DealExtreme: Dongle de Rede Sem Fio USB 2.0 54Mbps 802.11b/g 27dBm 500mW de Alta Potência Afoundry com Ímã (Afoundry High Powered 600mW 27dBm 802.11b/g 54Mbps USB 2.0 Wireless Network Dongle w/ Magnetic Mount)


O review de hoje é do Dongle de Rede Sem Fio USB 2.0 54Mbps 802.11b/g 27dBm 500mW de Alta Potência Afoundry com Ímã (Afoundry High Powered 600mW 27dBm 802.11b/g 54Mbps USB 2.0 Wireless Network Dongle w/ Magnetic Mount) adquirido na DealExtreme. Nas fotos e na descrição do site da DX consta a marca Afoundry, mas no meu não consta nenhuma marca, nem na caixa, nem no dispositivo. Mas o que realmente importa é que esse dongle utiliza chipset da Realtek, tem alta potência, cabo para não ter que ficar preso à saída USB do PC e uma longa antena para melhorar o sinal captado/enviado.

Dongle de Rede Sem Fio USB 2.0 54Mbps 802.11b/g 27dBm 500mW de Alta Potência Afoundry com Imã, porta mini-USB e LED para indicar transmissão/recepção de dados

Dongle de Rede Sem Fio USB 2.0 54Mbps 802.11b/g 27dBm 500mW de Alta Potência Afoundry com Imã, porta mini-USB e LED para indicar transmissão/recepção de dados

Na frente da caixa temos as inscrições: “High Power Design Expertise”, “Palm USB WLAN Adapter” e “Enjoy Your High Power Wireless Life!”. Realmente o aparelho é do tamanho da palma da mão e parece ser bastante potente.  Os ícones ainda na frente da caixa indicam que ele também funciona como Access Point, conseme 500mW (não sei de onde a DX tirou 600mW), tem entrada mini-USB (o cabo mini-USB -> USB está incluso) e conector de antena RP-SMA. A antena inclusa mede pouco mais de 18cm e gira em todas as direções, e através do conector RP-SMA o usuário pode optar por ligar um pigtail e utilizar uma antena externa e assim montar redes de até alguns quilômetros de distância.

Dongle de Rede Sem Fio USB 2.0 54Mbps 802.11b/g 27dBm 500mW de Alta Potência Afoundry com Ímã

Dongle de Rede Sem Fio USB 2.0 54Mbps 802.11b/g 27dBm 500mW de Alta Potência Afoundry com Ímã

 

A antena é longa e o conector RP-SMA permite que seja usado um pigtail para conectar uma antena externa

A antena é longa e o conector RP-SMA permite que seja usado um pigtail para conectar uma antena externa

Nas laterais da caixa temos as opções de cores: preto, branco e prata. A DX tem o preto e o prata, e eu optei pelo preto. Temos também que ele funciona em Windows 98SE, Windows ME, WIndows 2000, Windows XP SP2, Windows Vista, Mac e Linux. O conteúdo da caixa deveria ser: Wireless LAN USB Adapter, 5dBi Antenna, Driver CD e Mini-USB Cable. Nesse ponto temos uma mancada: não veio qualquer driver de CD (já reclamei com a DX sobre isso, mas até o momento que escrevo esse review não tive resposta), e tive que caçar os drivers na rede com ajuda do pessoal do forum da DX, agradeço ao NeutralSilencer e cabledss pela ajuda que me deram. É curioso que a DealExtremeesteja preocupada com o Skooter Blog, de modo que os moderadores dos foruns de lá proibiram a colocação da URL dele por lá por ser contra as regras, e ao mesmo tempo não estão nem aí pra conferir o conteúdo da caixa do produto antes de enviar, o que poderiam ter feito tranqüilamente já que não havia lacre, apenas fita adesiva (durex) dos dois lados.

Dentro da caixa: dongle, antena, cabo e nada do CD de drivers

Dentro da caixa: dongle, antena, cabo e nada do CD de drivers

Na parte traseira da caixa mais algumas especificações:

  • Padrão: IEEE 802.11b, IEEE 802.11g (Compatível com WiFi)
  • Chipset: Realtek RTL8187B + RTL8225
  • Faixa de Freqüência: 2.412GHz ~2.484GHz (banda ISM em que não é preciso licença)
  • Taxa de Dados: IEEE 802.11b: 1,2, 5.5, 11Mbps, IEE 802.11g: 6, 9, 12, 18, 24, 36, 48, 54 Mbps
  • Força de Transmissão: 11g 15±2dBm @ 54Mbps, 11g 25±2dBm
  • Sensibilidade do Receptor: Operando em 11Mbps: < -82dBm @ 8% PER,  54Mbps: < -65 dBm @ 10% PER
  • Faixa de Operação: Até 500 metros, dependendo do ambiente
  • Consumo de Energia: Transmissor: < 600mA, Receptor: < 400mA
  • Antena: 5dBi externa dipolo
  • Segurança: WEP (64/128/256bit), WPA, WPA-PSK, WPA2 TKIP/AES, WPA2-PSK
  • Interface Entrada/Saída: USB 2.0/1.1
  • Tamanho: 6,5 x 4 x 1,5 cm
  • Temperatura de Operação: -10 ~ 55 Celsius
  • Temperatura de armazenamento: -20 ~ 70 Celsius
  • Umidade de Operação: 10 ~ 90% (não-condensada)

Destaque para o chipset conhecido, para a força de tranmissão e para a segurança, muitos dongles vendidos em lojas nacionais não suportam WPA2, alguns mais antigos suportam apenas WEP (que tem sérias falhas de segurança), portanto é importante investir em um dongle que suporte WPA2. Parece haver alguma mentira no consumo de tranmissão de 600mA, visto que a especificação da USB permite no máximo 500mA por porta, mas mesmo assim o aparelho parece ter boa potência.

Especificações na parte traseira da caixa

Especificações na parte traseira da caixa

A instalação inicial, apenas para teste, foi em uma máquina com Windows Vista x64, como a DX deu mancada e não enviou o CD de drivers tive que contar com o site da Realtek, o Neutralsilencer indicou um driver que deveria ser o desse dispositivo. O site da Realtek é muito lento e demorou bastante para conseguir baixar o driver, e… naõ funcionou! Olhando as informações do driver e do dispositivo no Windows dava pra ver que era o mesmo PID e o mesmo VID (0BDA:8187), porém a revisão era diferente, a do driver era 0200 e a do dispostivo era 0100. Tremenda mancada da Realtek que não disponibiliza o driver para a revisão 0100 em seu site. Mais especificamente, o que o Windows indicava era: “USB\VID_0BDA&PID_8187&REV_0100”, enquanto eu caçava drivers para esse dispositivo específico o cabledss postou o CD que vem com o equipamento para download lá no forum da DX. Baixei o CD e lá estavam os drivers para todos os sistemas, além dos programinhas, porém uma mancada do fabricante: o driver para Windows Vista x64 que colocaram não é assinado digitalmente, o que impede seu funcionamento no Windows Vista (exceto com bastante gambiarra). Resolvi caçar mais um pouco e acabei achando um driver que é assinado digitalmente (apesar de mais antigo), e aí sim, finalmente o dispositivo funcionou no Windows Vista x64 perfeitamente. Resolvi então conectar o equipamento em uma máquina antiga rodando Windows XP, onde ele deve ficar definitivamente, pois a máquina está longe do roteador. Ali o driver que vem no CD funcionou perfeitamente. Veja alguns screenshots do software da Realtek (estão meio ruins porque foram capturados da máquina onde está instalado usando a área de trabalho remota do Windows). No primeiro temos a tela que mostra intensidade e qualidade do sinal, ele funciona mesmo quando estamos usando a Configuração Zero do Windows, ou seja, deixando para o Windows cuidar das conexões Wi-Fi. Eu recomendo deixar essa opção habilitada pois assim a conexão de rede é feita como serviço, sem precisar de um usuário conectado. Isso é particularmente interessante pra mim, pois a máquina em questão é antiga e no momento está sem monitor, ligada na TV como um media center improvisado: para ver filmes baixados na rede e jogar emuladores de Atari, Master System, Nintendo, Mega Drive, Super Nintendo, Arcade, etc. Como não é muito cômodo ficar usando uma TV CRT como monitor, além de teclado e mouse com fio sentado no chão (o mouse de dedo, “versão RMA”, tem se mostrado bastante útil nessa situação), é interessante fazer remotamente todas a manutenção e operações que não sejam assistir filmes/jogar.

Screenshot do software da Realtek: informações sobre a rede, incluindo intensidade e qualidade do sinal

Screenshot do software da Realtek: informações sobre a rede, incluindo intensidade e qualidade do sinal

Dentre as configurações avançadas temos as de economia de energia, modo turbo, plano de canal, wake-on-lan, dentre outras.

Configurações avançadas no software da Realtek: economia de energia, modo turbo, wake-on-lan, planos de canal, etc.

Configurações avançadas no software da Realtek: economia de energia, modo turbo, wake-on-lan, planos de canal, etc.

Temos também uma tela de status:

Software da Realtek: tela de status

Software da Realtek: tela de status

E finalmente uma tela de estatísticas:

Software da Realtek: tela de estatísticas

Software da Realtek: tela de estatísticas

Com o Sisoft Sandra fiz um benchmark, que deu o seguinte resultado: Benchmark Results Data Bandwidth : 2.18MB/s Results Interpretation : Higher index values are better. Data Latency : 2384µs Results Interpretation : Lower index values are better. Performance vs. Speed Data Bandwidth : 0.041kB/s/kbps Results Interpretation : Higher index values are better. Data Latency : 0.044µs/kbps Results Interpretation : Lower index values are better. Network Adapter Name : Realtek RTL8187 Wireless 802.11g 54Mbps USB 2.0 Network Adapter – Miniporta do agendador de pacotes Physical Type : 802.11g (ERP) Encryption : AES-CCMP Signal Quality : 100% Download Rate : 54Mbps Upload Rate : 54Mbps Detailed Benchmark Results Run ID : Realtek RTL8187 Wireless 802.11g 54Mbps USB 2.0 Network Adapter – Miniporta do agendador de pacotes (802.11g (ERP), AES-CCMP, 54Mbps) Platform Compliance : x86 Average Latency : 2384µs Min/Max Latency : 1689µs – 10868µs Packet Loss : 4% Speed : 2.18MB/s Current Data Transfer Rate : 18.25Mbps Bandwidth Efficiency : 33.80% Performance Tips Notice 5008 : To change benchmarks, click Options. Notice 5004 : Synthetic benchmark. May not tally with ‘real-life’ performance. Notice 5006 : Only compare the results with ones obtained using the same version! Tip 2 : Double-click tip or press Enter while a tip is selected for more information about the tip. O valor de 18,25Mbps de taxa de transferência me parece bem razoável. O nominal é 54Mbps, mas sabemos que na prática nunca se chega nem perto desses valores por causa de overhead e tudo mais. Na ocasião do teste (e dos screenshots) o dongle está em outro cômodo, atravessando uma parede e um armário, sob interferência de dispositivos bluetooth e do meu transmissor/receptor de áudio/vídeo na freqüência de 2.4GHz (a mesma do Wi-Fi). Sobre o dongle em si, a construção parece boa, ele esquenta bastante mas nada que seja preocupante. Embaixo há quatro pézinhos de borracha e dois ímãs (magnetos) bastante fortes que servem para grudá-lo na lateral do gabinete (ou qualquer outra superfície metálica), e aqui temos uma mancada grande do fabricante, da qual vários outros compradores também já reclamaram: os ímãs ficam cerca de meio mílimetro distante da superfície metálica por conta dos pés de borracha, e o adesivo que os prende no dongle são fracos, de modo que ele acaba se soltando do dongle para grudar na superfície metálica, tentei colocar uma fita dupla-face mais forte, mas nem ela aguentou. Alguns compradores relataram ter consertado isso com super-cola (colas de cianoacrilato, tipo Super Bonder), mas vou evitar essa solução por enquanto.

Dongle pode ser grudado na lateral do gabinete através do ímãs

Dongle pode ser grudado na lateral do gabinete através do ímãs

Dongle tem pés de borracha e ímãs para grudar em superfícies metálicas, a cola é muito fraca e deixa os ímas descolarem facilmente

Dongle tem pés de borracha e ímãs para grudar em superfícies metálicas, a cola é muito fraca e deixa os ímas descolarem facilmente

Agora quanto ao pacote, apesar do dongle ser pequeno a antena é razoavelmente grande e a caixa também (16cm x 15cm x 4cm), e como passou pela Secretaria da Receita Federal de Curitiba, que tributa tudo, ele acabou sendo tributado também, em R$ 27,95, pelo fiscal de nome Orlando, que mais uma vez ignorou o valor declarado na embalagem e arbitrou o valor do bem em 20 dólares americanos, a embalagem não foi aberta e mais uma vez ele colocou a descrição do bem como “peça” (mais genérico impossível). Eis o caminho que o pacote percorreu:

DataLocalSituação
09/04/2009 10:41AC (Removido)Aguardando retirada
Endereço: (Removido)
08/04/2009 16:25CTE CAMPINAS – VALINHOS/SPEncaminhado
Em trânsito para (Removido)
07/04/2009 15:27CTE ENCOMENDAS INTERNACIONAIS – SAO JOSE DOS PINHAIS/PREncaminhado
Em trânsito para CTE CAMPINAS – VALINHOS/SP
27/03/2009 15:27BRASIL – BRASIL/XXConferido
Recebido/Brasil

