DealExtreme: Adaptador DVI 24+5/M para HDMI/F (HDMI/F to DVI 24+5/M Adapter)


Olá leitores do Skooter Blog, hoje falo sobre um Adaptador DVI 24+5/M para HDMI/F (HDMI/F to DVI 24+5/M Adapter) adquirido na DealExtreme. Este adaptador pode ser conectado em uma saída DVI de placa de vídeo de computadores ou outros dispositivos para que eles ofereçam uma saída HDMI. Dessa forma, um cabo HDMI pode ser usado para conectá-los em TVs, projetores, etc.

As saídas DVI são as mais utilizadas nas placas de vídeos atuais. Praticamente toda placa de vídeo moderna tem uma ou mais delas, mas saídas HDMI somente agora começaram a surgir em placas de vídeo. É aí que entra o Adaptador DVI 24+5/M para HDMI/F (HDMI/F to DVI 24+5/M Adapter).  O padrão HDMI oferece uma certa compatibilidade com o DVI, de forma que esse adaptador é totalmente passivo, apenas mapeando os pinos do DVI para os do HDMI. Note, porém, que o padrão DVI não transmite audio, portanto a saída HDMI do adaptador também não contará com o audio, que deverá ser levado até a TV/Projetor/Home Theater/etc. de outra forma.

Adaptador DVI 24+5/M para HDMI/F (HDMI/F to DVI 24+5/M Adapter)

Adaptador DVI 24+5/M para HDMI/F (HDMI/F to DVI 24+5/M Adapter)

Note também que esse adaptador inclui os 5 pinos do sinal analógico que também pode ser fornecido via DVI, apesar do sinal analógico não ser utilizado na saída HDMI, que não oferece suporte para sinais analógicos. Isso só será um problema se a saída DVI da placa de vídeo ou dispositivo não contar com a entrada para esses 5 pinos. Todas as placas de vídeos que já testei contam com saídas DVI com entrada para todos os 24+5 pinos, mas é bom conferir para não comprar um adaptador inútil.

Eu venho utilizando um Adaptador DVI 24+5/M para HDMI/F desses para conectar um PC com placa de vídeo com saída DVI (mas sem HDMI) em uma TV. O adaptador veio com a placa. Dessa forma posso assistir vídeos e jogar emuladores de consoles antigos (Atari 2600, Master System, NES, Super Nintendo, MAME, etc.) na tela grande da TV.  A TV conta com uma entrada HDMI que tem junto duas entradas RCA analógicas para o audio que funcionam perfeitamente para a minha configuração. Se tivesse um home theater também poderia conectar o audio diretamente com um cabo optico ligado na saída optica da placa de som ou placa-mãe (para som onboard).

Adaptador DVI 24+5/M para HDMI/F (HDMI/F to DVI 24+5/M Adapter)

Adaptador DVI 24+5/M para HDMI/F (HDMI/F to DVI 24+5/M Adapter)

Apenas esse Adaptador DVI 24+5/M para HDMI/F que comprei agora acabou sendo uma compra um tanto equivocada. Eu estava precisando de um novo monitor e estava convencido a comprar um Samsung FX2490HD, monitor LED de 24″ que também conta com sintonizador de TV digital, o que me pareceu um bônus interessante. Mas, bizonhamente, a Samsung não incluiu nesse monitor uma entrada DVI, o que me parece um enorme equívoco, visto que a maioria dos computadores utilizam a saída DVI.  Assim, os proprietários do FX2490HD são forçados a usar um cabo analógico na saída VGA da placa de vídeo, cuja qualidade de imagem é inferior. Este tipo de saída também já está desaparecendo, apesar do mesmo sinal ainda poder ser obtido da saída DVI através dos pinos do sinal analógico, e aí utiliza-se um adaptador. A alternativa, para não perder qualidade de imagem, é utilizar um Adaptador DVI 24+5/M para HDMI/F e um cabo HDMI, pois o FX2490HD pelo menos conta com entrada HDMI, já que a DVI foi esquecida. Dessa forma, resolvi me adiantar na compra do Adaptador DVI 24+5/M para HDMI/F, pois sabia que ele demoraria pra chegar. E com o pedido feito, bastaria aguardar o Samsung FX2490HD chegar por um bom preço em alguma loja brasileira.

Mas não sei o que acontece com a Samsung, seus produtos estão sempre em falta na maioria das lojas, poucas lojas estavam vendendo o FX2490HD, com preços e prazos de entrega muito ruins. Nesse meio tempo eu fui lendo mais e mais reviews sobre esse monitor e haviam tantas reclamações quanto às cores do mesmo (ruins na configuração de fábrica, requerendo ajustes para ficar aceitável) que acabei desistindo dele. Como os preços eram muito altos para um monitor com painel TN, achei que valeria a pena investir um pouco mais e comprar logo um Dell Ultrasharp U2410, que também tem 24″, não tem TV digital, mas utiliza painel IPS, tem 5 anos de garantia e oferece uma grande quantidade de entradas, incluindo duas DVI-D, uma VGA, uma DisplayPort, uma HDMI, uma de vídeo componente e uma de vídeo composto.

Fiquei muito satisfeito com o Dell U2410, e feliz por ter desistido do Samsung FX2490HD. Com isso continuei fazendo a ligação do PC ao monitor pelo cabo DVI e o Adaptador DVI 24+5/M para HDMI/F ficou sobrando, por isso nem tire-o do plástico, como pode ser observado nas fotos. Mas não tem problema, ele ficará de reserva para o outro que está conectando o PC à TV, ou guardado para algum uso futuro. Pelo preço de $2,69 USD (dólares dos Estados Unidos) até compensa deixar um adaptador guardado para não ter de pagar o que ele custa no comércio local caso precise de um com urgência (ou mesmo sem tanta urgência, visto que o prazo de entrega está passando de 1 mês graças aos atrasos da Receita Federal em liberar os pacotes no Brasil).

Pacote da DealExtreme com o Adaptador DVI 24+5/M para HDMI/F (HDMI/F to DVI 24+5/M Adapter)

Pacote da DealExtreme com o Adaptador DVI 24+5/M para HDMI/F (HDMI/F to DVI 24+5/M Adapter)

Quanto à compra, foi feita no dia 06/03/2011 e enviada no dia 09/03. Chegou no dia 20/04, quase um mês e meio depois. A descrição do pacote veio como “CABLE & ADAPTER”, com peso declarado de 34 gramas e valor declarado de $2,69 USD, valor real do produto. O pacote não foi tributado.

Pacote da DealExtreme com o Adaptador DVI 24+5/M para HDMI/F (HDMI/F to DVI 24+5/M Adapter)

Pacote da DealExtreme com o Adaptador DVI 24+5/M para HDMI/F (HDMI/F to DVI 24+5/M Adapter)

E vou encerrando por aqui o artigo sobre o Adaptador DVI 24+5/M para HDMI/F (HDMI/F to DVI 24+5/M Adapter). Se você também quiser fazer suas compras na DealExtreme, direto de Hong Kong, clique aqui e boas compras.

0 0 votos
Article Rating
(Visitado 2 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2011/05/13/dealextreme-adaptador-dvi-245m-para-hdmif-hdmif-to-dvi-245m-adapter/

Inscrever
Notificar sobre
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox