Problemas e Soluções: Thunderbird não baixa e-mails e não dá erro? O culpado pode ser o Avast.


Sou usuário antigo tanto do Mozilla Thunderbird quanto do Avast. Ainda não me adaptei à ideia do webmail, prefiro ter um software para gerenciar meus e-mails da maneira que sempre fiz desde os tempos em que conexão constante com a Internet em casa era algo inviável. E o Avast também já me acompanha há vários anos, pois nunca senti necessidade de pagar por um antivírus, e dos gratuitos acho que ele é o melhor.

Porém um problema que já acontece há um certo tempo é que o Avast quer escanear minhas conexões IMAP com o Gmail por padrão, mas com a conexão é SSL ele precisa de alguns passos adicionais com certificados que eu nunca quis me dar o trabalho de fazer. Antigamente aparecia um aviso do Avast quando a primeira tentativa de conexão acontecia e eu simplesmente desabilitava a opção de escanear conexões SSL. Mas agora o aviso não está mais aparecendo e nos últimos dias tive alguns problemas com o Thunderbird que não baixava nenhum e-mail mas também não dava nenhum erro.

A solução é a mesma de sempre: abrir a interface do Avast -> Configurações -> Proteção Ativa ->Módulo de E-mail -> Configurações -> Escaneamento SSL e desmarcar a opção “Escanear conexões SSL”.

É claro que isso elimina a proteção do Avast nos e-mails, mas pelo menos o Thunderbird volta a funcionar sem maiores problemas.

0 0 votos
Article Rating
(Visitado 8 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2014/06/27/problemas-e-solucoes-thunderbird-nao-baixa-e-mails-e-nao-da-erro-o-culpado-pode-ser-o-avast/

Inscrever
Notificar sobre
guest

2 Comentários
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Jefferson

Para não perder a proteção faça o seguinte:

exporte o certificado do Avast e importe no Thunderbird.
Caminho das pedras;
No avast:
Configurações – Proteção ativa – Modulo email (clicar na engrenagem) – Escaneamento SSL – Exportar certificado. – Salvar

No Thunderbird:
Configurações de conta – Segurança – Exibir certificados – Importar – (selecione o certificado do avast) Abrir (Marque as opções de confiança)

Não é preciso fazer isso para todas as contas de email, basta uma.

Espero ter ajudado.

2
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox