Desde julho de 2014, venho utilizando a Adega EasyCooler de 8 garrafas para guardar meus chocolates, mas, ao longo dos anos, enfrentei repetidos problemas com seu funcionamento. Em meados de 2018, a adega parou de funcionar, e após consertá-la substituindo os capacitores eletrolíticos, ela voltou a operar normalmente. No entanto, em fevereiro de 2020, o mesmo problema ressurgiu, levando-me a trocar a maioria dos capacitores novamente. Essa tendência de defeitos recorrentes, cerca de um ano e meio a dois anos, indica a possibilidade de outros componentes defeituosos ou falhas de projeto além do meu conhecimento. Neste artigo, compartilho minha experiência de reparo, detalhando o processo e as medidas tomadas para solucionar esse problema persistente.
A Compra da Adega
Em julho de 2014 eu falei aqui no Skooter Blog sobre a Adega EasyCooler de 8 garrafas que adquiri para guardar chocolates. Ela cumpre muito bem com essa tarefa, evitando que o chocolate derreta nos dias mais quentes e sofra com problemas como sugar bloom e fat bloom, que alteram seu sabor.
Os Defeitos Recorrentes
Em meados de 2018 ela parou de funcionar, mas acabei consertando-a trocando todos os capacitores eletrolíticos, como também já relatei aqui no blog.
Em fevereiro de 2020 o mesmo problema voltou a ocorrer. Dessa vez troquei 15 dos 17 capacitores eletrolíticos. Só não troquei os dois maiores, da parte da fonte, que são mais difíceis de encontrar localmente. Novamente ela voltou a funcionar.
Em janeiro de 2022, o mesmo problema ocorreu pela terceira vez: adega apitando, display fraco, temperatura alta, sem conseguir chegar na temperatura programada, mesmo com a temperatura ambiente estando não muito distante dela. Como eu já tinha comprado dois conjuntos de capacitores da última vez, fiz a troca novamente, mas já sabendo que seria um reparo temporário.
Aparentemente o problema se repete a cada um ano e meio a dois anos, o que indica que há algum outro componente com defeito ou uma falha de projeto que força demais os capacitores. Mas é o tipo de coisa que vai além do meu conhecimento. Alguém com conhecimento em engenharia eletrônica talvez pudesse resolver defintivamente.
A Nova Aposta: Capacitores Japoneses
Na ocasião do terceiro defeito, eu já entrei na LSCS Electronics e adquiri os 17 capacitores eletrolíticos da adega apenas de marcas conceituadas japonesas como Rubycon, NCC(Nippon Chemi-Con), e Nichicon. Também adquiri versões com o dobro de tensão para a maioria deles. Os capacitores chegaram e deixei-os guardados esperando o próximo problema.
Em junho de 2023 o problema ressurgiu. Foi quase um ano e meio após o defeito anterior exatamente como eu previa. Foi na manhã do dia 22/06, uma quinta-feira, em que houve uma queda rápida de energia. No retorno da energia, a adega ficou apitando e piscando o display, como das outras vezes.
O Quarto Conserto
Depois de passar o dia apitando, na sexta-feira, 23/06, a adega amanheceu funcionando. Mas, mesmo assim, na noite dessa mesma sexta-feira eu resolvi levá-la para a minha bancada improvisada e trocar os 17 capacitores eletrolíticos da placa.
Dessa vez eu fiz duas compras para me ajudar no processo, cujos unboxings já foram feitos no nosso canal do Youtube:
- Suporte para Placa de Circuito Impresso (PCB), Placa de Celular e Eletrônica em Geral AFR-290
- Estação Dessoldadora Hikari HK-915 Bivolt
A estação dessoldadora facilitou muito o trabalho. Eu sofria bastante para remover capacitores com o sugador manual. Só me arrependo de não ter comprado uma dessas antes. O suporte também ajuda bastante, deixando a placa sempre em uma boa posição para soldar.
Testei todos os capacitores removidos com o FNIRSI DSO-TC3, outro equipamento que adquiri recentemente, e obtive esses resultados:
Marquei em vermelho os valores que estavam mais fora do normal. Os capacitores CA1 e C8 estavam com capacitância bem menor do que a nominal e ESR bem alto. O C10 também estava com um Vloss alto. Provavelmente são esses os capacitores que falharam e fizeram a adega parar de funcionar. Note que CA1 e C8 também foram os que apresentaram problemas da outra vez.
Com todos os capacitores removidos, fiz uma limpeza na placa e comecei a soldar os novos capacitores japoneses. Esta é a lista dos capacitores originais:
Dessa vez segui a dica do Marcelo e deixei vários capacitores mais distantes da placa e dos dissipadores, deixando os terminais deles mais longos e colocando tubo termo retrátil para evitar curtos.
Terminado as soldas passei uma camada de verniz para proteger as novas soldas e recoloquei a placa na adega. Foi só ligar e Bingo! Tudo funcionando perfeitamente. Inclusive um comportamento estranho que tinha ficado do último conserto desapareceu. Antes, ao chegar na temperatura alvo, a adega ficava ligando e desligando os ventiladores com frequência. Agora isso não ocorre mais, ela apenas reduz o ritmo para apenas manter a temperatura.
Agora minha esperança é que os capacitores japoneses aguentem o tranco e que a adega pare de apresentar defeitos.
Fotos e Vídeos
Confira algumas fotos e um vídeo com um slideshow de todas as fotos que tirei durante o processo:
- A placa no suporte, pronta para ser trabalhada.
- A estação dessoldadora que facilita muito o trabalho.
- O FNIRSI DSO-TC3 testando um dos capacitores problemáticos.
- A placa da adega com os capacitores eletrolíticos removidos.
- Os capacitores japoneses que foram colocados na adega.
- A placa da adega com os capacitores japoneses instalados.
- Os capacitores eletrolíticos que foram removidos.
- A adega funcionando novamente.
Opa! Eu vim pela avaliação do Ironwolf de 16TB lá do aliexpress!!
” Tudo certo, HDD veio lacrado e está funcionando perfeitamente no meu NAS. Review completo com fotos e vídeos no Skooter Blog.”
Fala Brother, beleza?
Deixa eu te perguntar, você chegou a ter algum blog anterior a esse? Tipo final dos anos 90? Pergunto pois na época lembro de procurar histórias sobre o Master System e tinha um site chamado skooter que era sobre master , vi aqui no seu histórico e o inicio foi em 2002
No final dos anos 90 eu tinha a Master Land: https://masterland.skooterweb.com/
Somos dois dinossauros eu e você.
Como é bom ver um blog com texto informativo claro e conciso. Infelizmente hj oq faz sucesso são vídeos e YouTube.
Oq será do futuro com gente q não sabe e não tem paciência de aprender lendo.
parabéns. Vc e o Ryan são oq restaram de blog de Tec e DIY