Consolegoods.co.uk: Controladores de 6 Botões ASCII ‘Rhino’ para Mega Drive (Mega Drive ASCII ‘Rhino’ 6 button controller)


Hoje falo sobre um par de Controladores de 6 Botões ASCII ‘Rhino’ para Mega Drive (Mega Drive ASCII ‘Rhino’ 6 button controller) adquiridos no Consolegoods.co.uk direto da Inglaterra.

Se você acompanha o Skooter Blog, já deve saber que realizei recentemente um sonho de infância, de ter a disposição qualquer jogo de Mega Drive para jogar quando quiser (e no console original), graças ao Mega EverDrive – Cartucho Flash para Mega Drive (Genesis) com SD e USB, e ainda com uma imagem muito superior à que tínhamos na época, graças ao Cabo de áudio e vídeo SCART RGB + Som RCA para Mega Drive III da Tectoy, Mega Drive II japonês e europeu, e Sega Genesis 2 e 3 (Sega Megadrive/Genesis 2 AV RGB Scart cable + RCA sound). É claro que “quando quiser” é relativo, já que não disponho mais do tempo livre que dispunha quando era criança, mas vocês entenderam o que eu quis dizer.

Mas se já está tudo na mais perfeita ordem com console, jogos, cabos, etc., o que falta? Exatamente! Faltavam os controles. O que veio com o meu Mega Drive é o controle original da Sega, com direcional, botões A, B, C e “Start”. Além desse, eu também tenho um da Dynacom, chamado TPC-2, com todos os botões do original e mais botões turbo para o A, B, e C, além de um botão “Slow”. Ambos estão em perfeito funcionamento, mas sabemos que o Mega Drive ganhou um controle de 6 botões por volta de 1993/1994, quando já tinha um tempo de vida até bastante considerável.

O controle de 6 botões do Mega Drive foi lançado junto com o esperado “Street Fighter II: Special Championship Edition” na maioria das regiões. Street Fighter era o grande sucesso da época, e foi um dos responsáveis por alavancar as vendas do Super Nintendo por algum tempo, visto que o Super Nintendo ganhou sua primeira versão de Street Fighter II bem antes do Mega Drive. Muitos acreditavam que o Mega Drive não teria poder de processamento gráfico para um jogo com Street Fighter, e além disso havia a barreira do controle: como fazer uma boa versão de Street Fighter para um console cujo controle tinha apenas 3 botões? A resposta da Sega me surpreendeu, ao lançar o controle de 6 botões para funcionar em qualquer Mega Drive sem qualquer modificação, a mudança é apenas no software, ou seja, nos jogos. E ainda foi mantida a compatibilidade com todos os jogos antigos, a maioria de forma automática e alguns exigindo segurar o botão “MODE ” pressionado ao ligar o console para que o controle fosse instruído a se comportar exatamente como um controle de 3 botões. Ainda com relação ao Street Fighter, o controle de 6 botões de Mega Drive levou vantagem em relação ao de Super Nintendo, por ter os 6 botões acessíveis com o polegar, enquanto o de Super Nintendo exige o uso dos botões L e R, de posição desconfortável para aplicar golpes em um jogo de luta.

Mas não foi só de Street Fighter que viveu o controle de 6 botões de Mega Drive. Outros jogos vieram depois, apesar de não terem sido muitos. A melhor lista que consegui encontrar foi essa aqui:

  • Ballz
  • Clay Fighter
  • Comix Zone
  • Contra / Probotector
  • Davis Cup tennis/ Davis cup world tour
  • Dragon Ball Z
  • Eternal Champions
  • Fatal Fury 2
  • Fever Pitch Soccer
  • Lost Vikings
  • Midways Arcade greatest Hits
  • Mortal Kombat
  • Mortal Kombat 2
  • Mortal Kombat 3
  • Mortal Kombat Ultimate
  • Ranger X
  • Shaq Fu
  • Samurai Showdown
  • Street Fighter 2
  • Super Street Fighter 2
  • Streets of Rage 3
  • Technoclash
  • Zombies ate my neighbours

Além desses jogos do Mega Drive, há também os jogos que usam o 32X e o Sega CD, que não foram incluídos.

Então, com essa nova possibilidade de jogar todos os jogos do Mega Drive 20 anos depois, ficou evidente que eu precisaria de controles de 6 botões para ter a experiência completa. Saí a caça desses controles e confesso que não foi fácil. Cheguei a comprar um modelo baratíssimo no eBay, que acabou chegando depois do Rhino, mas ele mal vale o pouco que custou. Foi aí que acabei encontrando o Consolegoods.co.uk e seu criador, Robert Webb. O site é bem simples, tem apenas uma lista de itens com seus respectivos preços. O frete precisa ser verificado via e-mail com o Robert, e o pedido também deve ser feito via e-mail. Mas ele é bastante ágil e educado nas respostas, e aceita as mais diversas formas de pagamento, incluindo o PayPal.

Os Controladores de 6 Botões ASCII ‘Rhino’ para Mega Drive (Mega Drive ASCII ‘Rhino’ 6 button controller) custam um pouco mais do que os muitos genéricos que se encontram por aí, mas valem a pena. Os controles são relativamente pequenos, mas confortáveis de jogar. O botão direcional é bem macio, excelente. Os botões A, B, C, X, Y e Z são um pouco barulhentos, pois a resistência é apenas no início da ação de pressioná-los, mas são bem responsivos e não comprometem. O Rhino tem 6 chaves de 3 posições para selecionar funções de turbo e auto-disparo para cada um dos 6 botões individualmente, o que é um excelente bônus. Além disso, embaixo há um botão “Slow”.

A fabricante é a ASCII Entertainment Software, Inc. Não sei muito sobre esta empresa, mas pelo que pesquisei parece ser especializada em acessórios para videogames, com sede no Japão e subsidiárias nos EUA, Inglaterra e possivelmente outros países. Foi famosa na década de 90 por fazer controladores “third-party” de alta qualidade para os consoles da época. Hoje nem sei se ela ainda existe, é bem provável que não exista mais e que o Robert Webb conseguiu um belo estoque antigo, o que explicaria a ausência deste controle em praticamente todas as lojas tradicionais, além do próprio eBay.

Rhino Gear aparece como trademark na parte de baixo do controle, na etiqueta onde aparece também um número de patente no Reino Unido. O controlador é fabricado na China. Os dois vieram impecáveis, sem dúvida são produtos novos sem qualquer uso. Ambos na caixa original do fabricante.

Na caixa temos a marca Rhino Gear em um logotipo com um rinoceroente, Rhino Pad no topo e Rhino Pad for the Sega Mega Drive na parte inferior. Como o Mega Drive não tem trava regional para controladores, estes controladores funcionam em qualquer Mega Drive, seja brasileiro (Tec Toy), americano (Genesis), europeu ou japonês.

Pacote com os Controladores de 6 Botões ASCII 'Rhino' para Mega Drive (Mega Drive ASCII 'Rhino' 6 button controller)

Pacote com os Controladores de 6 Botões ASCII ‘Rhino’ para Mega Drive (Mega Drive ASCII ‘Rhino’ 6 button controller)

Controladores de 6 Botões ASCII 'Rhino' para Mega Drive (Mega Drive ASCII 'Rhino' 6 button controller) em suas respectivas caixas

Controladores de 6 Botões ASCII ‘Rhino’ para Mega Drive (Mega Drive ASCII ‘Rhino’ 6 button controller) em suas respectivas caixas

Controlador de 6 Botões ASCII 'Rhino' para Mega Drive (Mega Drive ASCII 'Rhino' 6 button controller) em sua caixa

Controlador de 6 Botões ASCII ‘Rhino’ para Mega Drive (Mega Drive ASCII ‘Rhino’ 6 button controller) em sua caixa

Controlador de 6 Botões ASCII 'Rhino' para Mega Drive (Mega Drive ASCII 'Rhino' 6 button controller) em sua caixa

Controlador de 6 Botões ASCII ‘Rhino’ para Mega Drive (Mega Drive ASCII ‘Rhino’ 6 button controller) em sua caixa

Controlador de 6 Botões ASCII 'Rhino' para Mega Drive (Mega Drive ASCII 'Rhino' 6 button controller) em sua embalagem

Controlador de 6 Botões ASCII ‘Rhino’ para Mega Drive (Mega Drive ASCII ‘Rhino’ 6 button controller) em sua embalagem

Controlador de 6 Botões ASCII 'Rhino' para Mega Drive (Mega Drive ASCII 'Rhino' 6 button controller)

Controlador de 6 Botões ASCII ‘Rhino’ para Mega Drive (Mega Drive ASCII ‘Rhino’ 6 button controller)

Controlador de 6 Botões ASCII 'Rhino' para Mega Drive (Mega Drive ASCII 'Rhino' 6 button controller)

Controlador de 6 Botões ASCII ‘Rhino’ para Mega Drive (Mega Drive ASCII ‘Rhino’ 6 button controller)

Controladores de 6 Botões ASCII 'Rhino' para Mega Drive (Mega Drive ASCII 'Rhino' 6 button controller)

Controladores de 6 Botões ASCII ‘Rhino’ para Mega Drive (Mega Drive ASCII ‘Rhino’ 6 button controller)

Custo total de £39,73 incluindo o frete do Royal Mail, pela modalidade mais barata que inclui rastreamento. Fiz o pagamento em 07/02/2013 e o Robert enviou no dia seguinte e já me passou o código de rastreamento. O pacote chegou ao Brasil em 13/02 e foi entregue no dia 21/02.

DataLocalSituação
21/02/2013 11:42CDD (Removido)Entrega Efetuada
21/02/2013 09:34CDD (Removido)Saiu para entrega
13/02/2013 15:56UNIDADE TRAT INTERNACIONAL PARANA – CURITIBA/PRConferido
Recebido/Brasil

O pacote veio descrito como contendo “2x game controllers”, com valor declarado de $12,00. Não foi tributado.

Enfim, considero os Controladores de 6 Botões ASCII ‘Rhino’ para Mega Drive um verdadeiro achado. Nem mesmo na coleção do Diego Ramires “Mega Drive U Passado É Agora” eu vi um. E olha que ele tem uma coleção enorme de controles, incluindo até o “controle feminino de menina do Mega Drive”. 😀

E vou encerrando por aqui com uma recomendação bastante positiva para os Controladores de 6 Botões ASCII ‘Rhino’ para Mega Drive (Mega Drive ASCII ‘Rhino’ 6 button controller) e também para a Consolegoods.co.uk. Se você for comprar por lá, avise o Robert que você viu a loja dele no Skooter Blog e que se ele quiser mandar alguns brindes nós aceitamos com todo o carinho. 😉 E vamos jogar bastante Mega Drive. 🙂

0 0 votos
Article Rating
(Visitado 5 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2013/05/01/consolegoods-co-uk-controladores-de-6-botoes-ascii-rhino-para-mega-drive-mega-drive-ascii-rhino-6-button-controller/

Inscrever
Notificar sobre
guest

4 Comentários
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

[…] Estes 2 Controladores de Mega Drive e Master System com 6 botões (2x Megadrive Master System 6 Button controller pads NEW) foram adquiridos no eBay, com o vendedor consolegoods_uk. Este vendedor é o Robert da loja Consolesgoods.co.uk que eu já apresentei aqui no Skooter Blog. […]

[…] Olá leitores do Skooter Blog. Hoje falo sobre a aquisição de mais 2 Controladores de 6 Botões ASCII ‘Rhino’ para Mega Drive (NEW Sega Genesis 6 Button RHINO PAD controller control). Eu já havia adquirido dois deles há quase um ano atrás, e relatei aquela aquisição aqui no Skoo…. […]

[…] Genesis) no PC via USB com o joystick original do meu Mega Drive, que tem 3 botões, e com os Controladores de 6 Botões ASCII ‘Rhino’ para Mega Drive (Mega Drive ASCII ‘Rhino’ 6 button …. Ambos funcionaram […]

4
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox