Dingoo A-320: portátil emula GBA, NES, SNES, Mega Drive, Neo Geo, CPS 1 e 2 e outros


Dingoo A-320

Dingoo A-320

Em meio à disputa de mercado entre Sony e Nintendo, com seus respectivos PSP e Nintendo DS, surge um novo portátil com uma nova proposta. O Dingoo A-320, à venda por 85 dólares na DealExtreme (frete incluso) é um portátil que emula diversos consoles que fizeram parte da minha infância/adolescência e até outros mais recentes. Dentre os console emulados podemos citar os portáteis Games Boy Advance (GBA), Game Boy Color (GBC) e Game Boy (GB); também os consoles tradicionais: Nintendo (NES), Super Nintendo (SNES, Super Famicom), Mega Drive (SMD, Genesis), Neo Geo; e até mesmo alguns jogos de Arcade, como os que rodam nas placas CPS1 e CPS2 da Capcom, e aí estão inclusos clássicos como a série Street Fighter II, Shadow Dancer, Final Fight e tantos outros. São videogames de 8, 16 e até 32 bits. Além disso, novos emuladores poderão ser disponibilizados no futuro, tanto pelo próprio fabricante, como os desenvolvidos por usuários através do SDK disponível.

E o portátil não fica só em emulação de videogames, ele também é um poderoso media player, capaz de rodar arquivos de vídeo nos formatos RMVB, RM, AVI, WMV, FLV, MPEG, DAT, MP4, ASF, etc. sem necessidade de redimensionamento. Também roda arquivos de áudio nos formatos: MP3, WMA APE, FLAC, etc. e a música pode continuar sendo executada enquanto outras funções são acessadas.

O Dingoo também tem um leitor de e-books, rádio FM 76~108MHz com memória para 40 estações, gravador digital que grava em WAV e MP3, e um navegador de imagens que suporta diversos formatos, incluindo JPG, PNG, BMP e GIF, com funções de rotação, zoom, slide show, etc.

A tela de alta definição conta com um total de 16 milhões de cores disponíveis, tem 2,8 polegadas, 320×240 pixels. Além disso o Dingoo conta com uma saída de Audio e Video, que permite que o mesmo seja ligado na TV, para assistir vídeos ou para jogar os consoles. Assim você pode jogar o seu Mega Drive ou Super Nintendo na tela grande, ou pode baixar vídeos na Internet, gravar no aparelhinho e assistir na TV sem precisar gravar DVDs ou algo parecido.

O Dingoo também conta com interface USB 2.0 que permite ligá-lo ao PC, com suporte a Windows 2000, XP, Vista e Mac. A capacidade interna é de 4GB e pode ser expandida através de cartões micro SD. Ele suporta SDHC, portanto a capacidade pode ser facilmente expandida para 12GB com um cartão de 8GB.

A bateria de lítio é interna, recarregável através da porta USB ou com um adaptador AC, mas pouco se sabe ainda sobre a duração da mesma.

Além dos jogos emulados o Dingoo também deverá contar com jogos desenvolvidos especialmente para ele, mas creio que não deverão ser muitos e que o destaque fique mesmo para os emuladores.

E para quem acha que a emulação ficará lenta, com som sofrível, etc. como acontece nos outros portáteis, esse vídeo mostra exatamente o contrário, jogos rodando em sua velocidade original com som muito bom:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=ZCE2Vv4Srvw[/youtube]

A embalagem inclui um Dingoo A-320, manual em inglês e chinês, carregador USB, fones de ouvido Stereo e cabo de saída de audio vídeo. Eu nunca me interessei muito por portáteis, na verdade nunca tive nenhum, exceto aqueles mini-games monocromáticos com sprites em posições pré-definidas dos anos 80, e os joguinhos de celular que apenas quebram um galho pela praticidade de estar sempre no bolso, mas sofrem com a falta de um joystick. Mas a possibilidade de poder jogar os bons jogos da minha infância me chamou bastante a atenção, resta esperar pelos reviews do pessoal que já comprou para saber de todos os detalhes.

Se você quiser comprar o seu Dingoo A-320 na DealExtreme, aproveite porque o preço é o melhor até agora e o frete é gratuito, e não se esqueça de dar uma passada por aqui depois para dizer o que achou 😉

0 0 votos
Article Rating
(Visitado 10 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2009/02/13/dingoo-a-320-portatil-emula-gba-nes-snes-mega-drive-neo-geo-cps-1-2/

Inscrever
Notificar sobre
guest

28 Comentários
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
drdoom

alternativa…
Comprando um Nokia série N ou E (tem modelos apartir de 300 conto) dá pra emular: gameboy color, master system, snes, atari, mega e GBA. sem falar que roda qualquer formato de video e áudio (basta instalar o coreplayer) e ainda exibe e edita arquivos doc, xls, ppt, pps e PDF.

E ainda roda jogos para celular em JAVA e Symbian (existe versões idênticas de jogos do ps1 em Symbian).

Ps. Alguns modelos mais potentes como o n95 8gb e n82, conseguem rodar jogos antigos do pc como: doom, quake 1 e 2, duke nukem e outros.

Fungo

Mas, drdoom, acho q é bem diferente jogar num telefone. Principalmente pelo fator joystick, saca? Obviamente sem contar com a enorme diferença de preço.

Se ele lesse PDFs seria muito bom pra mim. E eu andei checando pelo google, parece que não é possível ligar um Dingoo a outro para jogar 2 players mode.

Queria saber, tipo, quanto tempo dura a bateria se terá atualizações do software pra permitir outras utilidades (como emular master system ou até ler os tais PDFs), mas tá soda arranjar informações. Tudo que eu acho é em chinês…

Hunter

“Em meio à disputa de mercado entre Sony e Nintendo, com seus respectivos PSP e Nintendo DS, surge um novo portátil com uma nova proposta.”, o que isso significa?

Primeiramente: o PSP faz tudo isso que você falou e ainda mais
Segundo: o PSP humilha o DS, nem dá pra comparar
Terceiro: Emular videogames é proibido por lei

Hever

Hunter, PSP humilha DS??
Tu desenha com o PSP? Tu faz mixagens com o PSP?? Faz animações com o PSP?? … enfim deixa isso pra lá… assim como vc é fã boy da sony, eu sou da nintendo então esse tipo de discussão não leva a nada..(embora seja fato comprovado que o DS é um mundo num portátil, além dos games otimos obvio…)
Esse portátil novo ai pode levar realmente uma boa fatia do mercado…. não necessáriamente dos games portáteis, mas dos próprios players comuns… entre um MP5 de mesmo preço e um aparelhinho com mais funções e games, o consumidor vai optar por ele.
Se ele funcionar bem mesmo quanto dizem, vai ser uma boa pedida para quem quer ver seus vídeoszinhos enquanto espera sua vez na sala do dentista… e ainda leva junto um neogeo e um gba….

turco

agora eu quero ver esse negocio emular neogeo. ate hj nao pareceu um console q consiga emular neogeo decentemente, nem PS2. e ate jogos convertidos nao ficam tao bons quanto o original pra MVS. eh pagar pra ver!

Rafael

Turco, tenho um PSP, e ele emula Neo Geo PERFEITAMENTE bem.
Em relação ao portátil aí em cima.. MUITO interessante mesmo. Se ele emular jogos como Donkey Kong do Snes com velocidade perfeita nossa.. Seria muito bom!
Mas antes quero comprar meu Nintendo DS. Sou doido pra ter um. Abração!

Felipe

Cara, muito bom mesmo! Eu comprei a pouco tempo um GBA, gosto de nostalgia, jogos antigos, se eu puder jogar jogos como sunset riders, dk, mario kart, cadillacs and dinossaurs!!! Putz, será perfeito! Mais ainda podendo levar os games pra qq lugar, qd estiver d bobeira em casa, só plugar na tv! Muito bom mesmo Acabei de comprar um no dealextreme =) Para aqueles que falam sobre os novos portáteis, com certeza cada um deles tem seus pontos fortes. Não adianta dizer que um é melhor do que o outro.. é questão de gosto, então, percamos menos tempo discutindo e mais jogando! Valeu!!

Fábio Pio

Gostaria de saber como faço para emular Neo Geo…

Gilsemar

opa… o DS também emula neo geo perfeitamente…. é espantoso de ver…

Paulo

Engraçado falar que psp humilha ds já q o portatil mais vendido é o ds, enfim, esse dingoo parece bem interessante, o problema seria arrumar tempo pra tantos jogos, não consigo acompanhar os lançamentos pra ds, e tenho mtos jogos d ps2 q ainda estou tentando jogar, imagina se eu arrumasse um desses… teria q largar o emprego e a faculdade hahaha

Mauro Martins

Bom, eu acabei de comprar o meu no dealextreme 😉

Existem outros portáteis que se propõem a emulação, o GP2x (que em sua versão nova, a Wiz, vem até com tela AMOLED, sensacional) e o Gemei 760+. O que me fez optar pelo Dingoo foram os fatores: 1-preço, ele é metade do GP2x, 2-a adoção da comunidade. No final de maio, bootaram um kernel Linux nele. Hoje, já temos uma interface gráfica, Doom, SCUMMVM (é, dá pra jogar Indiana Jones nele!), emulador de SNES e MAME, um player MP3 melhor que o original, sem contar que você continua podendo utilizar a rom original do mesmo. O GP2x, já têm anos e anos, eu acompanhei muito da sua cena por causa do Dreamcast, mas nunca notei uma adoção em massa assim, principalmente por causa do seu preço, que foi sempre próximo ao PSP.

Ah, e para quem falou que não conhece console que emula legal NeoGeo: O Xbox emula, o Dreamcast emula muuuuito bem também!

Julinha

Só uma dúvida… pra quem já comprou esse Dingoo no DealExtreme, ele vem com seguro kso seja extraviado??? E quais as formas de pagamento que eles aceitam???

MSD Santos

Putz!!! Já me convenceram!! Vou comprar um Dingoo mesmo, é só entrar um din din!! =D

[…] o gênio adivinhadorOrkut libera aplicativos para os brasileirosDingoo A-320: portátil emula GBA, NES, SNES, Mega Drive, Neo Geo, CPS 1 e 2 e outrosChegou mais um pacote da DealExtremeDicas DealExtreme: Código para rastreamento nas compras acima […]

Everton

aff que nojo, como podem??? no meio de uma “gerra” entre consoles de ultima geração, fazem um portatil podre e sem originalidade, que dependem de recursos de platafomas anteriores pra poder vender, kkkkkkkkkkkkk graça é que num falta!!!! prefiro ficar com meu PSP mesmo faz tudo isso e infinitas vezes +++++++++++ ,não tem uma coisa que esse Dingoo é melhor que o PSP, dá pra jogar no onibus sem correr risco de ser assaltado ( ninguem quer essa bosta mesmo!!!!!!!!!!! )

Andz

Estou com um há 2 dias e adorei.

Antes de comprar pesquisei bastante o que o pessoal falou sobre ele, qualidade do hardware etc. Como comprei aqui no Brasil mesmo o importador já havia instalado nele sem eu pedir um monte de rom. Estou muito feliz com ele, comprei pelos emuladores e mp3 player.

MSD Santos

Abaixo os fanboys, que se acham “garotos propaganda” da marca que usam.
Como já disseram acima, é pura questão de gosto. Fanboys, por exemplo gostam de marca, eu gosto de praticidade, outros colegas gostam de conteúdo, outros de qualidade, e por aí vai…

Mas é isso aí, comprei o meu Dingoo e estou muito satisfeito com ele, faz tudo o que eu esperava e mais um pouco (e mais ainda com o Dingux!!), tornou-se ferramenta essencial no meu dia-a-dia.

Pra quem gosta…

Americo Nemo

Vamos lá… votem em Dingoo para Presidente. Ele é muito bom, e para quem quer SÓ um portatil para emular games antigos (que muitas vezes superam e muito os atuais -Vide Sonic onde os melhores ainda sao os do MegaDrive) o Dingoo é absurdamente melhor que o PSP. E quem usa o PS2 para emulação, tambem esta perdido, pois ele tambem é horrivel. Em ambos sistemas da Sony, a velocidade nao é boa e o som é sofrivel. Até emular videogames bem antigos como o Nintendinho de 8Bits para o PS2 ou PSP parece ser tarefa dificil. E para aqueles (como eu) que querem curtir RPG Classicos em portugues (Como Chrono Trigger para Snes) acaba sofrendo um bocado, pois vive dando Slowdowns no PSP e o som nao é perfeito (mas mesmo assim o PSP para emular Snes é menos pior que o PS2). Na boa, se querem emulador de verdade em videogame de verdade, comprem um Xbox 1, ele emula TUDO com perfeição, e em apenas 2 sistemas nao alcança os 100% que é o PS1 e o N64, mas mesmo assim, ficam muito bons… Mas Captao Commando com 4 jogadores em perfeita velocidade e som só nos PCs… Ler mais »

marcos

Realmente estou imprecionado com o dingo ainda mais que vem agora o A330 com o drobo da potencia estou esperando esse sai e posso garantir muitos iram comprar esse dingo pois com essa gerra anti pirataria estão esquecendo do principal o que o povo realmente quer economizar o que para isso abre um espaço para o dingo entrar no mercado e facilidades eu já estou comprando o meu pois tenho o ds o psp e agora quero o dingo pois o que vi na real em questão de emulação ele supera muito os dois .
Quero ver a durabilidade do aparelho.

28
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox