[Review] Módulos de Memória Gloway DDR4 16GB (2x8GB) 3200 MHz RGB – AliExpress


Os Módulos de Memória Gloway DDR4 16GB (2x8GB) 3200 MHz RGB foram adquiridos na AliExpress Computer Storage Global Store Store (eu não errei, são dois “Store” mesmo).  São módulos de memória com dissipador de alumínio, luzes RGB compatíveis com Aura Sync, e altas frequências XMP (3200 MHz).

Motivação

Como eu já contei em alguns artigos anteriores, estava montando um novo PC, com um Processador AMD Ryzen 9 3900X 12 núcleos, 24 threads, Memória Corsair Vengeance RGB Pro 64GB (2x32GB) DDR4 3200 e Placa-Mãe ASUS ROG Crosshair VIII Hero Wi-Fi AMD X570.

Quando a placa-mãe finalmente chegou, fiz o upgrade de todas as peças e logo percebi que havia algo errado: o computador dava boot, mas logo aparecia alguma tela azul do Windows. Em princípio achei que fosse alguma incompatibilidade de drivers, por eu não ter reinstalado o Windows, mas logo notei que havia algo mais grave que isso, pois sequer conseguia dar boot com pendrive ou CD em ferramentas de diagnóstico. Isso ocorria tanto com a memória nas frequências XMP quanto nas frequências JEDEC.

Resolvi então testar os dois módulos da Memória Corsair Vengeance RGB Pro 64GB individualmente e… Bingo! Com um deles o micro nem dava vídeo, e a placa-mãe emitia um bip longo seguido de dois bips curtos. Isto é sinal de memória com defeito. Com o outro módulo, por outro lado, o micro funcionava perfeitamente, em frequência XMP, passando por testes de estabilidade e tudo mais.

Para mim já estava claro que o problema era com um dos módulos de Memória Corsair Vengeance RGB Pro 64GB. Como eu disse no artigo sobre eles, a Corsair da garantia no Brasil para produtos adquiridos no exterior. Então tratei de abrir um ticket no suporte. Precisei selecionar um modelo diferente de memória, pois esse sequer está na lista do site, mas expliquei a situação no texto. Anexei a invoice como solicitado e aguardei.

Após dois dias a Corsair respondeu pedindo fotos que mostrassem o produto com seus selos e números de série. Fácil para mim, pois já havia feito o unboxing e o review aqui no blog, com fotos. Após mais dois dias a Corsair pediu para eu assinar um termo de responsabilidade, que diz que eu adquiri o produto no exterior e trouxe para o Brasil sob minha responsabilidade.

No termo ainda consta que o produtos será substituído pelo mesmo, se disponível. Caso não esteja disponível será substituído por outro produto. Se não for feito acordo de troca eles realizam o reembolso do valor pago de acordo com a invoice, considerando o valor da moeda no dia da compra.

No caso de kits, é necessário enviar todos os módulos, ou seja, eu não poderia enviar só o módulo defeituoso. E foi aí que eu fiquei sem saber o que fazer. Minhas opções até aquele momento eram:

  1. Enviar os módulos e deixar o PC parado até a Corsair fazer a troca ou reembolsar e eu poder comprar outro.
  2. Enviar os módulos e montar o PC novamente com o processador Intel Core i7, e respectivas memórias DDR3 e placa-mãe antigas.

Nenhuma das opções me agradava. Deixar o PC parado logo quando estou tralhando em casa em tempo integral? Isso me obrigaria a trabalhar com laptop. Já cheguei a fazer isso no passado, conectando monitor, teclado e mouse externos, mas tem tarefas mais pesadas em que o PC faz uma grande diferença. E vai saber quanto tempo a Corsair vai demorar para fazer essa troca considerando a pandemia…

Colocar o i7 de volta na ativa era uma opção melhor, mas isso implicaria em desmontar o PC todo, desconectar e reconectar tudo pelo menos mais duas vezes. É um tempo perdido considerável…

Comecei então a cogitar uma terceira alternativa: comprar algum módulo de memória mais barato para deixar o PC funcionando enquanto faço a troca com a Corsair. Depois da troca colocar os módulos temporários à venda com pouco prejuízo.

Mas que memória adquirir? Quanta capacidade? A opção mais barata seria 4GB, mas isso mal coloca o Windows para funcionar direito, ficaria inviável para o meu uso. Mesmo 8GB me deixaria com bastante limitação. 32GB era o que eu vinha usando até então, mas aí já seria muito caro para algo temporário, e difícil de vender depois, pois a maioria do pessoal que monta PC é para jogos, e dificilmente gamers querem mais que 16GB.

16GB me parecia ser o melhor compromisso, afinal é o quanto eu tenho de memória nos meus laptops, tanto o pessoal quanto os de trabalho. Fechei com 16GB e é com 16GB que estou escrevendo este artigo.

Conferindo as lojas brasileiras lembrei que memória RAM no Brasil é um negócio muito caro. Para ter 16GB eu estaria pagando facilmente quase a metade do que paguei pelos 64GB da Corsair nos EUA.

Mas pensando melhor: pra que comprar no Brasil afinal? Eu poderia comprar na China. Vai demorar mais? Provavelmente! Mas eu estava com o PC funcionando, com 32GB de RAM que era o mesmo que eu tinha no i7 até há poucos dias. Sim, estava apenas em single channel o que prejudica um tanto o desempenho. Mas, por outro lado, agora eu tinha o triplo de threads e núcleos de processamento para compensar.

Outra vantagem de comprar da China é que eu teria pouca ou nenhuma perda na revenda. No Brasil vendem os mesmos produtos novos com um preço bem mais elevado que os de lá, apenas por já estarem aqui, visto que muita gente tem receio de comprar de fora. Assim, o meu kit semi-novo no Brasil poderia valer tanto quanto um kit novo direto da China.

O retorno na Corsair já estava autorizado e eu tinha um mês para postar antes do ticket ser fechado. Ainda que os módulos da China demorassem mais que isso, eu poderia simplesmente pedir para prorrogarem o ticket. Como a garantia é vitalícia, eu tinha literalmente o resto da vida para fazer a troca.

Escolha dos Módulos de Memória Gloway DDR4 16GB

Chegou então a missão de escolher quais módulos de memória da China eu iria adquirir. Há memórias de marcas famosas por lá, como Corsair e Kingston. Mas eu queria algo bom e barato, para minimizar minhas possíveis perdas. E é aí que entra a Gloway.

A Gloway não é um grande nome internacional, mas tem uma fama consideravelmente boa dentre os módulos de memória da China. Costuma usar chips de marcas boas, que também são usadas pelos grandes fabricantes. Por contar com dissipador e LEDs RGB, tem também um potencial maior de revenda.

Outra vantagem da Memória Gloway DDR4 16GB (2x8GB) 3200 MHz é que ela tem a mesma frequências que as Corsair que eu adquiri, ou seja, há uma hipótese de que elas possam funcionar juntas, totalizando 80 GB de RAM. Aí eu nem mesmo precisaria me preocupar em revender. E para o meu uso não existe RAM demais…

Com tanto retorno positivo dos compradores, os Módulos de Memória Gloway DDR4 16GB (2x8GB) 3200 MHz RGB me convenceram. Eram esses mesmos que eu iria comprar. Aguardei apenas a Corsair autorizar o retorno do módulo defeituoso (junto com o bom) e fiz a compra.

O pacote foi enviado pelo correio de Hong Kong, que chega no Brasil bem rápido (3 dias!), e até mesmo o Correios não atrapalhou muito, de modo que em menos de duas semanas os módulos da Gloway estavam nas minhas mãos.

Unboxing dos Módulos de Memória Gloway DDR4 16GB

Os Módulos de Memória Gloway DDR4 16GB (2x8GB) 3200 MHz RGB vieram em uma caixinha de papelão que foi totalmente amassada pelo Correios em uma borda. Mas dentro dela a caixinha da fabricante ficou intacta.

A caixinha da Gloway vem lacrada e tem uma janelinha que permite ver um dos módulos dentro dela. Cada módulo vem em um blister resistente dentro da caixa. Eles tem uma etiqueta indicando especificações e o número de série. As latências inclusive são ligeiramente mais baixas que as  da Corsair Vengeance RGB Pro 64GB. São CL 16-18-18-38, enquanto as Corsair são CL 16-20-20-38. Ambas trabalham em 3200 MHz com 1,35 V. Em termos de embalagem e acabamento a Gloway não fica devendo nada para as grandes fabricantes.

Confira as fotos do unboxing e o vídeo do unboxing e instalação dos Módulos de Memória Gloway DDR4 16GB (2x8GB) 3200 MHz RGB:

Teste dos Módulos de Memória Gloway DDR4 16GB

Instalei os módulos Gloway no meu PC e eles imediatamente funcionaram, com as frequências XMP (3200 MHz) e latência CL 16-18-18-38. Com o CPU-Z verifiquei que os chips são da Nanya Technology, e que os módulos foram fabricados na 34ª semana de 2020 (17 a 23 de agosto).

Os LEDs RGB dos Módulos de Memória Gloway são mais discretos que os da Corsair Vengeance RGB Pro, mas proporcionam um efeito bonito e em harmonia com o cooler Wraith Prism que acompanha o Processador AMD Ryzen 9 3900X, e também com os LEDs da Placa-Mãe ASUS ROG Crosshair VIII Hero Wi-Fi AMD X570.

Com o software Armoury Crate da ASUS é possível controlar os LEDs RGB dos Módulos de Memória Gloway, pois eles são compatíveis com Aura Sync.

Os módulos de memória são compatíveis com Aura Sync.

Os módulos de memória são compatíveis com Aura Sync.

Coloquei o Prime95 para estressar os Módulos de Memória Gloway e eles não apresentaram nenhuma falha.

Testando os módulos de memória com o Prime95.

Testando os módulos de memória com o Prime95.

Depois de vários testes resolvi colocar o módulo da Corsair Vengeance RGB Pro 64GB que estava funcionando junto com os Módulos de Memória Gloway, totalizando 48GB de RAM. As latências subiram para ficarem compatíveis com os módulos mais lentos da Corsair, mas todos funcionaram juntos perfeitamente na frequência XMP (3200 MHz). Fiz um teste de 3 horas no Prime95 sem falhas.

Prime95 - Gloway 2x8GB + Corsair 32GB.

Prime95 – Gloway 2x8GB + Corsair 32GB.

Esse último teste me deixou contente, pois provavelmente poderei usar os quatro módulos juntos caso a Corsair faça a troca pelo mesmo modelo. Assim não precisarei me preocupar com a revenda e terei uma quantidade maior de memória. Assim espero…

No dia seguinte tirei o módulo da Corsair, embalei o kit e despachei-o por Sedex para o endereço da Corsair em São Paulo. Chegou lá um dia depois. Já confirmaram a chegada e após 10 dias eles ainda indicam “Produto em análise”.

Parece que fiz bem em comprar os Módulos de Memória Gloway, pois pelo visto a Corsair vai demorar. O prazo legal é de 30 dias e eles destacaram isso em suas mensagens. Estão trabalhando com capacidade mínima por conta da pandemia.

Rastreamento

Estas são as informações de rastreamento do pacote com os Módulos de Memória Gloway DDR4 16GB (2x8GB) 3200 MHz RGB , obtidas no sistema da AliExpress:

2020.10.01 13:10 (GMT-7): Delivery successful
2020.09.25 11:09 (GMT-7): Accepted by Last Mile Carrier
2020.09.23 17:05 (GMT-7): Arrived at destination country
2020.09.22 22:00 (GMT-7): Departed country of origin
2020.09.22 22:00 (GMT-7): Departed country of origin
2020.09.21 16:09 (GMT-7): Shipment arrived at country of origin post office
2020.09.20 09:50 (GMT-7): Shipment left country of origin warehouse
2020.09.20 05:44 (GMT-7): Shipment at country of origin warehouse
2020.09.20 05:14 (GMT-7): Shipment dispatched

E estas são as informações obtidas no site do Correios:

01/10/2020
13:25
[REMOVIDO] / SP	Objeto entregue ao destinatário
01/10/2020
09:57
[REMOVIDO] / SP	Objeto saiu para entrega ao destinatário
01/10/2020
05:59
INDAIATUBA / SP
Objeto encaminhado
de Unidade de Tratamento em INDAIATUBA / SP para Unidade de Distribuição em [REMOVIDO] / SP
29/09/2020
08:56
CURITIBA / PR
Objeto encaminhado
de Unidade de Distribuição em CURITIBA / PR para Unidade de Tratamento em INDAIATUBA / SP
29/09/2020
08:54
CURITIBA / PR	Fiscalização aduaneira finalizada
25/09/2020
11:24
CURITIBA / PR	Objeto recebido pelos Correios do Brasil

Informar nº do documento para a fiscalização e entrega do seu objeto. Clique aqui Minhas Importações
21/09/2020
16:33
HONG KONG /
Objeto encaminhado
de País em HONG KONG / para País em Unidade de Tratamento Internacional / BR

Informar nº do documento para a fiscalização e entrega do seu objeto. Clique aqui Minhas Importações
21/09/2020
16:09
HONG KONG / 	Objeto postado

Informar nº do documento para a fiscalização e entrega do seu objeto. Clique aqui Minhas Importações

Tabela-Resumo

Por fim, esta é a tabela-resumo da compra:

Nome do Produto:Módulos de Memória Gloway DDR4 16GB (2x8GB) 3200 MHz RGB
Nome Original:Gloway DDR4 8gb*2 16gb 3000mhz 3200mhz RGB RAM for gaming desktop memoria ram Type B series
Loja:AliExpress Computer Storage Global Store Store
Valor:R$ 386,68
Valor atual:[indisponível]
Forma de Pagamento:Cartão de Crédito Visa Internacional
Tipo de Frete:AliExpress Standard Shipping
Valor do Frete:Gratuito
País de Origem do Pacote:China
Data de Compra:17/09/2020
Data de Envio:20/09/2020
Data de Entrega:01/10/2020
Tempo em Trânsito:12 dias
Conteúdo Declarado:RAMs gift
Tipo de Conteúdo Assinalado:Commercial Sample
Valor Declarado:CNY 20.0
Tributado:Não
Valor Tributável:
Valor do Imposto:

Considerações Finais

No momento em que escrevo este artigo, estou há 10 dias usando os Módulos de Memória Gloway DDR4 16GB (2x8GB) 3200 MHz RGB, e até agora não ocorreu nenhum problema.

Fiquei bastante satisfeito com eles. Apresentam um bom acabamento, frequência alta, latências baixas, e pelo menos na minha pequena amostra tem um controle de qualidade melhor que o da Corsair, que enviou um módulo com defeito grave e óbvio.

Os módulos da Gloway tem garantia vitalícia, mas acionar a garantia pode ser complicado, uma vez que eles não tem representação nacional. Mas pelo menos os defeitos que possam surgir logo no início estão cobertos pela garantia ao comprador da AliExpress.

É uma pena que a Gloway não trabalhe com módulos de 32GB de alta frequência. Eles até fabricam um módulo de 32GB, mas é de 2666 MHz. Do contrário seria uma alternativa de menor custo muito boa. Mas para capacidades menores ou frequências menores a Gloway parece ser uma excelente opção para compras direto da China.

Compartilhe o artigo com seus amigos se você gostou 😉 . Se você também quiser fazer suas compras na AliExpress, direto de Hong Kong, clique aqui e boas compras.

5 3 votos
Article Rating
(Visitado 223 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2020/10/12/review-modulos-de-memoria-gloway-ddr4-16gb-2x8gb-3200-mhz-rgb-aliexpress/

Inscrever
Notificar sobre
guest

11 Comentários
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Leandro

Quem diria!! Memórias Corsair zero compradas na Amazon americana vindo com problema! Até desanimei de comprar o kit 32GBx2 da mesma Corsair, mas 3600, no Ali por menos de R$ 2.000,00: se tenho esse mesmo azar, tudo indica que eu não conseguiria acionar a garantia vitalícia, pois imagino que não aceitariam o “invoice” do Ali.
Será?? O que você acha??

Leandro

Tá no precinho hoje. Vai encarar? Ou já encarou? Hehe.

Leandro

Tá certo. A demora se dá por vários fatores, mas o cliente precisa ter a opção de decidir entre alguma alternativa. Não se vc pagou no boleto ou no cartão e está disposto a cancelar esse pedido, mas nesse momento tá saindo por R$ 1.566,62 com um cupom do AliExpress (R$ 56,78 on orders of R$ 567,78) e outro Selected Coupon (R$ 45,42 off every R$ 851,67 spent). Infelizmente não sei te dizer quais são, pois só aparecem os valores, não os códigos. Tenta colocar de novo no carrinho pra ver se consegue esse valor…

Leandro

Pois é, fico com receio porque ficamos à mercê da interpretação deles, talvez principalmente da Corsair Brasil que precisa acionar a matriz americana, como vc explicou. Tem razão quanto à compra ser legal.
Vou te dizer que estou pensando em fazer exatamente o upgrade que vc fez. Meu i7 4790K já está sofrendo, mesmo com os 32GB Corsair Dominator Platinum.
Quanto ao processador, o 3900XT costuma aparecer até mais barato que o 3900X. Uma vantagem interessante dele é o menor consumo de energia. Estou bem curioso quanto ao preço que vai vir o 5900X, tanto lá fora quanto aqui, mesmo em preorder. Pelos U$ 549 anunciados pode ser que valha trazer de fora como vc fez com o kit corsair. Será?? Vamos ver…
Agora a dúvida maior: a placa mãe. Quando vai liberar o review da Asus Crosshair?? Tá no forno já?? Hehe. Estou curioso pra ver a razão da escolha por esse modelo…

Leandro

Sim. O 3900X, o 3900XT e até o 5900X têm o mesmo TDDP de 105W! É que lembrei de um review do Adrenaline que mostra o consumo em idle de 85W pro 3900X e 69W pro 3900XP. Foi bem maior que a diferença de consumo que vi nos reviews gringos. Provável que tenha sido um “mérito” do resto do setup, mas achei curioso. Gosto de acompanhar o consumo das máquinas, tanto que tenho até hoje um Zalman ZM-MFC2 no gabinete só pra isso. Eu consideraria o 5900X só se a diferença de valor for de uns R$ 800,00, já que a diferença de performance esperada é de uns 20%. Ansioso pelos primeiros reviews. A ideia é decidir isso na Black Friday, mesmo comparando o custo do 3900XT nas lojas daqui com o de trazer de fora o  5900X na esperança de uma BF verdadeira lá fora. O ruim é que ele ainda vai ser um lançamento recente, 20 dias. Difícil conseguir um preço bom, mas não custa ficar atento e observar. Sacanagem desse vendedor do Ali. Tem que contestar mesmo, ainda que pelos itens cosméticos. Onde você compraria a placa hoje? Diferença de uns R$ 500,00 do Ali (como todos… Ler mais »

[…] [Review] Módulos de Memória Gloway DDR4 16GB (2x8GB) 3200 MHz RGB – AliExpress […]

11
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox