eStarland: Fifa Soccer 12 (PS3)


Olá leitores do Skooter Blog. Hoje falo sobre o Fifa Soccer 12 do Playstation 3 (PS3) adquirido na eStarland. Já falei sobre essa compra no artigo anterior, portanto neste artigo falarei apenas sobre o jogo.

Acompanho a série Fifa desde que ela fez sua estréia no Super Nintendo, dentre outros sistemas, em 1993. Quando ganhei meu segundo PC em meados de 1995 (o primeiro com monitor VGA) pude jogar a primeira versão de PC. Em 2006, já com um kit multimídia instalado, adquiri o Fifa Soccer 96 de PC, distribuído no Brasil pela Tec Toy. Daí em diante passei a adquirir todos os Fifa de PC (todos originais), acompanhando a evolução, a chegada da primeira versão narrada em português (do Brasil), tudo isso até 2004 quando parei a coleção.

Fifa Soccer 12 (PS3) ainda lacrado

Fifa Soccer 12 (PS3) ainda lacrado

Já que falei em kit multimídia, cabe um adendo para quem não viveu ou não teve PCs nos anos 90: na época as placas-mães de PCs não incluiam som onboard e drive de CD-ROM não era algo padrão, aliás, as placas-mãe também não incluiam controladora para os drives de CD-ROM. Então a Creative vendia alguns kits em uma caixa que vinha com uma placa de som (a minha primeira foi a Sound Blaster 16 e depois tive uma Sound Blaster AWE64, ambas com barramento ISA), um drive de CD-ROM (meu primeiro foi um Quad Speed – 4X) que era conectado diretamente à placa de som, que também fazia o papel de controladora, um par de caixinhas de som que eram bem melhores que a grande maioria dessas que encontramos nas lojas de informática hoje em dia (tenho até hoje um par da Creative aqui – CS120 – que não troco por nada), um microfone e uma porção de softwares em CD-ROM que jamais teríamos se não viessem no kit: me lembro agora de títulos como Aldus Photostyler, Groiler’s Multimedia Encyclopedia, alguns jogos como Star Wars, Syndicate Plus, Ultima VIII, Strike Commander, Eagle Eye Mysteries, um CD-ROM interativo chamado Dinossaur Adventures, dentre outros.

Capa do Fifa Soccer 12 (PS3)

Capa do Fifa Soccer 12 (PS3)

Mas voltando ao Fifa Soccer, minha primeira versão no Playstation 3 foi o Fifa 10, adquirido na ShopTo. Em seguida veio o Fifa 11, também da ShopTo. Neste ano acabei optando pela eStarland para comprar o Fifa Soccer 12, fugindo dos problemas de tributação em quase todos os pacotes que vinham ocorrendo com a ShopTo (e que aparentemente terminaram com a nova forma de envio que estão usando). Outro motivo pela compra na eStarland é o de estar adquirindo exatamente a mesma versão que está sendo vendida no Brasil, e assim fugir dos problemas com a aceitação do contrato para jogar online, que ocorrem na versão européia do Fifa 11 quando utilizada com uma conta da PSN brasileira, que nem sei se foram corrigidos no Fifa Soccer 12.

Capa traeira do Fifa Soccer 12 (PS3)

Capa traeira do Fifa Soccer 12 (PS3)

Mais uma vez a Electronic Arts ignorou os brasileiros e não lançou o Fifa Soccer 12 com narração em português do Brasil. Portanto, não importa a versão que você compre, Português do Brasil está novamente ausente. Bizonhamente, na versão americana também está ausente até mesmo o português de Portugal, que costumava quebrar o galho em outros jogos que também não recebiam versão em português do Brasil. Dessa forma, se você compra a versão européia pode optar pelo Português de Portugal, mas se opta pela versão americana como eu fiz, tem que se contentar com a narração em inglês.

Manual e disco Blu-ray do Fifa Soccer 12 (PS3)

Manual e disco Blu-ray do Fifa Soccer 12 (PS3)

Na capa da versão norte-americana do Fifa Soccer 12 temos o famoso jogador inglês Wayne Rooney, junto com Landon Donovan e Rafael Márquez, que atuam no futebol norte-americano. O título apresenta imagem HD em 720p, som Dolby Digital e DTS Digital Surround, suporte para o headset para conversar com o(s) companheiro(s) e adversário(s) durante as partidas online, que agora podem ter até 22 jogadores (os dois times completos, caso você não entenda muito de futebol :)).

E o Fifa Soccer 12 não é mais do mesmo. A Electronic Arts inovou e mudou bastante a jogabilidade, principalmente quando o time está defendendo. Se nas versões anteriores bastava segurar o botão X para um jogador voar desesperado em direção à bola pressionando, agora o comportamento da defesa é muito mais próximo do que se observa no futebol de verdade, com a defesa marcando e tentando preencher os espaços para se aproveitar de um passe errado. A tentativa de roubar a bola (tackle) deve ser usada com cuidado, pois pode resultar em um belo drible que pode deixar o adversário na cara do gol. Aliás, os dribles também melhoraram bastante nessa nova versão e se tornaram uma alternativa real. As melhorias podem ser incômodas no início, já que é necessário reaprender a jogar. Mas com pouco tempo de jogo já podemos perceber que a mudança foi positiva.

Minhas primeiras partidas contra a CPU foram meio frustrantes, talvez por ainda não estar adaptado, talvez por o jogo realmente estar mais difícil (pelo menos na dificuldade padrão – a média, esqueci o nome dela – não tentei aumentar nem diminuir o nível de dificuldade). Até comecei a jogar no modo carreira, com um jogador criado com o meu rosto e minhas características (através do Game Face), mas logo parti para os confrontos online, que agora estão bem mais interessantes. O modo que mais venho jogando é um em que você começa na décima divisão e pode ir avançando (ou retrocedendo) à medida em que, após 10 partidas, atinge ou não a quantidade de pontos necessários para não ser rebaixado, se mantendo na mesma divisão ou ainda sendo promovido para  próxima divisão. Nessa modalidade, você escolhe o time antes de encontrar um adversário. O sistema sempre procurará um adversário com habilidade compatível com a sua e com um time compatível com o que você escolheu, tornando as disputas muito mais interessantes. Não tem mais aquela palhaçada de ter de jogar sempre com os melhores times porque o adversário está sempre com Real Madrid ou Barcelona. Eu tenho jogado sempre com o soberano São Paulo Futebol Clube e os  adversários que o sistema escolhe pra mim freqüentemente estão com outros times nacionais como Santos, Corinthians, Palmeiras, Vasco, Flamengo, Internacional, seleções como a do México, e algumas vezes times europeus que também estejam no mesmo nível do meu. Eventualmente o sistema também abre uma copa, onde o objetivo é ir avançando no mata-mata até chegar à uma final.

O ponto negativo do Fifa Soccer 12 é o excesso de travamentos que acontecem nos menus. Creio que estejam relacionados com exceções não tratadas na interação online. O fato é que é comum o jogo travar enquanto está transmitindo/recebendo dados online nos menus, e precisar ser encerrado e aberto novamente. Felizmente isso não acontece durante os jogos, nunca observei nenhum travamento durante as partidas. Latência também não vi mais, apesar de haverem algumas travadinhas eventualmente (dependendo das conexões de ambas as partes), o que é inevitável devido às próprias características das redes de pacotes e dos protocolos da Internet. Espero que com as próximas atualizações o problema de travamentos nos menus seja corrigido.

E vou encerrando por aqui com uma recomendação positiva para o Fifa Soccer 12, que tem inovações interessantes que valem a compra tanto para os fãs da série que compram todo ano, quanto para os que estavam aguardando alguma novidade que valesse a pena. Se você também quiser fazer suas compras de jogos na eStarland direto dos EUA, clique aqui e boas compras.

0 0 votos
Article Rating
(Visitado 6 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2012/01/04/estarland-fifa-soccer-12-ps3/

Inscrever
Notificar sobre
guest

3 Comentários
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Dalton

Cara, me lembro muito bem da época dos kits multimídia da Creative! Tive meu primeiro computador em 1996 e vinha com um kit multimídia da Creative, do jeito que você descreveu o seu. Era um Pentium 100, o computador mais “potente” da minha cidade naquela época.rsrs Tenho as caixas de som até hoje, são de ótima qualidade e nem penso em aposentá-las!

Parabéns pelo blog, sempre acompanho e tem sido muito útil!

Abraços!

Kim

Mas que blog EXCELENTE!!!!!!!!!!!

Jean Jorge

comprei as duas versoes e as duas tao heim ingles como eu faço pra bota o menu heim portugues de portugal

3
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox