Troca de Bateria do SD2SNES


Enquanto eu estava testando o meu Super Nintendo Original NTSC PCB SHVC-CPU-01 CPU/PPU1/PPU2 1/1/1, que já mostrei aqui no Skooter Blog, percebi que o meu SD2SNES pediu para colocar data e hora no sistema, o que é um sintoma de que a bateria interna pifou.

A compra do SD2SNES foi em fevereiro de 2013, o que significa que ele já está com mais de seis anos. Nesse tempo todo eu nunca tinha aberto meu SD2SNES. Sempre assumi que era um Rev. E pela época em que comprei, considerando que a Rev. F só saiu depois e que as revisões anteriores não foram comercializadas.

Agora finalmente chegou a hora de ter certeza, então abri o SD2SNES removendo os dois parafusos do cartucho, o que foi bem simples. Dentro dele encontrei a placa na Rev. E1 como era esperado.

A bateria é uma CR2032. Basta remover a bateria usada e colocar uma nova. Curiosamente a bateria que eu coloquei foi adquirida bem antes que o SD2SNES. Há 11 anos, em 2008, eu adquiri uma cartela de 20 baterias CR2032 na DX. A maioria delas eu já usei, mas ainda tenho algumas. Peguei uma delas e testei antes de colocar no SD2SNES e ela continua indicando tensão acima de 3V, como nova. Nada mal para uma bateria “sem marca”.

Outra curiosidade é que a bateria que eu removi do SD2SNES (a que veio com ele) é exatamente igual à essa que eu coloquei.

Confira as fotos da troca da bateria do SD2SNES:

Compartilhe o artigo com seus amigos se você gostou 😉 . O Skooter Blog precisa de sua ajuda na divulgação para continuar existindo.

0 0 votos
Article Rating
(Visitado 37 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2019/09/20/troca-de-bateria-do-sd2snes/

Inscrever
Notificar sobre
guest

6 Comentários
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Iuri Fiedoruk

Vi um sujeito, aqui do brasil, que está convertendo alguns jogos para usar save em rom mesmo, de forma que não precisa bateria, como vários jogos de mega Drive faziam, e colocando em carts retrô.
Seria interessante o Krizz pensar nisso, o último jogo costuma ficar gravado apenas na memória volátil, se a bateria se for, não tem dump dela em arquivo.

Iuri Fiedoruk

No Super EverDrive ela é usada para o Save e só quando você troca o jogo selecionado, ele escreve a SRAM para o cartão SD.

disqus_1PE4UxqAFA

Fui trocar a bateria do meu cartucho de. Super Mario World era tudo soldado. Moral da história: estraguei meu cartucho

WILCKER ALVES VIEIRA

Amigo você saberia me dizer se esse sd2snes roda em console original (sem ser destravado para rodar cartuchos piratas)?

6
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox