Problemas e Soluções: Instalando o Windows 8 com a pasta Users em uma partição ou disco diferente


Um dilema na hora de montar um novo computador nos dias de hoje é: Colocar o sistema em um HD ou em um SSD? No primeiro há opções com abundância de espaço. No segundo há muito mais velocidade, mas espaço escasso. Mesmo com os SSDs de 128GB ou 256GB há o risco de ficar sem espaço na partição principal se forem instalados muitos programas ou se os usuários tem muitos documentos.

Uma alternativa para reduzir o volume de dados na partição principal é manter a pasta Users em outra partição. Dessa forma, todos os dados de usuários, incluindo os que ficam nas pastas Appdata podem ficar em um HD com mais espaço, deixando o SSD apenas para os arquivos do sistema e arquivos de programas.

O problema é que não há uma opção para isso na hora de instalar o Windows. Então é preciso seguir alguns passos não-triviais para obter o resultado. A vantagem é que isso só precisa ser feito uma vez durante a instalação do Windows.

Achei esse excelente tutorial no Windows Eight Forums, então não vou reproduzir os passos aqui, apenas indico o link. Fiz também uma cópia em PDF (User Profiles – Relocate to another Partition or Disk) apenas para fins de preservação, caso algum dia o link saia do ar. Salvei também o relocate.xml, pois é mais prático colocá-lo em um pendrive e apenas fazer as alterações necessárias quando for utilizá-lo, em vez de ter de digitar tudo.

Apenas uma observação: com a pasta Users fora do local padrão, a atualização do Windows 8 para o Windows 8.1 não funciona. Será preciso fazer uma instalação limpa.

0 0 votos
Article Rating
(Visitado 1 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2014/02/26/problemas-e-solucoes-instalando-o-windows-8-com-a-pasta-users-em-uma-particao-ou-disco-diferente/

Inscrever
Notificar sobre
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox