[Review] Ventilador de Mesa Mondial Turbo Force 8 40cm com 3 Velocidades – Preto – NVT-40-8P


O Ventilador de Mesa Mondial Turbo Force 8 40cm com 3 Velocidades é um ventilador com 8 pás, hélice de 40 cm, potência de 140W, e inclinação ajustável. O modelo é NVT-40-8P. Segundo o selo da Procel, ele tem classificação de consumo A para as velocidades mínima e média, e B para a velocidade máxima.

Motivação

Há pouco menos de um ano eu mostrei aqui no Skooter Blog o Ventilador Arno VF40 Silence Force 40cm. Comprei no final do verão (março de 2019) e acabei  usando bem pouco. Quando chegou a primavera e começou a esquentar novamente, comecei a usa-lo novamente, mas logo ele logo pifou. Saiu fumaça e travou o motor. Isso foi no início de novembro.

Como estava na garantia achei que seria fácil obter um reparo, mas foi aí que começou meu pesadelo. A Arno não tem assistência técnica em minha cidade, portanto entrei em contato para saber se eles cobririam o transporte, se eu poderia enviar pelo Correios, etc. Por telefone eu passava por todo o atendimento eletrônico e na hora de transferir para um atendente simplesmente vinha uma gravação de que todos estavam ocupados e que eu deveria ligar mais tarde. Tentei enviar e-mail, contatar pelo Facebook, etc. Mas passou uma semana e não obtive resposta.

Sabia que iria gastar pelo menos a metade de um ventilador novo com as viagens, mas resolvi leva-lo na cidade mais próxima que tinha assistência técnica para não ter que joga-lo fora. Só depois que eu já havia deixado ele lá é que a Arno resolveu responder e disse que cobriria o transporte pelo Correios.

O custo da ida já estava perdido e eles não reembolsariam, mas ficou acordado que o retorno seria por conta deles. Passaram algumas semanas e nada de resposta. Liguei na assistência técnica e só aí é que resolveram iniciar o conserto. Alguns dias depois avisaram que estava pronto. Contatei a Arno e novamente nada de resposta no e-mail, e impossível falar no telefone.

Enfim, o Atendimento ao Consumidor da Arno é uma imensa desgraça. Virou o ano e nada de ventilador. Somente no início de janeiro é que ele finalmente chegou. Mas foi só abrir a caixa e constatar que ele estava quebrado. A parte do motor totalmente solta, nem oscilava nem ficava travada. E o botão de travar/destravar de plástico também quebrou.

Tirei fotos, enviei, e nada de resposta. Ligava no telefone e quando conseguia falar, só diziam que tinha que esperar. Tive que insistir muito para passarem para a responsável. Colocaram a culpa nos Correios e eu não duvido que foi quebrado no transporte, mas a responsabilidade ainda era deles. Com muita insistência consegui que fizessem a coleta do ventilador quebrado, e aí ele foi para outra assistência técnica, à critério da Arno.

E agora já se passaram mais algumas semanas e nada de resposta novamente. Já levei o caso ao PROCON, mas nem para o PROCON responderam. Agora foi criado um processo administrativo, que está em andamento.

Em resumo: já estou há quase 3 meses sem o ventilador. E já nem o quero mais. Agora quero apenas que me reembolsem pelo valor pago, como manda o código de defesa do consumidor, uma vez que eles falharam em me entregar o produto reparado em 30 dias, como manda o CDC. Nesses casos o consumidor pode optar pelo reembolso, mas a Arno está driblar essa responsabilidade também. Arno nunca mais!

Escolha do Ventilador de Mesa Mondial Turbo Force 8

Com a Arno fora de questão, resolvi dar uma olhada nos ventiladores de outras marcas. Li tudo que achei de reviews, assisti vídeos, etc. Cadence, Britânia, Polishop, chequei todos os modelos.

O Ventilador de Mesa Mondial Turbo Force 8 me pareceu a opção mais interessante, mesmo tamanho do Ventilador Arno VF40 Silence Force 40cm, mas com 2 pás a mais e um pouco mais de potência máxima. Bom preço. Resolvi dar uma chance para ele.

Unboxing e Primeiras Impressões

Comparado com o Ventilador Arno VF40 Silence Force 40cm, o Ventilador de Mesa Mondial Turbo Force 8 vem em uma caixa menor e bem mais desmontado. O primeiro é só encaixar duas partes e está pronto. O da Mondial é preciso montar a base, montar as grades, por a hélice, etc. Mas pelo menos a montagem é bem intuitiva, só olhei o manual para garantir mesmo, e levei poucos minutos para concluir a montagem.

O sistema de controle de altura é com uma borboleta, bem melhor que o da Arno. Ele também tem uma alça bacana para transporte, ausente no do Arno. O corpo em plástico é brilhante, ao contrário do Arno que é mais fosco. No restante das características são bastante similares.

Quanto ao vento, ele faz bastante. Fica difícil comparar ruído e velocidade do vento sem ter os dois lado a lado, ainda mais sem equipamentos de medição. Mas algo notável é que a diferença entre as velocidades do Mondial é mais acentuada. No Arno não se nota tanta diferença entre as três.

Confira as fotos e o vídeo do unboxing e testes do Ventilador de Mesa Mondial Turbo Force 8:

Teste de Consumo

Para testar o consumo de energia do Ventilador de Mesa Mondial Turbo Force 8 contei com a ajuda do meu Kill-a-Watt, que já acumula 10 anos de bons serviço prestados.

E as medições que eu obtive podem ser vistas no relatório abaixo:

Tensão de Entrada: 	120~123 V
Frequência de Entrada:	60 Hz

Velocidade: 		Máx
Corrente: 		1,05 ~ 1,06 Amp
Potência Real (Ativa):	128 ~ 129 Watts
Potência Aparente: 	130 VA
Fator de Potência:	0.99

Velocidade: 		Méd
Corrente: 		0,83 Amp
Potência Real (Ativa):	97 ~ 98 Watts
Potência Aparente: 	102 VA
Fator de Potência:	0.94 ~ 0.95

Velocidade: 		Mín
Corrente: 		0,72 Amp
Potência Real (Ativa):	81 Watts
Potência Aparente: 	88 VA
Fator de Potência:	0.90 ~ 0.91

Vale destacar que apesar de o ventilador ostentar um 140W no centro da grade, o máximo que ele consumiu foi 129W. Note que a tensão de entrada durante as medições foi de 120V a 123V, e é possível que uma potência maior seria vista se ela estivesse nos 127V nominais. Cabe lembrar que o ventilador da Arno também mostrou uma potência máxima real (122W) abaixo da nominal (127W) nos testes que efetuei.

Se na velocidade maior o Mondial tem mais potência que o Arno, o mesmo não se repetiu nas velocidades média e mínima. Na velocidade média o Mondial apresentou 97W a 98W, enquanto o Arno apresentou 106W. Na velocidade mínima o Mondial apresentou 81W, enquanto o Arno apresentou 91W. Isso explica porque a diferença entre as velocidades é mais acentuada no Mondial. Vejo isso como um ponto positivo, pois muitas vezes não queremos a velocidade máxima, mas sim uma brisa suave para dormir, com o menor ruído possível. Desse modo, a diferença maior entre as velocidades me agrada.

Quanto ao fator de potência, enquanto o Mondial apresenta um fator maior na velocidade máxima (0,99) e menor na média (0,94 ~ 0,95) e mínima (0,90 ~ 0,91), o Arno faz o contrário, apresentando fator de potência de 1,00 nas velocidades mínima e média, mas apenas 0,89 na máxima. Cabe lembrar que o consumidor residencial só paga pela potência ativa, de modo que o fator de potência não faz diferença na conta. Mas vale pela curiosidade da diferença entre os motores. O motor do Mondial parece otimizado para a velocidade máxima, enquanto o Arno está para as velocidades mínima e média.

Por fim, vale destacar que maior ou menor potência não necessariamente significa mais ou menos vento quando comparando modelos diferentes de ventiladores, pois há outros fatores envolvidos, como o modelo da hélice e da grade.  Lembro ainda que todas as medições foram feitas com o modelo de 127V, e podem ser diferentes para o modelo de 220V.

Pelo selo da Procel, o Arno oferece 1,23 m³/s de vazão, enquanto o Mondial oferece 1,28 m³/s. Então nesse caso parece que a maior potência realmente faz diferença.

Confira também o vídeo do teste de consumo do Ventilador de Mesa Mondial Turbo Force 8:

Rastreamento

A compra foi feita em 03/01/2020. As Casas Bahia não informa no sistema quem é a transportadora nem informações de rastreamento, limitando-se a dar uma previsão de entrega: 10/01/2020. Porém, na nota fiscal aparece que a transportadora é a Transfolha, então pude fazer o rastreamento pelo site da transportadora. Confira:

Entrega realizada
13/01/2020 23:00
Local de entrega:
ENTREGA REALIZADA
Em rota
13/01/2020 09:12
EM ROTA
Pedido recebido no centro de distribuição regional
09/01/2020 15:48
PEDIDO RECEBIDO NO CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO REGIONAL
Pedido despachado
09/01/2020 00:00
PEDIDO DESPACHADO
Pedido em separação
07/01/2020 17:21
PEDIDO EM SEPARAÇÃO PARA ENTREGA

Cabe destacar que o pacote chegou com atraso, três dias após a previsão.

Tabela-Resumo

Nome do Produto:Ventilador de Mesa Mondial Turbo Force 8 40cm com 3 Velocidades
Nome Original:Ventilador de Mesa Mondial Turbo Force 8 40cm com 3 Velocidades – Preto
Loja:Casas Bahia
Valor:R$ 107,91
Valor atual:R$ 132,90
Forma de Pagamento:Cartão de Crédito Visa
Tipo de Frete:Normal (Transfolha)
Valor do Frete:Grátis
País de Origem do Pacote:Brasil
Data de Compra:03/01/2020
Data de Envio:07/01/2020
Data de Entrega:13/01/2020
Tempo em Trânsito:6 dias

Considerações Finais

Por enquanto estou satisfeito com o Ventilador de Mesa Mondial Turbo Force 8 40cm com 3 Velocidades. Espero que ele seja mais durável que o Arno. Não posso dizer que ele é silencioso, mas vento ele faz bastante, e mostra-se versátil por ter uma diferença considerável entre as três velocidades.

Compartilhe o artigo com seus amigos se você gostou 😉 . O Skooter Blog precisa de sua ajuda na divulgação para continuar existindo.

0 0 votos
Article Rating
(Visitado 41 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2020/02/06/review-ventilador-de-mesa-mondial-turbo-force-8-40cm-com-3-velocidades-preto-nvt-40-8p/

Inscrever
Notificar sobre
guest

2 Comentários
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Samuel

Comprei o mesmo ano passado e realmente tem boa vazão mas achei barulhento e para dormir não serviu. Um dos motivos é justamente o fato de ter oito pás, parece uma turbina kk. Após analisar vários comparativos acabei trocando pelo Britânia B400 de quatro pás e estou satisfeito, bem silencioso. Esse da Mondial para mim serviria para outro ambiente como sala etc.

[…] já nem precisava mais de outro ventilador, pois no meio dessa espera eu adquiri um Ventilador de Mesa Mondial Turbo Force 8 40cm, afinal eu preciso de ventilador no verão, não nos meses mais frios. Por conta disso para mim […]

2
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox