DealExtreme: Pilha recarregável NiMH GP Recyko+ 2050mAh (pacote com 4) (GP ReCyko+ 2050mAh Rechargeable Ni-MH Batteries (4-Pack))


Há algum tempo atrás escrevi um post falando sobre as pilhas LSD (low self discharge), pilhas NiMH de baixa auto-descarga, “baixa auto” é algo que fica meio estranho no português por causa da semelhança entre a grafia de “auto” (self) e “alto” (high) que é o contrário de “baixo” :). As pilhas LSD podem ficar até 6 meses sem uso mantendo 90% da carga, e 1 ano sem uso mantendo 85% da carga, segundo seus fabricantes. Os exemplares mais conhecidos dessa categoria são as Sanyo Eneloop, a qual eu comprei um pacotinho algum tempo atrás e fiz um review, e as GP Recyko+, que são as últimas que comprei e cujo review é este que você lê agora.

Estava procurando pilhas para o meu Subaru WRC2006 para não ter que ficar tirando pilhas de outros equipamentos toda vez que fosse brincar com ele, e mesmo que não usá-lo tanto essas pilhas também poderão ser usadas em outros equipamentos. Minha idéia é ir aos poucos substituindo as pilhas alcalinas por pilhas NiMH LSD, já que elas podem ser usadas em equipamentos que gastam pouca pilhas, como relógios e controles-remotos, ao contrário das NiMH comuns que depois de alguns meses ficam sem carga, não pelo uso do aparelho, mas pela auto-descarga.

Como no Brasil as pilhas LSD ainda são raridade, e quando são encontradas custam caríssimo, resolvi partir logo para a DealExtreme. A primeira idéia era comprar mais um pacotinho de Sanyo Eneloop, mas como elas custavam 17,35 dólares e as GP Recyko+ custavam 14,98 dólares, resolvi dar uma chance para as Recyko+. A GP é uma fabricante chinesa de baterias, ao contrário da Sanyo que é japonesa, além disso a Sanyo foi a pioneira, as Eneloop foram as primeiras baterias LSD, mas a GP também é uma boa marca, bastante conhecida no mercado, então creio que não haverão problemas com elas. Como o preço é 14,98 dólares, adicionando o Drop Shipment (tirar o logo e o nome da DealExtreme do pacote para tentar ajudar na alfândega) que custa 1 cent, ficou um total de 14,99 dólares, faltando apenas 1 cent para conseguir o envio registrado, então fiz uma pequena gambiarra de adicionar 2 Drop Shipment para completar os 15 dólares, e aí deu certo. 🙂

Compra feita em 05/11, enviada em 11/11, saiu de Hong Kong em 13/11, chegou no Brasil em 18/11 e chegou na minha cidade em 25/11. 20 dias corridos no total e apenas 1 semana no Brasil, um bom prazo. O pacote veio com a descrição “Special Services, AA Cree Flashlights”, não sei porque colocaram lanterna em vez de pilha, valor declarado de 45 dólares de Hong Kong como de praxe.

Pacote da DealExtreme

Pacote da DealExtreme

Na parte de trás algo que nunca tinha visto em pacotes não-tributados da DealExtreme, um carimbo de LIBERADO da Receita Federal. Até aí normal, foi liberado sem ser aberto pela fiscalização, mas o estranho é que no carimbo está marcado Curitiba. Considerando que os pacotes chegam no Rio de Janeiro e passam pela fiscalização em São Paulo, o que é que ele foi fazer em Curitiba? O rastreamento do Correio não ajuda em nada, pois só consta como recebido no Brasil e o próximo passo já é ter chegado na minha cidade, o restante é tudo omitido, portanto o mistério permanecerá.

Pacote da DealExtreme, carimbo de liberado pela Receita Federal, Curitiba (!?)

Pacote da DealExtreme, carimbo de liberado pela Receita Federal, Curitiba (!?)

O pacotinho das pilhas é feito com um plástico bem grosso, mesmo assim veio com a borda detonada, já ia botar a culpa nos Correios quando notei que o pedaço faltando não estava dentro do envelope, o que pode indicar que ele já foi envelopado detonado, mas as pilhas estavam intactas, pois a parte onde elas ficam é bem reforçada.

Embalagem das pilhas GP Recyko+

Embalagem das pilhas GP Recyko+

A parte de trás traz alguns textos em chinês, pelos desenhos deduzo que estão falando das vantagens da pilha LSD, ali também tem a voltagem nominal (1,2V) e a capacidade nominal (2050mAh), lembrando que pilhas LSD tem capacidade ligeiramente menor que as pilhas que não tem essa tecnologia, e que hoje estão na casa dos 2700mAh, assim quem usa muito as pilhas (recarregando toda semana, por exemplo) ainda deve optar pelos modelos tradicionais, como as Sony de 2700 mAh.

Parte traseira da embalagem das GP Recyko+

Parte traseira da embalagem das GP Recyko+

E aqui as pilhas fora da embalagem, o acabamento é ligeiramente pior que os da Sony e Sanyo, mas ainda assim é um bom acabamento e tudo indica que são genuínas.

Pilhas GP Recyko+

Pilhas GP Recyko+

Dentro da embalagem também há um folhetinho com instruções em chinês e inglês.

Folheto com instruções da GP Recyko+

Folheto com instruções da GP Recyko+

Detalhe do pólo positivo da GP Recyko+, não sei como aquela linha foi parar ali

Detalhe do pólo positivo da GP Recyko+, não sei como aquela linha foi parar ali

O testador de pilha indica que as pilhas tem carga, as pilhas LSD tem como características poderem ser usadas logo que saem do pacote, sem precisar de uma carga inicial, já que saem carregadas de fábrica e tem baixa auto-descarga.

GP Recyko+ no testador de pilhas

GP Recyko+ no testador de pilhas

Porém o carregador inteligente mostrou a carga no nível 1 de 3 níveis que ele indica, ao contrário das Eneloop que ao saírem do pacote estavam no nível 2. Além disso, enquanto as ficaram no carregador por apenas cerca de 1 hora, essas GP Recyko+ ficaram quase 5 horas, o que é o tempo de uma carga completa, aliás, até maior do que a carga completa, já que o carregador carrega a 525mAh e 5 horas dariam mais de 2600mAh, mas não sei dizer se toda a energia é armazenada ou se há perdas no processo, acredito que haja por causa do próprio calor gerado. Também devemos considerar que não sabemos quanto tempo essas pilhas ficaram estocadas na DealExtreme, mesmo assim não deve ter sido tanto tempo a ponto de descarregar uma LSD que mantém 85% da carga após um ano, então realmente não sei o que ocorreu.

Pilhas GP Recyko+ no carrecador inteligente da Sony

Pilhas GP Recyko+ no carrecador inteligente da Sony

De qualquer forma após carregadas as pilhas apresentaram excelente desempenho no Subaru WRC2006, medindo no multímetro as pilhas apresentam tensão de 1,36V, o que é excelente já que a tensão nominal é 1,2V, mas como todo equipamento suporta pelo menos 1,5V, que é a tensão nominal das pilhas comuns, esses 0,16V a mais são bem vindos. Mesmo com o motor do carrinho em funcionamento, a medição da tensão sendo feita em paralelo caiu para apenas 1,34V, muito bom.

E encerro meu review por aqui. Se você também quiser fazer suas compras na DealExtreme, direto de Hong Kong, clique aqui e boas compras.

Atualização (05/11/2009): Após quase um ano de uso, com cerca de 5 recargas, fiz o teste das pilhas no meu recém-adquirido carregador La Crosse BC-9009, e o resultado foi 2.31A e 871mA nas pilhas que estão sendo usadas no controle remoto do Subaru WRC2006 e 870mA e 2.35A nas pilhas que estão sendo usadas no carro. O péssimo desempenho de duas pilhas somado ao desempenho surreal das outras duas para pilhas LSD (baixa auto-descarga) são fortes evidências de que essas pilhas são falsas.

0 0 votos
Article Rating
(Visitado 2 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2008/11/27/dealextreme-pilha-recarregavel-nimh-gp-recyko-2050mah-pacote-com-4-gp-recyko-2050mah-rechargeable-ni-mh-batteries-4-pack/

Inscrever
Notificar sobre
guest

5 Comentários
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
eMule

Este carregador da última foto tem na DX?

[]s

Gilseppe

Olá,
Eu tenho essas pilhas e o carregador da mesma serie. Mas não entendo o carregador: quando coloco as pilhas ele ascende um led ver, mas não apaga mais (não indica quando está carregado).
Se poder me esclerecer agradeceria.
Obrigao.

[…] Pilha recarregável NiMH GP Recyko+ 2050mAh (pacote com 4) (GP ReCyko+ 2050mAh Rechargeable Ni-MH Ba… Pilhas GP Recyko+ […]

5
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox