Super Nintendo 1Chip: melhor versão ou superestimado?


Em 2014 escrevi aqui no Skooter Blog sobre como nem todos os Mega Drive são iguais. Posteriormente comparei o som de um Mega Drive III da Tec Toy e um Sega Genesis do primeiro modelo.

Mas essas diferenças não são exclusivas do Mega Drive. Praticamente todo console apresenta mudanças nos componentes internos ao longo de seu ciclo de vida, ainda que externamente eles continuem iguais ou quase iguais, complicando a vida de quem quer comprar uma versão específica.

E com o Super Nintendo não foi diferente, ele passou por diversas revisões internas, sendo que a principal delas ocorreu em 1995, com o surgimento de uma PCB chamada 1Chip. Ela leva esse nome porque nela a CPU e as duas PPUs do Super Nintendo foram combinados em um único chip, provavelmente para cortar custos.

O fato é que o Super Nintendo 1Chip tem diferenças consideráveis em relação aos modelos anteriores. Talvez a principal dela seja na imagem. O Super Nintendo 1Chip apresenta uma imagem notavelmente mais nítida.

O Super Nintendo da minha infância é um modelo 3Chip (ou 2Chip), especificamente a revisão 2/1/2 (CPU v2, PPU1 v1,  PPU2 v2), que tenho de 1993 até hoje. Mas eu também tenho um 1Chip (revisão 2/1/3), que ganhei há alguns anos. Eis alguns screenshots comparando-os. Em ambos os casos, o Framemeister XRGB Mini foi usado com as mesmas configurações e a captura foi feita com a Elgato Game Capture HD60, para que a única variável fosse o console.

Dica: abra os links das imagens em duas abas separadas, alterne entre as abas para ver a diferença.

Super Mario World no Super Nintendo 3Chip (2/1/2).

Super Mario World no Super Nintendo 3Chip (2/1/2).

Super Mario World no Super Nintendo 1Chip (2/1/3).

Super Mario World no Super Nintendo 1Chip (2/1/3).

Menu do SD2SNES no Super Nintendo 3Chip (2/1/2).

Menu do SD2SNES no Super Nintendo 3Chip (2/1/2).

Menu do SD2SNES no Super Nintendo 1Chip (2/1/3).

Menu do SD2SNES no Super Nintendo 1Chip (2/1/3).

As diferenças gráficas tornaram os consoles 1Chip bastante procurados. Vendedores em geral cobram mais caro quando sabem dessas diferenças e estão vendendo essa revisão. Muita gente que já tinha um Super Nintendo de outro modelo tratou de comprar um 1Chip. Há até quem tenha comprado vários na esperança de encontrar algum 1Chip.

Além disso, há 3 diferentes revisões do 1Chip, sendo que não há muito consenso sobre qual delas é a melhor, visto que há pequenas variações até mesmo dentro de uma mesma revisão, mas os mais recentes 1Chip-03, parecem ser os mais procurados, ainda que sejam os únicos que precisem de um mod para emitir o sinal CSYNC, o que não ocorre nos demais.

No Brasil encontrar um 1Chip não é tão difícil, uma vez que a Nintendo chegou tarde por aqui, através da Playtronic (joint-venture de Gradiente e Estrela) e posteriormente a Gradiente.  O meu 1Chip é da Playtronic. A maior parte dos consoles da Playtronic são 1Chip. E os consoles com selo de fabricação da Gradiente parecem ser todos 1Chip.

Mas nem tudo são vantagens no Super Nintendo 1Chip. A revisão também é conhecida por apresentar alguns glitches nos gráficos de alguns jogos, efeito de “ghost” em alguns fundos, e níveis de branco muito altos. O último firmware do SD2SNES até trás algumas tentativas de contornar essas limitações. O Byuu, autor do BSNES/Higan, já disse que o 1Chip é tão diferente internamente que se assemelha a um sistema clone.

Por essas e outras eu fico na dúvida se realmente vale a pena investir tempo e (muito) dinheiro na busca de um Super Nintendo 1Chip. Sim, eu entendo muito bem de buscar a melhor imagem possível no hardware original, do contrário eu não estaria usando meu Super Nintendo com um cabo SCART RGB c/ CSYNC e multicoax e um Framemeister. A questão é se vale a pena aceitar glitches e outros problemas em troca de uma nitidez um pouco maior.

Eu particularmente nunca usei o Super Nintendo 1Chip como meu console principal. O Super Nintendo da minha infância 3Chip revisão 2/1/2 é que faz esse papel. Em parte pelo carinho especial que tenho por ele estar comigo desde 1993, e também porque o meu 1Chip tem um defeito: o botão RESET não funciona.

Nesta semana até tentei reparar o botão RESET do meu Super Nintendo 1Chip para testa-lo como Super Nintendo principal por algum tempo. Mas infelizmente sua PCB não está em bom estado, as trilhas estão perdidas em torno do reset e do oscilador (resquícios de uma transcodificação porca?), e eu acabei desistindo dele. Virou sucata.

Por um momento cheguei a pensar em comprar outro Super Nintendo 1Chip, mas sei o quanto é difícil encontrar um Super Nintendo em bom estado hoje em dia, ainda mais de modelo específico. Quem tem um Super Nintendo bem conservado, sem arranhões e trincos, sem oxidações nas placas, com etiquetas presentes e conservadas, etc. não vende ou pede muito caro por ele. Eu mesmo não vendo o meu 3Chip de forma alguma, pois ele está em perfeito estado de conservação, como já mostrei aqui no Skooter Blog.

Acho que se estamos abrindo mão de originalidade e fazendo concessões a glitches em favor da melhor imagem no Super Nintendo, um caminho mais apropriado é o Analogue Super Nt. Sim, eu sei que não é um produto oficial e que não é barato, mas ele oferece a melhor imagem que se pode obter hoje com um Super Nintendo, melhor que a do 1Chip, e sem latência como os emuladores. Seu núcleo, que executa em FPGA, é baseado nas primeiras versões do Super Nintendo e, portanto, sem glitches. Ele alia o melhor de todas as versões do Super Nintendo.

Sei que o Super Nintendo 1Chip é um produto oficial, mas como o Byuu disse, é praticamente um clone. E clone por clone… Vale lembrar que o Super Nintendo Classic Edition também é um produto oficial, mas não é nada fiel ao hardware original, sendo apenas um emulador, e ainda inferior ao Higan, que é o melhor emulador do Super Nintendo e sem qualquer relação com a empresa.

Enfim, para quem ainda não tem um Super Nintendo, há bons motivos para querer um console original, seja qual versão for. Também há bons motivos para comprar o Analogue Super Nt. E há até bons motivos para comprar o Super Nintendo Classic Edition ou apenas emular com o Higan. Tudo depende do que estamos buscando. Pode ser o fator experiência original, pode ser o fator nostalgia, pode ser a busca pela melhor imagem, pode ser o melhor custo-benefício, e pode ser tudo junto e misturado.

Mas para mim, com o meu uso, hoje vejo pouca motivação em ir atrás de outro Super Nintendo 1Chip. Por outro lado, tenho muito interesse no Analogue Super Nt e estou considerando entrar na pré-venda pelo modelo clássico, que será enviado em setembro. O modelo preto está com pronta-entrega, mas o clássico me agrada mais. E é um produto novo, sem as surpresas que as vezes aparecem quando compramos um console usado pela Internet.

Com o Analogue Super Nt eu teria o melhor dos dois mundos: teria ainda o Super Nintendo original das primeiras revisões, que atende o quesito experiência original e nostalgia, por ser o meu Super Nintendo de infância. E também teria, com o Analogue, o melhor gráfico, todo digital via HDMI, sem precisar de cabos SCART ou upscalers.

E você? Como joga Super Nintendo? Tem um ou mais Super Nintendo? Qual revisão? Tem algum clone? Prefere emuladores? Qual modelo do Analogue Super Nt te agrada mais? Conte-nos nos comentários.

0 0 votos
Article Rating
(Visitado 301 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2018/07/05/super-nintendo-1chip-melhor-versao-ou-superestimado/

Inscrever
Notificar sobre
guest

24 Comentários
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
rodrigo

Olá Skooter!
Seu blog é o melhor de todos, já pensou em virar youtuber?
Mesmo vc tendo todo aparato (snes original, framemeister,cabos scart, seletor…), acha que vale a pena pegar um analogue super nt e porque?
O analogue oferece uma imagem superior, com relação ao console original ligado no framemeister?
Desculpe fazer tantas perguntas, tmb tenho o snes e o framemeister, fiquei curioso para saber se não seria um investimento desnecessário…

disqus_1PE4UxqAFA

Tenho 3 SNES parados aqui em casa, definitivamente não tenho tempo pra jogar e quando vou jogar acho melhor jogar pelo emulador que instalei no Xbox 360.. é mais prático pq está sempre montado

Gustavo Melo

Fica bom ? eu gosto de jogar no SNES pq não tem que logar em nada, não tem que digitar nada, não tem que configurar nada,não tem que ver intro nenhuma, é só colocar a fita e jogar na hora. Só que manter uma tv de tubo está consumindo muito espaço perdido. Esse super analogue parece ser bom pq é pequeno e prático sem um monte de fios, mas mil reais…

Disqus_user

Pra mim ficou excelente, não tem lag é o que me importa. Se o tom de cor mudou ou se deu algum artefato na imagem isso não me enlouquece.
Ligo a TV e o xbox, com 30 segundos já estou jogando meu game favorito num joystick excelente.
Mas pra instalar o emulador o xbox tem que estar desbloqueado

Gustavo Melo

Pensei neste tipo de solução para gastar menos e ter imagem boa, igual ou quase igual as opções mais caras :

https://www.amazon.com/16-BIT-Entertainment-System-Nintendo-Super-NES/dp/B077H7P5NN/ref=cm_wl_huc_item

Outra coisa : tu foi o único vídeo que eu vi, que testou top gear.

Eu tenho uma TV de TUBO com Video Componente (ypbpr) e a minha tv led tbm tem Cabo Video Componente (ypbpr), só que o meu SNES é o modelo mais podre 2 chips… tô afim de trocar num SNES Mini/Baby e fazer o mod… e quanto ao ficar com “muito brilho” é exatamente isso que eu gosto no SNES Mini/Baby mais brilho…

Qual a melhor imagem até 480 reais mod ou um desses snes tipo Gamerz Tek SNES HDMI, Challenger Super 16 bit HDMI ou Hyperkin SupaRetroN HD ?

Gustavo Melo

É que 480 eu pego um desses clones emulados melhorzinhos já com frete internacional rápido fedex e todos impostos. Com 300 eu pego um snes de um chip com mod video componente que funciona na de tubo e na led… o problema desses framemeister, etc… é que é muito fio, muito adaptador, muito espaço e esses clones dá pra ligar na led normal ali, tudo pequeno, hdmi e com controles sem fio. O Super Analogue tbm, mas mil reais é mil reais (importação direta por conta própria)… só que ao mesmo tempo video componente no SNES original fica bom e com os mesmos 480 eu posso comprar um absurdo desses aqui https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-921852902-tv-toshiba-50h82-importada-retirar-no-local-_JM e ainda aparecer no discovery channel como retrogamer acumulador compulsivo srsrsrsrsrs

Gustavo Melo

Fiz o que eu não queria… mas pra não gastar 500 reais em um clone, fui com 41ºC na sombra na rua que vende componentes eletrônicos aqui em Porto Alegre procurando material pra reparo do meu SNES…

Gustavo Melo

Ah e sobre o Higan com Mini PC, exatamente o que eu não quero é ter que fazer mão de baixar coisa, configurar, baaaaaahhh muito internet dos anos 90 isso, eu só quero sentar, apertar on e jogar, sem nenhum esforço exceto o gasto para comprar pronto. Em tempo : meu snes deu os doces e o conserto não compensa por isso busca.

Gustavo Melo

Na real eu queria que o super analogue nt fosse uns 600 reais, até uns 700 eu pagaria…

[…] produzem imagens com qualidade diferentes, há quem busque por versões específicas, como o famoso 1Chip, que já abordei aqui no Skooter Blog, ou mesmo revisões específicas do 1Chip. Há também quem faça mod no Super Nintendo para […]

Alexandre Moreira

Eu confesso que não conhecia essa diferença gráfica do 1chip. Até então, eu achava que a melhor versão do Super Nintendo era a primeira, de 1991, a mais rara. A justificativa é que essa versão tem um módulo de som separado da PCB, o que em tese proporciona melhor qualidade no áudio. Externamente, é possível identificar essa versão, pois vem com a borracha nos quatro pés e também há uma espécie de braço mecânico que trava o cartucho ao ligar o POWER. Outra característica é que o console é mais pesado devido ao módulo de som. Seria interessante um artigo comparando o som das versões. Um abraço e parabéns pelo blog.

Alexandre Moreira

Em relação a recuperar as trilhas, acho que você pode contratar o serviço da MRM Eletrônicos, que sempre posta vídeos das etapas da manutenção. Eu já vi inúmeros reparos com Super Nintendo e recuperação de trilhas, confere lá o canal no YouTube:

https://www.youtube.com/channel/UCSOXE8G821eJNYqe0dBb9JA

Luis Carlos Jansen

Muito boa a matéria, como sempre.

[…] CPU, PPU1, e PPU2 em um único chip para cortar custos, e que tem imagem um pouco mais nítida. Mas eu os acho superestimados como já escrevi em outro artigo aqui no Skooter Blog, pois trazem também uma boa dose de […]

Ueslei

Ola. Gostaria de me passar esse 1chip seu que está com o reset ruim? Já que desistiu dele.

David Oliveira

Comprei um SNES na shopee por 150 para usar somente a carcaça dele e pra minha surpresa era um 1chip em ótimo estado. A diferença dele pro GPM 02 que eu tenho é gritante, não tem aquelas sombras pretas. Uso com OSSC e scart do Aliexpress.

24
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox