quem os tem por todo esse tempo, como eu, vai querer te-los e joga-los por outros 30 anos. E bateria nenhuma dura tudo isso. É esperado que elas terão que ser substituídas várias vezes nesse caminho. Este é um mal inevitável com controladores sem fio. Mas o fato de ser uma bateria removível ajuda bastante. Melhor que isso apenas se fossem baterias nos formatos AA ou AAA convencionais. Nos controladores da 8bitdo as baterias não são removíveis.
A carga da bateria é feita através de uma porta micro USB. O cabo infelizmente não está incluso. Mas creio que os potenciais compradores já tenham vários cabos desses em suas casas. Eu tenho os meus que vieram com meus controladores da 8bitdo e vários outros que uso com celular e outros equipamentos.
O tempo de resposta do Joyzz também é excelente, em torno de 2,7 ms, insignificante quando comparamos com a latência das TVs LCD, mesmo em modo jogo, ou do Framemeister, caso ele esteja sendo usado.
O firmware é atualizável através de um aplicativo para Windows, que também permite a modifcação de algumas configurações. Também está disponível uma ferramenta para cartuchos flash, como o Mega Everdrive, que permite verificar informações de sistema, como a força do sinal, o nível de bateria e outros.
O Joyzz já está disponível na loja do Krikzz, por US$ 65,00. Sim, é mais caro que um Dualshock 4. Acessórios para retrogamers não são nada baratos. O frete é por carta registrada, ao custo de US$ 6,00. Há um risco pequeno do produto ser tributado. E há um risco grande do Correios enrolar bastante para fazer a entrega. Tenho alguns pacotes enviados em novembro que ainda não foram entregues.
Vale destacar que há uma reclamação no forum de suporte quanto ao D-Pad do Joyzz. Ele está levemente rotacionado em sentido horário, como é possível ver nas fotos, inclusive. Parece ser um defeito no molde do D-Pad, o que deve afetar todos os Joyzz fabricados até agora. Inclusive o comprador em questão resolveu o problema apenas trocando o D-Pad por um da Hyperkin, pois a placa de circuitos está perfeita. Então vale a pena esperar e ver como o Krikzz vai resolver essa situação. Provavelmente veremos uma versão revisada do D-Pad, sanando o defeito.
Vamos ficar de olho na solução deste problema do D-Pad do Joyzz. De qualquer forma ele já ganhou seu espaço na minha lista de desejos.
Ola Skooter! Eu tenho acompanhado suas mensagens sobre quem le as postagens, o dinheiro que voce esta tentando fazer para manter o site, etc. Uma dica: Os assuntos que me interessam eu acabo lendo no corpo do email mesmo! Estava fazendo isso nesta mensagem e me lembrei que seria melhor para voce se eu entrasse no email por conta das propagandas, etc. Não seria o caso voce fazer no email uma breve descrição para forçar o usuario entrar no seu site e assim gerar cliques, propaganda, etc?
Ola Mauricio,
Essa questão é um tanto controversa. O artigo na íntegra por e-mail ou feed funciona como um bônus para o leitor fiel, que opta por se inscrever. Os blogs que enviam só resumo costumam ser criticados por isso. No passado eu enviava apenas resumo, por um problema técnico, e vários leitores pediram a mudança.
De qualquer forma, os links de afiliados, que pagam comissão, funcionam também nos e-mails e feeds. Nos e-mails e feeds só não aparecem os anúncios do Adsense. Deve existir alguma perda nisso, mas acredito que seja pequena, pois o leitor fiel tende a saber onde ficam esses anúncios e ignora-los automaticamente. Além disso, muita gente usa bloqueadores de propaganda. No final das contas acho que seria um ganho mínimo e um custo grande: o de irritar justamente os leitores mais fieis.
Mas agradeço pela sugestão. Vamos continuar na busca de uma solução.
Agora sobre o controle do Krikzz: Ele tem função turbo? Na pagina não encontrei menção mas poderia ser uma função habilitada pelo programa de configuração….
Acredito que não tenha. Alguém já sugeriu que seja implementado através de alguma combinação de botões. Acho que é fácil de ser implementado em uma atualização de firmware.
Esse controle é muito bonito mas… em relação a essa rotação do D-pad. Parece que a pessoa que desenvolveu o design não cometeu um erro mas simplesmente tentou “harmonizar” a angulação da mão esquerda em espelho com a da direita (que usa os botões também rotacionados em sentido oposto). Parece ser o típico erro de designer que ignora a engenharia. Ou designer que nunca jogou videogame. Não é uma crítica. Eu suspeito que foi um erro por desconhecimento básico de ergonomia.
Olá, Skooter! Estou errado, mas o review do controle foi antes de compra-lo? Recomenda a compra, quais os pontos fortes e fracos? Se parcece muito com o original, com relação a conforto e jogabilidade?
Olá Rodrigo,
Neste artigo foi para falar sobre o lançamento do Joyzz. O review ainda está na fila.
Recomendo a compra, tanto que já comprei um segundo Joyzz, que deve chegar hoje.
Nunca tive um 6 botões original da Sega, mas não tenho nada a reclamar quanto a conforto e jogabilidade.
Ponto forte é que basta pressionar um botão que ele já está ligado e sincroniza instantaneamente, diferente dos 8bitdo que são mais lentos.
Não vejo pontos fracos, talvez seria mais prático se os modos Master System, Mega Drive 3 botões e Mega Drive 6 botões fossem selecionados por uma chave para não ter que decorar as combinações de botões.
E ele não é Bluetooth, então não dá para usar com emuladores, exceto se for com um adaptador de USB para controle de Mega Drive, mas não ser Bluetooth é justamente o que permite a sincronização instantânea.
Vc me convenceu, vou correndo comprar o meu..rs
Ultimamente, tenho me interessado também em colecionar placas arcades. Encomendei uma super gun para testa-las. Vc manja do assunto ou pretende coleciona-las?
Cara, sinto falta dos seus reviews que são fodas. Abraço!
Ah, um ponto contra que havia me esquecido: a serigrafia do rótulo “START” e do “Krikzz” sai facilmente. O meu START já começou a sumir, mesmo sem muito uso.
Placas de arcade eu não pretendo colecionar. Não teria espaço para guarda-las. Me contento só com o MAME mesmo.
Os novos artigos aqui estão saindo diariamente desde o final do ano passado.
Abraços.
[…] Em maio do ano passado eu fiz aqui no Skooter Blog um artigo sobre o Joyzz – O Controle Sem Fi…, na ocasião do lançamento do mesmo. […]
[…] Note que não há controles no pacote. O Analogue Mega Sg pode ser usado com controles originais ou de terceiros para o Mega Drive. Duas opções de controles sem fio já foram mostradas aqui no Skooter Blog recentemente: o 8BitDo M30 e o Joyzz do Krikzz. […]