ShopTo: Fifa 11 (PS3)


Dando seqüência aos artigos sobre jogos de Playstation 3 (PS3) baratos direto da Inglaterra com a ShopTo, falo hoje sobre o Fifa 11, o clássico jogo de futebol que recebeu sua 18ª edição, que já passou por dezenas de sistemas diferente, desde os também clássicos Master System, Mega Drive e Super Nintendo até a geração atual de consoles com Playstation 3, XBox 360, Wii, PS2, PSP, Windows, Nintendo DS e outros.

Fifa 11 (PS3) ainda na embalagem lacrada

Fifa 11 (PS3) ainda na embalagem lacrada

Não se deve fazer mudanças radicais em time que está ganhando, certo? Então a Electronic Arts optou por apenas melhorar o Fifa 10 em alguns aspectos, mas sem mexer muito na jogabilidade, de forma que qualquer pessoa que já tenha jogado o Fifa 10 não terá qualquer dificuldade com o Fifa 11.

Fifa 11 (PS3) com a capa na versão inglesa: Kaká e Rooney

Fifa 11 (PS3) com a capa na versão inglesa: Kaká e Rooney

As novidades positivas incluem um novo sistema de passes e a habilidade de jogar como goleiro pela primeira vez em jogos da série. O modo Treinador foi substituído pelo modo Carreira, onde o jogador pode jogar a carreira como treinador, jogador, ou ambos ao mesmo tempo. A capa da versão inglesa, disponível na ShopTo, tem as fotos de Rooney e Kaká.

Parte traseira da caixa do Fifa 11 (PS3)

Parte traseira da caixa do Fifa 11 (PS3)

Os clubes brasileiros licenciados são: Atlético-PR, Atlético-MG, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamento, Fluminense, Grêmio, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco. Os demais estão com nomes como I. Porto Alegre (Internacional) ou C. Nordeste (Ceará).

Manual e disco Blu-ray do Fifa 11 (PS3)

Manual e disco Blu-ray do Fifa 11 (PS3)

Agora os pontos negativos, que não são poucos, a Electronic Arts mais uma vez pisou na bola e ignorou os brasileiros nas narrações e comentários. Os brasileiros terão de se contentar com a narração e comentário dos portugueses Hélder Conduto e David Carvalho, os mesmos do Fifa 10. E isso para quem comprar o jogo na versão inglesa (que está sendo vendida na ShopTo), pois quem comprar no Brasil além de pagar o triplo terá de se contentar com a narração em inglês. Este é o respeito que a Electronic Arts tem pelos brasileiros, ou seja, nenhum.

Para piorar ainda mais, o jogo tem um bug que não permite jogar online com o jogo em português e uma conta PSN ID com o país definido como Brasil. Fazendo isso, o jogo não consegue carregar os termos que devem ser aceitos antes de jogar online, e a única opção que aparece é a de não aceitar, ou seja, não dá para jogar online. Como solução, só há duas opções: selecionar o idioma inglês ao iniciar o jogo, e conviver com os menus em inglês; ou criar/ter uma conta na PSN inglesa e jogar com ela. Ambas as opções tem seus inconvenientes, com a primeira você não terá os menus na língua pátria (apesar dos termos em português de Portugal) com a qual já estamos acostumados. A segunda opção tem o inconveniente de que seus troféus ficarão na outra conta, e seus amigos terão de ser adicionados na conta nova.

E há possibilidade deste bug ser corrigido? Se a Electronic Arts tivesse algum respeito por brasileiros eu diria que sim. Mas como eles não tem, creio que seja impossível. Até porque, para eles, a versão brasileira é a norte-americana, que não conta com o idioma Português, e assim o bug nunca ocorrerá nessa versão, pois ela ficará automaticamente com a primeira solução (usar o jogo em inglês). Aparentemente o que o jogo faz é buscar o termo na linguagem em que jogo está e na região da PSN ID. Se a PSN ID é inglesa e o jogo está em português, o jogo busca os termos em português europeu. Se a PSN ID é brasileira e o jogo está em inglês, ele busca os termos em inglês americano. Mas se a PSN ID é brasileira e o jogo está em português, ele busca os termos em português brasileiro, os quais simplesmente não existem.

Outra coisa chata é que para ativar o modo online é preciso digitar um código que vem com o jogo. Esse código deve ser enviado com a PSN ID inglesa no caso do jogo inglês, mas a partir daí você pode jogar com PSN ID de qualquer país que poderá jogar online (exceto o caso que provoca o bug). O chato é que se você vender o jogo, o comprador terá de pagar para jogar online, pois o código já foi usado no seu Playstation 3. E o mesmo se aplica se você comprar o Fifa 11 usado, você terá de pagar para jogar online pois o antigo dono provavelmente já usou o código no Playstation 3 dele.

Enfim, a nota da Electronic Arts é zero por ter ignorado os brasileiros mais uma vez. Não é engraçado que você tenha que comprar o Fifa 11 na Inglaterra para ter o Português (mesmo que seja de Portugal) porque a versão brasileira é só em inglês? É isso mesmo, na Inglaterra onde se fala inglês você tem a opção de colocar em português, mas no Brasil onde se fala português você só tem o inglês. Troféu Joinha pra Electronic Arts! E tudo isso acontecendo no mesmo ano em que a Konami lançou o PES 2011 com narração do Silvio Luiz e comentários de Mauro Beting, dando o devido valor à participação dos brasileiros no mercado dos videogames, em especial no de jogos de futebol.

É uma pena que jogo por jogo, o Fifa 11 ainda é melhor que o PES 2011, apesar das melhorias que este último mostrou nos últimos anos (me desculpem fanboys dos PES). Mas é claro que essa é apenas minha opinião, pois muitos preferiram o PES 2011. Ele também tem suas virtudes e desvantagens, mas falarei delas em um artigo específico sobre o PES 2011 em breve. Mas já adianto que adquiri o meu PES 2011 na eStarland (loja dos EUA, jogo na versão norte-americana), e que ele já chegou e tem a narração do Silvio Luiz e comentários de Mauro Beting, como esperado. No mais, faço muitos e sinceros votos de que o PES 2012 seja melhor que o Fifa 12, ou que pelo menos a Electronic Arts, que “traiu o movimento dos jogos em português do Brasil, véio”, volte a incluir o idioma pátrio na série Fifa.

E vamos aos dados das compras. Fiz a pré-compra do Fifa 11 no dia 27/09/2010, e no dia seguinte a ShopTo já fez o envio, três dias antes do lançamento oficial na Europa, que foi marcado para 01/10. No dia 13/10, apenas duas semanas depois, eu já estava com o jogo em mãos, o que me surpreendeu bastante. Optei pelo frete mais barato e sem código de rastreamento. O pacote não foi tributado. Pelo menos até o momento, em mais de uma dezena de pacotes da ShopTo, nenhum foi tributado.

Envelope da ShopTo com o Fifa 11 (PS3)

Envelope da ShopTo com o Fifa 11 (PS3)

E vou encerrando por aqui. Para comprar na ShopTo basta clicar no link dos produtos que estão no artigo. Quer algum jogo que não está com link no artigo? Deixe seu comentário que responderemos com o link o mais rápido possível. Comprando através de nossos links você aproveita os excelentes preços da ShopTo e ainda ajuda o Skooter Blog a continuar no ar.

Links para os produtos citados neste artigo:

0 0 votos
Article Rating
(Visitado 6 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2010/11/29/shopto-fifa-11-ps3/

Inscrever
Notificar sobre
guest

12 Comentários
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Matheus Augusto

Ola, gostaria de saber como e o sistema de importacao na eStarland? Grato.

Ricardo Lopes

Olá Fabrício. Também comprei meu FIFA 11 pelo ShopTo e fiquei bravo com esse sistema de online pass. Mas achei a solução para poder jogar em português na sua PSN padrão.
O problema é que não dar pra aceitar os termos de acordo na PSN brasileira quando colocado idioma português. A primeira pergunta que te faço e que você deve ter feito é ter cadastrado o mesmo email nas duas contas PSN ativadas na EA. Não o mesmo email nas contas PSN do Brasil e da Europa, até porque não dá. Mas no caso falo do cadastro da EA, que chama persona e terá duas adicionadas uma persona da PSN BR e outra da PSN EURO.

Depois disso logue na sua PSN EURO e coloque português o idioma e lá vai dar pra aceitar os termos de acordo em português. Fazendo isso, volta para sua PSN BR que não vai precisar aceitar novamente já entrando direto no arena.

Se não der certo e pelo que li acima sua PSN EURO é UK né? A minha é Portugal, faz uma em Portugal que ai vai dar certo.

Abraços!

Fernando

Será que vou ser taxado por isso?

Data Local Situação
17/12/2010 10:00 CTE CURITIBA/ENC INTERNACIONAL – SAO JOSE DOS PINHAIS/PR Encaminhado
Em trânsito para TRIBUTADO – EMISSÃO NTS/XX
11/12/2010 11:06 BRASIL – BRASIL/XX Conferido
Recebido/Brasil

Alex Oliveira

Cara será que dei azar? Comprei um jogo no começo de novembro lá, eles disseram q foi despachado dia 09/11 e até hoje náo recebi o produto. Escolhi sem rastreamento. Espero mais um pouco? Eles reembolsam. To com medo de ter errado no endereço, mas segundo eles, o endereço de cobrança do cartão é o mesmo da primiera entrega né? Será que tentaram entregar e não conseguiram? hahaha muitas dúvidas!
abraço e me add na psn: a_kiddo.

Alex Oliveira

Chegou uma das encomendas! Mas o critério é meio maluco né? O controle move que foi despachado no começo do mês já chegou. Já os jogos que sairam de lá no começo de novembro, ainda nada… No começo de janeiro completam os 40 dias que eles prometem para entrega. Vou pedir reembolso.

Marcus

Prezado, comprei meu fifa 11(usado) na Inglaterra e estou tendo realmente o problema do code pass, como faço pra adquirir um novo pass code, ja que o meu deve ter sido utilizado pelo primeiro proprietario do jogo.

Como a sua ultima resposta foi em dez 2010, ficarei na esperança da resposta deste meu post.

abraço

[…] minha primeira versão no Playstation 3 foi o Fifa 10, adquirido na ShopTo. Em seguida veio o Fifa 11, também da ShopTo. Neste ano acabei optando pela eStarland para comprar o Fifa Soccer 12, fugindo dos problemas de […]

12
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox