Problemas e Soluções: Intel® Rapid Storage Technology (IRST) não instala no Windows 8 / 8.1, mostrando um erro fatal


Este é um problema bastante chato que vem acontecendo no Windows 8 e também no Windows 8.1. Provavelmente é específico de alguma placa ou configuração de máquina, mas é algo que persiste após a re-instalação do sistema operacional e mesmo que a instalação do Intel® Rapid Storage Technology (IRST) seja a primeira coisa a ser feita no sistema recém-instalado. O que acontece é que a instalação demora absurdamente além do normal, mostra uma atividade intensa de disco, a barra verde de progresso preenche até cerca de 70% e depois a instalação falha. Uma olhada rápida no log gerado mostra que o problema é na instalação dos drivers no sistema. Dei então uma olhada no readme.txt e encontrei duas opções interessantes que podem ser usadas com o SetupRST.exe na linha de comando:

  • O parâmetro -A, em conjunto com o parâmetro -P seguido de um caminho, extrai apenas os drivers nesse caminho, e aí eles podem ser instalados manualmente via gerenciador de dispositivos.
  • O parâmetro -Nodrv instala o Centro de Controle e a parafernália toda que eu preciso para ativar a opção de acelerar o sistema usando um SSD como cache.

Fiz então as duas etapas. Não tenho certeza se a primeira concluiria com sucesso, pois começou a demorar tanto para atualizar o driver que eu reiniciei o PC. Na hora de reiniciar ele ficou enroscado instalando uma atualização “1 de 40”, então resetei. Quando o sistema deu boot novamente, milagrosamente o driver estava instalado. Então fica a dúvida se ele teria completado a instalação com sucesso ou se o reinício é que evitou um rollback.

Assim, feita essas duas etapas, a instalação ficou concluída tal qual aconteceria se o programa de instalação da Intel funcionasse como deveria.

0 0 votos
Article Rating
(Visitado 11 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2013/09/24/problemas-e-solucoes-intel-rapid-storage-technology-irst-nao-instala-no-windows-8-8-1-mostrando-um-erro-fatal/

Inscrever
Notificar sobre
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox