Skype agindo como supernó


De vez em quando resolvo checar minhas conexões através do comando netstat para ter certeza de que está tudo em ordem. Na última pesquisa me surpreendi ao ver centenas de conexões dos mais diversos IP na porta 29866. Resolvi checar então qual é o programa que estava recebendo tantas conexões, era o Skype.

Com um pouco de pesquisa no Google descobri que computadores utilizando Skype e que não tem conexões entrantes bloqueadas por firewall e/ou NAT podem funcionar como supernós (supernodes) e rotear conexões de outros usuários.

Tais conexões não transmitem voz, apenas sinalização, e ajudam o Skype na tarefa de fazer uma chamada de dois usuários que estão sob firewall, por exemplo. O tráfego é relativamente pequeno, no máximo 40 kbps em ambos os sentidos. O impacto na memória e processador é razoável, quase 60 megas meu Skype está ocupando na memória nesse momento, e a carga na CPU chega fácil aos 5%.

No meu caso estou em um roteador com NAT e firewall, mas ele permite abertura de portas e portanto o Skype está conectado sem restrições.  Meu roteador fica sobrecarregado com tantas requisições e a interface web acaba não funcionando mais (nada que não aconteça também com uso de bittorrent ou Emule), outros roteadores podem ter problemas mais sérios, em especial os D-Link (que são uma bomba, passe longe deles) que acabam reiniciando sozinhos ou travando com excesso de tráfego, principalmente se for tráfego UDP.

O que o Skype faz não é errado, é assim que funciona o P2P, e inclusive isto consta no contrato do Skype (aquele que ninguém lê). Softwares de VoIP com um servidor central não tem esse tipo de inconveniente, porém precisam de um bom servidor central (ou vários deles) para fazer a função de supernó, e isto tem um custo alto. O Skype ao colocar seus usuários como supernós distribui esse custo entre todos eles (obviamente quem não gosta nada disso são as companhias telefônicas, que além de não ganhar com as chamadas feitas via Skype ainda tem seus links mais carregados com todas essas conexões). Para o usuário isso em geral não é problema, exceto pelo tráfego gerado (preocupante para quem tem franquias mensais) e pelo consumo de CPU/memória.

0 0 votos
Article Rating
(Visitado 1 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2007/06/27/skype-agindo-como-superno/

Inscrever
Notificar sobre
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox