Troca da Pasta Térmica do PlayStation 3 (PS3) – Problemas e Soluções


De alguns meses para cá, notei que o meu PlayStation 3 (PS3) modelo fat estava muito barulhento. Esse modelo é naturalmente barulhento, mas chegou a um ponto em que bastava liga-lo e em menos de um minuto a ventoinha já estava na velocidade máxima, mesmo que ele estivesse apenas exibindo o menu.

Logo desconfiei da pasta térmica na CPU e na GPU. Comprei o console novo durante viagem para os EUA em 2009. Depois de quase 12 anos é provável que a pasta térmica tenha secado e perdido eficiência.

Aí lembrei também que em 2015 esse console sofreu uma descarga elétrica e foi danificado, não emitindo mais vídeo. A descarga veio provavelmente pelas antenas de TV de UHF e VHF da minha casa, entrou no meu receiver de áudio pela entrada de antena de rádio, danificando-o e passou via HDMI para o PlayStation 3. Levei o console para uma assistência técnica local especializada em videogames, e eles trocaram o chip de vídeo, trazendo o console de volta à vida. Desde então ele não apresentou qualquer outro defeito. Aí ficou a dúvida: será que nesse reparo trocaram a pasta térmica? Será que colocaram uma pasta de boa qualidade?

O jeito era abrir o console e fazer a troca da pasta térmica. Adiei essa tarefa por vários meses. Até que, finalmente, no último feriado (Tiradentes) resolvi fazer o serviço. Para tanto procurei vídeos ensinando como abrir e fechar o console para facilitar a tarefa. Os vídeos que me guiaram foram esses aqui:


Seguindo o passo a passo do vídeo ficou fácil. Só precisei de uma chave Philips comum e uma chave hexagonal para tirar um único parafuso que tira a tampa preto piano e dá acesso à todos os demais. Essa chave está presente no kitzinho que comprei em 2010.

Tirando a tampa encontrei a primeira surpresa. O técnico colou o chip HDMI com defeito, que foi substituído, com fita adesiva em cima do drive blu-ray e escreveu ali o seu nome e a data: “Ricardo” e “27/02/15”.

Em seguida a segunda surpresa e o principal motivo pelo qual eu prefiro fazer eu mesmo todos os reparos que posso: um parafuso está faltando na fonte do console. Parece que o Ricardo perdeu ele. Vacilão, hein Ricardo?

Parafuso perdido pelo técnico que fez o reparo em 2015.

Parafuso perdido pelo técnico que fez o reparo em 2015.

Desmontando o console percebi que ele estava menos sujo do que eu imaginava, mas a pasta térmica estava, de fato, bem seca.

Limpei muito bem CPU e GPU com um algodão embebido em álcool isopropílico. Aproveitei para olhar o chip HDMI que foi trocado. Soldas bem feitas, até que o serviço foi em feitinho. Não fosse o parafuso perdido eu diria que foi um ótimo trabalho do Ricardo.

Limpei também os dissipadores, também com um algodão embebido em álcool isopropílico e comecei a montagem. Apliquei uma bolinha ou o mais próximo que consegui de uma bolinha de Pasta Térmica Arctic MX-4 na CPU e outra na GPU. Devo fazer o review da pasta térmica em breve.

Daí em diante foi só ir montando o console, tomando o cuidado de apertar alternadamente os parafusos das peças que pressionam CPU e GPU contra o dissipador, para espalhar bem a pasta.

Com o PlayStation 3 montado novamente com a pasta térmica nova, era hora de testa-lo. Fiz as conexões e o resultado foi positivo: a ventoinha não fica mais na velocidade máxima o tempo todo, alternando momentos de maior e menor ruído, tendo alguma relação com a carga do sistema.

PlayStation 3 em funcionamento após a troca da pasta térmica.

PlayStation 3 em funcionamento após a troca da pasta térmica.

Apesar da melhora considerável, o PlayStation 3 ainda parece mais ruidoso do que quando era novo. Acho que para ficar 100% é necessário fazer um delid, processo de remover o encapsulamento dos CIs, para então poder trocar a pasta térmica que fica entre o silício e a parte metálica. Porém, esse processo é arriscado e não pretendo fazê-lo. É melhor um PlayStation 3 meio barulhento do que um PlayStation 3 quebrado.

Compartilhe o artigo com seus amigos se você gostou 😉 . O Skooter Blog precisa de sua ajuda na divulgação para continuar existindo.

5 1 voto
Article Rating
(Visitado 139 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2021/05/01/troca-da-pasta-termica-do-playstation-3-ps3-problemas-e-solucoes/

Inscrever
Notificar sobre
guest

3 Comentários
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Arthur

Belo post, tb tenho PS3, modelo CECHL e estou no agdo dessa pasta MX-4 q está para chegar semana q vem, espero q resolva no meu tb, pois as vezes ele desliga no meio do jogo, já tinha trocado a pasta e não obtive bons resultados na queda de temperatura até pq eram pastas genéricas, e só desconfio da temperatura pq comprei ele direto do JP e nunca tinha sido aberto. Tu usa algum mod tipo webman para alterar a velocidade do FAN ou deixa rodando original tb?

[…] Em maio do ano passado relatei aqui no Skooter Blog que meu PlayStation 3 vinha superaquecendo e est…, pois a ventoinha ficava praticamente o tempo todo funcionando na velocidade máxima. […]

3
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox