[Review] Câmera WiFi BESDER 8MP PTZ com Visão Noturna, Tela Dupla, e Detecção de Humanos


A Câmera WiFi BESDER 8MP PTZ conta com visão noturna, duas lentes, tela dupla, sistema de detecção de humanos, usa o protocolo ONVIF, e pode ser usada em ambientes internos e externos. Também funciona opcionalmente com cabo Ethernet.

Acabei comprando duas delas, ambas na AliExpress, loja BESDER Official Store. A primeira foi em agosto, antes da implantação do Remessa Conforme pelo péssimo governo atual, e não foi tributada. A segunda foi em novembro, na black friday, mas mesmo com o desconto acabou saindo um pouco mais cara que a primeira por conta dos 20,5% de ICMS sobre o valor do produto, recolhidos pela loja no momento da compra.

Motivação e Escolha da Câmera WiFi BESDER 8MP PTZ

Ter uma câmera na minha garagem era algo que eu já desejava há bastante tempo. Apesar de morar em condomínio fechado, há situações em que uma câmera na garagem se faz útil, como:

  • Verificar quem está tocando a campainha ou batendo na porta. Apesar de visitantes externos terem de passar pela portaria e serem autorizados via interfone, outros moradores podem acessar a casa diretamente. Nesse caso pode valer a pena verificar quem está tocando a campainha ou batendo à porta, principalmente à noite, até por uma questão de segurança, pois poderia ser algum invasor.
  • Flagrar crianças que tocam a campainha e saem correndo. Este é outro inconveniente que eventualmente acontece. Para alguns apenas um pequeno incômodo, mas quando se tem bebês que acordam com o barulho da campainha esse tipo de brincadeira fica menos tolerável. Com imagens fica mais fácil acionar o síndico ou os pais para tomarem providências.
  • Flagrar eventuais furtos. Nunca aconteceu comigo, mas há relatos de outros moradores que deixaram algo na garagem que desapareceu. A maioria dos casos envolveu crianças e brinquedos. Felizmente as crianças responsáveis pela maioria dos casos já não moram mais no condomínio. De qualquer forma é prudente não deixar nada de muito valor em garagens, mas muitos acabam deixando bicicletas, calçados, patinetes, triciclos, etc. Com a circulação de moradores, visitantes, prestadores de serviço, etc. uma câmera é sempre uma boa forma de inibir alguém mal intencionado.

Apesar dessas motivações a compra de uma câmera foi sempre algo que eu fui adiando, principalmente pela necessidade de passar fiação, e em segundo lugar pela necessidade de adquirir também um DVR para gravar, que é o caso das câmeras comuns. Um sistema com quatro câmeras para filmar toda a parte externa da casa ainda está nos meus planos futuros.

Quando comecei a fazer a automação da minha casa precisei mexer em alguns conduítes para levar fio neutro para os smart switches. Em um dos casos eu derivei o neutro de uma lâmpada da minha garagem, junto à porta da sala, para levar até uma caixinha com vários interruptores na sala. Daí surgiu a ideia de derivar também um fio positivo dessa caixinha e levar junto à lâmpada, com o propósito de instalar uma câmera WiFi.

Eu não sou muito fã de usar WiFi para equipamentos que vão ficar em um lugar fixo, mas no caso da câmera abri exceção porque levar um outro tipo de cabo até o ponto seria mais complicado.

A partir daí passei a buscar por uma câmera WiFi para colocar na garagem próximo dessa luminária. Acabei encontrando a Câmera WiFi BESDER 8MP PTZ  que me pareceu uma boa escolha. É um modelo barato que não tem um fabricante definido, a BESDER aparentemente é apenas uma de várias empresas que vendem esses modelos. Mas para o meu caso de uso pareceu ser suficiente, ainda mais considerando que as câmeras WiFi de fabricantes conhecidos custam facilmente várias vezes o preço dela.

Optei pelo modelo com maior resolução: 8 MP (megapixels), com plug no padrão europeu (compatível com as tomadas brasileiras) e acompanhado de um cartão microSD de 128GB. Imaginei que o cartão não seria grande coisa, mas pelo preço baixo, na faixa de 10 dólares, resolvi arriscar. Na pior das hipóteses eu vou ter que comprar um cartão da Sandisk posteriormente, mas com sete meses de uso o cartão da “Mixza” continua funcionando normalmente.

Unboxing, Instalação e Primeiras Impressões

Com a chegada da primeira Câmera WiFi BESDER 8MP PTZ abri a embalagem e encontrei câmera, cartão microSD, fonte de alimentação, manual de instruções, parafusos e buchas, e alguns acessórios para fazer uma conexão à prova d’água para o cabo Ethernet.

Fiz quatro furos na parede e fixei a câmera com os parafusos e buchas que a acompanham. Instalei o aplicativo ICSee para fazer a configuração. Ele também permite ver as imagens das câmeras em tempo real, bem como ouvir os sons captados pelo microfone. Também é possível reproduzir as imagens e sons gravadas no cartão microSD. O cartão de 128GB é suficiente para até uns 10 dias de gravação, e depois disso as gravações mais antigas vão sendo excluídas automaticamente. Eu estou fazendo gravações 24 horas, em HD, com qualidade “Geral”. Mas também é possível gravar apenas registros de alarme, escolher entre as qualidades “Péssimo”, “Ruim”, “Geral”, “Bom”, “Ótimo”, e “Excelente”, e resolução SD ou HD. Quanto melhor a qualidade e resolução, mais espaço os vídeos ocupam.

Também é possível gravar na nuvem do ICSee, mas isso tem custo adicional. Pelo aplicativo também é possível ativar os alto-falantes da câmera e falar com quem está na garagem. Um caso de uso poderia ser falar com alguém que está batendo à porta quando não estamos em casa. É um recurso que ainda não usei.

A Câmera WiFi BESDER 8MP PTZ conta com duas lentes: uma fica fixa e sua rotação horizontal pode ser ajustada manualmente, a outra pode se movimentar automaticamente para acompanhar movimentos, manualmente, com controle pelo aplicativo, ou ainda fazer “rondas” conforme as posições definidas pelo usuário. O aplicativo também faz imagens estáticas de quando detecta algum movimento.

Apesar de ser vendida como tendo uma resolução de 8 megapixels, que seriam 4 megapixels em cada câmera, na prática a imagem produzida é de 3072×2048, e mostra sempre a imagem das duas câmeras juntas, a fixa em cima e a móvel embaixo. Isso dá 6,3 megapixels apenas, e não os 8 megapixels do anúncio. Portanto, uma propaganda enganosa. De qualquer forma é uma boa resolução, maior do que Full HD para cada câmera.

Quando a câmera detecta baixa iluminação no ambiente liga automaticamente o modo noturno, em que usa luzes infravermelhas para produzir imagens em preto-e-branco. Porém, ao detectar algum movimento, ela liga automaticamente LEDs brancos fortes para iluminar o ambiente e obter imagens melhores. Esse recurso acaba sendo útil também para iluminar o ambiente quando estamos chegando ou saindo, e também é uma forma de inibir alguém mal intencionado, visto que as luzes acompanham o movimento detectado, sempre iluminando onde a câmera está filmando.

Vale destacar que quando a câmera perde a alimentação (queda de energia) e é religada, por padrão emitirá mensagens de voz pelo seu alto-falantes: “Iniciando o sistema”, “Procurando o Roteador”, “Está Conectado”, etc. Quem não quiser isso por algum motivo pode desativar no aplicativo.

Confira as fotos do unboxing:

Veja o vídeo do unboxing que também mostra imagens geradas pela câmera:

Casos de Uso

Desde que instalei a câmera, coincidentemente ou não, nunca mais tive problemas com criança tocando a campainha e saindo correndo. Nunca tive problemas com furtos antes e continuei não tendo. Também já usei a câmera várias vezes para verificar quem estava à porta.

Um mistério curioso acabou sendo resolvido também com a câmera: eu compro água de um vendedor que entrega em casa. Toda semana eu deixo os galões vazios na garagem no dia que ele vai passar. Ele passa, pega os galões vazios e deixa a mesma quantidade de galões cheios no lugar, e eu o pago via Pix. Em certa ocasião eu cheguei em casa e os galões vazios haviam sumido, mas não havia galões cheios no lugar. De início até pensei que alguma criança poderia ter pegado, mas uma rápida olhada na gravação e vi que foi o próprio entregador que estava distraído atendendo o telefone, pegou os galões vazios e esqueceu de deixar os cheios. Enviei uma mensagem para ele, que se desculpou e voltou para trazer os galões cheios.

Synology Surveillance Station do NAS Synology DiskStation DS918+ como DVR

Algo que me incomodava um pouco nas câmeras WiFi é o fato de a gravação ficar apenas no cartão microSD dentro da câmera, ou seja, se alguém resolvesse furtar a câmera, levaria junto as gravações do furto. Logo descobri que o NAS Synology DiskStation DS918+ que eu já tenho desde 2018, e já mostrei aqui no Skooter Blog, conta com um aplicativo chamado Synology Surveillance Station, que é compatível com a Câmera WiFi BESDER 8MP PTZ. Ele se conecta a ela e faz a gravação das imagens e áudio diretamente no NAS.  Com ele eu posso configurar um tempo maior para armazenar os vídeos, inclusive com um tempo ainda maior para os vídeos de eventos detectados, que por padrão é 90 dias, mas os limites dependem apenas do espaço no NAS.

A licença padrão do Synology Surveillance Station (que veio com o NAS) permite usar até duas câmeras, acima disso é necessário adquirir outra licença. Para mim apenas duas é suficiente, mas já notei que para comprar mais a Synology indica as revendas oficiais no Brasil (FourServ, Waz e Kabum), sendo que nenhuma delas tem a licença à venda. Bola fora da Synology. A solução seria comprar em revendas do exterior que entregam a licença por e-mail. A Amazon dos EUA tem, mas entrega a licença fisicamente, e nesse caso teria que pagar quase o dobro do preço da licença em frete e imposto pro ladrão pinguço.

Há outras vantagens em usar Synology Surveillance Station. Uma delas é que ele tem aplicativos para celular (DS Cam) e desktop que permitem visualizar as câmeras, avançar diretamente para eventos, etc. Eu acabo preferindo o DS Cam ao ICSee no celular. Para desktop há outros softwares compatíveis com o padrão ONVIF que servem para visualizar as imagens da câmera. Testei vários e encontrei muitos bugs, limitações, problemas de conexão, etc. O Synology Surveillance Station se mostrou o mais prático e viável.

Synlogy Surveillance Station

Synlogy Surveillance Station

Segunda Câmera WiFi BESDER 8MP PTZ

Satisfeito com a minha primeira Câmera WiFi BESDER 8MP PTZ eu resolvi adquirir uma segunda. A primeira foi adquirida em agosto e chegou em setembro. A segunda foi adquirida em novembro, na black friday, e chegou em dezembro. A segunda saiu mais caro, pois os descontos da black friday infelizmente não cobriram o valor do ICMS. É uma pena que esse governo desastroso esteja nos levando de volta aos tempos de reserva de mercado, cobrando os maiores valores de impostos de importação do mundo. Ao menos por enquanto as compras até 50 dólares pagam “só” o ICMS, mas é questão de tempo até que todas as compras passem a pagar 93% de imposto. É um imposto imoral, mas essa é a característica desse governo, que não tem qualquer controle sobre os gastos, principalmente com os luxos do casal presidencial. Por isso eu digo: se tem algo pra comprar na AliExpress, compre logo porque só vai piorar.

A segunda câmera foi instalada no meu jardim, cobrindo um portão de entrada na lateral da casa. Desse modo ninguém entra pela frente da casa sem ser visto por uma das duas câmeras. Elas também cobrem toda a área particular que não tem qualquer obstáculo para ser acessada a partir da área comum.

Confira as fotos do unboxing  da segunda câmera:

Rastreamentos

O primeiro pacote veio com código de rastreamento inicando em NL e finalizando em BR e o segundo veio com código de rastreamento iniciando em NM e finalizando em BR. Ambos são Packet Standard do Correios.  As informações de rastreamento não estão mais disponíveis no sistema da AliExpress ou do Correios, mas resgatei-as no Muambator.

Esse é o pacote da primeira câmera:

04/09/2023 15:41 Entrega Efetuada
Unidade de Distribuição - REMOVIDO/SP

04/09/2023 09:56 Objeto saiu para entrega ao destinatário
Unidade de Distribuição - REMOVIDO/SP

04/09/2023 03:00 Em trânsito para Unidade de Distribuição - REMOVIDO/SP
Unidade de Tratamento - INDAIATUBA/SP Objeto encaminhado

01/09/2023 06:20 Em trânsito para Unidade de Tratamento - INDAIATUBA/SP
Unidade de Logística Integrada - CURITIBA/PR Objeto encaminhado

01/09/2023 06:20 Fiscalização aduaneira finalizada
Unidade de Logística Integrada - CURITIBA/PR

30/08/2023 05:06 Recebido/Brasil
Unidade de Logística Integrada - CURITIBA/PR

27/08/2023 15:21 Objeto postado
País

E esse é o pacote da segunda câmera:

15/12/2023 11:48 Entrega Efetuada
Unidade de Distribuição - REMOVIDO/SP

15/12/2023 09:57 Objeto saiu para entrega ao destinatário
Unidade de Distribuição - REMOVIDO/SP

14/12/2023 10:12 Em trânsito para Unidade de Distribuição - REMOVIDO/SP
Unidade de Tratamento - INDAIATUBA/SP Objeto encaminhado

11/12/2023 13:29 Objeto em correção de rota
Unidade de Distribuição - ITU/SP

11/12/2023 13:20 Em trânsito para Unidade de Tratamento - INDAIATUBA/SP
Unidade de Distribuição - ITU/SP Objeto encaminhado

08/12/2023 17:00 Em trânsito para Unidade de Distribuição - REMOVIDO/SP
Unidade de Tratamento - INDAIATUBA/SP Objeto encaminhado

07/12/2023 14:37 Em trânsito para Unidade de Tratamento - INDAIATUBA/SP
Unidade de Logística Integrada - VALINHOS/SP Objeto encaminhado

07/12/2023 14:37 Saída do Centro Internacional
Unidade de Logística Integrada - VALINHOS/SP

07/12/2023 14:10 Recebido/Brasil
Unidade de Logística Integrada - VALINHOS/SP

01/12/2023 12:21 Objeto postado
País

30/11/2023 21:41 Informações eletrônicas enviadas para análise da autoridade aduaneira
Unidade de Logística Integrada - VALINHOS/SP

É importante notar que o segundo pacote fez um passeio a mais, com um encaminhamento errado feito pelo Correios, o que atrasou a entrega em vários dias. Esse tipo de erro do Correios está cada vez mais comum. Agora que o risco de privatização não existe mais eles parece que resolveram relaxar de vez.

Vale lembrar que o Correios deu um grande prejuízo no governo da Dilma, voltou a dar lucro depois do impecheament, e agora voltou a dar prejuízo com o retorno do PT à cena do crime. Correios também já foi peça chave no mensalão, e foi usado ilegalmente para distribuir santinhos  da Dilma sem chancela na eleição de 2014. Enfim, Correios sempre teve papel fundamental nos esquemas ilícitos do PT, e talvez por isso possa trabalhar da maneira mais relaxada possível quando a quadrilha está no poder.

Tabelas-Resumo

Esta é a tabela-resumo da primeira compra:

Nome do Produto:Câmera WiFi BESDER 8MP PTZ com Visão Noturna, Tela Dupla, e Detecção de Humanos
Nome Original:BESDER 8MP PTZ Wifi Camera Outdoor Night Vision Dual Screen Human Detection 4MP Security Protection CCTV Surveillance IP Camera
Loja:AliExpress | BESDER Official Store
Valor:R$ 158,20
Valor atual:R$ 220,16
Forma de Pagamento:Cartão de Crédito Internacional
Tipo de Frete:AliExpress Standard Shipping
Valor do Frete:Gratuito
País de Origem do Pacote:China
Data de Compra:24/08/2023
Data de Envio:
Data de Entrega:04/09/2023
Tempo em Trânsito:11 dias
Conteúdo Declarado:Old
Tipo de Conteúdo Assinalado:
Valor Declarado:USD 6 + USD 0.5 (frete) = USD 6.5
Tributado:Não
Valor Tributável:
Valor do Imposto:

Esta é a tabela-resumo da segunda compra:

Nome do Produto:Câmera WiFi BESDER 8MP PTZ com Visão Noturna, Tela Dupla, e Detecção de Humanos
Nome Original:BESDER 8MP PTZ Wifi Camera Outdoor Night Vision Dual Screen Human Detection 4MP Security Protection CCTV Surveillance IP Camera
Loja:AliExpress | BESDER Official Store
Valor:R$ 158,73
Valor atual:R$ 220,16
Forma de Pagamento:Cartão de Crédito Internacional
Tipo de Frete:AliExpress Standard Shipping
Valor do Frete:Gratuito
País de Origem do Pacote:China
Data de Compra:27/11/2023
Data de Envio:
Data de Entrega:15/12/2023
Tempo em Trânsito:18 dias
Conteúdo Declarado:BESDER CCTV Câmera de Vigilância, Visão Noturna, Tela Dupla, Detecção Humana, Proteção de Segurança, WIFI, PTZ, IP, 8MP, 4MP
Tipo de Conteúdo Assinalado:
Valor Declarado:R$ 158,73 + R$ 0,01 (frete) = R$ 158,74
Tributado:Sim
Valor Tributável:R$ 158,74
Valor do Imposto:R$ 32,51 (ICMS)

Considerações Finais

Estou satisfeito com as Câmeras WiFi BESDER 8MP PTZ. Já tive alguns problemas de conectividade com elas, mas quase tudo se resolveu depois que eu deixei de usar Mesh na minha rede WiFi, em favor de usar pontos de acesso separados em canais diferentes, mas com o mesmo nome. O ideal seria conectá-las por Ethernet ou, melhor ainda, ter um sistema de DVR exclusivo para câmeras. Mas pelo preço que custaram, as câmeras WiFi estão fazendo um excelente trabalho, aumentando o conforto e a segurança.

Compartilhe o artigo com seus amigos se você gostou. 😉 O Skooter Blog precisa de sua ajuda na divulgação para continuar existindo.

5 1 voto
Article Rating
(Visitado 105 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2024/04/18/review-camera-wifi-besder-8mp-ptz-com-visao-noturna-tela-dupla-e-deteccao-de-humanos/

Inscrever
Notificar sobre
guest

1 Comentário
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Bruno

Se você tiver interesse pode acessar a câmera pelo pc usando o IP dela no navegador, e por lá pode acessar muito mais configurações disponíveis e no site xmeye.net da pra acessar pela internet.

1
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox