O Código da Vinci


Assisti hoje ao tão comentado filme “O Código da Vinci”, não li o livro, então meus comentários são baseados apenas no filme, que obviamente não deve (ou não deveria) ter a leitura do livro como um pré-requisito. O filme é bem “mais ou menos”, seria apenas mais um thrillerzinho se não fosse por toda a polêmica desnecessária criada em torno dele, que apenas ajudaram a promovê-lo ainda mais. Os atores são bons e ajudam um pouco (apesar que Tom Hanks costuma ser melhor), mas os personagens em geral são mal trabalhados e parecem ficar o tempo todo jogando a informação para que possamos compreender o filme, o que é um forte indício de falha do roteiro. Alguns filmes fazem o espectador sentir o drama do personagem e se importar com ele, compartilhar com ele suas alegrias e sofrimentos. Esse é o caso do filme “Uma mente brilhante”, que comentei ontem, não é o caso de “O Código da Vinci”. Curiosamente, ambos os filmes são do mesmo diretor, Ron Howard. Pra finalizar: os enigmas e o criptex até que são interessantes, mas o Indiana Jones buscou e achou o Santo Graal no passado em um filme muito melhor. 🙂

Quanto ao aspecto religioso, não entendo mesmo a razão de tanta polêmica, é pouco provável que algum cristão questione sua fé diante de uma história tão fantasiosa e absurda. A história é apenas ficção e deve ser visto como tal. Dan Brown inventou uma história polêmica justamente para conseguir essa publicidade gratuita, visto que seus dois livros anteriores não haviam sido muito bem sucedidos. Aliás, os revoltados com o roteiro não deveriam nem ir ao cinema, pois só estão aumentando os lucros dos produtores e incentivando a aparição de mais filmes do genêro. O fato é que esse não é o primeiro e nem será o último filme a distorcer a história de Jesus Cristo, outros filmes já o fizeram no passado e já caíram devidamente no esquecimento (“A última tentação de Cristo” e outros tão esquecidos que eu também não me lembro). E não será diferente com “O Código da Vinci” que logo também será esquecido. Só não serão mesmo esquecidas as palavras do verdadeiro Jesus, que há muito tempo já dizia: “o céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar” (Mt 24:35).

0 0 votos
Article Rating
(Visitado 1 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2006/05/26/o-codigo-da-vinci/

Inscrever
Notificar sobre
guest

2 Comentários
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Claudia Breve

Bom, como no outro filme, não assisti esse também, mas segundo o que o nosso editor escreveu, faço juz ás suas palavras, essa não é a primeira e muito menos será a última vez que irão querer distorcer o que diz as sagradas escrituras.
Se você ainda tiver alguma dúvida e estiver vivo até lá, aguarde e verás qual será realmente a verdade, eu não tenho dúvidas, só espero que você esteja dentro dessa verdade.

Camila

Otimo Comentáriooo!!!
Parabéns!!!

2
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox