[Review] Roteador ASUS RT-AC86U – Wireless-AC2900 Dual Band Gigabit Router – AliExpress


Roteador ASUS RT-AC86U foi adquirido na AliExpress, loja Globale Electronic Style Co.,Ltd. Ele é um roteador Wireless AC2900, que atinge até teóricos 750 + 2167 Mbps, somando as bandas de 2,4 GHz e 5 GHz, respectivamente. Usa tecnologia MU-Mimo,  AiMesh para sistema wifi com malha, segurança de rede AiProtection pela Trend Micro, acelerador de jogos WTFast e Controle de Prioridade Adaptável (QoS).

Destaques

Estes são os principais destaques do Roteador ASUS RT-AC86U extraídos do site da Asus:

  • Experiência de jogo final – O acelerador de jogo WTFast® incorporado e ao Controle te Prioridade Adaptável (QoS) oferecem jogos em linha sem atraso e transmissão contínua de 4K UHD

  • Wi-Fi ultrarrápido – Velocidades de conexão AC2900 W-Fi aumentadas com NitroQAM ™ e tecnologia quad-stream de 5GHz para lidar com as redes domésticas mais movimentadas com facilidade

  • Cobertura Ampliada – Antenas de alto desempenho, ASUS AiRadar e Range Boost eliminam pontos mortos e o MU-MIMO maximiza o desempenho de vários dispositivos

  • Processador poderoso – Desfrute de redes mais suaves e transferências de dados mais rápidas com o processador de núcleo duplo de 64 Gb de PC de grau Inteligente

  • Segurança comercial – AiProtection, alimentada pela Trend Micro ™, bloqueia e neutraliza ameaças de segurança na Internet para todos os seus dispositivos inteligentes conectados

  • AiMesh suportado – Conecte o seu RT-AC86U a outros roteadores ASUS compatíveis para criar uma rede Wi-Fi de toda a casa poderosa e flexível

Especificações

Roteador ASUS RT-AC86U implementa os protocolos IEEE 802.11a, IEEE 802.11b, IEEE 802.11g, IEEE 802.11n, IEEE 802.11ac, IPv4, e IPv6. As taxas de dados em cada padrão são:

  • 802.11a : 6,9,12,18,24,36,48,54 Mbps
  • 802.11b : 1, 2, 5.5, 11 Mbps
  • 802.11g : 6,9,12,18,24,36,48,54 Mbps
  • 802.11n : até 450Mbps
  • 802.11ac : até 1734 Mbps
  • 1024QAM (2.4GHz) : até 750 Mbps
  • 1024QAM (5GHz) : até 2167 Mbps

Cabe destacar que o protocolo IEEE 802.11ac usa no máximo a modulação 256-QAM. A modulação 1024-QAM incluída no ASUS RT-AC86U já é um destaque do próximo padrão de WiFi, o IEEE 802.11ax, que deve ser homologado no próximo ano, talvez com o nome comercial de Wi-Fi 6. O mesmo vale para o MU-MIMO (Multi-user MIMO), que também é outra das grandes novidades do próximo padrão.

Então podemos dizer que este roteador não se limita às especificações homologadas no IEEE 802.11ac, mas vai além delas para proporcionar uma rede WiFi mais rápida e melhor na presença de muitos usuários simultâneos, desde que os clientes suportem, naturalmente.

É claro que nada disso implica que o ASUS RT-AC86U terá atualização de firmware para suportar o padrão IEEE 802.11ax. Afinal, a ASUS acaba de lançar uma nova linha de roteadores que suportam o draft do novo padrão. É o caso do recém-lançado ASUS RT-AX88U. Não fazem muita diferença agora, em que os clientes praticamente não existem, mas podem ser uma boa opção para quem quer um roteador preparado para as novidades dos próximos anos.

E por falar em MIMO, o  ASUS RT-AC86U conta com 3 antenas externas e mais uma antena interna. Ele trabalha em 3×3 na faixa de 2,4 GHz, e em 4×4 na faixa de 5 GHz.

ASUS RT-AC86U conta com um processador dual core de 1,8 GHz (Cortex B53 ARMv8), 256 MB de memória Flash e 512MB de memória RAM. No quesito criptografia ele conta com os protocolos 64-bit WEP, 128-bit WEP, WPA2-PSK, WPA-PSK, WPA-Enterprise , WPA2-Enterprise, e Suporte WPS. No controle de acesso ele conta com controle dos país, filtros de serviços de rede, de URL e de portas.

Nos protocolos de gerenciamento temos UPnP, IGMP v1/v2/v3, DNS Proxy, DHCP, NTP Client, DDNS, Port Trigger, Port Forwarding, DMZ, e System Event Log.

O suporte a VPN é dado por:

  • IPSec Pass-Through
  • PPTP Pass-Through
  • L2TP Pass-Through
  • PPTP server
  • OpenVPN server
  • PPTP client
  • L2TP client
  • OpenVPN client

Os tipos de conexão à Internet são: IP Automático, IP Estático, PPPoE(MPPE suportado), PPTP, L2TP.

Com relação às portas, temos:

  • 1 x RJ45 para Gigabits BaseT para WAN
  • 4 x RJ45 para 10/100/1000/Gigabits BaseT para LAN
  • 1x USB 2.0
  • 1x USB 3.0

A fonte de alimentação é bivolt automática: 110V~240V(50~60Hz), e a saída é 19 V com corrente máxima de  1,75 A.

Motivação

Em 2014 eu fazia aqui no Skooter Blog a avaliação do Roteador ASUS RT-AC68U, que à época era considerado o melhor roteador doméstico do mercado.

De lá para cá a Asus lançou diversos outros modelos, alguns mais simples, outros mais complexos que o ASUS RT-AC68U.  Mas o sucessor natural do RT-AC68U certamente é o ASUS RT-AC86U.

Eles tem um formato bastante parecido e as especificações do RT-AC86U são uma evolução natural das especificações do RT-AC68U. Passando de AC1900 para AC2900.  A cobertura que já era ótima ficou ainda melhor. Memória RAM e Flash dobraram de tamanho. E o restante é basicamente igual.

Note que o roteador top da ASUS no momento era o RT-AC5300, com suas 8 antenas e 3 bandas (duas bandas simultâneas de 5 GHz). Mas isso não é algo que eu precise, pois todos os meus equipamentos fixos usam rede Ethernet, incluindo computadores, TVs e videogames. O WiFi é apenas para dispositivos móveis, como celulares, laptops, e tablets, de modo que uma única banda de 5 GHz é suficiente.

Na verdade eu nem precisaria fazer esse upgrade do ASUS RT-AC68U para o ASUS RT-AC86U neste momento, pois o primeiro ainda estava dando conta do recado. Mas eu tinha interesse em deixar o RT-AC68U como um segundo ponto de acesso, cabeado, ampliando minha cobertura, e assim o ASUS RT-AC86U veio para assumir o papel de roteador principal, em conjunto com o Peplink Balance One.

Não estou muito contente com o fato do firmware do Peplink Balance One ainda não dar o devido suporte à IPv6, mas ele ainda é imbatível no balanceamento de carga, onde a ASUS ainda apanha feio. Por outro lado o QoS e o WiFi da ASUS continuam excelentes, então nem cogito outra marca para estas funções.

Unboxing

Roteador ASUS RT-AC86U veio por ePacket e chegou em 25 dias, sem impostos. A caixa chegou um tanto amassada, mas sem danos para o produto.

No momento da compra usei a opção de adicionar um adaptador para o padrão europeu gratuitamente. Normalmente os adaptadores europeus são compatíveis com o padrão brasileiro, mas não é o caso desse que enviaram. A tomada da fonte do roteador é no padrão americano (Tipo A). Como conectei-o em um dos meus filtros de linhas com tomadas universais não tive problemas e guardei o adaptador para outra ocasião.

Roteador ASUS RT-AC86U veio com a fonte de alimentação, cabo Ethernet, antenas, e manuais. Ele fica em pé e o pé não é removível. Também não há furação para pendurar na parede.

Na parte da frente temos apenas os LEDs de atividade de cada porta Ethernet, da porta WAN, das redes de 2,4 GHz e 5 GHz, e de funcionamento. Na parte traseira temos as portas LAN, WAN e USB.

Confira também o vídeo do unboxing do Roteador ASUS RT-AC86U:

ASUS RT-AC86U em Uso

A interface do Roteador ASUS RT-AC86U veio configurada em chinês, mas foi fácil altera-la para inglês. Note que a versão chinesa só suporta inglês e chinês. O meu ASUS RT-AC68U que era versão americana permitia selecionar o português, dentre várias outras línguas.

Essas limitações de idioma persistem à mudanças de firmware. Aparentemente são estratégias da ASUS para evitar as importações. O modelo japonês não tem qualquer outra opção de idioma além do próprio japonês. Vale lembrar que a ASUS do Brasil já me deu canseira para honrar a garantia de um roteador adquirido fora.

Eu até prefiro a interface em inglês do que em português, pois já estou acostumado com os termos técnicos em inglês, então para mim essa questão do idioma não é um problema. Logo não procurei maneiras extra-oficiais de alterar a linguagem.

Note que a legislação de uso do espectro para WiFi também varia de país para país, mas o modelo chinês do ASUS RT-AC86U permite escolher vários países/regiões: China é o padrão, mas dá para alterar para Ásia, Europa, Coréia, Cingapura, Estados Unidos e Austrália. Eu deixei em “Estados Unidos”.

Logo após instalar o ASUS RT-AC86U eu já troquei o firmware oficial da ASUS pelo Asuswrt-Merlin, que é baseado no firmware oficial, mas com funcionalidade extras.

Há porém, uma perda ao usar o Asuswrt-Merlin, que é a funcionalidade AiMesh. A ideia é usar dois ou mais roteadores da ASUS para montar uma rede única facilmente, com o mesmo SSID em todos os roteadores. Mas isso é algo que eu já faço manualmente. Então não sei se há muita vantagem em fazer com a ferramenta da ASUS.

O ponto de destaque dos roteadores ASUS continua sendo o excelente QoS adaptativo. Nada de configurações complicadas, basta escolher as prioridades por tipo de aplicação e pronto. No meu caso as prioridades são, por ordem:

  1. Games: a descrição inclui Diablo, WOW, Steam, XBOX, etc. Eu uso principalmente o Fifa 19 no Playstation 4 Pro e até o momento não peguei uma única partida com lag.
  2. Streaming de Áudio e Vídeo: inclui Youtube, Vimeo, iTunes, Hulu, Netflix, Spotify, etc. Venho usando Netflix em 4K sem engasgos ou reduções de resolução.
  3. VoIP e mensagens instantâneas: inclui serviços de VoIP, mensagens instantâneas, e-mail, etc. Também não tive qualquer problema em conferências via Skype.
  4. Navegação Web: inclui serviços web em geral e redes sociais como Flickr, Twitter, Facebook, Tumbler, etc.
  5. Transferências de Arquivos: inclui softwares de peer-to-peer e de transferências de arquivos, como uTorrent, BitTorrent, Dropbox, 4Shared, aplicativos de FTP, etc. Essa categoria fica com baixa prioridade, de modo que posso baixar torrents e jogar ou assistir Netflix ao mesmo tempo, sem lags e enroscos.
  6. Outros: tudo que não se inclui nas categorias acima.

As categorias podem ser rearranjadas a gosto do freguês, e há também presets para jogos, streaming e navegação. Também há configurações manuais para quem prefere.

O bacana do QoS da ASUS é que ele não fica limitado à IPs de destino e números de porta. Ele realmente conta com um analisador de protocolos que identifica aplicações no nível de aplicação de forma bem eficaz.

Outro ponto de destaque é o WiFi. O que já era bom no ASUS RT-AC68U ficou ainda melhor. O recurso Dual-Band Smart Connect troca os clientes de banda conforme a força do sinal. O sinal está forte na banda de 2,4 GHz? Muda o cliente para a banda de 5 GHz que tem maior largura. O sinal está fraco na banda de 5 GHz? Muda o cliente para a banda de 2,4 GHz que tem mais alcance. E também dá para fazer balanceamento de carga entre as bandas.

As estatísticas de uso são bem detalhadas, permitindo verificar quais dispositivos estão usando mais a rede, quais aplicações são mais usadas em geral ou em cada dispositivo, quanto tráfego passou pela Internet, pela rede cabeada, pela rede sem fio, ou por cada dispositivo específico. Dados diários, semanais, mensais, está tudo lá.

Aliás, recomendo o uso de um pendrive para gravar os dados de acesso, pois por padrão a gravação é em RAM e se perde quando falta energia ou o roteador é desligado. Também não recomendo ficar gravando em NVRAM, que tem ciclos de escrita limitados. O pendrive é a melhor opção, comprei um só para isso, conforme já mostrei aqui no Skooter Blog.

Enfim, há muitos aspectos do ASUS RT-AC86U que eu poderia destacar. Ele tem praticamente tudo o que é básico para uso doméstico, além de muitos outros recursos para uso mais avançado. A possibilidade de usar scripts também dá bastante flexibilidade.

O único recurso que acho que continua deixando a desejar é o de Dual WAN. Ele até funciona, mas o balanceamento de carga é bem básico e para liga-lo é preciso abrir mão do QoS. O modo fail-over também é fraquinho, demorando a perceber que uma conexão falhou e só então estabelecendo a segunda conexão. Nesse quesito o Peplink Balance One é muito melhor.

Nos screenshots a seguir destaco alguns dos recursos que mais uso no Roteador ASUS RT-AC86U:

Rastreamento

Estas são as informações de rastreamento do pacote, obtidas no sistema da AliExpress:

  • 2018.08.28 15:53 (GMT-7): Delivery
  • 2018.08.24 07:48 (GMT-7): Objeto encaminhado,de Unidade de Tratamento em CAJAMAR / SP para Unidade de Tratamento em INDAIATUBA / SP
  • 2018.08.22 16:52 (GMT-7): Objeto encaminhado,de Unidade de Distribuição em CURITIBA / PR para Unidade de Tratamento em CAJAMAR / SP
  • 2018.08.22 16:50 (GMT-7): Released from Customs
  • 2018.08.22 16:50 (GMT-7): Fiscalização aduaneira finalizada
  • 2018.08.21 08:14 (GMT-7): Objeto recebido pelos Correios do Brasil
  • 2018.08.05 22:19 (GMT-7): Despatch from Sorting Center
  • 2018.08.04 02:36 (GMT-7): Objeto encaminhado,de País em CHINA / CN para País em BRASIL / BR
  • 2018.08.03 10:38 (GMT-7): Posting
  • 2018.08.03 10:38 (GMT-7): Objeto postado

E estas são as informações de rastreamento obtidas no site do Correios:

28/08/2018
15:53
Objeto entregue ao destinatário
28/08/2018
10:43
Objeto saiu para entrega ao destinatário
27/08/2018
11:08
INDAIATUBA / SP
Objeto encaminhado
de Unidade de Tratamento em INDAIATUBA / SP para Unidade de Distribuição em REMOVIDO / SP
24/08/2018
07:48
CAJAMAR / SP
Objeto encaminhado
de Unidade de Tratamento em CAJAMAR / SP para Unidade de Tratamento em INDAIATUBA / SP
22/08/2018
16:52
CURITIBA / PR
Objeto encaminhado
de Unidade de Distribuição em CURITIBA / PR para Unidade de Tratamento em CAJAMAR / SP
22/08/2018
16:50
Fiscalização aduaneira finalizada
Acesse o ambiente Minhas Importações
21/08/2018
08:14
Objeto recebido pelos Correios do Brasil
04/08/2018
02:36
CHINA / CN
Objeto encaminhado
de País em CHINA / CN para País em BRASIL / BR
03/08/2018
10:38
Objeto postado

Tabela-Resumo

Esta é a tabela-resumo da compra:

Nome do Produto:Roteador ASUS RT-AC86U
Nome Original:Original ASUS RT – AC86U Router Dual Core 2.4GHz 5GHz AC WiFi 1000Mbps LAN for Gaming Support USB
Loja:AliExpress | Loja: Globale Electronic Style Co.,Ltd.
Valor:US$ 189,99
Valor atual:US$ 178,12 (R$ 739,08)
Forma de Pagamento:Cartão de Crédito Visa Internacional
Tipo de Frete:ePacket
Valor do Frete:
US$ 11,95
País de Origem do Pacote:China
Data de Compra:31/07/2018
Data de Envio:03/08/2018
Data de Entrega:28/08/2018
Tempo em Trânsito:25 dias
Conteúdo Declarado:
  1. Adapter
  2. Wireless Router
Tipo de Conteúdo Assinalado:Gift
Valor Declarado:
  1. US$ 0.05
  2. US$ 19.95
Tributado:Não
Valor Tributável:
Valor do Imposto:

Considerações Finais

Roteador ASUS RT-AC86U é um ótimo roteador, principalmente com o uso do firmware Asuswrt-Merlin. Ele é muito superior aos D-Links e TP-Links da vida que são baratos mas mal fazem o básico.

Para quem já tem um Roteador ASUS RT-AC68U não é um upgrade tão grande, ainda que algumas das novas funcionalidade sejam bem bacanas. Mas vale a pena se for para deixar o roteador antigo como segundo ponto de acesso, aumentando a cobertura. Dependendo das aplicações, ter o dobro de memória RAM e o dobro de memória Flash também pode fazer toda a diferença.

Nesses pouco mais de três meses de uso venho gostando bastante do Roteador ASUS RT-AC86U. Certamente foi uma ótima compra. O preço da AliExpress também está bem bacana. No Mercado Livre pedem mais que o dobro. E é bom aproveitar logo, antes que a porcaria da Anatel resolva inventar taxas de homologação para roteadores também.

Compartilhe o artigo em suas redes sociais se você gostou. O Skooter Blog só depende de você para continuar existindo. Quer comprar na AliExpress direto da China? Então clique nos links e boas compras.

0 0 votos
Article Rating
(Visitado 51 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2018/12/14/review-roteador-asus-rt-ac86u-wireless-ac2900-dual-band-gigabit-router-aliexpress/

Inscrever
Notificar sobre
guest

37 Comentários
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Maia

Excelente review, parabéns!

Caio

Opa, blz?
O produto para ser excelente, tanto é que estou pretendendo adquirir um, entretanto estou com uma duvida, não há maneiras de usar o aparelho em pt-br?

Caio

Vi algo sobre scripts para colocar do chinês para inglês, não sei se funcionaria para português e mesmo assim não teria conhecimento para aplicar essa “solução” pois sou leigo nesse assunto, se pudesse me ajudar com isso agradeceria imensamente.
Desde já agradeço pela atenção.

Caio

Eita rs.
Vlw, assim que possível tentarei seguir as instruções.
Obrigado.

Caio

Consegui adquirir o modelo comercializado nos EUA, possui todos os idiomas.
Você citou de gravar os logs no pendrive, onde está opção?

[…] local por R$ 449,00, para meu trabalho. Eu não preciso de um repetidor em casa, pois meu Roteador ASUS RT-AC86U posicionado no meio da casa dá conta de cobrir a área toda. E meus roteadores antigos (ASUS […]

Fernando

No Brasil está saindo a 1.211 parcelado em 12, acha que compensa?

Fernando

Obrigado pela resposta e pelo review, acho que vou no parcelado mesmo, adicionando o firmware alternativo só se perde do airmesh? todas as outras funcionalidades de “melhoria de ping” etc permanecem?

Adriano Ricardo Digiere

Excelente review. O melhor que encontrei na internet. Parabéns.
Gostaria apenas de pedir uma ajuda. Você sabe qual a altura do roteador, considerando as antenas? Estou perguntando isso, pois pretendo comprá-lo, mas tenho limitação de altura no local onde pretendo colocar o roteador. Obrigado.

Adriano Ricardo Digiere

Vai dar certo onde pretendo colocar. Mto obrigado pela ajuda.

[…] RT-AC86U e RT-AC68U foram adquiridos na AliExpress, loja Iron SuperMan, para uso com o meu roteador ASUS RT-AC86U, do qual já falei aqui no Skooter Blog. O anúncio na verdade é para o ASUS RT-AC68U, que também já mostrei aqui, mas ambos tem o mesmo […]

Antonio

Boa noite! Estou enviando essa mensagem devido a não encontrar nada que possa me ajudar.
Estou com extrema dificuldade em baixar e instalar o Merlin. Não encontrei um tutorial em português.
Se alguém pode me ajudar, desde já agradeço a atenção.

CAIO

Voce ja testou no fifa20? roda mais liso

Mario

Bom dia !

Comprei o roteador asus 86
Tem alguma configuração específica para jogar o FIFA que minha lantecia não deminui?

Mvss

Você joga rainbow six siege? Melhorou?

Mvss

Vc joga rainbow six siege?

Mvss

Vc joga raibow six siege? Melhora o Ping?

[…] O Controlador USB de Velocidade de Ventiladores (Fans) e Dimmer de LEDs ZK-BUFS 10W de 4~12V para 1~24V foi adquirido na AliExpress, loja Aideepen Official Store, para uso com o meu Roteador ASUS RT-AC86U, já mostrado aqui no Skooter Blog. […]

[…] 2 Ventiladores (Fans) 70x70x15mm com Rolamentos de Esferas foram adquiridos para uso com o meu Roteador ASUS RT-AC86U, já mostrado aqui no Skooter Blog. Eu já havia adquirido ventiladores específicos para o RT-AC68U, que também já mostrei aqui no […]

[…] Outra mudança notável é que antes eu conseguia acessar a interface web ou mesmo pingar o ONU à partir do meu PC, bastando usar o IP 192.168.15.1. Isso funcionava mesmo com o ONU em modo bridge, sendo acessado através do meu roteador, o ASUS RT-AC86U, que já mostrei aqui no Skooter Blog. […]

Vinicius

E ai skooter, ainda vale apena pegar este modelo ou pegar o mais novo RT-AX86U? Pergunto isso porque pelo que me parece não mudaram muita coisa, mas o preço esta bem maior.

Vinicius

Skooter o RT-AC86U esta na faixa dos 800 reais e o RT-AX86U por volta de R$1800, será que vale a pena pagar esta diferença neste ultimo modelo?

Editado pela última vez em 3 anos atrás por Vinicius
Vinicius

Verdade, estao metendo a mão. Acabei pegando este modelo seu no submarino com ame por 1190.00 no aliexpress esta custando 1070.00. Tudo esta muito caro e eu estou precisando com urgencia, senao tinha esperado para pegar em outra oportunidade. Valeu Skooter, Abracao.

[…] Os 4 Cabos de Alimentação com Plug USB e 2 Fios 50cm foram adquiridos na AliExpress ASMTLED Official Store. A ideia é usar um deles em conjunto com os 2 Ventiladores (Fans) 70x70x15mm com Rolamentos de Esferas, já mostrados aqui no Skooter Blog, e com isso poder conecta-los no meu Roteador ASUS RT-AC86U, também já mostrado aqui no Skooter Blog. […]

[…] 16GB Ultra Flair USB 3.0 foi adquirido na AliExpress, loja Bo Cheng Store, para ser usado com o Roteador ASUS RT-AC86U, que adquiri no mesmo dia, mas chegou alguns dias depois. Falarei dele em […]

[…] algum tempo eu precisei encontrar uma forma de acessar remotamente um roteador ASUS RT-AC86U em uma conexão da Claro (antiga NET) que passou a usar CGNAT recentemente, ou seja, não consigo […]

37
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox