Roteador ASUS “morre” após atualização de firmware – Problemas e Soluções


Este é um problema que enfrentei recentemente, fui atualizar um roteador ASUS RT-AC68U com a versão 384.13 do firmware Asuswrt-Merlin e após a aparentemente bem sucedida atualização, ele não funcionou mais.

Problema

O ASUS RT-AC68U estava com a versão 384.12 do Asuswrt-Merlin antes da atualização. Instalei a nova versão (384.13) usando a opção de atualizar do próprio firmware, como sempre faço. Ao completar a instalação apareceu a mensagem pedindo para reinicia-lo manualmente, como as vezes acontece.

Segui a instrução, mas daí em diante o roteador deixou de funcionar. LEDs de ligado e de Ethernet estavam acendendo normalmente, mas nada de WiFi e nada de conectividade, nada de DHCP, nada…

Baixei então a ferramenta de restauração de firmware da própria ASUS, o ASUS Firmware Restoration version 2.0.0.0, que está disponível na seção de suporte do produto no site da fabricante.

É preciso colocar o roteador em modo de recuperação, ligando-o enquanto o pequeno botão RESET é segurado pressionado por 5 segundos. A luz do POWER começa a piscar, indicando que o roteador está em modo de recuperação.

Em seguida, é necessário conectar o PC em uma das portas LAN, configurar manualmente o IP para 192.168.1.10 e a máscara de sub-rede para 255.255.255.0. Aí executa-se o programa de recuperação da ASUS e escolhe-se um arquivo de firmware para aplicar no roteador.

O problema é que no final do procedimento, apesar da mensagem de que havia sido bem sucedido, o problema persistia. Tentei com a última versão do Asuswrt-Merlin (384.13) e também a última versão do firmware oficial (3.0.0.4.384.45717).

Solução

A solução que encontrei está no SNBForums e é simples. Instalei uma versão antiga do firmware, no caso a versão 378.55 do Asuswrt-Merlin, usando a ferramenta de recuperação da ASUS. Com isso o roteador voltou a funcionar e pude instalar a versão mais recente novamente, a 384.13. Dessa vez não houve problemas. Recuperei então o último backup das configurações que eu tinha, ainda da versão 384.11 se não me falha a memória, e tudo voltou ao normal.

Não sei exatamente porque foi necessário colocar a versão antiga primeiro. Um membro do forum mencionou algo sobre o CFE (Common Firmware Environment). Que ele precisaria ser atualizado quanto ao tamanho de partição ou algo parecido e que duas versões poderiam fazer isso, a 378.55 do Asuswrt-Merlin, que foi a que usei, ou a 376.3626 da ASUS. Não entendi muito bem, mas o importante é que funcionou. 🙂

Esse é o tipo de informação deveria estar no site da ASUS, na própria ferramenta de recuperação, etc. Mas infelizmente não está.

5 2 votos
Article Rating
(Visitado 46 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2019/08/10/roteador-asus-morre-apos-atualizacao-de-firmware-problemas-e-solucoes/

Inscrever
Notificar sobre
guest

9 Comentários
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Flávio Barros

Bom dia.
Comprei um modelo desse hoje (18/10/2019).
Será que esse problema continua acontecendo ?

Flávio Barros

Muito obrigado.

Frederico Bezerra

Engraçado, fiz uma atualização estes dias e o meu foi sem precisar fazer nada. Tenho EXATAMENTE o mesmo router e utilizo o Merlin também! Fica outro aparelho. Uma pena a RoubAnatel não deixar mais entrar no país. Eu comprei o meu em um leilão no Ebay por 50$. Aqui custa 1k… sniff sniff.

larissa oliveira

ao fazer o hard reset para colocar em recue Mode e instalar o firmware o roteador trava e só fica com a luz de power piscando! Alguém sabe informar o motivo? quebrou?

André Gustavo

Boa noite. Poderia me ajudar: a porta LAN 1 do AC68U parou de funcionar, inclusive o led azul está apagado. Tem algum procedimento que possa restaurar ou terei de mandar para garantia? O duro é que são 30 dias e não dá pra ficar sem todo esse tempo.

Editado pela última vez em 3 anos atrás por André Gustavo
André Gustavo

Putz… Vai ser dureza ficar sem ele todo esse tempo. Muito obrigado.

9
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox