4º RMA Corsair e Fonte de alimentação Corsair RMi Series™ RM850i


Recentemente usei a garantia da Corsair pela quarta vez. Dessa vez foi com a fonte de alimentação do meu PC: uma Corsair RM850, que já saiu de linha. Ela tinha 5 anos de garantia, e deu defeito com 4 anos e 10 meses de uso! Após o RMA (retorno autorizado de mercadoria), recebi uma Fonte de alimentação Corsair RMi Series™ RM850i, um modelo mais recente, que substituiu a RM850.

As outras três vezes em que precisei usar a garantia da Corsair também foram relatadas aqui no Skooter Blog. Confira os artigos:

  1. RMA Corsair: Corsair Dominator Platinum 32GB (4x8GB) DDR3 1600 MHz (PC3 12800) Desktop Memory (CMD32GX3M4A1600C9), de 23/03/2016.
  2. RMA Corsair: Cooler líquido para CPU Hydro Series™ H80i GT, de 10/10/2016.
  3. 3º RMA Corsair e Fonte de Alimentação Totalmente Modular RMx Series™ RM550X — 550 Watt com certificação 80 PLUS® Gold, de 18/05/2017.

O Defeito

No dia 02/01/2019 encontrei meu PC desligado, o que é estranho, pois eu raramente o desligo, sempre deixo apenas em modo de espera. Os LEDs que mostram que a placa-mãe está energizada estavam acesos, mas pressionando o botão de ligar/desligar do gabinete, nada acontecia.

Logo desconfiei da fonte. Desconectei todos os itens não essenciais, deixando só placa-mãe, memória e processador, para ver se nada estava causando um curto, mas  o problema persistiu.

Resolvi então testar uma fonte antiga da Mtek, fabricada em 2004, daquelas que tem apenas conectores molex e conector da placa-mãe com apenas 20 pinos, que tenho aqui para essas eventualidades. Com ela o PC ligou normalmente.

Com muita gambiarra, rabichos e adaptadores eu botei meu PC para funcionar com a fonte Mtek, com todos os 4 HDDs, 3 drives ópticos e SSD. Só a placa de vídeo ficou de fora por conta da fonte não ter conectores para ela. Felizmente a placa-mãe também tem saída de vídeo onboard. Além disso, a fonte precisou ficar solta dentro do gabinete porque os fios do conector de 4 pinos da placa-mãe são curtos. É compreensível, essa fonte foi feita no tempo que as fontes ainda ficavam na parte de cima do gabinete.

Até tentei instalar a Corsair RM850 novamente para descartar a hipótese de mal contato. Mas novamente ela não funcionou. Estava claro que o defeito era com ela mesma.

Tratei de procurar a nota fiscal da Corsair RM850 para verificar se ela ainda estava na garantia. Achei-a e constatei que a data de compra era 17/02/2014. Como a garantia é de 5 anos, ela ainda tinha mais um mês e meio de garantia. \0/

O complicado pedido de RMA

Levei um tempinho até conseguir localizar o site do suporte da Corsair no Brasil. Eles mudaram o sistema e até o domínio do site, que agora está no www.suportecorsair.com.

Chegando no site vejo esta mensagem de que eles estavam em recesso do dia 21/12/2018 ao dia 01/01/2019, e teoricamente voltariam às atividades no dia 02/01/2019:

Aviso do recesso do sistema da Corsair.

Aviso do recesso do sistema da Corsair.

Achei isso muito bizarro. Eu entendo que pessoas tiram férias, que algumas empresas fazem recesso no período de Natal e Ano Novo, etc. Mas sistemas? Por que sistemas precisam de descanso? Por que os clientes não podem nem criar seus tickets, ainda que eles sejam respondidos apenas após o recesso? Me parece uma clara tentativa de driblar os direitos do consumidor. Ao não permitir a criação do ticket, evitam que o prazo de 30 dias comece a contar durante o recesso. Sacanagem…

Aparentemente dei sorte que a minha fonte esperou até o dia 02/01 para apresentar defeito. Ou não, pois apesar do dia 02/01 ser o dia do retorno do recesso, isso não aconteceu. O sistema simplesmente não voltou. Apenas no dia 04/01 é que o sistema resolveu voltar ao trabalho. Deve ter bebido muito no reveillon.

Criei o ticket no dia 04/01/2019. No ticket já pedem o número de série do produto e a chave de acesso da Nota Fiscal Eletrônica (NFe). A Corsair respondeu no mesmo dia:

Por favor, necessitamos de fotos do produto contendo o  número de série , selos e lacres de garantia.

(Serial number, S/N, todas as sequencias de números em seu produto, nos mouses se encontra em uma etiqueta)

LEMBRAMOS QUE O PRODUTO NÃO PODE TER NENHUM SELO REMOVIDO, DANIFICADO ou VIOLADO.
E atendam a todos os procedimentos de garantia contidos em https://suportecorsair.com/warranty

(Ao nomear a foto, identifique com seu nome completo) EXEMPLO:
SERIAL_NOME_COMPLETO.PDF
SELO_NOME_COMPLETO.PDF

Obrigado por sua compreensão.

Recebi ainda mais uma mensagem:

Você terá um prazo maximo de 72 horas corridas para fornecer os dados solicitados.
Caso exceda o prazo estabelecido a falta de comunicação ocasionará o encerramento do seu ticket.

Ainda no mesmo dia, enviei as fotos solicitadas.  A Corsair só respondeu novamente no dia 06/01:

Serão realizadas todas as análises de forma a verificar se o produto Corsair que apresentou problemas está de acordo com a política de garantia (não pode haver violação de lacre, má utilização, instalação errada, danos físicos causados fora da fabricação).

Vale lembrar que a constatação de quebra de política de garantia anula toda e qualquer reclamação, caracterizando a nulidade do processo de troca.

Para executar o procedimento de garantia, o produto deve atender aos seguintes termos:
https://suportecorsair.com/warranty

Siga os 2 passos a seguir com atenção.

[…] com a chegada do Natal e com o recesso de final de ano, solicitamos que realize o envio após o  dia 06/01/2018,  para que possamos realizar a garantia da melhor forma possível para os(as) senhores(as).

Enviar o produto pelos correios via PAC para o seguinte endereço:
Aos cuidados de: PLATINUM RMA . (Corsair Brasil).
R. Maria Curupaiti, 441 – SALA 2022 – GREEN DESIGN.
Vila Ester
São Paulo – SP
CEP: 02452-001

ESCREVER NO PACOTE O NUMERO ID DO TICKET
(Este número poderá ser encontrado no canto superior direito em seu ticket, acima do seu username.)

Instruções para o envio:

  • Fontes é necessário enviar todos os cabos (cabos modulares) e de preferência em sua caixa original ou em embalagem muito bem protegida para evitar danos durante o transporte.
  • Hydro coolers enviar todos os acessórios que vem na caixa. (Parafusos, Fans, Suportes, Roscas)
  • Memórias: Os códigos de lote de cada módulo devolvido como um kit devem ser idênticos. Se os códigos de lote não forem iguais, os módulos serão recebidos e teremos que aguardar o restante dos pentes para dar sequência no pedido.
  • Teclados enviar todos os acessórios que vem na caixa (apoio de pulso, teclas extras)
  • O material da embalagem original deve ser usado para embalar o produto para devolução, se a embalagem original não estiver disponível, você deve usar materiais de embalagem que forneçam a mesma ou maior proteção ao produto. Todos os pacotes que chegarem com algum dano externo ou parecerem ter sido embalados de forma inadequada serão recusados e devolvidos ao remetente à custa do mesmo. A Corsair não é responsável por danos ocorridos durante o transporte para o nosso local de recebimento de RMA.

Fornecer as informações recebidas no envio.
No canto superior direito do seu ticket foi liberado um botão chamado “Notificar envio” ao clicar nesse botão irá aparecer um formulario que deve ser preenchido com informações reais para ajudar o bom andamento do suporte.

O ENDEREÇO FORNECIDO NO REGISTRO DA SUA CONTA SERÁ UTILIZADO PARA O ENVIO DE MERCADORIAS
(Caso queira alterar o endereço acesse o seu perfil e edite seus dados cadastrais.) 

Importante

  • A atualização dos dados cadastrais incluindo o endereço é de responsabilidade total do cliente, então caso o produto seja enviado para algum endereço incorreto a corsair não se responsabilizara pelo envio de outro mercadoria.
  • Asim como o preenchimento do fomulario “Notificar envio” é de total responsabilidade do cliente e o preenchimento incorreto poderá ocasionar o atraso de resolução do seu problema.
  • O produto que será enviado para garantia, deverá corresponder exatamente as fotos anexadas a este ticket. (PART NUMBER/SERIAL NUMBER/SELOS DE GARANTIA)

Você terá um prazo maximo de 30 dias corridos para enviar seu produto.
Caso exeda o prazo estabelecido a falta de comunicação ocasionara o encerramento do seu ticket.

Note que a Corsair pediu explicitamente que o envio fosse feito via PAC. Supõe-se, portanto, que eles pagariam pelo envio. Eu preferia ter enviado pelo Sedex, pois para pacotes com destino no mesmo estado a diferença seria pequena, talvez fosse até mais barato, e chega bem mais rápido. Mas segui a instrução e paguei R$ 45,91 no PAC.

Ao enviar o recibo do PAC para a Corsair e cobrar o reembolso, responderam o seguinte:

Bom dia

De acordo com o código de defesa do consumidor, as lojas e fabricantes se responsabilizam dentro dos 3 primeiros meses (GARANTIA LEGAL ) a pagar o frete.

Após este prazo de 3 meses, vale-se a garantia contratual.

https://www.corsair.com/us/en/warranty

Abaixo estamos destacando um trecho da Garantia contratual do produto enviado para garantia.

Pela responsabilidade integral da CORSAIR, a única opção que você tem para qualquer produto da CORSAIR que não esteja funcionando de acordo com as especificações técnicas publicadas é solicitar que a CORSAIR, a critério próprio, substitua o produto. Para isso, você precisará devolver o hardware ao local de compra original, ou enviá-lo para outro local indicado pela CORSAIR, junto com a nota fiscal original anexada. Pode ser exigido que você pague as despesas de envio e processamento, bem como quaisquer tarifas, taxas, impostos ou outras taxas aplicáveis. A CORSAIR pode, a critério próprio, fornecer produtos novos ou recondicionados.

Todos os produtos reparados ou que substituírem um produto com defeito estarão cobertos pela garantia original ou por trinta (30) dias, o que for mais longo, ou pelo período estabelecido pelo estatuto local.

Que bela palhaçada, Corsair! Se não iam pagar pela postagem porque escolheram o método de envio? Se sou eu que vou pagar, deixem que eu envio do jeito que eu achar melhor.

O pacote chegou lá no dia 10/01. No dia seguinte (11/01) recebi esta mensagem:

Produto recebido e encaminhado para analise.

Um pouco mais tarde recebi outra mensagem no ticket:

Seu produto já foi analisado, e esta coberto pela garantia contratual oferecida pela Corsair.

O produto defeituoso será substituído, estaremos lhe enviando um produto novo, com uma nova nota fiscal.

O processo de garantia (troca) se dá em até 30 dias a partir do momento que o produto chega em nosso escritório e o defeito é detectado, podendo ser entregue antes.

Lembramos que conforme os termos de garantia um produto obsoleto ou descontinuado será substituído pelo mesmo produto se disponível, se a Corsair for incapaz de substituir por um produto igual, realizara a troca por um produto que tenha função e capacidade similares.

Assim que for enviado o produto, informaremos o código de rastreio para que você consiga acompanhar a entrega e o status do seu ticket mudara para “ENVIADO”.

Estamos a inteira disposição para esclarecer quaisquer dúvidas que ainda tenha.

Demoraram mais cinco dias e, finalmente no dia 16/01, enviaram nova mensagem:

Seu produto foi enviado para o endereço fornecido no registro.

O código de rastreio do seu produto pode ser localizado no canto superior direto do seu ticket, ao clicar no link irá abrir uma nova aba com os dados de rastreio do seu produto.

Todos os produtos reparados ou que substituírem um produto com defeito estarão cobertos pela garantia original ou por noventa  (90) dias (período estabelecido pelo estatuto local denominado GARANTIA LEGAL) o que for mais longo.

https://www.corsair.com/pt/pt/warranty

Esse ticket será encerrado dentro de 30 dias corridos após o envio dessa mensagem, caso sua mercadoria não tenha chegado dentro desse prazo nos informe com urgencia através desse ticket para verificarmos oque aconteceu com seu transporte. Caso não haja manifestação o ticket será encerrado por falta de comunicação.

Pelo menos fizeram o envio da nova fonte por Sedex. Não avisaram que haviam trocado pelo modelo mais recente. Só soube disso quando o produto chegou. Confira as informações de rastreamento do pacote:

17/01/2019
14:05
Objeto entregue ao destinatário
17/01/2019
10:46
Objeto saiu para entrega ao destinatário
16/01/2019
20:12
SAO PAULO / SP
Objeto encaminhado
de Unidade de Tratamento em SAO PAULO / SP para Unidade de Distribuição em REMOVIDO / SP
16/01/2019
18:41
SAO PAULO / SP
Objeto encaminhado
de Agência dos Correios em SAO PAULO / SP para Unidade de Tratamento em SAO PAULO / SP
16/01/2019
17:37
Objeto postado

Assim, no dia 17/02 minha nova fonte finalmente chegou. Foram 15 longos dias do PC aberto, sem placa de vídeo e com uma fonte Mtek antiga pendurada com um monte de gambiarras. Ia tirar uma foto disso mas acabei esquecendo.

Unboxing e Instalação

A Fonte de alimentação Corsair RMi Series™ RM850i chegou na embalagem original e lacrada. A nota fiscal que veio na caixa indica um valor de R$ 576,50, um tanto abaixo do valor de varejo.

Dentro da caixa temos a fonte de alimentação, dentro de um saquinho com a marca da Corsair. Os cabos vem em uma bolsinha separada, com fecho de velcro. Tudo bem caprichado.

Segundo a embalagem, a garantia é de 10 anos. Note, porém, que essa garantia não vale para mim. Por lei, a Corsair só precisa me dar 3 meses de garantia. Na nota fiscal há uma observação de que trata-se de uma troca por garantia e que a garantia original é a partir de 17/02/2014. Mas se estão dando 10 anos de garantia agora, acredito que o produto seja ainda mais robusto que o antecessor.

Assim como a RM850, a fonte é totalmente modular. Seus cabos são destacáveis. De novidade com relação ao modelo anterior temos o suporte ao Corsair Link, que permite o monitoramento da fonte por software. A ligação pode ser feita com um cabo para Header USB 2.0, incluso. Também há um jack mini-USB que aparentemente serve para a mesma finalidade.

Há ainda um LED para indicar que a fonte está sendo alimentada e um botão para testar a ventoinha, uma vez que ela fica totalmente parada quando a carga está baixa ou moderada, e isso já deve ter causado muitos chamados desnecessários para o suporte da Corsair, tanto que vem até um selo de aviso colado na fonte explicando a operação silenciosa da fonte.

Em resumo das similaridades, ambas RM850 e RM850i tem certificação 80 Plus Gold, são totalmente modulares, não ligam a ventoinha com até 40% de carga, tem ventoinha de 135mm, dentre outras.

As diferenças além da garantia dobrada também são boas: a RM850i tem todos os capacitores japoneses, enquanto a RM850 tinha apenas os primários. A RM850i pode trabalhar mais quente, oferecendo carga total com até 50º C, enquanto a RM850 ficava em 40º C .

A ventoinha da RM850i é do tipo Fluid Dynamic Bearing, mais silenciosa e durável que a Rifle Bearing da RM850. A RM850 era single-rail, enquanto a RM850i é single-rail ou multi-rail, configurável por software, oferecendo maior proteção contra sobrecarga.

Por fim, o monitoramento digital completo de potências, eficiência, tensões, velocidade de ventoinha e temperaturas também é uma novidade da série RMi, que não estava presente na RM.

Na parte de cima da fonte vem o selo com todas as informações técnicas. O part number é CP-9020083 / 75-010836. Há também informações sobre carga e potência máxima em cada linha das diferentes tensões.

A instalação da RM850i foi tranquila, tal qual a da RM850. Apenas na instalação do header USB 2.0 do Corsair Link achei que há um certo desperdício. Cada header tem duas portas, a fonte só utiliza uma, mas o conector acaba bloqueando as duas.

Algo similar aconteceu em um PC do meu trabalho, fonte e cooler da Corsair, ambos precisando de um header USB 2.0 para usar uma porta só. Fiz uma gambiarra colocando os fios de um header no outro, para usar um header só.

Pelo menos há a alternativa de fazer a conexão pela porta mini-USB. Se o gabinete tiver furação de watercooler na traseira dá para passar um cabo e fazer a conexão em uma porta USB traseira da placa-mãe. Mas o cabo para esta alternativa não está incluso.

Confira as fotos do unboxing e instalação da Fonte de alimentação Corsair RMi Series™ RM850i:

Veja também o vídeo do unboxing da Fonte de alimentação Corsair RMi Series™ RM850i:

Testes

Após instalar a fonte meu PC voltou a funcionar perfeitamente, com todos os equipamentos. Instalei então o software Corsair Link para aproveitar a função de monitoramento da Fonte de alimentação Corsair RMi Series™ RM850i .

O Corsair Link detectou todos os sensores de temperatura e rotação de minha placa-mãe, processador, e placa de vídeo. Também detectou todos os parâmetros da memória RAM, que também é da Corsair.

Da RM850i o Corsair Link mostra potência de entrada e saída, eficiência, temperatura, rotação da fonte e tensão das saídas de 12V, 5V, e 3.3V.

Também é possível visualizar uma tela com gráficos das potências de entrada, saída e eficiência, além de informações de corrente e potência de cada uma das tensões  (12V, 5V, e 3.3V). É possível ainda configurar se a fonte atua como Single-Rail ou Multi-Rail. Mantive a configuração em Multi-Rail para maximizar a proteção contra sobrecorrente (OCP).

Por fim, é possível visualizar gráficos de todas as medidas que são obtidas pelo Corsair Link. Confira as screenshots:

Cabe notar que a Fonte de alimentação Corsair RMi Series™ RM850i está bastante superdimensionada para o meu sistema. Na época comprei para garantir alguns futuros upgrades que acabaram não acontecendo. Desse modo ela trabalha o tempo todo bastante fria e silenciosa, sem nunca precisa ligar a ventoinha.

Considerações Finais

Não posso dizer que estou completamente satisfeito com o RMA da Corsair. Deixar o sistema de recesso no final do ano não foi uma atitude legal. Também achei errado pedirem o envio do produto por PAC sendo que não iriam pagar pelo envio.

Apesar das falhas, o RMA da Corsair ainda é um dos melhores. Alguns outros fabricantes exigem o envio de produtos para o exterior, ou são bastante demorados na substituição. A Corsair é razoavelmente rápida. Descontando a demora para autorizar o RMA e a demora do PAC, levaram menos de uma semana para analisar o produto recebido e enviar outro.

A Fonte de alimentação Corsair RMi Series™ RM850i é uma ótima evolução com relação a RM850, então acabei “ganhando” esse upgrade. Se a RM850 tivesse esperado mais dois meses para dar defeito eu teria tido um belo prejuízo.

5 1 voto
Article Rating
(Visitado 77 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2019/03/16/4o-rma-corsair-e-fonte-de-alimentacao-corsair-rmi-series-rm850i/

Inscrever
Notificar sobre
guest

6 Comentários
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Polter

Poderia ter sido uma RMA nota 10 se não fosse essa mesquinharia do frete. Ponto negativo pra Corsair

fgsouza

Quais outras marcas você conhece que tem bom RMA? Tive uma boa experiência com a Logitech, no caso um teclado.

fgsouza

Agradeço o feedback!

Ramon Costa

Precisa ter a Nota fiscal para fazer o RMA da corsair?

6
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox