Gandia, mais um esquema de pirâmide disfarçado


Hoje é o dia do lançamento do tal Gandia, mas até agora ele não deu as caras, parece que foi adiado de novo. Para quem ainda não sabe, Gandia é um “projeto” de um site que pretende ser igual ao Orkut, com uma diferença, vai ser pago!!!

É lógico que ninguém é otário de pagar por algo que o Orkut oferece de graça, certo? Então para poder recrutar otá… ops, participantes eles montaram um esquema de marketing multinível, um nome bonitinho para a famosa e conhecida pirâmide, que é proibida no Brasil e em muitos outros países. Lógico que eles podem alegar que não é uma pirâmide porque a pessoa não paga simplesmente uma adesão pro esquema, mas também uma prestação de serviço, que no caso é tudo aquilo que já tem de graça no Orkut.

E como funciona o marketing multinível?
Quando a pessoa entra paga uma taxa de adesão, e para cada pessoa que essa pessoa convidar (que também pagará uma taxa de adesão) a pessoa que convidou ganhará uma comissão. Assim fica evidente que o dinheiro que alguém recebe necessariamente virá da adesão de outra pessoa. Para não sair no prejuízo quem entra no esquema deve recrutar mais n novos participantes. Para quem está no topo da pirâmide isso é algo relativamente simples, pois o número de possíveis participantes ainda é bastante grande. A medida que a rede cresce o número de pessoas que ainda podem ser recrutadas vai ficando menor, o que diminui consideravelmente a chance de alguém da base da pirâmide obter retorno. O sistema sempre vai afundar porque o universo de pessoas é limitado, a grande maioria dos participantes ficará na base da pirâmide e sairá no prejuízo, apenas uma minoria que está no topo da pirâmide é que sairá no lucro, além dos administradores do sistema que ficam com uma porcentagem de todas as taxas pagas.

O sistema afunda quando o pessoal da base percebe que entrou numa furada, que só está levando prejuízo e desiste. Consequentemente os lucros de quem está acima dele diminuem e a pirâmide começa a ruir a partir da base. Para evitar isso a única maneira é convencer as pessoas da base a continuarem levando prejuízo. Mas por que alguém aceitaria isso? Aí é que entra o serviço agregado a pirâmide, que tem de ser interessante o suficiente para que a pessoa não desista mesmo levando prejuízo. É nesse ponto que o Gandia vai falhar, pois os serviços não são atrativos, pois no Orkut eles são de graça.

Vale lembrar que todo esquema de marketing multinível mostra aquelas simulações em que a pessoa ganha cifras bastante altas quando preenche todas as pessoas em todos os níveis de recrutamento. O que eles esquecem é que na prática não haverão pessoas para preencher todos esses níveis. Quer fazer uma simulação real? Pegue um universo limitado de pessoas, e vá colocando-as na pirâmide, e calcule os ganhos de cada uma dessas pessoas através das comissões das pessoas que estão abaixo dela, dos ganhos de cada uma você desconta o investimento inicial. Agora veja quantas pessoas saíram no lucro e quantas saíram no prejuízo…

Entendeu agora? Ou quer que eu desenhe?

0 0 votos
Article Rating
(Visitado 5 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2007/06/25/gandia-mais-um-esquema-de-piramide-disfarcado/

Inscrever
Notificar sobre
guest

6 Comentários
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Eder

Rapá, excelente comentário. Essa questão de marketing multinível não morre hein… enquanto não prender alguns manés que ficam enganando as pessoas.
Se o negócio ruir (o que é inevitável, porque senão a Amway, Herbalife, entre outras estariam no topo) eles já conseguiram muito dinheiro e ficam rindo dos babacas que levaram prejuízo.

Vamos alertar!!!

Abraço

Eder

Ahhh, só mais uma coisinha.

Agora tem um exército no orkut de 173 profiles com o seguinte nome “Eu amo Gândia”.
Eles já estão prontinhos para agir tentando chamar as pessoas para a pirâmide.

Vai ser muita gente enganada… affff…

Estamos na defesa!!!

Leo

Gandia…

Isso ta com CARA, NOME e SOBRENOME de GOLPE… Muito estranho mesmo, copia o logo do google, o design do orkut, faz spam tambem pelo orkut, espalha um monte de paginas falando maravilhas sobre o projeto, diz que vai dar milhoes aos usuarios atraves de uma especie de paypal produzido por eles proprios…

A muito tempo atras existiu uma especie de orkut brasileiro, de nome muvuca, seu template era azul escuro e branco… Lembro apenas do fato de viver offline, funcionava uns dias e saia por nao suportar o numero de novos usuarios, saiu do ar com menos de um ano… Na minha opiniao, ninguem por aqui vai suportar a demanda para produzir um orkut 100% nacional, o Uol com o dinheiro que tem tenta isso e nao consegue a anos… Imagina dando dinheiro aos usuarios?!

Somos so nos que desconfiamos de tudo isso ou o mundo cibernetico brasileiro esta tao carente de dinheiro que nao conseguem identificar um golpe logo de cara???

João

É incrível como existem pessoas que falão do que não sabem, muito bem, enquantos vocês ficam mormurando eu ganho dinheiro otá.. ops participantes do forun.

igor tiogo

Acabei de receber um convite de um “amigo virtual”..(só conheço pela web)… tem total cara de furada….mas que é atentador é…Acho q vou continuar com o meu nome no SPC mesmo..hauhauaha….promessas de milagres são difíceis de engolir!!!

6
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox