DealExtreme: Controle Remoto para PC (Driver-free Universal USB IR Media Remote Controller for PC (2*AAA))


O review de hoje é da Controle Remoto para PC (Driver-free Universal USB IR Media Remote Controller for PC (2*AAA)) adquirido na DealExtreme e que chegou na última sexta-feira. Este é um controle remoto para PC cujo receptor é conectado à uma porta USB. Não precisa de driver, testado no Windows XP SP3 e no WindowsVista SP1, funcionando perfeitamente em ambos. É alimentado por 2 pilhas tamanho AAA, estou usando as GS Yuasa Enitime.

Controle Remoto para PC

Controle Remoto para PC

Assim que conectado o dispostivo já é identificado pelo Windows como um dispostivo de interface humana. No Painel de controle ele aparece como “HID-compliant consumer control device”, sob o identificador 06B4:1C70, ou na string completa: “VID_06B4&PID_1C70&REV_0200&Col03”. Como ele traz teclas e funções de teclados e mouses comuns, é compatível com praticamente qualquer software, e torna o uso de teclado/mouse tradicional restrito à entrada de dados (texto) o que não deve ser necessário quando usando Media Player e afins. Ainda não instalei nenhum software de HTPC (aliás, aceito sugestões de qual instalar, o uso será para ver vídeos, DVDs e jogar emuladores, para essa última função já tenho o SimpleFE que me permite usar apenas o joystick), mas mesmo com o Windows tradicional é possível utilizar o controle remoto para navegar no Explorer, abrir arquivos, controlar o VLC Player e até mesmo baixar e instalar atualizações indicadas pelo Filehippo.

A caixa não traz qualquer indicação de quem seja o fabricante, na frente temos apenas o título “PC Remote Controller” (Controle Remoto para PC), e os sistemas operacionais suportados: Windows 2000, Windows XP, Windows MCE e Windows Vista. A embalagem não diz se funciona em Linux.

Embalagem do Controle Remoto para PC

Embalagem do Controle Remoto para PC

Nas laterais temos o logotipo do USB e a outro quadro dizendo “18m distance”, não sei se realmente funciona tão longe assim, pois só testei com distâncias inferiores a 3 metros. Na parte de trás temos as características:

  • USB Interface (Interface USB)
  • No need driver (Não precisa de driver)
  • Wireless mouse functions (Funções de mouse sem fio)
  • Support software: WMP, RealPlayer, KMPlayer, TTPlay, WinDVD, PowerDVD (Softwares suportados: WMP, RealPlayer, KMPlayer, TTPlay, WinDVD, PowerDVD)
  • A, B, C, D hotkey: Each key can be set to open a software (Cada tecla pode ser configurada para abrir um software)
  • Remote distance: 18m

Além disso a parte traseira da embalagem também trás a lista de teclas e suas respectivas funções.

Parte traseira da embalagem do Controle Remoto de PC

Parte traseira da embalagem do Controle Remoto de PC

O VLCPlayer não está citado, mas consegui fazê-lo funcionar apenas trocando algumas teclas de atalho, basta selecionar a tecla de atalho que quer modificar e apertar o botão do controle remoto correspondente.

A função de mouse sem fio é muito interessante, um grande círculo movimenta o cursor em 8 direções, o movimento começa suave e vai acelerando, de forma que não demora para levar o cursor de um lado pro outro da tela, ao mesmo tempo que é possível fazer pequenos movimentos para acertar o posicionamento pixel a pixel. Também há tecla para o clique no botão direito, no botão esquerdo e um terceiro que serve para movimentar janelas, já que não é possível segurar o botão esquerdo pressionado e mexer o cursor ao mesmo tempo.

Controle Remoto de PC

Controle Remoto de PC

Na primeira fileira temos quatro teclas: Power, E-mail, WWW e Close. Power faz a mesma função que a tecla Power do gabinete, portanto dependendo do que o usuário configurou nela o PC irá ligar, desligar, hibernar, dormir ou não fazer nada. No meu caso está configurado para dormir. A tecla E-mail entra no programa que está configurado como padrão para e-mails (equivale a tecla de e-mail dos teclados com teclas multimídia), a tecla WWW abre o navegador padrão (também equivale à tecla do navegador nos teclados multimídia). Finalmente o Close serve para fechar a janela atual, o mesmo que um Alt+F4.

Na segunda fileira temos 4 botões configuráveis, cujos ícones sugerem música, filmes, fotos e TV. Mas na prática dá para colocar qualquer programa, basta entrar nas propriedades do atalho do programa desejado (no Windows), selecionar “Tecla de Atalho” e apertar o botão desejado no controle remoto. Na prática ele enviará um Ctrl+Alt+F1, Ctrl+Alt+F2, Ctrl+Alt+F3 e Ctrl+Alt+F4 respectivamente.

Em seguida temos as funções de mouse, já descritas. Depois vem as teclas padrões de Media Player: Play/Pause, Stop, Previous Track, Next Track, Forward, Rewind. As quatro primeiras são equivalentes às de teclados multimídia, e as outras duas são Ctrl+Shift+F e Ctrl+Shift+B, se não me falha a memória.

À seguir temos botões de volume (também equivalentes aos de teclado multimídia), uma tecla de FullScreen, que equivale a um Alt+Enter, e uma tecla de Page Up e Page Down, que equivale às do teclado. Na linha de baixo temos uma tecla Mute, uma tecla “My PC”, que entra em “Meu Computador” e uma tecla BackSpace.

Nas últimas 4 linhas de 3 teclas temos 10 teclas com dupla função. Quando Numlock (no canto inferior esquerdo do controle remoto, e que não tem nada a ver com o Numlock do teclado) está acionado, elas funcionam como teclas numéricas de 0 a 9. Quando está desativado, fazem as seguintes funções do teclado:  Tab, Seta para Cima, Tecla Iniciar (tecla do Windows), Seta para Esquerda, Enter, Seta para Direita, Abrir, Seta para Baixo, Esc e Alternar Janelas. No canto inferior direito temos a tecla Desktop, que mostra a área de trabalho (equivale a Win+D).

O pequeno receptor tem um cabo longo o suficiente para permitir posicioná-lo de forma que fique sempre visível para o controle remoto.

Receptor do Controle Remoto de PC

Receptor do Controle Remoto de PC

Um folheto dentro da caixa mostra diversas informações que já estão incluídas na primeira.

Folheto de Instruçoes do Controle Remoto de PC

Folheto de Instruçoes do Controle Remoto de PC

Concluo que este é um excelente controle remoto, perfeito para quem quer usar o PC ligado à TV para ver vídeos, DVDs, etc. Ou mesmo para quem tem PC no quarto e quer controlá-lo sem sair da cama em algumas ocasiões. Também pode ser útil em apresentações, enfim, tem muitas utilidades. A facilidade de conectá-lo e já usar, sem precisar de qualquer driver ou software adicional é um extra muito bem vindo. O preço baixo também o torna uma opção até mais vantajosa (apesar de um pouco mais limitada) que construir aquelas soluções caseiras que dependem da porta paralela (que está em fase de extinção) e softwares adicionais.

Se você também quiser fazer suas compras na DealExtreme, direto de Hong Kong, clique aqui e boas compras.

0 0 votos
Article Rating
(Visitado 23 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2009/04/22/dealextreme-controle-remoto-para-pc/

Inscrever
Notificar sobre
guest

6 Comentários
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
José Augusto

Amigo, recebi hoje um controle remoto identico, porem nao funcionou, tenho um pc com windows 7 x64 e um note com win vista x64, nenhum dos dois reconheceu o receptor usb, tem algum macete? comprei na DE tambem, voce ja teve alguma experiencia com trocas? rma? pode relatar algo sobre? abracos!

José Augusto

No gerenciador de despositivos ficou como “DISPOSITIVO DESCONHECIDO” vou tentar abrir um RMA… obrigado.
cya

Webster

Amigo sera que ele é compativel com o XBMC ?

[…] for PC (2*AAA)) adquirido na DealExtreme. Este é o segundo controle desses que eu compro, já falei sobre o primeiro há dois anos em um artigo aqui no Skooter Blog. Controle Remoto de PC USB IR Universal, não precisa […]

Junior Borges

para quem nunca viu

6
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox