DealExtreme: Pássaro Bebedor (Dippy Drinking Bird)


O “Pássaro Bebedor” (do inglês “Drinking Bird”, e também conhecido no Brasil como “Pássaro Sedento”) é um “brinquedo” (com aspas porque não é exatamente um brinquedo e inclusive não é recomendado para crianças), que imita um pássaro bebendo água de uma fonte ou qualquer outro lugar. Desde que vi o Pássaro Bebedor na DealExtreme pela primeira vez em agosto eu sabia que queria um. Sempre fui fã de brinquedos/equipamentos que funcionam/se movimentam sem utilizar energias convencionais (elétrica, baterias, pilhas, gasolina, etc.), o que explica minhas compras de brinquedos solares e lanternas de dínamo.

O pássaro bebedor em funcionamento

O pássaro bebedor em funcionamento

O pássaro bebedor consiste basicamente de dois bulbos de vidro conectados por um tubo, dentro temos uma substância chamada diclorometano, que é incolor e portanto normalmente recebe algum corante para deixar o pássaro mais interessante, laranja no original, mas a DealExtreme também tem pássaros com o diclorometano nas cores: verde escuro, verde claro e azul. Não tem ar dentro do tubo, o espaço vazio é preenchido por vapor do diclorometano. No bulbo superior temos o bico do pássaro coberto por um material poroso. O restante é apenas cosmético: o chapéu azul, a pena verde, etc. Essas são as cores clássicas, mas quem não gosta dela pode optar pelo de chapéu verde, também disponível na DealExtreme. Em algum ponto do tubo (pescoço) é colocado um pivô que permitirá ao tubo movimentar-se sobre as pernas do passáro.

O pássaro bebedor não é um brinquedo porque pode ser perigoso para crianças pequenas. Os primeiros modelos continham uma substância bastante inflamável. Os mais novos utilizam o diclorometano, que não é inflamável, porém tem potencial para irritar a pele, pode causar mutações em material genético (DNA), pode causar defeitos de nascença e é possívelmente cancerígeno, ou seja, quebrá-lo não é uma boa idéia, portanto é bom mantê-lo longe do alcance de crianças e animais.

O funcionamento do pássaro bebedor emprega princípios de física e química, eu não vou entrar nesses detalhes aqui porque isso não é o meu forte, se você tiver interesse pode encontrar uma descrição detalhada do funcionamento na Wikipedia (com nofollow, igual eles fazem com todo mundo) ou no HowStuffWorks. O importante é que o movimento não pára enquanto houver líquido suficiente para o pássaro molhar o bico, pois o funcionamento é baseado em uma diferença de temperatura entre os dois bulbos. Mesmo sem água o pássaro deve continuar em movimento enquanto a cabeça estiver molhada, ou mesmo aquecendo a parte inferior de alguma forma, algumas modificações incluem pintar o bulbo inferior de preto para que ele absorva energia solar e transforme-a em calor (sim, aquela história de que roupa preta fica mais quente e que é melhor usar roupas claras em dias quentes é verdade).

Pássaro bebedor no momento em que ele molha o bico na água

Pássaro bebedor no momento em que ele molha o bico na água

Apesar de ter aparecido na DealExtreme apenas agora o pássaro bebedor não é um brinquedo novo, ele foi criado em 1945 e patenteado em 1946 por Miles V. Sullivan, do Bell Labs e foi sucesso instantâneo. Já apareceu em 3 episódios dos Simpsons (mais um motivo pra você ter um :)), em um deles o Homer o utiliza para trabalhar em seu lugar, pressionando a tecla Y (Yes) no teclado de seu computador aceitando todas as sugestões do sistema da usina nuclear.

A caixa veio dentro do envelope bolha padrão da DealExtreme e chegou bastante amassada, dentro dela o tubo está envolvido em um plástico bolha, felizmente não quebrou no transporte.

Caixa do pássaro bebedor (Drinking Bird)

Caixa do pássaro bebedor (Drinking Bird)

Na lateral da caixa do temos o nome “Drinking lucky bird”, ou “Pássaro bebedor da sorte”, não entendo porque os chineses gostam tanto de dizer que seus produtos dão sorte. Também na caixa a descrição “Non-Flammable” (não inflamável) e um aviso de que isto não é um brinquedo e não deve ser usado por crianças abaixo de 8 anos, deve ser usado sob supervisão de adultos, o líquido pode manchar roupas e outras superfícies. Não engolir nem permitir contato com os olhos. Não inflamável, mas manter longe de chamas e outras fontes de calor. E embaixo a frase que define qual é a graça do bichinho: “Uma vez que ele/ela comece a beber  ele/ela não vai parar”.

Lateral da caixa do pássaro bebedor

Lateral da caixa do pássaro bebedor

Na outra lateral instruções de como montar, o que é bem simples, o único ponto chave é a posição do pivô no pescoço do pássaro, que deve ser ajustada corretamente (o ajuste fino é mais por tentativa e erro mesmo) para que o pássaro não pare. A altura do copo também é importante. Diz também que a temperatura deve ser mantida em 25º C, mas aqui ele está funcionando normalmente com os atuais 32º C.

A outra lateral da caixa do pássaro bebedor

A outra lateral da caixa do pássaro bebedor

Quanto ao pedido na DealExtreme, foi feito em 16/10/2009, enviado em 24/10, chegou em 24/11, um mês depois, num envelope bem detonado, sem registro, e estranhamente sem o carimbo de liberado pela Receita Federal em Curitiba, mas sem imposto.  Note aí que a DealExtreme anda bastante lenta no envio, e que demorou exato um mês pro produto chegar, como não tem rastreamento não sei de quem foi a culpa, mas provavelmente é da Receita Federal ou do correio brasileiro. Não preencheram a descrição do conteúdo (ficou em branco) e o valor declarado foi $30 dólares de Hong Kong, o que equivale a pouco menos de R$ 7,00, o valor real do produto, incluindo o frete.

Pacote da DealExtreme com o Pássaro Bebedor

Pacote da DealExtreme com o Pássaro Bebedor

Mas acho que não há forma melhor do que ilustrar o funcionamento do pássaro bebedor do que um vídeo, então aí vai ele:

E encerro por aqui. Se você também quiser fazer suas compras na DealExtreme, direto de Hong Kong, clique aqui e boas compras.

Atualização (03/05/2022): O Pássaro Bebador pode ser adquirido na AliExpress.

0 0 votos
Article Rating
(Visitado 33 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2009/11/25/dealextreme-passaro-bebedor-dippy-drinking-bird/

Inscrever
Notificar sobre
guest

16 Comentários
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Tony

W nao é unidade de energia, corrige isso ai

SavioMiranda

Caro amigo Fabricio, acompanho sempre seu blog pra ver os produtos que vai comprando na deal, compro sempre de la tambem, agora venho percebendo que eles tao demorando demais pra entregar nao sei se é so comigo, alem disso estao ficando sem produtos e deixando de entregar fiz a compra de um Nitendo DS e ate hj nao recebi a compra esta com mais de 70 dias, enviei um pedido de ressarcimento e me responderam que como a compra tem mais de 60 dias nao eh possivel fazer o ressarcimento via PAY-PAL so se eu fizer uma nova compra e pedir o ressarcimento pela nova compra sendo que eles enviam o pedido da ultima. (ficou meio complicado de entender neh..) espero que entenda pois ja deve ter passado por isso.. fiz o procedimento que me indicaram mas nao obtive resposta.. ja esta com mais de 10 dias.. estou com um prejuizo de mais de 120 dolares.. da compra que nao enviaram e da nova que so enviaram uma parte e nao ressarciram nada.. :\\ Grande abraço.. Felicidades..!

SavioMiranda

Olha so Fabricio recebi a resposta deles:

A staff has responded to your request. And your action is required. Dear Samir,

Sorry for any inconvenience.

Kindly inform you that you have store credit $85.35 in this order,we would like to refund the credit $ 84.69 via your new order .

Please advise.And you have the rest credit $0.66.

Many thanks for your understanding.

Wish you have a nice day.

Lina.

Oq me diz agora ? Eu respondi dizendo que dispenso os $0.66 dolares e que quero a restituição do restante. Agora vou aguardar mais uns 10 dias pra ver se nao conseguir algo vou no PAY-PAL e tento por la.. anexando alguma mensagem da Deal, apesar de achar dificil resolver pelo PAY-PAL. Abraço meu caro e obrigado pela atenção dada ao caso.

SavioMiranda

Caro, Fabricio.. por incivel que pareça dessa vez foi mais rapido e recebi um e-mail hj confirmando a restituição.. agora vou esperar o prazo de 10 dias uteis de HK pra ser restituído.. so mais uma coisa pra lhe pertubar amigo.. fiz uma compra faz mais de mes foi postada la rapido mas so saiu de HK no dia 10 de novembro ate hj nao apareceu no rastreamento do Brazil ja ocorreu de acontecer assim com vc ?

Mauro Luís Müller

Boa tarde!
Eu estou querendo há muito tempo comprar um pássaro desses! Aqui no Brasil será que encontro?
Quanto a possibilidade de comprar da Deal Extreme…é confiável?
Aguardo alguma ajuda!!
Atte.
Mauro

Thailon

Parabéns meu caro. Já fazia um bom tempo que eu não passava por aqui. É sempre bom ver as tuas novidades. Logo q

Junior

Fabrício, como eu faço para saber o número de rastreamento do produto que comprei na DX? Na minha conta não aparece o número de rastreio e já faz uns 10 dias que comprei o produto. Abraço.

Junior

Fabrício, no site consta que o produto foi enviado, mas ele tem valor abaixo de U$15,00. Comprei em 3 sites chineses diferentes, para testá-los. Comprei no DX, no Focal Price e no Sunsky-Online. O do Sunsky já está na alfândega de SP já tem uns 10 dias. Vamos ver no que dá, rs. Abraço.

Gustavo Melo

“em um deles o Homer o utiliza para trabalhar em seu lugar, pressionando a tecla Y (Yes) no teclado de seu computador aceitando todas as sugestões do sistema da usina nuclear.”

ahahahahahahahahahahahahahah foi a primeira coisa que lembrei quando ví o título do produto

Eles vendem bonés de gordo na dx ?

anderson

Uma pergunta fabricio, fiz uma compra no dx mas nao aparece o invoid(acho que e´isto) e eu vou no track order e ele diz que Este número de ordem não pode ser encontrado em sua conta.Alguma dica? ja faz uma semana que comprei.A detalhe importante o endereço da conta paypal nao e o mesmo do dx.

16
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox