DealExtreme: Drive Óptico Externo Portátil Slim USB 2.0 Combo Blu-Ray 2X + DVD+/-RW 8X + CD-RW 8X (Slim Portable USB 2.0 2X Blu-Ray + 8X DVD+/-RW + 8X CD-RW Combo External Optical Drive)


O review de hoje é de um Drive Óptico Externo Portátil Slim USB 2.0 Combo Blu-Ray 2X + DVD+/-RW 8X + CD-RW 8X (Slim Portable USB 2.0 2X Blu-Ray + 8X DVD+/-RW + 8X CD-RW Combo External Optical Drive) adquirido na DealExtreme. Este é um drive externo que lê e grava CD-ROM, CD-R, CD-RW, DVD-ROM, DVD-RAM, DVD-R, DVD-RW, DVD+R, DVD+RW e que também lê discos Blu-Ray (BD-ROM, BD-R, BD-RE). Esse diferencial de ler Blu-ray o torna uma opção barata para assistir filmes em blu-ray de alta definição (HD) no PC, no laptop ou mesmo na TV através de um HTPC com saída HDMI ou mesmo VGA, que já é suficiente para a resolução de 1920×1080 (Full-HD). Além disso, esse drive também é uma opção para quem já tem um player de blu-ray (como o Playstation 3) poder fazer backup de seus filmes em mídia DVD comum, mas mantendo a alta definição, com ajuda de softwares como BD Rebuilder, usando no backup o formato AVCHD que é aceito pela maioria dos blu-ray players, assim poupando os caríssimos originais. Finalmente ele também é uma opção para mini-laptops que não vem com drive óptico, pois é um leitor/gravador de CDs e DVDs completo, porém para assistir filmes em blu-ray é necessário se certificar que o processador é poderoso o suficiente para decodificar áudio e vídeo de alta definição.

Na caixa não há indicação de quem seja o fabricante, mas se trata de um drive slim MATSHITA BD-CMB UJ-120 OEM devidamente acoplado nesse case plástico.  Na parte traseira da caixa há o código produto e número de série, além do “Made in China” e um selo com o logotipo do Blu-ray.  Na caixa temos o drive devidamente protegido em um saquinho plástico e protegido por papelão, um saquinho de tecido para protegê-lo no transporte, cabo USB de dados, um cabo USB só de energia, um adaptador de corrente alternada, manual de instruções e um CD com drivers para o Windows 98/SE (ele é plug-and-play nos SOs mais modernos: Windows 2000, XP, Vista, etc.).

Caixa do Drive Óptico Portátil Combo Blu-ray, DVD+/-RW e CD-RW

Caixa do Drive Óptico Portátil Combo Blu-ray, DVD+/-RW e CD-RW

Parte traseira da caixa do Drive Óptico Portátil Combo Blu-ray, DVD+/-RW e CD-RW

Parte traseira da caixa do Drive Óptico Portátil Combo Blu-ray, DVD+/-RW e CD-RW

Drive Óptico Portátil Combo Blu-ray, DVD+/-RW e CD-RW, acompanhado de cabo USB, cabo de energia, adaptador AC, saquinho para transporte, manual de instruções e CD com driver para Windows 98

Drive Óptico Portátil Combo Blu-ray, DVD+/-RW e CD-RW, acompanhado de cabo USB, cabo de energia, adaptador AC, saquinho para transporte, manual de instruções e CD com driver para Windows 98

Fonte e cabos do Drive Óptico Portátil Combo Blu-ray, DVD+/-RW e CD-RW

Fonte e cabos do Drive Óptico Portátil Combo Blu-ray, DVD+/-RW e CD-RW

Na tampa da frente do drive temos os tradicionais logotipos de: “Compact Disc Rewritable Ultra Speed”, “DVD+ReWritable”, “DVD-R/RW” e “Blu-ray Disc”, botão EJECT, LED que indica o funcionamento e o buraquinho para forçar a abertura do drive na falta de energia.

Drive Óptico Portátil Combo Blu-ray, DVD+/-RW e CD-RW

Drive Óptico Portátil Combo Blu-ray, DVD+/-RW e CD-RW

Na parte traseira há uma entrada USB e uma entrada de energia. O drive pode funcionar apenas com o cabo USB, pois ele já fornece energia (500mA) para fazê-lo funcionar, porém para alcançar as maiores velocidades de gravação é necessário usar uma porta USB adicional para ligar o cabo incluso que tem um plug USB em uma ponta e um plug de energia na outra, fornecendo assim mais 500mA para o drive, totalizando 1A. Na falta de uma porta USB extra (ou no caso do drive estar ligado a um HUB USB não energizado) pode ser usada a alimentação externa através do adaptador AC incluso, ele é bivolt (aceita qualquer voltagem na faixa 100-240V), tem plug com pinos redondos e fornece saída de 5V 1000mA segundo a especificação. Nos meus testes gravei apenas um DVD+RW e fiz leitura de discos Blu-ray, e nesses casos a energia de uma única porta USB foi suficiente para atingir a velocidade máxima, portanto essa informação de que a alimentação extra é necessária para atingir as velocidades maiores de gravação é por conta da DealExtreme.

Parte traseira do Drive Óptico Portátil Combo Blu-ray, DVD+/-RW e CD-RW

Parte traseira do Drive Óptico Portátil Combo Blu-ray, DVD+/-RW e CD-RW

Parte inferior do Drive Óptico Portátil Combo Blu-ray, DVD+/-RW e CD-RW

Parte inferior do Drive Óptico Portátil Combo Blu-ray, DVD+/-RW e CD-RW

Abrindo a bandeja drive é possível observar duas lentes, uma amarelada e uma azulada, que fazem as leituras das mídias CD, DVD e Blu-Ray. Tem 8MB de buffer, o que é uma boa vantagem visto que há modelos que cortam custo no buffer, deixando com apenas 2MB. A interface é USB 2.0, de modo que não haverá gargalo no barramento USB.

As duas lentes do Drive Óptico Portátil Combo Blu-ray, DVD+/-RW e CD-RW

As duas lentes do Drive Óptico Portátil Combo Blu-ray, DVD+/-RW e CD-RW

Ao conectar o drive a uma porta USB do PC ou laptop com Windows Vista o reconhecimento é imediato e não há necessidade de instalar qualquer driver adicional. O drive é reconhecido como um “MATSHITA BD-CMB UJ-120 USB Device”, como era esperado. Dentre os IDs de hardware listados no gerenciador de dispositivos aparecem:

USBSTOR\CdRomMATSHITABD-CMB_UJ-120___1.01
USBSTOR\CdRomMATSHITABD-CMB_UJ-120___
USBSTOR\CdRomMATSHITA
USBSTOR\MATSHITABD-CMB_UJ-120___1
MATSHITABD-CMB_UJ-120___1
USBSTOR\GenCdRom
GenCdRom

Além disso, o dispositivo pai é indicado como sendo “USB\VID_05E3&PID_0701\5&1a5396ad&0&1”. Aparentemente há um dispositivo USB que é o adaptador IDE-USB do case e um segundo dispositivo, conectado ao primeiro, que é o drive instalado no case.

O SiSoft Sandra indica as seguintes informações na porta USB onde ele está instalado:

Root Hub: USB Port 1
Status : Device Connected
Device Connected to Port : USB Mass Storage Device
OEM Device Name : Genesys Logic USB 2.0 IDE Adapter
Device Version : 0.33
Device ID : VEN_05E3, DEV_0701, PRT_00
USB Version : 2.00
Speed : High (480Mbps)
Configuration Settings : 1
Open Pipes : 2
Transfer Type : Bulk
Data Packet Size : 64bytes

Nos testes deixei meio de lado as funções de gravação/leitura de CDs e DVDs pois já tenho drives específicos pra isso com um custo menor, logo não compensa ficar “gastando” o leitor do novo drive com eles, meu objetivo era realmente a leitura de Blu-ray e assim meus testes focaram nisso. Usando meu Blu-ray original do filme “Marley & Me” (Marley e eu) consegui assistí-lo tranqüilamente usando o Cyberlink PowerDVD (tanto a versão 8 quanto a 9) em um micro com processador Core 2 Quad. Aparentemente não há software gratuito que exiba filmes Blu-ray no Windows, então considere esse custo adicional. Donos de laptop também devem considerar que modelos mais antigos podem não ter poder de processamento suficiente e com isso a reprodução pode sofrer com frameskip (quadros pulados), mas isso não tem nenhuma relação com o drive que apenas faz a parte dele na leitura, cabe ao software decodificar o formato e reproduzí-lo. Não sei dizer se o WinDVD (concorrente do PowerDVD) consegue ser mais leve nesse sentido, pois não o tenho para testar. Ativar a opção em que o PowerDVD usa a aceleração da placa de vídeo também ajuda a diminuir a carga no processador e funciona tanto nas placas NVidia em desktops (não testei com ATI) quanto nas aceleradoras onboard da Intel presente em vários modelos de laptop.

No Blu-ray o mundo foi dividido em 3 regiões, o drive vem sem região selecionada de forma que o comprador pode selecionar qualquer uma delas e alterá-las por um número limitado de vezes. O Blu-ray dos meus testes é dos Estados Unidos, portanto Região A, a mesma do Brasil. Não precisei selecionar nenhuma região no drive para assistir o filme (ele permanece sem região selecionada), apenas no PowerDVD eu precisei configurar, mas talvez isso tenha relação com o AnyDVD HD que está instalado no meu sistema.

A velocidade de leitura de Blu-ray em 2X não é das mais rápidas, mas é suficiente para assistir vídeos. Não tenho Blu-ray apenas de dados para testar, mas copiar um Blu-ray de 40GB para o HD leva cerca de 2 horas. Fiz um backup do filme usando o AnyDVD para copiá-lo para o HD removendo a criptografia, o BD Rebuilder para recomprimir apenas o filme principal para caber em um DVD de única camada, mantendo a alta definição e convertendo o áudio de DTS 5.1 Master Lossless para Dolby Digital 5.1, e o AVCHDPatcher, para modificar o arquivo de indíce, de modo que o Blu-ray player o identifique como um disco AVCHD. O disco resultante foi gravado em um DVD de camada única e testado em um PlayStation 3, funcionando perfeitamente, com excelente imagem Full-HD 1080p sem perda perceptível em relação ao original, mantendo o áudio original, o dublado, todas as legendas e as divisões de capítulos. Desse modo, esse drive também é uma excelente opção para quem quer fazer backups de seus caríssimos filmes Blu-ray originais e assim usar somente a cópia, deixando os originais bem guardados, especialmente útil para crianças (e alguns adultos) que manuseiam os discos sem muito cuidado, com a vantagem extra de ir direto ao filme, sem ter que aguentar a falta de respeito imensa dos estúdios que obrigam o pobre coitado que pagou 25-30 dólares num filme original a assistir uma dúzia de trailers e avisos antes de conseguir chegar ao menu principal. So para exemplificar, no “Marley & Me” a falta de respeito foi tanta que não dá para ir direto ao menu principal, é preciso pular todos os trailers um a um e ver todos os avisos e vinhetas que não é nem possível pular, perdendo vários minutos para conseguir simplesmente assistir o filme.

Quanto à compra, foi feita no dia 28/06, enviada em 30/06, chegou ao Brasil em 06/07 caindo na maldita fiscalização da alfândega em São José dos Pinhais no Paraná, de onde saiu no dia 15/07 (dessa vez enrolaram 9 dias por lá) e ficou disponível na agência de correios no dia 17/07, onde um funcionário chato ficou falando mal de mim pelas costas (ouvi ele resmungando no telefone) porque eu não espero o aviso chegar antes de ligar e perguntar o valor para ir buscar logo. Não adianta explicar para aquela múmia que o aviso raramente vem, e dessa vez não foi exceção, mais uma vez o aviso não veio e se não fosse eu ficar de olho no rastreamento certamente o pacote acabaria voltando para Hong Kong depois de um mês. Abaixo o rastreamento dos correios:

DataLocalSituação
20/07/2009 13:16AC [REMOVIDO] – [REMOVIDO]/SPEntregue
Recebido por [REMOVIDO]
17/07/2009 10:07AC [REMOVIDO] – [REMOVIDO]/SPAguardando retirada
Endereço: [REMOVIDO]
16/07/2009 18:29CTE CAMPINAS – VALINHOS/SPEncaminhado
Em trânsito para AC [REMOVIDO] – [REMOVIDO]/SP
15/07/2009 16:12CTE CURITIBA/ENC INTERNACIONAL – SAO JOSE DOS PINHAIS/PREncaminhado
Em trânsito para CTE CAMPINAS – VALINHOS/SP
08/07/2009 15:10CTE CURITIBA/ENC INTERNACIONAL – SAO JOSE DOS PINHAIS/PREncaminhado
Em trânsito para FISCALIZACAO/CUSTOMS/XX
06/07/2009 16:46BRASIL – BRASIL/XXConferido
Recebido/Brasil

O pacote foi tributado pela Receita Federal em Curitiba, consideraram que o valor do bem era 20 dólares americanos, valor tributável de R$ 40,29 e com isso o imposto não saiu tão caro: em R$ 24,17 (60% dos R$ 40,29). Aliás, saiu a alíquota que seria considerada justa, próximo aos valores cobrados no primeiro mundo nas ocasiões em que eles cobram impostos de importação, bem longe dos abusivos 60% definidos na lei brasileira. Eles não abriram o pacote, que veio descrito pela DealExtreme como “HARDWARE PARTS” e com valor declarado de 45 dólares de Hong Kong. “Hardware Parts” é uma descrição vaga, mas não está errada, logo não haveria desculpa para os fiscais enviarem para leilão, como disseram estar acontecendo com alguns pacotes segundo uma reportagem do Fantástico (não assisti, mas várias pessoas assistiram e me contaram). Por incrível que pareça não foi o Orlandão que colocou o imposto dessa vez, mas sim um cidadão cujas inicias são A. T. M., o A e o T foi ele mesmo que omitiu, e o M fui eu. Ele descreveu o bem como “Peças e Acessórios” na NTS.

Pacote da DealExtreme com o Drive Óptico Portátil Combo Blu-ray, DVD+/-RW e CD-RW, tributado em Curitiba

Pacote da DealExtreme com o Drive Óptico Portátil Combo Blu-ray, DVD+/-RW e CD-RW, tributado em Curitiba

Aguarde o próximo review. Se você também quiser fazer suas compras na DealExtreme, direto de Hong Kong, clique aqui e boas compras.

0 0 votos
Article Rating
(Visitado 5 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2009/07/23/dealextreme-drive-optico-externo-portatil-slim-usb-2-0-combo-blu-ray-2x-dvd-rw-8x-cd-rw-8x/

Inscrever
Notificar sobre
guest

24 Comentários
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Adriano

Olá, parabéns pelo site. estou gostando muito destes seus “mini-reviews” e suas experiências com as compras na dealextreme. Estou ensaiando para fazer minha primeira compra! valeu!

lluner

no link da dealextreme o valor desse produto e de : $109.45 , portanto esta errado o valor que vc colocou no site , com o valor da tributacao no valor de $40 , ou vc pediu pro pessoal da delaextreme pra reduzir o valor

Ali

Olá, o review está otimo.
O leitor do meu notebook parou de funcionar, então, um USB seria a solução.. O que eu ouvi falar é que o USB realmente não dá uma velocidade suficiente para gravação e utilização.
Mas este aí, por houver cabos de ligação para tomada, não haverá problemas né?
Tem algum simples para recomendar? Já que aqui no Brasil o preço está absurdo de leitores externos.
Valeu, seu blog é d+ ^^

Ali

Pois é, essa de instalar dentro do note, é enrolado demais, mas digo, a idéia de carrega-lo mesmo, é útil.
Não acredito que blu-ray me interesse, já que acredito que no futuro haverá uma velocidade maior, e entre outras coisas… Mas agora, o preço está bom.
Dei uma olhada nesses que você mandou, e achei legal, o que importa é a velocidade, pois preciso formatar meu notebook, e pode demorar até mais que o comum.
O preço está bom, o preço desse leitor de blu-ray está o preço do normal aqui no Brasil.
Valeu 😉

Ali

Só mais uma pergunta, sobre a FocalPrice.
Quando você comprou, depois de quanto tempo eles mandaram?
Valeu.

Adriano

Olá, pintou uma dúvida: vc continua pedindo os produtos com o “Drop Shipment and Gift Service”? pergunto isso pq vejo sempre a embalagem com o simbolo da dx. Ah, e se não esta mais pedindo isso, tem algum motivo? valeu!

Eduardo

Oi Fabricio, eu gostaria de perguntar qual sua experiêcia com itens comprados na DX sem o código de rastreamento. É que eu comprei um item de U$ 10 e esqueci de pedir o “tracking”, e andei lendo uns comentários de que itens sem código são levados pelo carteiro.

Eu sei que não que minha pergunta não tem nenhuma relação com sua compra(BR drive). Por isso, peço desculpa.

Eduardo

Putz! Que saco. Minhas chances de não receber minha encomenda aumentaram então, já que moro em São Paulo.

mais uma ultima pergunta: Se você lembrar, dois pacotes que sumiram dentre quantos?
Estou tentando ter alguma esperança de receber meu microSD depois do seu post. =^B

E cara, obrigado desde já, por compartilhar sua experiêcia, tenho aprendido muito lendo seu blog.

Marcos

Olá Fabricio,
primeiro, gostaria de parabenizar pelo Blog, show de bola!!!
Também gostaria de saber se você poderia me dar uma ajuda, já que você têm uma experiência grande em compras no DX.

Estou tentando comprar um produto pelo DX via PayPal, quando dou Check Out entro no ambiente Paypal, depois recebo a seguinte mensagem:
“Sorry, your payment won’t go through. To make it work, you’ll need to add money to your account and pay with your PayPal balance.”

Sendo que eu confirmei minha conta, está tudo OK, o pagamento de 1,95 foi feito já validei meu cartão de crédito, no estatus da conta aparece verificado.
Enfim…não sei o que fazer quero comprar com o Cartão de Crédito, mas não me dão essa opção. Você têm como me ajudar, por favor????

Obrigado

Junior

Fabricio, das pilhas recarregaveis que vc comprou, qual vc indica?

E entre essas:
-Soshine AA 2500mAh
-Sanyo Eneloop 2000mAh 4 pcs (sera que essa versão é original)?
-Gsyuasa Enitime 2000mAh

Sera que essas Eneloops são originais?

Junior

obrigado.

Sobre aquelas BTY 2500 mAh (no ebay tá US$ 3,10)
http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.25496
Dizem que elas tem real uns 800 mAh, sera que não compensa comprar pra usar em aparelhos de baixo consumo como controle remotos ou aparelhos que ao invés de usar tipo as pilhas amarelinhas (uso unico) usar essa?

Salvio

Olá fabricio, blz? Fiz uma compra no exterior de um produto que será taxado pois o status no rastreamento é “Em trânsito para FISCALIZACAO/CUSTOMS/XX”

Você saberia me dizer uma coisa? Depois que o produto for para a agencia do correio e o status no site mudar para “Aguardando retirada”, quanto tempo ele fica disponível para eu fazer a retirada? Valeu um abraço!

Diego Gomes

Olá. Sou novo por aki e queria tirar uma dúvida:
Já comprei algumas bugigangas no DX mas sempre foram coisas pequenas (chaveiro, bluetooth pra pc, essas coisas) e queria confirmar se o limite para compras sem taxa é de 50 dólares mesmo e geralmente quanto é o imposto cobrado sobre o produto quando está acima do limite da taxa??

Diego Gomes

Agora a dúvida tá tirada pq eu tinha me interessado por um mp4 que custa 60 Doletas e tava com medo de parar na fiscalização ou eu precisar pagar mais uma graninha por ele. Então posso dizer que sou muito sortudo pq já cheguei a comprar um óculos com mp3, um globo de raio, um mouse e até um Wiiremote só pra ligar no PC e não foi cobrado nada além do valor da DealExtreme.

Daniel

Deu sorte aí de so taxarem 60% do federal , aqui em santa catarina tive de pagar 60% do federal de mais 18% em cima do estadual o valor das taxas deu o que paguei no cartao de credito, que foda. isso que passu e curitiba ficou uma semana lá , pedi ums coisas na focalprice 22 dolares acredito que vou ser taxado novamente , se fosse 60% da receita federal tdo bem tranquilo o foda foi pagar mais 65 conto para o estado 🙁

24
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox