MySQL no Windows Vista x64


Após escrever o último post sobre o Apache e o PHP no Windows Vista resolvi partir logo para o MySQL, e assim garantir que a solução um servidor “WAMP” funcionaria perfeitamente usando o Windows Vista x64.

Fui então para o site do MySQL baixar a versão de 64 bits para Windows, onde já constava a inscrição “AMD64 / Intel EM64T”, o que já considero um bom sinal, visto que alguns softwares recomendam suas versões de 64 bits apenas para Itaniums e afins. Mas ao ler as notas de plataforma aparece uma frase preocupante:

“A Windows operating system such as 2000, XP, Vista, or Windows Server 2003. Only 32-bit and 64-bit versions of Windows 2000 and later are supported; however, 64-bit Windows Vista is not yet supported. Windows 95/98/ME and versions of Windows older than these are no longer supported.”

Windows Vista de 64 bits não suportado? Então é problema! Mas resolvi tentar assim mesmo, e a instalação acabou sendo mais tranqüila do que o esperado. Alguns tutoriais na rede falam novamente em desabilitar UAC e afins, mas não foi preciso nada disso, bastou executar o programa de instalação como administrador (o que já era esperado) e a instalação foi tranqüila até o momento em que é executado o MySQL Instance Config, nesse ponto é necessário cancelá-lo, pois ele é executado como usuário comum e portanto as configurações não poderão ser gravadas no arquivo .ini, que está no diretório de instalação (no Program Files). Então basta cancelar o programinha e depois executá-lo como administrador (procure-o no diretório onde o MySQL foi instalado). Aí sim a configuração pode ser feita e pronto, o MySQL já estará funcionando.

Agora sim o conjunto Windows Vista 64 bits + Apache + PHP + MySQL parece estar pronto para funcionar.

0 0 votos
Article Rating
(Visitado 4 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2008/05/26/mysql-no-windows-vista-x64/

Inscrever
Notificar sobre
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox