eBay: Roteador ASUS RT-AC68U Dual Band Gigabit Router 802.11ac Wireless-AC1900, o melhor roteador do mercado


Roteador ASUS RT-AC68U Dual Band Gigabit Router 802.11ac Wireless-AC1900 (*Retail* Asus RT-AC68U 3 Antenna USB3.0 Dual Band Wireless AC1900 Gigabit Router), que adquiri no eBay com o vendedor item2buy_com da loja Computer-Accessories-and-Hardware, é o melhor roteador do mercado atualmente, palavra da PC World. Ele é o sucessor do ASUS RT-AC66U, do qual já falei aqui no Skooter Blog. Para dispositivos sem fio (WiFi) ele suporta o novo padrão recém-aprovado IEEE 802.11ac, oferecendo velocidades teóricas de até 1300 Mbps na banda de 5 GHz e até teóricos 600 Mbps na banda de 2,4 GHz. Para dispositivos com fio, ele tem 4 portas Gigabit Ethernet. Todos os protocolos anteriores também são naturalmente suportados.

Com relação ao RT-AC66U ele trás alguns adicionais como o processador dual core, velocidade de até 600Mbps no padrão IEEE 802.11n, portas USB 3.0 e USB 2.0. Além disso, apesar do visual parecido, o RT-AC68U trouxe todas as portas (WAN, LAN, etc.) para a parte inferior traseira, deixando apenas as antenas na parte superior. O pé também passou a ser fixo, agora ele só pode ser colocado em pé, que é o posicionamento ideal. O processador dual core visa eliminar as quedas de desempenho que podem acontecer quando várias tarefas estão sendo realizadas ao mesmo tempo, como acessar Internet em alta velocidade, transferir grandes quantidades de dados na rede com fio e sem fio, acessar arquivos nos HDs acoplados ao roteador, etc. Somando o processador dual core com a porta USB 3.0 é possível usar todo o potencial deste roteador para atuar também como NAS, bastando conectar um HD externo.

Estes são os principais destaques do RT-AC68U segundo a própria ASUS:

  • O roteador Wi-Fi mais rápido do mundo, com taxas de dados das duas bandas combinadas de 1900 Mbps, para desempenho 3 vezes mais rápido que os roteadores 802.11n.
  • Tecnologia Broadcom® TurboQAM™ que aumenta a taxa de dados wireless-N data rate para 600 Mbps obtendo desempenho 33% mais rápido.
  • Cinco portas Gigabit Ethernet para conexões de rede com fio rápidas e estáveis.
  • Duas portas USB com USB 3.0 para velocidade de transferência de dados 10 vezes mais rápida que USB 2.0.
  • Processador dual-core para desempenho e resposta rápida com dispositivos Wi-Fi, Ethernet e USB.
  • Serviços ASUS AiCloud para sincronizar, compartilhar e fazer streaming de seus dados onde você estiver, mesmo conectado à outros roteadores compatíveis, criando um servidor de nuvem privado com sua família e amigos.

É claro que esse bichinho não foi lançado no Brasil. Creio que a ASUS não vê mercado para bons roteadores domésticos no Brasil, como é o caso do RT-AC68U. Infelizmente a maioria das pessoas se contentam com qualquer TP-LINK de baixo custo, e as vezes sofre sem nem saber que a culpa é do roteador. Além disso, a enorme carga tributária brasileira deixaria o preço de um roteador desses altamente proibitivo. Até mesmo no Mercado Livre ele está sendo vendido atualmente por preços entre R$ 1200,00 e R$ 1300,00, que é o dobro do que eu paguei pelo RT-AC68U no eBay.

Eu precisaria fazer o upgrade do RT-AC66U para o RT-AC68U? Na realidade não. O RT-AC66U estava me atendendo muito bem. Raras foram as vezes que precisei reiniciá-lo. Aliás, depois que a ASUS conseguiu acertar o firmware só me lembro de uma única vez que deu algum bug estranho no servidor DNS e precisei reiniciar. Fora isso ele vem trabalhando 24/7 sem qualquer problema. Os novos recursos do RT-AC68U são interessantes, inclusive passei um HD externo USB 3.0 que estava sendo sub-utilizado no meu NAS da Iomega, que tem apenas portas USB 2.0 para ele. Mas o real motivo do upgrade é que o roteador na casa dos meus pais já estava um tanto problemático. É um Netgear WNDR3700 que também comprei no eBay há alguns anos. Instalei o OpenWrt e ele teve uma sobrevida, mas já estava mesmo pedindo por um novo. Assim eu fiz o upgrade para o RT-AC68U em minha casa e levei o RT-AC66U para a casa dos meus pais.

O RT-AC66 é bastante completo, com todos os recursos que eu preciso, como:

  • Mapa da rede na tela inicial, mostrando os dispositivos conectados e seus respectivos IPs, IP real da Internet, etc.
  • Até 6 SSIDs para convidados (3 em cada frequência), além dos 2 SSIDs padrão, com opção de isolar os dispositivos, não permitindo que acessem o restante da rede. Esta opção é interessante pois permite que você crie SSIDs apenas para uso de visitantes. Assim quando chega um amigo e pede a senha do WiFi você não precisa passar SSID e senha que dão acesso à toda a sua rede, você pode passar o SSID que dá acesso somente à Internet, que provavelmente é o que interessa para seus visitantes.
  • QoS, com opção para priorizar tráfego por porta de destino, endereço MAC ou IP de origem, protocolo, quantidade de dados transferidos, etc. É possível personalizar regras, níveis de prioridade, etc.
  • Controle dos Pais, para gerenciar em quais horários cada dispositivo pode ou não acessar a rede.
  • Servidor FTP para compartilhar arquivos através da Internet.
  • Servidor de Media DLNA, Servidor iTunes.
  • Servidor Samba.
  • Controle de acesso com múltiplas contas, permissões de leitura/escrita individuais para cada pasta.
  • Servidor de Impressão.
  • Possibilidade de conectar um modem 3G/4G USB para ser acionado caso a conexão principal falhe ou com balanço de carga.
  • Download Master, software de download com suporte a HTTP, FTP, Magnet, ed2k, Torrent e NZB, de forma que é possível deixá-lo baixando arquivos, liberando o computador dessa tarefa, de modo que o computador pode até ser desligado enquanto o roteador baixa os arquivos.
  • Servidor Time Machine.
  • AiCloud, sua própria nuvem pessoal com aplicativos para iPhone e Android. É possível fazer streaming de suas músicas e vídeos para seus dispositivos móveis tanto através da rede local quanto da Internet.
  • Wireless com suporte a WPS, WEP, WPA, WPA2, WDS, etc.
  • Servidor DHCP com possibilidade de atribuir endereços IPs de acordo com o endereço MAC.
  • Regras de Roteamento.
  • Suporte a Jumbo Frame, IPTV, etc.
  • Gatilho de portas, permitindo redirecionar portas temporariamente de acordo com portas de destinos que foram acionadas (para jogos, para usar servidor identd no IRC, etc.)
  • Servidor Virtual / Redirecionamento de Portas, para redirecionar portas ou blocos de portas específicos para determinados dispositivos, podendo inclusive ter portas locais e remotas diferentes. Algo muito útil, principalmente para quem usa vários computadores ou tem portas bloqueadas pelo provedor, mas que concorrentes da Asus, como a Netgear, acham que não é recurso para usuário doméstico e não implementam.
  • DMZ.
  • Cliente DDNS.
  • NAT Passthrough para PPTP, L2TP, IPSec, RTSP, H.323, SIP, etc.
  • Suporte a IPv6
  • Servidor e cliente VPN
  • Firewall, filtro de URLs e palavras-chaves e filtros avançados por IPs e portas de origem e destino e protocolos.
  • Acesso via Telnet e interface HTTP e HTTPS.
  • Ajuste automático de horário com cliente NTP.
  • Log do sistema separado para: geral, wireless, DHCP, IPv6, tabela de roteamento, redirecionamento de portas e conexões ativas.
  • Ferramentas Ping, Netstat e Wake-on-LAN.
  • Etc…

No anúncio o vendedor informa que o plug da fonte de energia vem no padrão do Reino Unido e oferece um adaptador gratuito para o país do comprador. Eu não precisava do adaptador, pois iria usar o Filtro de Linha com 5 tomadas universais e interruptores individuais e Plug Adaptador de Universal p/ padrão norte-americano, mas como era grátis eu pedi assim mesmo. Acabou que o vendedor enviou um adaptador universal para o padrão chinês/australiano/argentino (Tipo I).  Será que confundiu Brasil com Argentina? 😛  Mas no final das contas nem precisa de adaptador para usar o RT-AC68U no Brasil, pois a fonte vem com plugs intercambiáveis e 3 tipos de plugs diferentes na embalagem: Tipo A (norte-americano), Tipo I (chinês/australiano/argentino) e Tipo C, que serve tanto nas tomadas da maioria dos países europeus, como também nas tomadas do novo padrão brasileiro.

A embalagem veio lacrada, escrita toda em inglês, mas parece se destinada a vários países. Dentro vem fonte, os três tipos de plugs intercambiáveis, manual em várias línguas (incluindo inglês e algumas que nem consegui identificar), CD de instalação (que nem usei), cabo Ethernet e as 3 antenas, que são removíveis.

Na parte traseira do RT-AC68U  há um LED, que pode ser ligado e desligado com uma pequena chave também na parte traseira. Ele ilumina um logotipo da ASUS. É bonito, mas não sei porque na parte traseira onde, ao menos na minha estante, ninguém vai ver. Os fios na parte de baixo deixam um visual bem mais limpo do que o do RT-AC66U. Fiz a instalação com facilidade, pois a disposição dos menus e funções é a mesma do RT-AC66U. A interface deve agradar usuários avançados com conhecimentos de rede, mas os wizards também estão disponíveis para os leigos.

Em resumo, estou gostando bastante do Roteador ASUS RT-AC68U e estou bastante satisfeito com ele. Veja algumas fotos:

Pacote com o Roteador ASUS RT-AC68U Dual Band Gigabit Router 802.11ac Wireless-AC1900

Pacote com o Roteador ASUS RT-AC68U Dual Band Gigabit Router 802.11ac Wireless-AC1900

Pacote com o Roteador ASUS RT-AC68U Dual Band Gigabit Router 802.11ac Wireless-AC1900

Pacote com o Roteador ASUS RT-AC68U Dual Band Gigabit Router 802.11ac Wireless-AC1900

Pacote com o Roteador ASUS RT-AC68U Dual Band Gigabit Router 802.11ac Wireless-AC1900

Pacote com o Roteador ASUS RT-AC68U Dual Band Gigabit Router 802.11ac Wireless-AC1900

Roteador ASUS RT-AC68U Dual Band Gigabit Router 802.11ac Wireless-AC1900 em sua embalagem, junto com o adaptador de brinde

Roteador ASUS RT-AC68U Dual Band Gigabit Router 802.11ac Wireless-AC1900 em sua embalagem, junto com o adaptador de brinde

Adaptador que veio de brinde com o Roteador ASUS RT-AC68U Dual Band Gigabit Router 802.11ac Wireless-AC1900

Adaptador que veio de brinde com o Roteador ASUS RT-AC68U Dual Band Gigabit Router 802.11ac Wireless-AC1900

Adaptador que veio de brinde com o Roteador ASUS RT-AC68U Dual Band Gigabit Router 802.11ac Wireless-AC1900

Adaptador que veio de brinde com o Roteador ASUS RT-AC68U Dual Band Gigabit Router 802.11ac Wireless-AC1900

Adaptador que veio de brinde com o Roteador ASUS RT-AC68U Dual Band Gigabit Router 802.11ac Wireless-AC1900

Adaptador que veio de brinde com o Roteador ASUS RT-AC68U Dual Band Gigabit Router 802.11ac Wireless-AC1900

Roteador ASUS RT-AC68U Dual Band Gigabit Router 802.11ac Wireless-AC1900 em sua embalagem

Roteador ASUS RT-AC68U Dual Band Gigabit Router 802.11ac Wireless-AC1900 em sua embalagem

Roteador ASUS RT-AC68U Dual Band Gigabit Router 802.11ac Wireless-AC1900 em sua embalagem

Roteador ASUS RT-AC68U Dual Band Gigabit Router 802.11ac Wireless-AC1900 em sua embalagem

Roteador ASUS RT-AC68U Dual Band Gigabit Router 802.11ac Wireless-AC1900 em sua embalagem

Roteador ASUS RT-AC68U Dual Band Gigabit Router 802.11ac Wireless-AC1900 em sua embalagem

Roteador ASUS RT-AC68U Dual Band Gigabit Router 802.11ac Wireless-AC1900 em sua embalagem

Roteador ASUS RT-AC68U Dual Band Gigabit Router 802.11ac Wireless-AC1900 em sua embalagem

Roteador ASUS RT-AC68U Dual Band Gigabit Router 802.11ac Wireless-AC1900 em sua embalagem

Roteador ASUS RT-AC68U Dual Band Gigabit Router 802.11ac Wireless-AC1900 em sua embalagem

Abrindo a embalagem do Roteador ASUS RT-AC68U Dual Band Gigabit Router 802.11ac Wireless-AC1900

Abrindo a embalagem do Roteador ASUS RT-AC68U Dual Band Gigabit Router 802.11ac Wireless-AC1900

Abrindo a embalagem do Roteador ASUS RT-AC68U Dual Band Gigabit Router 802.11ac Wireless-AC1900

Abrindo a embalagem do Roteador ASUS RT-AC68U Dual Band Gigabit Router 802.11ac Wireless-AC1900

Abrindo a embalagem do Roteador ASUS RT-AC68U Dual Band Gigabit Router 802.11ac Wireless-AC1900

Abrindo a embalagem do Roteador ASUS RT-AC68U Dual Band Gigabit Router 802.11ac Wireless-AC1900

Roteador ASUS RT-AC68U Dual Band Gigabit Router 802.11ac Wireless-AC1900 e seus acessórios

Roteador ASUS RT-AC68U Dual Band Gigabit Router 802.11ac Wireless-AC1900 e seus acessórios

Roteador ASUS RT-AC68U Dual Band Gigabit Router 802.11ac Wireless-AC1900

Roteador ASUS RT-AC68U Dual Band Gigabit Router 802.11ac Wireless-AC1900

Parte traseira do Roteador ASUS RT-AC68U Dual Band Gigabit Router 802.11ac Wireless-AC1900

Parte traseira do Roteador ASUS RT-AC68U Dual Band Gigabit Router 802.11ac Wireless-AC1900

Parte superior do Roteador ASUS RT-AC68U Dual Band Gigabit Router 802.11ac Wireless-AC1900

Parte superior do Roteador ASUS RT-AC68U Dual Band Gigabit Router 802.11ac Wireless-AC1900

Visão traseira do Roteador ASUS RT-AC68U Dual Band Gigabit Router 802.11ac Wireless-AC1900

Visão traseira do Roteador ASUS RT-AC68U Dual Band Gigabit Router 802.11ac Wireless-AC1900

Visão frontal do Roteador ASUS RT-AC68U Dual Band Gigabit Router 802.11ac Wireless-AC1900

Visão frontal do Roteador ASUS RT-AC68U Dual Band Gigabit Router 802.11ac Wireless-AC1900

Fonte de alimentação do Roteador ASUS RT-AC68U Dual Band Gigabit Router 802.11ac Wireless-AC1900

Fonte de alimentação do Roteador ASUS RT-AC68U Dual Band Gigabit Router 802.11ac Wireless-AC1900

Fonte de alimentação do Roteador ASUS RT-AC68U Dual Band Gigabit Router 802.11ac Wireless-AC1900

Fonte de alimentação do Roteador ASUS RT-AC68U Dual Band Gigabit Router 802.11ac Wireless-AC1900

Fonte de alimentação do Roteador ASUS RT-AC68U Dual Band Gigabit Router 802.11ac Wireless-AC1900

Fonte de alimentação do Roteador ASUS RT-AC68U Dual Band Gigabit Router 802.11ac Wireless-AC1900

Plugs intercambiáveis do Roteador ASUS RT-AC68U Dual Band Gigabit Router 802.11ac Wireless-AC1900: Tipo A, Tipo C e Tipo I

Plugs intercambiáveis do Roteador ASUS RT-AC68U Dual Band Gigabit Router 802.11ac Wireless-AC1900: Tipo A, Tipo C e Tipo I

Fonte de alimentação do Roteador ASUS RT-AC68U Dual Band Gigabit Router 802.11ac Wireless-AC1900 com o plug no padrão brasileiro

Fonte de alimentação do Roteador ASUS RT-AC68U Dual Band Gigabit Router 802.11ac Wireless-AC1900 com o plug no padrão brasileiro

Cabo Ethernet que acompanha o Roteador ASUS RT-AC68U Dual Band Gigabit Router 802.11ac Wireless-AC1900

Cabo Ethernet que acompanha o Roteador ASUS RT-AC68U Dual Band Gigabit Router 802.11ac Wireless-AC1900

Manual de Instruções do Roteador ASUS RT-AC68U Dual Band Gigabit Router 802.11ac Wireless-AC1900

Manual de Instruções do Roteador ASUS RT-AC68U Dual Band Gigabit Router 802.11ac Wireless-AC1900

Manual de Instruções do Roteador ASUS RT-AC68U Dual Band Gigabit Router 802.11ac Wireless-AC1900

Manual de Instruções do Roteador ASUS RT-AC68U Dual Band Gigabit Router 802.11ac Wireless-AC1900

Roteador ASUS RT-AC68U Dual Band Gigabit Router 802.11ac Wireless-AC1900, em funcionamento

Roteador ASUS RT-AC68U Dual Band Gigabit Router 802.11ac Wireless-AC1900, em funcionamento

Roteador ASUS RT-AC68U Dual Band Gigabit Router 802.11ac Wireless-AC1900, em funcionamento

Roteador ASUS RT-AC68U Dual Band Gigabit Router 802.11ac Wireless-AC1900, em funcionamento

Roteador ASUS RT-AC68U Dual Band Gigabit Router 802.11ac Wireless-AC1900, em funcionamento

Roteador ASUS RT-AC68U Dual Band Gigabit Router 802.11ac Wireless-AC1900, em funcionamento

Roteador ASUS RT-AC68U Dual Band Gigabit Router 802.11ac Wireless-AC1900, em funcionamento

Roteador ASUS RT-AC68U Dual Band Gigabit Router 802.11ac Wireless-AC1900, em funcionamento

Parte traseira do Roteador ASUS RT-AC68U Dual Band Gigabit Router 802.11ac Wireless-AC1900, em funcionamento

Parte traseira do Roteador ASUS RT-AC68U Dual Band Gigabit Router 802.11ac Wireless-AC1900, em funcionamento

Parte traseira do Roteador ASUS RT-AC68U Dual Band Gigabit Router 802.11ac Wireless-AC1900, em funcionamento

Parte traseira do Roteador ASUS RT-AC68U Dual Band Gigabit Router 802.11ac Wireless-AC1900, em funcionamento

 

Veja as informações de rastreamento, e note que a chegada do pacote ao Brasil não foi mostrada, aparecendo diretamente o “Saiu para entrega”:

DataLocalSituação
15/01/2014 18:03CDD (Removido)Entrega Efetuada
15/01/2014 09:14(Removido)Saiu para entrega ao destinatário
17/12/2013 15:42HONG KONGEncaminhado
Em trânsito para UNIDADE DE TRATAMENTO INTERNACIONAL – BRASIL
12/12/2013 16:30HONG KONGPostado

Tabela-resumo da compra:

Nome do Produto:ASUS RT-AC68U Dual Band Gigabit Router 802.11ac Wireless-AC1900
Nome Original:*Retail* Asus RT-AC68U 3 Antenna USB3.0 Dual Band Wireless AC1900 Gigabit Router
Loja:eBay | Vendedor: item2buy_com | Loja: Computer-Accessories-and-Hardware
Valor:US$ 277,80
Valor atual:US$ 276,80
Forma de Pagamento:PayPal c/ Cartão de Crédito Visa Internacional
Tipo de Frete:Standard Int’l Shipping (com rastreamento)
Valor do Frete:Gratuito
País de Origem do Pacote:Hong Kong / China
Data de Compra:08/12/2013
Data de Envio:12/12/2013
Data de Entrega:15/01/2014
Tempo em Trânsito:34 dias
Conteúdo Declarado:Router for PC
Tipo de Conteúdo Assinalado:Gift
Valor Declarado:US$ 50,00
Tributado:Não
Valor Tributável:
Valor do Imposto:

E encerro aqui o artigo sobre o Roteador ASUS RT-AC68U Dual Band Gigabit Router 802.11ac Wireless-AC1900 (*Retail* Asus RT-AC68U 3 Antenna USB3.0 Dual Band Wireless AC1900 Gigabit Router), adquirido no eBay, com uma avaliação positiva tanto para o produto quanto para o vendedor item2buy_com, da loja Computer-Accessories-and-Hardware. Se você também quiser fazer suas compras no eBay, direto de Hong Kong e outros países, clique nos links do artigo e boas compras. E tudo que lhe peço é que você indique o artigo (ou o blog) para pelo menos um amigo. E aproveite para curtir o Skooter Blog no Facebook e ficar sempre por dentro das novidades. :)

0 0 votos
Article Rating
(Visitado 10 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2014/01/17/ebay-roteador-asus-rt-ac68u-dual-band-gigabit-router-802-11ac-wireless-ac1900-o-melhor-roteador-do-mercado/

Inscrever
Notificar sobre
guest

13 Comentários
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Tiago Sales

Muito show!

Andre

Skooter muito bom o review! Agora me tira uma dúvida: No openWRT não tem esse modelo e no DD-WRT tem a firmware para o seu antecessor o RT-AC66U. Seria possivel instalar essa firmware para trabalhar com load balanced ou é melhor esperar sair para esse modelo. pois as diferenças são poucas, e acho que irria funcionar de boa!.

Andre

Obrigado skooter pela resposta. O tipo de balanceamento de carga seria entre Velox e Internet a cabo. Quando uma cair a outra entra automaticamente.

Andre

É exatamente isso que você falou! “Fail over!” pois tenho um WDR3410 v1 com openWRT que faz tudo isso….

[…] do Roteador ASUS RT-AC68U Dual Band Gigabit Router 802.11ac Wireless-AC1900 (*Retail* Asus RT-AC68U 3 A… que adquiri no eBay? Pois é! Gostei tanto que comprei mais […]

[…] tanto em 2,4 GHz quanto em 5 GHz, o que me permite usar ao máximo as capacidades de WiFi do meu Roteador ASUS RT-AC68U. No primeiro uso, o Chromecast atua como um ponto de acesso, de modo que é possível conectar […]

[…] rede de minha casa, o Roteador ASUS RT-AC68U fica no escritório, junto ao modem ADSL e ao transceiver de fibra óptica de meus dois […]

[…] Mais um artigo da série Problemas e Soluções. Dessa vez, o que me fez quebrar a cabeça foram as configurações de VLAN dos firmwares Tomato by Shibby e AdvancedTomato, que estou usando no Roteador ASUS RT-AC68U. […]

[…] com dois roteadores que estão atuando realmente como roteadores: o Peplink Balance One e o ASUS RT-AC68U. O Netgear WNDR3700 é meu roteador mais antigo, que hoje assume apenas o papel de segundo ponto de […]

[…] 2014 eu fazia aqui no Skooter Blog a avaliação do Roteador ASUS RT-AC68U, que à época era considerado o melhor roteador doméstico do […]

[…] RT-AC86U posicionado no meio da casa dá conta de cobrir a área toda. E meus roteadores antigos (ASUS RT-AC68U e  Netgear WNDR3700) funcionando com Access Points ainda dão conta de reforçar o sinal em […]

13
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox