Thunderbird vs. Cloud Station Backup? O culpado pode ser o Avast


No artigo sobre o Synology 4 bay NAS DiskStation DS918+ eu comentei que vinha usando o Cloud Station Backup para backup contínuo e com versionamento, aproveitando a característica de deduplicação do DS918+ com o Btrfs.

Apesar dessas características avançadas no backend, o cliente do Cloud Station Backup não é muito polido. Tenho notado que é comum ele apresentar uma mensagem de erro e pedir para ser reiniciado. Também notei que quando ele está em funcionamento fazendo backup de muitos arquivos (normalmente o backup inicial), o computador tende a ficar lento após algumas horas. Além disso ele não tem muitas opções, como atrasar o backup de um arquivo modificado por alguns segundos/minutos, ou excluir caminhos com base no nome ou partes dele.

Cloud Station Backup em funcionamento.

Cloud Station Backup em funcionamento.

E um outro problema que estava me incomodando bastante é que quando o Cloud Station Backup está fazendo muitos backups (normalmente o inicial), o Mozilla Thunderbird deixa de receber e-mails após algumas horas, sem dar qualquer mensagem de erro.

A relação parece estranha, mas eu percebi isso em dois sistemas diferentes, bastava o Cloud Station Backup estar bem ativo que após algumas horas o Thunderbird deixava de trabalhar silenciosamente, mesmo continuando aberto como se nada tivesse acontecido.

Apesar de parecer totalmente não relacionado, desconfiei do Avast. Tentei então desabilitar o “Escaneamento SSL” do componente E-mail do Avast.

Configuração de Escaneamento SSL no Avast.

Configuração de Escaneamento SSL no Avast.

E não é que funcionou? Com essa opção desabilitada o Thunderbird não enrosca mais, mesmo com o Cloud Station Backup bem ativo.

Teoricamente essa opção deveria escanear apenas e-mails, quando os protocolos SMTP, POP3 e IMAP estão sendo usados sobre uma camada SSL, mas acho que o Avast acaba interceptando mais tráfego SSL do que deveria, inclusive o do próprio Cloud Station Backup, que também usa criptografia de ponta a ponta. E como são muitos dados trafegando talvez ele se perca de alguma forma. Não tenho certeza de que seja isso, mas o importante é que funcionou…

Vale destacar que essa solução implica em um impacto na segurança, então é necessário um cuidado extra com e-mails e anexos.

0 0 votos
Article Rating
(Visitado 1 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2018/07/14/thunderbird-vs-cloud-station-backup-o-culpado-pode-ser-o-avast/

Inscrever
Notificar sobre
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox