“Mod da Borracha” no PlayStation 3 usando Thermal Pad para Resolver o Problema de Superaquecimento


Em maio do ano passado relatei aqui no Skooter Blog que meu PlayStation 3 vinha superaquecendo e estava muito barulhento, pois a ventoinha ficava praticamente o tempo todo funcionando na velocidade máxima.

Decidi então fazer a troca da pasta térmica que fica entre a CPU e a GPU e seus respectivos dissipadores. Com isso a situação melhorou um pouco, com a ventoinha voltando a trabalhar com rotações maiores e menores conforme a carga, mas o console ainda estava consideravelmente mais barulhento do que quando eu o comprei em 2009.

Acabei me conformando, pois a alternativa para resolver o problema em definitivo seria o delid, que consiste em remover uma tampa metálica que fica em cima do processador e trocar a pasta térmica entre o chip de silício e essa tampa. Esse procedimento é bastante perigoso, pois a tampa é colada na PCB. Para remover a cola é preciso usar um fio de corte, uma navalha ou algo semelhante para cortar a cola. O risco de acabar danificando o chip é grande, então acabei não fazendo.

Porém, no dia 13 de março deste ano eu estava jogando Teenage Mutant Ninja Turtles: Turtles in Time Re-Shelled e em apenas 12 minutos de jogo o console mostrou mensagem de superaquecimento, algo que nunca tinha acontecido antes, e algum tempo depois desligou automaticamente, como pode ser visto no vídeo da transmissão ao vivo que eu fazia enquanto isso ocorreu:

Já estava quase me convencendo a fazer o delid, quando encontrei este forum descrevendo o “mod da borracha”, que consiste basicamente em colocar um pedaço de borracha escolar na PCB do PlayStation 3, na parte que fica exatamente atrás da CPU, entre a PCB e uma placa metálica que serve para pressionar a PCB exatamente nesse ponto, para que a mesma faça contato com a tampa metálica e o dissipador.

A função da borracha é aumentar um pouco essa pressão na PCB/processador, reduzindo milimetricamente o espaço entre o chip de silício e a tampa metálica, recuperando o contato e permitindo que a CPU dissipe seu calor através da tampa e do dissipador.

O método tem críticos, que alegam que tal procedimento força a PCB e poderia entorta-la ou danifica-la com o tempo, mas o fato é que a própria Sony colocou uma peça de plástico ali para aumentar a pressão em modelos posteriores do PlayStation 3.

Resolvi então encarar o “mod da borracha”, que me parece bem menos arriscado que o delid. Mas em vez da borracha optei por usar um thermal pad. Borrachas tendem a ressecar com o tempo, e eventualmente eu precisaria abrir o console de novo para troca-la. O thermal pad não apenas não resseca como também é preparado para transferir calor, ou seja, ele também pode ajudar a tirar um pouco o calor da PCB atrás do chip e jogar para as partes metálicas.

O “mod da borracha” indica uma borracha com 4 mm de espessura. Não encontrei thermal pad com essa espessura, então comprei um thermal pad de 2mm na AliExpress e usei duas camadas. Confira o vídeo do unboxing do thermal pad que adquiri:

Cortei dois pedacinhos de 1,6cm por 1,4cm do thermal pad, um pouco além dos 1,6cm por 1,0cm do tutorial, mas me pareceu melhor ir um pouco além para cobrir o buraco da PCB por inteiro. Após a aplicação dos thermal pads fechei o console novamente, fiz os primeiros testes e SUCESSO! Agora sim o console ficou bem mais silencioso, com a ventoinha nem mesmo chegando na velocidade máxima. Confira as fotos e o vídeo mostrando partes do procedimento:

Com o sucesso do procedimento, no dia 11 de abril, quase um mês depois do episódio de superaquecimento, eu pude voltar ao Teenage Mutant Ninja Turtles: Turtles in Time Re-Shelled. Dessa vez eu joguei por quase uma hora, completando o jogo, e com o ruído do console o tempo todo em níveis aceitáveis, que mal dava para ouvir. Confira o vídeo da transmissão ao vivo dessa partida:

Dessa forma, fica a minha recomendação positiva para o “mod da borracha”, que é bem mais seguro que o delid e resolveu o meu problema. Já estou há 6 meses com o console em perfeito funcionamento. Fica também a recomendação para o thermal pad adquirido na AliExpress, que fez o serviço, não tem os pontos negativos da borracha escolar e ainda ajuda na dissipação do calor.

Compartilhe o artigo com seus amigos se você gostou 😉. O Skooter Blog precisa muito de sua ajuda para continuar existindo.

5 3 votos
Article Rating
(Visitado 260 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2022/10/21/mod-da-borracha-no-playstation-3-usando-thermal-pad-para-resolver-o-problema-de-superaquecimento/

Inscrever
Notificar sobre
guest

1 Comentário
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Ariel

Boa mestre! Excelente dica, vou fazer no meu que está nessa situação de barulho alto!

1
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox