Pacote com 2 pilhas AA NiMH 2000 mAh, 1.2V, pré-carregadas, Sanyo Eneloop (Sanyo Eneloop Pre-Charged Rechargeable 1.2V 2000mAh Ni-MH AA Batteries (2-Pack))


O sétimo produto do último pacote da DealExtreme é um Pacote com duas baterias AA NiMH 2000 mAh, 1.2V, pré-carregadas, Sanyo Eneloop (Sanyo Eneloop Pre-Charged Rechargeable 1.2V 2000mAh Ni-MH AA Batteries (2-Pack)). Resolvi comprá-las porque o pacote com 4 Eneloop que comprei no ano passado se mostrou excelente, durando bastante e comprovando as vantagens da baixa auto-descarga (LSD, sigla de low self-discharge). E na ocasião dessa nova compra, dois pacotes com duas pilhas eram mais baratos que um único pacote com 4 pilhas, então optei por eles.

Logo que o pacote chegou notei algo estranho, a embalagem não levava jeito de original, apesar de todas as inscrições “Sanyo Original” brilhantes, pois o plástico é muito fino, e o papel atrás também, bem diferente da embalagem das originais que comprei no ano passado.

Embalagem das Sanyo Eneloop falsificadas

Embalagem das Sanyo Eneloop falsificadas

Verso da embalagem das pilhas Sanyo Eneloop falsificadas

Verso da embalagem das pilhas Sanyo Eneloop falsificadas

Abrindo a embalagem as coisas estranhas continuam, a tinta azul da embalagem grudou nas pilhas, deixando todas marcadas. O acabamento também não é o mesmo das Eneloop comprovadamente originais, pois sobrava plástico nos dois polos, ficando o plástico quase no mesmo nível da parte metálica. Além disso o polo positivo é liso, enquanto o das originais são levemente ásperos e o papel branco em torno dele também é diferente do das originais. O polo negativo também é mais liso. E, finalmente, falta aquela numeração em baixo relevo na lateral que consta nas originais.

Pilhas Sanyo Eneloop falsificadas: a tinta da embalagem grudou nas pilhas

Pilhas Sanyo Eneloop falsificadas: a tinta da embalagem grudou nas pilhas

Pilha falsificada à esquerda e pilha original à direita: a falsificada tem impressão mais fraca, algumas falhas e o plástico recobre boa parte do polo positivo

Pilha falsificada à esquerda e pilha original à direita: a falsificada tem impressão mais fraca, algumas falhas e o plástico recobre boa parte do polo positivo

Pilha original (em cima) e falsificada (em baixo): faltam os números em baixo relevo

Pilha original (em cima) e falsificada (em baixo): faltam os números em baixo relevo

Eneloop falsificada (esquerda) e original (direita): na falsificada o polo negativo é mais liso e o acabamento pior

Eneloop falsificada (esquerda) e original (direita): na falsificada o polo negativo é mais liso e o acabamento pior

Pilha Eneloop falsificada (esquerda) e original (direita): polo positivo mais liso na falsificada, além do acabamento pior

Pilha Eneloop falsificada (esquerda) e original (direita): polo positivo mais liso na falsificada, além do acabamento pior

Pilha Eneloop falsificada (esquerda) e original (direita): diferenças no acabamento

Pilha Eneloop falsificada (esquerda) e original (direita): diferenças no acabamento

As pilhas tinham alguma carga, mas deveria ser muito pouca, pois colocadas no carregador a 525 mAh, permaneceram pois mais de 4 horas, o que não seria normal para uma pilha LSD, que deveria conter alguma carga. Saindo do carregador coloquei-as em um estojo para pilhas AA, e na hora de tentar abrí-lo tive uma grande dificuldade, o que não acontece com outras pilhas, assim logo percebi que essas pilhas também são mais grossas que o normal. Tentei colocá-las na minha máquina fotográfica, mas notei que elas encaixariam apenas com bastante esforço e ficaria difícil tirá-las depois.

Já estava praticamente convicto de que essas pilhas eram falsas, entrei então nos foruns da DealExtreme para ver o que diziam por lá, e haviam mais algumas pessoas reclamando que as pilhas eram falsas, citando inclusive erros de inglês na embalagem, algo que a Sanyo certamente não faria. Não foi o caso da minha, que não continha tais erros, mas nem por isso eram originais, parece que os falsificadores apenas corrigiram a embalagem nos lotes mais recentes.

Poucos dias depois a DealExtreme parou de vender o produto e colocou-o sob investigação, tudo devidamente informado na página, devido às suspeitas de que se tratava de falsificação. Pouco tempo depois recebi um e-mail da Raindy, enviado a todos os compradores :

Dear valued members,

We’ve Received the report that there is spelling error on the label of this product. There may be a serious problem with this product, DX is investigating the issue and this product won’t be available for sale until the conclusion of the investigation, and we’ll investigate why this happened before sending out new shipments.

For customers who have already ordered, DX will take full responsibility for the purchase. Customers may select from the following two remedies:

1, Keep the product and receive store credit for the full purchase price of this product,

2, OR return the product to DX and get a full refund plus return shipping reimbursement.

We will begin contacting customers and explain the situation and remedies immediately.

Trust and integrity are DX’s core values. Please be assured that DX will be doing everything possible to prevent such problems from occurring again in the future.

Apologize for any inconvenience and will be much appreciated your understanding.

Raindy

Dealextreme.com

E pouco depois um e-mail da Tiffany esclarecendo de que produto se tratava:

Dear Valued customers,

You may received a notification email from Raindy yesterday, and sorry that we didn’t make it clearly that which item we referred to. The product we mentioned is sku  19324

http://www.dx.com/details.dx/sku.19324

Please let us know which solution you’d preferred and we will follow up on it upon receiving your reply.

PS: so as not to cause any confusion, please reply me directly via this email.

Apologize for any inconvenience and confusion caused you.

Best regards,
Tiffany

Resumindo para quem não lê inglês: eles deram a opção de ficar com o produto falsificado e receber crédito na loja no valor que havia sido pago, ou devoltar o produto e receber o dinheiro de volta, incluindo as despesas de devolução. Optei por ficar com o produto falsificado e receber o store credit. Apesar disso, alguns dias depois recebi o reembolso através do PayPal (em vez dos créditos), que creditou o valor que eu havia pago no meu cartão de crédito, o que não é nenhum problema, já que eu iria usar o crédito para comprar pilhas originais, e assim eu apenas fiz outra compra, dessa vez do pacote com 4 pilhas Eneloop AA, essas sim originais, ou pelo menos eram até a última vez que comprei, mas creio que a DX não irá deixar passar falsificação novamente.

Resolvi investigar um pouco mais as pilhas falsificadas, tirei o plástico transparente grosso que recobre uma delas, e tirei um pouquinho do plástico mais fino, branco, que tem as inscrições. Achei que seria apenas uma capa falsa de Eneloop sobre alguma pilha de outra marca cuja capa original poderia estar por baixo. Mas não foi o caso, sob o plástico branco havia apenas a parte metálica. E mesmo sem a capa mais grossa a pilha ainda fica mais grossa que o normal, e ainda apresenta uma certa dificuldade de entrar na minha máquina fotográfica.

Remoção do plástico mais grosso que recobre as Eneloop falsificadas, ainda assim ela fica mais grossa que as originais

Remoção do plástico mais grosso que recobre as Eneloop falsificadas, ainda assim ela fica mais grossa que as originais

Passadas cerca de duas semanas resolvi colocar as pilhas sem uso novamente no carregador para ver quanta carga elas receberiam. Elas ainda tinham carga, mas mesmo assim ficaram por 50 a 60 minutos (umas mais, outras menos) no carregador a 525mA, o que indica que elas receberam uma carga de pouco menos de 525 mA, incluindo a corrente extra que cada uma recebeu até esquentar o suficiente para ativar o sensor de desligamento do carregador. Tais valores indicam que muito provavelmente elas não são de baixa auto-descarga, tudo indica que são pilhas NiMH comuns de algum fabricante qualquer com uma taxa de descarga normal, com carga que deve chegar a algum valor um pouco acima de 2000mAh. Poderão ter alguma serventia em equipamentos que consomem bastante e cujo compartimento de pilhas é largo o suficiente para acomodá-las. Como saiu de graça (exceto pelo imposto) isso está de bom tamanho.

E nota 10 para a DealExtreme, que parou de vender o produto assim que soube do problema, e agiu honestamente devolvendo o dinheiro para todos os compradores.

Se você também quiser fazer suas compras na DealExtreme, direto de Hong Kong, clique aqui e boas compras.

0 0 votos
Article Rating
(Visitado 11 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2009/04/01/pacote-com-2-pilhas-aa-nimh-2000-mah-12v-pre-carregadas-sanyo-eneloop-sanyo-eneloop-pre-charged-rechargeable-12v-2000mah-ni-mh-aa-batteries-2-pack/

Inscrever
Notificar sobre
guest

9 Comentários
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Daniel Belini

Comigo a DX não entrou em contato. Eu entrei em contato com a Sanyo e eles pediram pra mandar elas pra Califórnia (EUA), mas o frete pra lá era mais caro que as pilhas aqui na Santa Ifigênia.
Vou tentar entrar em contato com a DX, ver se consigo algo, se bem que eu comprei em março essas pilhas e só recentemente fui usar e descobri que eram falsas.
Muito boa sua explicação aqui no blog.
Abração

Rafael

Olá,

Também compro às vezes alguns itens do DX, loja boa e tem um monte de miudezas eletrônicas úteis.
Infelizmente nem sempre conseguem evitar deixar de passar um escorregão desses.

Mas, enfim, apenas comentando para acrescentar que nas fotos das pilhas falsificadas há erros grosseiros de inglês nas instruções inscritas nas próprias pilhas.
Pode-se ler:
– “(…) in eyes, wahs them with clean wather(…)”

Este foi um que eu consegui ver pelas suas fotos. Talvez tenha mais erros desse tipo. A falsificação foi grosseira.

Blog interessante, continue o bom trabalho.

Sds

[…] Sanyo Eneloop (Sanyo Eneloop Pre-Charged Rechargeable 1.2V 2000mAh Ni-MH AA Batteries (2-Pack)) FALS… Pilhas Sanyo Eneloop falsificadas […]

Ricardo

Ai mano, gostaria de saber se você poderia me dar uma opinião sobre essas pilhas: http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.7729

Ricardo

É, você tem razão, é melhor comprar logo pilhas de marca. Valeu. Já to viciado na Dealextreme….rsrsrs..

Ricardo

É, você tem razão, é melhor comprar logo pilhas de marca. Valeu. Já to viciado na Dealextreme….rsrsrs.. Estou esperando receber as minhas primeiras compras lá, espero não ter nenhum problema.

[…] produto genuíno, mas depois passar a entregar um falsificado, como já aconteceu em outros casos (pilhas Eneloop, controlador de XBox). Pior ainda é a conduta desses fabricantes de tentar passar algo como […]

[…] abordei aqui no Skooter Blog a questão das pilhas falsificadas da Sony e da Panasonic (Eneloop), que considero as melhores, e de como é difícil encontrar boas pilhas NiMH genuínas. Então […]

9
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox