Conversor de EuroSCART para o Framemeister XRGB Mini


Como já relatei anteriormente, adquiri recentemente um XRGB Mini Framemeister. O XRGB Mini Framemeister, do qual falarei em breve aqui no Skooter Blog. Ele é considerado o melhor upscaler para consoles antigos, então estou utilizando-o em conjunto com meu Sega Genesis (Mega Drive), meu Super Nintendo, meu Playstation One e meu Atari 2600.

Porém, de fábrica o XRGB Mini Framemeister vem apenas com uma entrada RGB em um formato mini DIN de 8 pinos. Junto com ele vem um adaptador do padrão JP21 para este plug mini DIN. O JP21 é um padrão japonês que usa o mesmo plug que o SCART, mas a pinagem é diferente e incompatível com o SCART europeu que é o mais comum, e que já utilizo há algum tempo. Portanto, para continuar utilizando os cabos SCART é preciso adquirir um Conversor de EuroSCART para o Framemeister XRGB Mini. Felizmente tal adaptador está disponível na Retro Gaming Cable, loja do vendedor retro_gaming_cables do eBay, o mesmo de quem comprei o cabo RGB do Mega Drive III, direto da Inglaterra e que comprei também o Cabo SCART RGB para Mega Drive 1 / Sega Genesis 1 / Mega Drive 2 Tec Toy com Áudio Stereo (Pack-a-Punched!). Então já fiz a aquisição do Conversor de EuroSCART para o Framemeister XRGB Mini junto com o XRGB Mini Framemeister, e o adaptador acabou chegando antes.

Eu comprei a versão simples, que apenas faz a conversão, exatamente como o modelo que acompanha o XRGB Mini Framemeister, porém na versão SCART em vez de JP21. Para quem preferir, também há uma versão com o chip LM1881N sync stripper, que separa o sinal de sincronização do sinal de vídeo composto e envia apenas o sinal de sincronização para o XRGB Mini Framemeister. Isso pode ser útil para consoles que o XRGB Mini Framemeister não consegue reconhecer o sinal de sincronização. Porém ele pode trazer problemas por utilizar a tensão presente no pino 8 do cabo SCART para alimentar o chip. Caso a tensão fique muito baixa, o XRGB Mini Framemeister pode não identificar o sinal do SCART, pois o pino 8 é o pino de status e precisa oferecer de +5V a +12V para indicar que há um sinal sendo transmitido. Teoricamente deveria ser +12V para sinais com aspecto 4:3, mas os consoles tipicamente colocam apenas +5V, que indica um sinal 16:9. Mas o XRGB Mini Framemeister e a grande maioria dos upscalers ignora a tensão no pino 8 para definir o aspecto. Em geral a tensão que os consoles oferecem é alta o suficiente para alimentar o chip e sobrar, mas se houver mais equipamentos ativos no caminho, como um switch SCART automático por exemplo, pode haver problemas.

Retro Gaming Cable também tem um adaptador de SCART para JP21 para quem preferir. Este permite continuar usando o adaptador que já acompanha o XRGB Mini Framemeister, ou seja, ficam dois adaptadores. Não vejo motivos para adquirí-lo, afinal quanto menos adaptadores, menos chance de degradar o sinal, ainda que seja um adaptador sem qualquer circuito ativo.

Sem adiantar a análise do XRGB Mini Framemeister, que vem em breve, posso dizer que o Conversor de EuroSCART para o Framemeister XRGB Mini funcionou perfeitamente e cumpriu bem o seu papel, funcionando com os 3 consoles que testei nele: Sega Genesis (Mega Drive), Super Nintendo, Playstation One. Lembrando que o Atari 2600 está conectado nas entradas de áudio estéreo e S-Video do XRGB Mini Framemeister.

Confira algumas fotos do Conversor de EuroSCART para o Framemeister XRGB Mini:

Pacote com o Conversor de EuroSCART para o Framemeister XRGB Mini

Pacote com o Conversor de EuroSCART para o Framemeister XRGB Mini

Pacote com o Conversor de EuroSCART para o Framemeister XRGB Mini

Pacote com o Conversor de EuroSCART para o Framemeister XRGB Mini

Conversor de EuroSCART para o Framemeister XRGB Mini, em sua embalagem

Conversor de EuroSCART para o Framemeister XRGB Mini, em sua embalagem

Conversor de EuroSCART para o Framemeister XRGB Mini, em sua embalagem

Conversor de EuroSCART para o Framemeister XRGB Mini, em sua embalagem

Conversor de EuroSCART para o Framemeister XRGB Mini, em sua embalagem

Conversor de EuroSCART para o Framemeister XRGB Mini, em sua embalagem

E as informações de rastreamento do pacote:

DataLocalSituação
25/11/2014 17:36CDD [Removido]Entrega Efetuada
25/11/2014 10:04[Removido]Saiu para entrega ao destinatário
24/11/2014 13:22CTE CAMPINAS – VALINHOS/SPEncaminhado
Encaminhado para CDD [Removido]
21/11/2014 15:18CTCI PARANA – CURITIBA/PREncaminhado
Em trânsito para CTE CAMPINAS – VALINHOS/SP
21/11/2014 15:16UNIDADE DE TRATAMENTO INTERNACIONAL – BRASILConferido
Liberado pela alfândega
21/11/2014 09:29UNIDADE TRAT INTERNACIONAL PARANA – CURITIBA/PREncaminhado
Em trânsito para FISCALIZACAO ADUANEIRA – FISCALIZACAO ADUANEIRA/BR
21/11/2014 09:28UNIDADE TRAT INTERNACIONAL PARANA – CURITIBA/PRConferido
Recebido/Brasil

E a tabela-resumo da compra:

Nome do Produto:Conversor de EuroSCART para o Framemeister XRGB Mini
Nome Original:European SCART to Framemeister XRGB Mini Converter adapter
Loja:Retro Gaming Cable
Valor:£ 5,99
Valor atual:£ 5,99
Forma de Pagamento:PayPal
Tipo de Frete:Airsure
Valor do Frete:£ 9,49
País de Origem do Pacote:Inglaterra
Data de Compra:13/11/2014
Data de Envio:17/11/2014
Data de Entrega:25/11/2014
Tempo em Trânsito:8 dias
Conteúdo Declarado:Scart Adapter
Tipo de Conteúdo Assinalado:Gift
Valor Declarado:£ 6
Tributado:Não
Valor Tributável:
Valor do Imposto:

E vou encerrando por aqui com uma recomendação positiva para o Conversor de EuroSCART para o Framemeister XRGB Mini e também para a Retro Gaming Cables que pertence ao vendedor retro_gaming_cables do eBay.

0 0 votos
Article Rating
(Visitado 10 vezes, 1 visitas hoje)

Link permanente para este artigo: https://www.skooterblog.com/2014/12/19/conversor-de-euroscart-para-o-framemeister-xrgb-mini/

Inscrever
Notificar sobre
guest

16 Comentários
mais velhos
mais novos mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
gustavo

Esse é bom po prasytation ?

Marcelo Moraes

Boa noite,

Você teve problemas com os cabos scart do mega e snes da Retro Gaming no Framemeister?

Os outros consoles funcionam normalmente.

Att.

Marcelo

Marcelo Moraes

O meu caso foi justamente como o seu com o SNES. Eu aumentei para 15 e a imagem apareceu. Minha dúvida agora é se tem alguma perda de performance ou tenho que comprar outro tipo de cabo. O engraçado é que funciona normal com o primeiro Conversor de SCART para HDMI que vi no seu blog.

Acredito que problema esteja na escolha do Sync Type do cabo. Vou continuar pesquisando.

Tirando esses dois consoles, os outros cabos foram comprados no vendedor do EBAY:retro_console_accessories.

Até o Scart do Dreamcast que é mega genérico funciona hehe.
Parabéns pelo seu Blog, ajudou muito na escolha dos acessórios.

Valeu pela resposta e Feliz Natal.

Davi Knight

Eu pesquisei por esse cabo e foi a coisa mais extraordinária que eu encontrei na vida! Quanto você pagou por ele (já, que tem que comprar do exterior) e de que site você comprou?
Ele vem com o manual em japonês?
Desculpe tantas perguntas, mas eu estou muito interessado nele e quero consegui-lo mas tenho medo de não saber mexer nele.
Eu preciso comprar um cabo Scart para cada console? (tenho um Mega Drive) Ele funciona com o cabo AV (amarelo e branco) ou componente?
Muito obrigado e feliz natal!

Davi Knight

Ah tá, é que eu vi que a frente do Framemeister tem algumas saídas de audio e video, então pensei que fosse só colocar os cabos tradicionais (amarelo, vermelho e branco) nele, e atrás do aparelho, um conectar hdmi pra ingatar na Tv rsrsrs. Vou ler mais o seu blog (que é muito interessante) e tentar entender certinho tudo.

Davi Knight

Estou ansioso para você falar sobre o seu framemeister. Qual a necessidade de comprar o cabo euroscart? Eu não entendi aonde ele conecta já que eu pensei que o único cabo scart necessário é o do console. Vai precisar de um conversor de Scart para HDMI devido ao plug que não se encontra nas Tvs?

[…] Conversor de EuroSCART para o Framemeister XRGB Mini […]

[…] Conversor de EuroSCART para o Framemeister XRGB Mini […]

rodrigo

Olá!
Mestre, estou com uma dúvida e talvez possa me ajudar.
Tenho te incomodado bastante essa sema..rs
Estou em negociação na compra de um framemeister usado, mas o vendedor só tem o modelo JP-21.
Posso comprar o adaptador o adaptador euroscart e usar nesse device ou o framemeister tem modelos diferentes que só podem ser usados com seus adaptadores específicos?

rodrigo

Muito obrigado!!!

16
0
Gostaríamos de saber o que você pensa, deixe seu comentáriox