Vale destacar a demora que ocorreu dessa vez desde a chegada no Brasil até sair de São José dos Pinhais, além desses fiscais tributarem tudo desde que os pacotes do interior de SP começaram a passar por lá, estão perdendo a única vantagem que tinham, que era de serem rápidos, agora estão ficando tão lentos quanto era a Secretaria da Receita Federal de São Paulo.  A compra foi feita em 20/03, enviada pela DX em 23/03, chegou no Brasil em 27/03 e apenas no dia 09/04 é que ficou disponível na agência para retirada. Até o momento desse review os correios não tinham atualizado o sistema para dizer que o pacote foi recebido, e nem enviou o aviso de recebimento, que deve chegar só depois da Páscoa, sempre depois que eu já fui buscar o pacote. A descrição do pacote foi “Networking” e o valor declarado que o Orlandão ignorou foi 40 HKD (dólares de Hong Kong), que equivale a pouco menos de 11 reais.

Pacote registrado e de tamanho médio, Orlandão não perdoou e tributou

Pacote registrado e de tamanho médio, Orlandão não perdoou e tributou

Mesmo com o tributo o valor do dongle fica equivalente ao de versões com menos recursos no Brasil. Não encontrei nenhum com todos os recursos (WPA2, ligação com cabo, antena grande, alta potência, etc.) para comparar. Antes de encerrar quero deixar aqui para download o driver assinado para Windows Vista, e o CD do fabricante que a DX não enviou e o cabledss gentilmente fez o upload, refiz o upload de ambos aqui para o Skooter Blog pois não sei até quando eles estarão online nos seus locais originais, especialmente o da Realtek que deu a mancada de só deixar no ar o driver para a revisão mais nova do chipset.

Se você também quiser fazer suas compras na DealExtreme, direto de Hong Kong, clique aqui e boas compras. Atualização 15/04/2009: a DX adicionou o CD em outra compra (cinco porquinhos) e ele chegou em 13/05, veja lá os detalhes. Atualização 16/11/2009: acabei solucionando o problema dos magnetos se soltando da parte plástica com outro produto da DX, a Cola de Acrilato de Dois-Componentes 302.

0 0 votos
Article Rating
(Visitado 6 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2009/04/11/dealextreme-dongle-de-rede-sem-fio-usb-20-54mbps-80211bg-27dbm-500mw-de-alta-potencia-afoundry-com-ima/

Inscrever
Notificar sobre
guest

9 Comentários
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Wes Barboza

Fl Fabricio, acompanho o Blog e a comu no orkut, Não sei se vc já fez algum teste referente a isso.
Queria saber se valeria a pena adiquirir um desse para utilizar como roteador Wireless.

Vlw.

Otimo post!

Márcio

Ei não sei vocês mas não estou conseguindo acessar o DealExtreme o que será que aconteceu por lá, ou será que é aqui, outros sites de lá ta normal, conhecem outro site do tipo DealExtreme ?

marcos

como que eu fasso para colocar o site em portugues ja temtei mais naumm deu hem nada, alguem pode me ajudar?

abrsssssss………

Helson

Olaa… Cara comprei um desses… Parecido… tbm na deal =D…
ai no meu pc eu tenho dual boot, com o xp, e o vista ultimate x64.
mas no vista ele chega a uns 70% de sinal nas duas barras e fica rasoavelmente estavel… mas no vista o dongle no mesmo lugar de onde estava no xp, fica a uns 30% e 60% respectivamente, mas muito instavel… nao consegi encontrar drivers atualizados, o q eu tenho eh a versao de 2007… lembrando que eh o mesmo chip… se puder responder sobre o q seja isso fico muito grato! obrigado (subscribe!)

[…] 11/04/2009 – Dongle Wi-Fi 802.11b/g 54Mbps: esse foi pro PC antigo que está fazendo o papel de Media Center e videogame (emuladores de Super Nintendo, Mega Drive, Master System, Atari, etc. rodando numa TV CRT), já que eu não quero ficar passando cabo pela casa, vem cumprindo perfeitamente seu papel e até o problema dos ímãs se soltarem eu consertei. […]

[…] Wireless Network Dongle) adquirido na DealExtreme. Este dongle foi comprado como um upgrade para o Dongle de Rede Sem Fio USB 2.0 54Mbps 802.11b/g 27dBm 500mW de Alta Potência Afoundry com Ímã (Af… adquirido em 2009, e que ainda funciona perfeitamente. Embalagem do Dongle de Rede Sem Fio WiFi USB […]

9
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox